cour_123734cc-44c6-4a4f-ab43-6b46c16ea8cd
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
(DES)JOGANDO O JOGO: DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE E ATOS DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
(RE)ESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA: NOVAS POSSIBILIDADES POR MEIO DA CIÊNCIA DE DADOS EDUCACIONAIS Documento
-
?NÃO POSSO SER PROFESSORA DA ALDEIA, MAS POSSO SER PREFEITA DA CIDADE?: BIOGRAFIA DE IRACI CASSIANO SOARES (1950-1996) Documento
-
A AÇÃO DOS TUTORES E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM CURSO DE LICENCIATURA DA UAB/UECE Documento
-
A DES-HISTORICIZAÇÃO NA PRÁXIS E NA CIÊNCIA HISTÓRICA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL Documento
-
A DIDÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR Documento
-
A DIMENSÃO POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) MEDIADA PELO SUJEITO COLETIVO EM TORNO DO PIBID Documento
-
A EDUCAÇÃO DE MARIA LILIAN TEIXEIRA: DA INFÂNCIA NO LIXÃO AO ENSINO SUPERIOR (1984-2014) Documento
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS ELEMENTOS DE RESISTÊNCIA DA CLASSE OPERÁRIA: uma análise na indústria calçadista em Horizonte/CE Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE EM AUDIODESCRIÇÃO: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS ACESSÍVEIS Documento
-
A Formação Pedagógica no Doutorado Acadêmico em Direito: locus para a Reflexividade Crítica da Práxis Docente Universitária? Documento
-
A Formação continuada de professores de Educação Física e suas implicações no ensino da saúde na escola Documento
-
A IMAGINAÇÃO CRIATIVA E OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DA AUTONOMIA FINANCEIRA DA ESCOLA EM MUNICÍPIOS CEARENSES Documento
-
A Integração ensino e pesquisa na graduação em medicina: lugar e implicações na educação médica. Documento
-
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE DOCENTES DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: UM OLHAR A PARTIR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Documento
-
A PESQUISA COMO POTENCIALIZADORA DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIBID-UECE Documento
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ E O CICLO DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM ASSOCIADOS AOS REPASSES DO INDICE DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA Documento
-
A PRÁXIS PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM CONTÍNUA DA DOCÊNCIA: OS SABERES DA COMUNICAÇÃO E OS SABERES DA EXPERIÊNCIA EM INTERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE Documento
-
A REFLEXÃO CRÍTICA E O DESENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Documento
-
A RELAÇÃO CONTRADITÓRIA ENTRE O ESCOLANOVISMO DE DEWEY E A PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA DE MAKARENKO: UMA ANÁLISE MARXIANA-LUKACSIANA. Documento
-
A Saúde nos processos de formação humana para a educação infantil do município de Sobral, Ce Documento
-
A TEORIA DA ATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
A constituição da profissionalidade de professores formadores de licenciaturas em Ciências Biológicas na cibercultura Documento
-
A formação didático-pedagógica e a práxis dos professores dos cursos tecnológicos: estudo na perspectiva lukacsiana Documento
-
A formação didático-pedagógica e a práxis dos professores dos cursos tecnológicos: estudo na perspectiva lukacsiana Documento
-
A inferiorização da mulher nas políticas educacionais no contexto da crise estrutural do capital: um estudo à luz da ontologia marxiana Documento
-
A natureza onto-histórica do princípio educativo: uma análise com base nas contribuições de Gramsci e Lukács Documento
-
A prática pedagógica no ensino da Arte: um estudo crítico a partir da semiformação de Adorno no cotidiano do ensino médio Documento
-
ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE PREVISÃO DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Documento
-
ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA PREVISÃO E PREVENÇÃO DO RENDIMENTO _ACADÊMICO NA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES EM COMPUTAÇÃO DA UAB/UECE Documento
-
ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UAB/UECE: CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MODELO PREDITIVO DE DESEMPENHO ACADÊMICO Documento
-
ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO NO CEARÁ Documento
-
ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DE AÍDA BALAIO: BIOGRAFIA DE UMA EDUCADORA NEGRA EM FORTALEZA ? CE (1908-1970) Documento
-
AUTOFORMAÇÃO DOCENTE NA EXPERIÊNCIA DE SUPERVISÃO DO PIBID: TRANSAÇÕES PARA UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Documento
-
AUTOFORMAÇÃO, APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA: ENTRELAÇAMENTOS NA PESQUISA-FORMAÇÃO Documento
-
AVALIAÇÃO CAPES E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: Objetivação e Alienação na Pós-graduação strictu sensu em Educação do Estado do Ceará Documento
-
Biografia educacional de Luiza de Teodoro Vieira Documento
-
CAMINHO DE FORMAÇÃO PARA A VIDA: ENSINANDO E APRENDENDO COM OS EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO Documento
