cour_3a128b38-72ca-4bd8-aa93-57f0a25ec40a
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
O jornalista e a norma culta do português Documento
-
"A menina que falava inglês" : a construção identitária de uma professora de inglês sob as lentes da pesquisa com base em narrativas Documento
-
"Faça o mundo te ouvir" - a uniformidade de tratamento na história do Português Brasileiro Documento
-
" Descrição morfossintática das classes do nome e do verbo no Kaingang." Documento
-
(Des)construção da crônica drummondiana : heterogeneidade enunciativa e efeitos de sentido Documento
-
A Argumentação no Discurso Publicitário da Bombril Documento
-
A CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOLINGÜÍSTICA E HISTÓRICO-POLÍTICA COMO EXPLICAÇÃO PARA USOS E SENTIDOS DE UNIDADES LÉXICAS IDEOLOGICAMENTE MARCADAS: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA ENTRE O ESPANHOL CONSIDERADO PADRÃO E A VARIANTE LINGÜÍSTICA FALADA EM CUBA Documento
-
A Carnavalização nas colunas de José Simão Documento
-
A EVOLUÇÃO HISTÓRICO-ARGUMENTATIVA DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO BANCO ITAÚ Documento
-
A GÊNESE DA CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: um estudo sobre a evolução da propaganda, sua linguagem e o processo criativo de uma agência. Documento
-
A HETEROGENEIDADE NO DISCURSO JUDICIAL: procedimentos discursivos que revelam as diferentes vozes presentes no discurso sentencial. Documento
-
A Linguística Contrastiva como aliada nas aulas de língua estrangeira / adicional da Educação Básica Documento
-
A Mídia impressa nas aulas de Língua Portguesa: Uma proposta com a capada revista veja Documento
-
A REALIZAÇÃO VARIÁVEL DOS PRONOMES SUJEITO E DOS PRONOMES OBLÍQUOS TÔNICOS NO INTERIOR DA REGIÃO SUL DO BRASIL Documento
-
A REGÊNCIA DOS VERBOS FALAR, SONHAR, AGRADECER, PENSAR, COLABORAR E PROTESTAR DO PORTUGUÊS E DO FRANCÊS SOB A ÓTICA DA LINGÏSTICA CONTRASTIVA Documento
-
A Subjetivação da Voz Feminina em Crônicas Jornalísticas Documento
-
A TV Multimídia como Instrumento Mediador de Ações Docentes Documento
-
A apropriação do gênero crítica de cinema como um processo de letramento Documento
-
A argumentação das propagandas veiculadas em folhetos de cordel Documento
-
A argumentação proverbial no discurso publicitário Documento
-
A canção-rock nos anos 80 : um genêro textual de resistência Documento
-
A coesão por conectores no português medieval Documento
-
A concepção do ensino gramatical dos alunos de inglês do 4º ano de letras anglo-portuguesas Documento
-
A configuração do trabalho real do professor de língua inglesa em seu próprio dizer Documento
-
A constituição discursiva da micronarrativa no ciberespaço. Documento
-
A constituição do outro nas crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues : modos de construir/configurar o processo identitário Documento
-
A dinâmica argumentativa e ideológica na publicidade direcionada ao público masculino Documento
-
A enunciação de salmos bíblicos : uma análise discursiva e semiótica Documento
-
A enunciação em "A hora da estrela" Documento
-
A enunciação no meio digital : notas sobre o hipertexto Documento
-
A escrita de manuscritos paranaenses e portugueses do século XIX e a relação com o portugues brasileiro. Documento
-
A expressão variável do imperativo nas histórias em quadrinhos : uma análise em tempo real Documento
-
A figura da mulher pós-moderna : uma análise semântico-discursiva dos contos de fadas do século XXI Documento
-
A formação de leitores na visão de licenciandos e professores do PIBID : uma análise discursiva Documento
-
A formação de palavras e o estrangeirismo em propagandas femininas. Documento
-
A formação discursiva da autoria em Julio Ribeiro Documento
-
A formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa : um processo de construção de significados Documento
-
A função discursiva da digressão na contação de história Documento
-
A gênese da reportagem : estilo e movimento criador no telejornal Documento
-
A influência do português como língua materna/ primeira língua no processo de aquisição/ aprendizagem do inglês: a questão sujeito gramatical Documento
-
A leitura no contexto da prova de redação do Vestibular Documento
-
A linguagem revelando práticas docentes: das prescrições às ações em sala de aula. Documento