-
COMO SE DESENVOLVEM OS PROFESSORES NOS PRIMEIROS ANOS DE DOCÊNCIA? UM ESTUDO COM INICIANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEARENSE Documento
-
CRÍTICA ONTOLÓGICA DA FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE BASEADA NAS CATEGORIAS NODAIS DA ESTÉTICA DE LUKÁCS Documento
-
CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS, O ESTÁGIO E AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Documento
-
Cenário Mundial do Trabalho, Nova Gestão Pública e a Trajetória dos Docentes da Educação Profissional no Ceará Documento
-
Construção e Interpretação de Gráficos e Tabelas na Formação de Professores sob a Perspectiva do Letramento Estatístico Documento
-
DA JARDINEIRA À TIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESPECTRO DA ALIENAÇÃO NO TRABALHO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
DA SÍNTESE PRECÁRIA À VISÃO SINTÉTICA: A CATARSE COMO CATEGORIA ÉTICO-POLÍTICA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA Documento
-
DESIGN DA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA A DIST NCIA: (INTER)RELAÇÃO À LUZ DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM Documento
-
DIMENSÃO EXPERIENCIAL, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Documento
-
DOCÊNCIA EM EAD: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR FORMADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE Documento
-
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: FORMAÇÃO, CONSTITUIÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO. Documento
-
Do Estágio ao Internato: o percurso de formação da enfermeira para o cuidado Documento
-
Docência Universitária em Cursos de Licenciatura na Faculdade de Educação de Itapipoca/UECE: Cartografias de Percursos Formativos, Constituição de Saberes e Vivências de Práticas de Ensino. Documento
-
EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA-AÇÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS MEDIADAS PELO PATRIMÔNIO Documento
-
EDUCAÇÃO ESTÉTICA VIDEOGRÁFICA COM LICENCIANDOS EM ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Documento
-
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIMENSÕES DE CONTEUDO NA PRÁTICA DOCENTE UM ESTUDO DE CASO Documento
-
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA: história e protagonismo de formação no Ceará Documento
-
ESCOLAS SITIADAS: GESTÃO DAS DESIGUALDADES EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DA CIDADE DE FORTALEZA (CE) Documento
-
Educação Estética e Patrimônio Cultural: uma experiência de formar formando na cidade de Viçosa do Ceará Documento
-
Educação e Docência da Travesti Letícia Carolina Pereira do Nascimento Documento
-
Ensino de História da Enfermagem: lugar e trajetórias na formação do Enfermeiro Documento
-
Entre afetos e emoções: a construção do ser docente e a mediação das atividades de ensino sob a perspectiva histórico-cultural Documento
-
Enviadescer a Educação Musical: currículos-como-experiências-escrevividas e resistências de bixaspretas cearenses ao racismo e à homofobia no ensino de Música Documento
-
Escola e formação para a cidadania: a experiência de protagonismo estudantil no Ceará Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA EM SOBRAL- CE Documento
-
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES: ESTUDO PEDAGÓGICO-CURRICULAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Documento
-
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES ENFERMEIROS: A PESQUISA COMO MEDIADORA DA PRÁTICA PROFESSORAL E DA SUA REFLEXIVIDADE CRÍTICA Documento
-
Formação Docente acerca do Campo Conceitual Multiplicativo, a partir do Conhecimento tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo Documento
-
Formação de Professores Brasil/Cabo Verde: HISTÓRIA COMPARADA DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES NO BRASIL E EM CABO VERDE (1990-2010) Documento
-
Formação de professores do ensino médio itegrado: análise da escola estadual de educação profissional do Ceará com base da ontologia marxiana/lukacsiana Documento
-
Formação do pedagogo para a gestão escolar na UAB/UECE: a analítica da aprendizagem na educação a distância Documento
-
Formação e prática da enfermeira cearense: implicações e consequências da implantação da Lei 775 de 1949 Documento
-
Formação, saberes e práticas de ensino dos professores de Estágio curricular supervisionado de cursos de Educação Física Documento
-
Fundamentos do Desenvolvimento Humano na Pedologia de Vigotski: Repercussões Para Formação e Atuação do Professor. Documento
-
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UMA IDEOLOGIA A SERVIÇO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL Documento
-
IDEOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE ANCORADA NA PERSPECTIVA ONTO-MARXIANA Documento
-
Linguagem, Escrita e Alfabetização: um estudo ancorado na Psicologia Histórico-Cultural. Documento
-
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROEJA: IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO Documento
-
Maria da Glória Ferreira Façanha e a consolidação do ensino da enfermagem no Ceará. Documento