-
A marcação de (tempo), modo e aspécto na língua Kaingang : uma proposta de análise Documento
-
A obrigatoriedade da oferta do espanhol no Ensino Médio sob a ótica da abordagem do ciclo de políticas Documento
-
A polifonia em 'A cidade e as serras': uma relação semântica Documento
-
A política do tablete educacional no ensino de inglês nas escolas públicas do Paraná Documento
-
A relação entre prescrição, representações e agir docente: uma estudo de caso em um curso de formação inicial Documento
-
A sequência didática nas aulas de língua inglesa do ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem Documento
-
A sociolinguística no ensino : um diagnóstico dos anos iniciais Documento
-
A subjetividade dispersa no discurso sindical da CUT Documento
-
A tecnologia na formação continuada do professor de língua estrangeira : percepções e perspectivas Documento
-
A transmutação de formas e o jogo de linguagens no processo de criação do carnaval 2007 - A viradouro vira o jogo Documento
-
A variação da concordância adolescente: eu sou por que nós é ou eu sou por que nós somos? Documento
-
A variação lexical na Rota do Café : estudos geossociolinguísticos no norte do estado do Paraná Documento
-
A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares Documento
-
ALUNO ESPECIAL NA DISCIPLINA: SEMIÓTICA Documento
-
ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE SOTAQUE Documento
-
Abordagem da variação linguística : em busca da mudança real no ensino Documento
-
Abordagem semântico-enunciativa de um instrumento linguístico : o Diccionario Brazileiro da Lingua Portugueza Documento
-
Algumas experiências no ensino de espanhol para brasileiros adultos Documento
-
Angústia, a impossibilidade do ser Documento
-
Análise Lingüístico-Estilística das Cartas de Monteiro Lobato Documento
-
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca Documento
-
Análise de um instrumento mediador na prática de Ensino de Inglês Documento
-
Análise do processo de construção textual nos Documento
-
Análise e avaliação de livros didáticos e a etapa de seleção das coleções no PNLD : a participação do professor de língua inglesa Documento
-
Análise lingüística, via refacção textual : no contexto dos gêneros discursivos como eixo de progressão curricular Documento
-
Aprendizagem(s) para mudar todalidade(s): uma experiência de formação colaborativa de professores(as) de língua inglesa Documento
-
As NTIC na licenciatura em letras : trilhando caminhos para o letramento digital Documento
-
As contribuições de instrumentos de pesquisa na construção do métier de um professor de língua portuguesa em formação inicial. Documento
-
As criações metafóricas do Sistema Penitenciário Documento
-
As expressões idiomáticas da Língua Portuguesa resultantes da relação estabelecida pelo Português-Espanhol e a motivação metafórica que as subjaz Documento
-
As identidades profissionais docentes em construção: representações de professores egressos de um cursos de pós-graduação Documento
-
As inserções parentéticas e as digressões na fala de idosos Documento
-
As interações orais em aulas de língua portuguesa : dos PCNs à prática em sala de aula Documento
-
As provas da UEL, da UEM e da UFPR: capacidades de linguagem e outros conhecimentos exigidos Documento
-
As práticas discursivas no sistema prisional brasileiro: "pipos", sujeição e argumentação Documento
-
As relações semântico-argumentativas de coordenação e subordinação em títulos de propagandas veiculadas em revistas Documento
-
Aspectos argumentativos e o tópico discursivo na crônica esportiva Documento
-
Aspectos da Socialização de duas professoras de inglês em seu primeiro ano de trabalho em escola pública Documento
-
Aspectos de planejamento e interação na formação pré-serviço de professores de Inglês Documento
-
Atlas geossociolinguístico de Londrina : um estudo em tempo real e tempo aparente Documento
-
Autenticidade e a abordagem comunicativa : reflexões sobre a sala de aula de língua inglesa Documento
-
CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ROLÂNDIA-PR Documento
-
Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG Documento
-
Compreensão e produção oral nos livros didáticos de língua espanhola elaborados para brasileiros e direcionados ao ensino médio. Documento
-
Concepções de linguagem : gramáticas de língua portuguesa e o ensino de língua materna Documento
-
Construções Causativas da Língua Kaingang Documento
-
Conversação digital: língua falada e processos de monitoramento. Documento
-
Corpo, história e discurso : um olhar sobre efeitos de liberdade e censura em Tatuagem Documento
-
Correferência e dêixis : operadores da manutenção dialógica de textos dramáticos Documento
-
Crenças e atitudes linguísticas : tendências de reação de falantes curitibanos e londrinenses Documento
-
Crenças e atitudes linguísticas de alunos de uma escola de campo Documento
-
Crenças e atitudes linguísticas na cidade de Capanema : um estudo da relação do português com línguas em contato Documento
-
Crenças e atitudes linguísticas na cidade de Pranchita-PR : um estudo da relação do português com línguas em contato Documento
-
Crenças sobre escrita e seu ensino : implicações para o processo de formação inicial do professor de inglês como língua estrangeira Documento
-
Crônicas humorístico-opinativas de José Simão : a análise lingüística na leitura Documento
-
De volta ao famigerado SE Documento
-
Desvendando aspectos de linguagem no ENEM: uma contribuição para o processo educacional brasileiro Documento
-
Didatização do discurso argumentativo: a escrita como prática social no ensino fundamental. Documento
-
Dirigindo ideias e ações : ideologia e argumentação em propagandas de automóveis Documento
-
Discurso argumentativo : biodiversidade e preservação ambiental na propaganda da Natura Ekos Documento
-
Diversidade sexual e de gênero nas aulas de inglês : a formação de cidadãos críticos em contexto de vulnerabilidade social Documento
-
Divulgação Científica: A Circulação de Um Gênero Discursivo na Escola Documento
-
Drummond e Chaplin : o poema e o homem no jogo intertextual Documento
-
ESTUDOS DOS FATORES TEXTUAIS, DÊITICO E AFETIVOS PRESENTES NA ARGUMENTAÇÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO Documento
-
ESTUDOS TOPONÍMICOS DO NORTE CENTRAL PARANAENSE A TRAJETÓRIA DO CAFÉ Documento
-
Edição de manuscritos de Paranaguá do século XVIII : um percurso filológico Documento
-
Edição semidiplomática de manuscritos de Antonina : traçando caminhos da filologia Documento
-
Efeitos de políticas de formação continuada na prática pedagógica de ensino de inglês: uma experiência de participação no PDE-PR Documento
-
Elementos constitutivos na implementação de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental em três municípios do norte do Paraná Documento
-
Em busca de uma educação mais dialógica: um pouco da trajetória de um professor iniciante à procura de espaços democráticos Documento
-
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula Documento
-
Ensino de Inglês nos Anos Iniciais e Internacionalização do Ensino Superior: um estudo de caso em um município do Paraná. Documento
-
Ensino de inglês e a internacionalização do ensino superior : percepções sobre o Programa "Paraná Fala Inglês" na UEL Documento
-
Ensino de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de política pública no município de Rolândia, PR Documento
-
Ensino de língua portuguesa no Paraná : um olhar diacrônico Documento
-
Entre o querer e o poder : a trajetória de uma experiência de ensino colaborativo Documento
-
Escola em movimento : práticas de letramento em uma perspectiva ideológica, sociocultural e transformadora Documento
-
Escrita colaborativa e letramento digital : coautoria em ambiente virtual Documento
-
Estrangeirismos: o que queremos e o que podemos Documento
-
Estudo Geossolinguístico dos Falares Passo-fundense e Londrinense Documento
-
Estudo da argumentação em propagandas bancárias Documento
-
Estudo dos róticos na região Centro-Oeste Documento
-
Estudo lingüístico-etnográfico em comunidade paranaense de imigrantes Ucranianos : do passado ao presente Documento
-
Estudo metalexicográfico de falsos amigos do português em relação ao espanhol em dicionários bilíngues gerais e em dicionários de falsos amigos Documento
-
Estudos sobre inglês como língua franca no contexto brasileiro (2005-2012) Documento
-
Exame internacional para professores de inglês : uma análise na perspectiva sócio-interacionista Documento
-
Formação de leitores literários no ensino médio : tecendo histórias Documento
-