-
Metamorfoses do ser-professor de Química: entre a vida, formação e o trabalho Documento
-
Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior: a formação Docente em Audiodescrição Documento
-
Metodologias ativas dialógicas na pós-graduação strticto sensu em Direito e suas relações com a formação de professores para o ensino jurídico Documento
-
Narrativas de professores em situação de desenvolvimento profissional: estudo no contexto do Pibid Documento
-
Navegando pelos mares do estágio curricular supervisionado: ações formativas do professor supervisor para o exercício da docência Documento
-
Nos meios-termos dos mundos: dialética entre sentidos históricos e profissionais de professores-referência dos cursos de História da UECE Documento
-
O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DOS EGRESSOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO ONTO-CRÍTICO Documento
-
O CURRÍCULO PRODUZIDO NAS VEREDAS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UECE Documento
-
O ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO NA ESTÉTICA DE GYÖRGY LUKÁCS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
O MOSAICO DO CAPITALISMO ACADÊMICO: A EXPANSÃO PRIVADO/MERCANTIL E SUA REPERCUSSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA Documento
-
O MOVIMENTO DA POLÍTICA DE CURRÍCULO NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA: O COMPONENTE DE CIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Documento
-
O conhecimento Avaliativo dos Docentes dos Cursos de Pedagogia: Cartografia dos Saberes, Práticas e Formação. Documento
-
O fazer-se de um artista-antropólogo-professor: trajetórias de Geraldo Markan Documento
-
OS SABERES DOCENTES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM O USO DAS INTERFACES DIGITAIS INTERATIVAS Documento
-
PROFESSORES BACHARÉIS DA SAÚDE: TRAJETÓRIAS DE PROFISSIONALIDADES DOCENTES Documento
-
PRÁXIS, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE ONTO-HISTÓRICA E MATERIALISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Documento
-
Políticas educacionais na escola: o papel mediador do diretor Documento
-
Por uma Pedagogia da práxis! A Pedagogia Soviética enquanto alternativa histórica. Documento
-
Professor de Matemática: Início da docência e desafios do desenvolvimento profissional Documento
-
Práxis pedagógica e saberes docentes no ensino superior: análise do ensino da Psicomotricidade em cursos de Educação Física no Ceará Documento
-
Questão agrária, práticas educativas e internacionalismo: uma análise a partir do Instituto Agroecológico Latino Americano (IALA) Amazônico Documento
-
Referentes de ação Docente e o desenvolvimento da Profissionalidade de professores de Matemática iniciantes, egressos do PIBID, nos Sertões de Canindé-CE Documento
-
Reflexões com professores acerca da Teoria dos Campos Conceituais como fundamento de reelaboração de prática docente em Matemática Documento
-
Reminiscências sobre as condições educativas no interior cearense a partir das docências de Marieta Benício e Maria José de Sousa (1936-1984) Documento
-
SAÚDE MENTAL E SUBJETVIDADE: ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE Documento
-
Saberes Docentes e Formação Pedagógica de Professores Enfermeiros: um estudo de caso. Documento
-
Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação Documento
-
Saberes da pesquisa na formação continuada de professores: contribuições para aprendizagens significativas Documento
-
Ser professor supervisor do PIBID: movimentos na constituição identitária Documento
-
Significados e sentidos do Currículo de Licenciatura: o que dizem os professores de um Curso de Ciências Biológicas Documento
-
Socialização profissional do professor iniciante em Educação Física e as implicações em seu desenvolvimento profissional Documento
-
TESSITURAS DA RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES Documento
-
TORNAR-SE PROFESSOR DE ESTÁGIO: NARRATIVAS DE DOCENTES ORIENTADORES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UECE Documento
-
TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADES HOMINÍNIAS NA GÊNESE DO SER SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA ONTOLOGIA MARXIANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
TRAVESSIAS NO ARTISTAR DOCENCIAR: TRAJETÓRIAS DE UMA ATRIZ BAILARINA EDUCADORA Documento
-
Talvez o sussurro tenha nascido antes dos lábios... o conhecimento da Dimensão Subjetiva da Vulnerabilidade Social Docente é condição e método para um processo didático emancipatório Documento
-
Trabalho Docente na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise na perspectiva da ontologia marxiana-lukacsiana. Documento
-
Trajetórias formativas docentes e seu reflexo na condução do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
Uma análise Histórico-Cultural da Psicologia Escolar e Educacional na Secretaria da Educação do Estado do Ceará: entre contextos e descontextos de desenvolvimento emocional docente Documento
-
É PRECISO IR TOCANDO EM FRENTE. SER PROFESSOR NO ENSINO RELIGIOSO: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA Documento