Formação de professores de inglês para crianças na rede pública: uma análise dos documentos norteadores do fazer docente Documento
-
Formação de professores de inglês para fins específicos com vistas à internacionalização do ensino superior Documento
-
Formação de professores de língua inglesa numa abordagem sócio-histórico-cultural : a produção do currículo em questão Documento
-
Fragmentos de identidades em (dis)curso Documento
-
Função poética da linguagem: um estudo da contribuição do símbolo ao processo argumentativo Documento
-
GÍRIAS DO SISTEMA PRISIONAL PARANAENSE: A LINGUAGEM DOS PRESÍDIOS ULTRAPASSANDO SEUS MUROS. Documento
-
Gênero canção: uma proposta de didatização para o ensino fundamental Documento
-
Gênero discursivo filme de animação infantil: práticas discursivas e ação docente para o multiletramento. Documento
-
Gêneros Textuais e Sequência Didática propiciando um ensino significativo de análise linguística e expressão escrita em língua inglesa Documento
-
Gêneros digitais na educação inicial do professor de língua inglesa como instrumentos de (trans)formação. Documento
-
Hip-hop : rompendo os extramuros da escola para multiletramentos Documento
-
Histórias Infantis no Ensino da Língua Inglesa para Crianças / Children?s stories in English language teaching to children Documento
-
Indicadores de sujeito em Kaingang (Macro-Jê): análises e considerações Documento
-
Insatisfação e mudanças : identidades sobre o real e o ideal nas bases de conhecimento do professor Documento
-
Inserções parentéticas em aulas para os ensino médio e superior Documento
-
Instrumentos organizadores da progressão dos conteúdos de ensino em Língua Portuguesa Documento
-
Interação na internet : os blogs como uma nova forma de usar a linguagem Documento
-
Interação no contexto forense : linguagem e argumentação no gênero interrogatório Documento
-
Interação no meio virtual e ensino de línguas : análise de uma proposta para a formação de professores de língua espanhola Documento
-
Interferências da língua portuguesa na aprendizagem da língua francesa : enfoque sobre os adjetivos possessivos Documento
-
Intertextualidade intergêneros e heterogeneidade tipológica na argumentação publicitária Documento
-
Investigando a própria ação: reflexões sobre o ensino da gramática na 8ª série Documento
-
Jornal escolar : laboratório para o ensino de língua portuguesa Documento
-
LEITURA: PERSCRUTANDO A FAMÍLIA E A ESCOLA DOS EDUCANDOS Documento
-
LEITURAS DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADE EMBASADA NO LETRAMENTO CRÍTICO Documento
-
Leitura Crítica - uma proposta de trabalho para o ensino fundamental Documento
-
Leitura Semiótica no Vestibular: do tema ao texto Documento
-
Leitura Visual da HQ Cachalote Documento
-
Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades Documento
-
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento Documento
-
Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros dicursivos: construção de um percurso significativo por meio de um conto de assombração Documento
-
Letramento digital em livros didáticos de português do ensino médio Documento
-
Letramento e religião: investigando as relações entre as esferas religiosa & escolar Documento
-
Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série Documento
-
Livro Didático: Reflexões sobre as atividades de análise linguística em uma abordagem enunciativa Documento
-
MEDIAÇÕES FORMATIVAS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO: ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA ASSESSORA PEDAGÓGICA E DOCENTES Documento
-
MOTIVAÇÃO NA CRIAÇÃO LEXICAL: O ELO ENTRE CULTURA E LINGUAGEM EM DADOS DO ATLAS LINGUÍSTICO DO PARANÁ Documento
-
Mangá : aspectos sócio-históricos, discursivos e multimodais Documento
-
Manual do professor de coleções didáticas de Lingua Inglesa: autonomia ou subsunção do trabalho docente? Documento
-
Metáfora Discursiva em Guimarães Rosa: Uma análise semântico-ideológica de "Aletria e hermenêutica" Documento
-
O /r/ caipira no Triângulo Mineiro: um estudo dialetológico e de atitudes linguísticas. Documento
-
O CAMPO SEMÂNTICO ?VIDA URBANA? DO QUESTIONÁRIO DO PROJETO ALIB: A MOTIVAÇÃO LEXICAL NOS DADOS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS Documento
-
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA A APRENDIZAGEM E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA UTÓPICA" Documento
-
O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCAFOCO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
O Fazer Discursivo em Pacientes em Psicoterapia Documento
-
O Gênero textual Conto de Fadas Didatizado para o Ensino de Produção Escrita em Língua Inglesa. Documento
-
O PRONOME RETO COMO ACUSATIVO NA FALA E NA ESCRITA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO Documento
-
O Trabalho (agir) Docente no Processo Coletivo de Planejamento e Elaboração de uma Sequência Didática para o Ensino de Língua Inglesa Documento
-
O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental Documento
-
O alçamento de médias altas e o abaixamento de altas na pauta pretônica nos manuscritos castrenses do Século XIX Documento
-
O apresentador de noticiário policial:uma análise semiótica da personificação do bom moço e do bandido Documento
-
O bullying à contraluz : um projeto semiótico para o ensino de língua portuguesa Documento
-
O campo semântico da alimentação e cozinha no atlas linguístico do Brasil - ALIB : um estudo lexical nas capitais Documento
-
O discurso da (des)valorização da docência em propagandas institucionais Documento
-
O discurso feminino na mídia impressa : uma análise semântico-enunciativa de crônicas de Danuza Leão Documento
-
O falar paraibano : um estudo da variação lexical nos cordéis do poeta Zé da Luz Documento
-
O gênero poema em sala de aula: uma proposta de estudo e de transposição didática Documento
-
O imaginário discursivo sobre a redação de vestibular Documento
-
O imaginário discursivo sobre o aluno leitor no universo escolar Documento
-
O papel dos dicionários bilíngues pedagógicos nas produções escritas de aprendizes brasileiros de espanhol: um olhar sobre as locuções Documento
-
O planejamento crítico-colaborativo de aulas de inglês: contribuições para a perspectiva sócio-histórico-cultural de formação de professores Documento
-
O político pode ser pedagógico em língua inglesa para crianças : Representações do agir político de professores do ensino fundamental I da escola pública Documento
-
O silenciamento das vozes críticas no livro didático Documento
-
O texto verbal e o texto imagético manuseados pelo enunciador do livro didático Documento
-
O trabalho do professor de inglês em uma franquia de idiomas: uma análise do trabalho prescrito e do real Documento
-
O uso da Língua Potuguesa em situações formais de comunicação. Documento
-
O uso da língua materna em sala de aula de LE: Aspectos da Alternância de código de uma professora e a interlíngua de alunos do curso de secretariado executivo Documento
-
O uso do /o/ pretônico no falar rural paranaense. Documento
-
OS PCNEM E PCN+ DE LINGUA ESTRANGEIRA: SUGESTÕES APLICÁVEIS? Documento
-
OS SABERES DO PROFESSOR: PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE COMPARTILHADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
Olimpíada de língua portuguesa como instrumento de formação docente Documento
-
Oribela e os outros : intertextos em Desmundo, de Ana Miranda Documento
-
Os Marcadores Conversacionais no Discurso Político Documento
-
Os efeitos de sentido da palavra fé no discurso religioso: uma análise de canções da Igreja Assembleia de Deus Documento
-
Os efeitos do Pibid nos anos iniciais da carreira do professor de inglês Documento
-
Os gêneros do jornal universitário : recursos argumentativos e ideológicos Documento
-
Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE Documento
-
Os jingles políticos desvelados pela semiótica : uma proposta pedagógica Documento
-
Os mecanismos da construção Parodística Documento
-
Os nomes de rua e o ciclo do café : um estudo enunciativo da designação em Londrina Documento
-
Os padrões de textualidade da produção escrita dos formandos de Letras Documento
-
Os pedaços de mim todos misturados: mecanismos argumentativos em Documento
-
Os personagens cinematográficos de Woody Allen : um estudo enunciativo do processo de nomeação Documento
-
Os valores sociais e a argumentação no discurso da propaganda Documento
-
Os verbos ter e haver : história, mudanças e ensino da língua portuguesa no Brasil Documento
-
PARTICIPAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA MÚSICA E DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL: ENTRE A INSTAURAÇÃO E A REAL IMPLEMENTAÇÃO Documento
-
Para além do humor - a estilística no discurso de Veríssimo Documento
-
Pedagogia deliberativa na formação de professores de inglês : uma experiência no curso de letras Documento
-
Perspectivas para o ensino escolar da história do português brasileiro : manuscritos paranaenses do século XVIII Documento
-
Pesquisa? Só no paper! A constituição identitária do professor-pesquisador em formação inicial. Documento
-
Políticas Educacionais para o ensino de Inglês para Surdos Documento
-
Políticas de Ensino de Língua Inglesa para crianças: Reflexões e Proposições Documento
-
Por uma pedagogia da variação linguística : atitude linguística na sala de aula Documento
-
Português do Brasil Pronunciado Por Falantes Nativos de Inglês - Uma análise à luz da Lingüística Contrastiva Documento
-
Possibilidades e Desafios na Formação de Professores de Língua Inglesa a Indivíduos com a Síndrome de Asperger. Documento
-
Possibilidades e limites da abordagem reflexiva no contexto de uma franquia de idiomas Documento
-
Produção de texto e letramento digital: Interfaces na escola e nas redes sociais Documento
-
Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável : um estudo da persuasão em livros de auto-ajuda Documento
-
Projeto Folhas: a concepção de linguagem presente no material didático escrito por professores Documento
-
Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino Médio Documento
-
Puro x impuro / sagrado x profano : percepções de professores sobre gírias nas aulas de inglês Documento
-
Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos Documento
-
Recursos Argumentativos no Gênero Bilhete Documento
-
Recursos enunciativos e outras formas de construção do discurso feminino Documento
-
Referenciação e adjetivação : uma análise ideológico-argumentativa do gênero reportagem Documento
-
Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do português como segunda língua. Documento
-
Registros da criação: Análises genética e estilística em letras de Pedro Valença e do grupo Vocal Livre Documento
-
Representações de formadores de professores de inglês no contexto do PDE-PR Documento
-
Representações de professores de língua inglesa sobre o uso de tecnologias para o ensino: (Re) Significações e movimentos de mudança Documento
-
Representações discursivas das NTIC : um estudo com professores em práticas de formação continuada Documento
-
Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL Documento
-
Róticos em ataque silábico em algumas localidades paranaenses : dados do Atlas linguístico do Brasil Documento
-
Sujeito pleno na primeira pessoa do singular em quatro localidades brasileiras : um estudo geossociolinguístico com dados do ALiB Documento
-
Telenovela e leitura : a mediação semiótica Documento
-
Tempos e tempos : narrativas de duas leitoras e professoras de língua inglesa Documento
-
Toponímia paranaense do período histórico de 1648 a 1853 Documento
-
Trabalho, educação e oportunidade : a contradição do discurso meritocrático da/na aprendizagem profissional Documento
-
Transposição didática do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional para o ensino de inglês em um curso técnico em meio ambiente Documento
-
Tratamento Terminológico em Língua Inglesa de termos da Subárea "Matéria-Prima e Insumos" do Campo da Indústria Moveleira Documento
-
Tuteo ou voseo? Problemas relacionados ao uso dos pronomes pessoais por brasileiros estudantes de espanhol residentes na fronteira do Brasil com o Paraguai e com a Argentina Documento
-
Um Estudo Terminológico Monolíngue do Vocabulário da Culinária Árabe Documento
-
Um caminhar pela toponímia das microrregiões de Toledo e Foz do Iguaçu Documento
-
Um estudo terminológico bilíngue (Português-Francês) do vocabulário da moda : subárea vestuário Documento
-
Um olhar discursivo sobre a escrita: algumas representações Documento
-
Uma experiência de formação continuada : o ensino do gênero discursivo resumo Documento
-
Uma reflexão sobre o ensino de gramática em língua materna à luz dos pressupostos teóricos da Lingüística Aplicada Documento
-
Vozes que ressignificam além dos muros : análise discursiva de pichações em universidades Documento
-
nâo tem Documento