cour_6108684f-7a7c-424a-952a-7d4cce5476a8
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"MOVIMENTO AXIAL DO ANTEBRAÇO, RESISTÊNCIA E FLEXIBILIDDE: UMA PROPOSTA PARA A REALIZAÇÃO PIANÍSTICA DOS 24 ESTUDOS DE FRÉDÉRIC CHOPIN." Documento
-
"A nossa oração se chama melodia, cantá" - uma etnografia do campo sonoro do Terreiro de Umbanda Reino de Luz Documento
-
"Batuque" de Murillo Santos: Uma abordagem analítica para a performance Documento
-
"Compondo para Além do Túmulo": investigação de uma sonata atribuída ao espírito de Schubert pela médium Rosemary Brown Documento
-
"Contraponto Complexo sob Prisma Algébrico: Implicações teóricas no procedimentos criativos de manejo da técnica e da análise da música polifônica." Documento
-
"Fantasia de Movimentos Mixtos de Heitor Villa-Lobos: resgate e reinserção no repertório violinístico" Documento
-
2ª SONATA PARA DOIS FAGOTES (1966-67) UBAYÊRA E UBAYARA, DE FRANCISCO MIGNONE: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e edição prática Documento
-
6 Stücke für Cembalo de Cláudio Santoro: Um estudo a partir do estilo do compositor, e da inspiração em obras cravísticas tradicionais. Documento
-
?A MÚSICA E OS ESPAÇOS-TEMPO PARA FORMAÇÃO HUMANA: etnografia do Programa Orquestra nas Escolas no município do Rio de Janeiro (2020); Documento
-
?Agustín Barrios e o Brasil: um relato histórico sobre sua interação com o meio artístico brasileiro? Documento
-
?Professora, toca aquela!?: Funk, Afrocentricidade e Diáspora Africana nas aulas de música na Escola Básica Documento
-
?QUINTETO EM FORMA DE CHOROS: UMA ABORDAGEM TÉCNICA E INTERPRETATIVA DA VERSÃO ORIGINAL DE VILLA-LOBOS, COM ÊNFASE NA PARTE DE CORNE-INGLÊS? Documento
-
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SELECIONADAS AULAS COLETIVAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS: Uma Análise Observacional a partir do sistema RIOS Documento
-
A Aplicação da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel ao Ensino de Canto Coral em escola municipal Documento
-
A Banda do Rosário, de Ouro Preto: a etnografia de um som pela fé Documento
-
A Big Band Brasileira: a contribuição de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE NO CORAL INFANTIL: aspectos da sonoridade e construção da performance de coros infantis Documento
-
A COR DO SOM NA FLAUTA - TRÊS PEÇAS DE AUTORES BRASILEIROS Documento
-
A Canção de Câmara - Apectos Interpretativos Documento
-
A Cifragem Alfanumérica: uma revisão conceitual Documento
-
A Composição e a Performance Violonística de Egberto Gismonti Documento
-
A ESCUTA DA LINGUAGEM NO DIZER MÚSICA Documento
-
A EXPRESSÃO VOCAL E ORQUESTRAL NA TRANSCRIÇÃO OPERÍSTICA DE LISZT PARA PIANO SOLO Documento
-
A Escrita Idiomática do Concertino para Violino e Orquestra de Câmara de César Guerra-Peixe Documento
-
A Escrita Polifônica dos Quartetos de Cordas de Villa-Lobos Documento
-
A FONOAUDIOLOGIA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO TRABALHO TÉCNICO DE CANTO LÍRICO Documento
-
A Formação do Cravista no Brasil:Um Estudo sobre História, Técnicas e Habilidades Documento
-
A Gazeta Musical (Rio de Janeiro, 1891-1893): positivismo e missão civilizadora nos primeiros anos da república no Brasil Documento
-
A Implementação da Linguagem Musical Através do Programa Mais Educação: possibilidades e desafios Documento
-
A Importância da Improvisação na Formação Musical do Intérprete Documento
-
A Importância dos Movimentos Pianísticos Documento
-
A Influência do Canto Coral Infantil no Padrão Técnico Vocal do Cantor Lírico Profissional. Documento
-
A Interpretação da obra Terra Selvagem de Bruno Kiefer através do conhecimento das características composicionais utilizadas pelo autor Documento
-
A Música nos Protestos de Rua do Rio de Janeiro: uma etnografia do Blocato do Nada (2013-2016) Documento
-
A Obra de Zé Menezes para Violão Solo Documento
-
A PERFORMANCE DO SAMBA BATUCADO: sua adaptação para bateria Documento
-
A POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE PERCEPÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA ESCOLA VIRTUAL CORDAS E MÚSICA: um estudo de caso Documento
-
A PRESENÇA DE CASALS E ALEXANIAN NO RIO DE JANEIRO: a classe de violoncelo de Iberê Gomes Grosso Documento
-
A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO FORMAL EM UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO: Um estudo de caso envolvendo a Sociedade Musical Camerata Rioflorense Documento
-
A Percepção Musical e a Músiica Contemporânea: Um caso de divórcio nos cursos de graduação em música Documento
-
A Polirritmia no violão: Uma investigação a partir de 6 peças de Egberto Gismonti Documento
-
A Relação entre a Música e o Texto na Obra para Canto e Piano de José Vieira Brandão Documento
-
A Sinfonia em Sol menor de Alberto Nepomuceno Documento
-
A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense - Um Estudo Histórico Social Documento
-
A Suíte Litúrgica Negra, para Piano Solo de Brasílio Itiberê Sobrinho Documento
-
A Textura Musical na obra de Pierre Boulez Documento
-
A Trajetória do Compositor e Regente Arthur Bosmans e uma Abordagem Interpretativa de sua Sonata en Colores Documento
-
A Transcrição Operística para piano solo: um estudo dos gestos musicais nas transcrições de Alfredo Bevilacqua Documento
-
A UTILIZAÇÃO DO UKULELE NO ENSINO COLETIVO DE MÚSICA: uma pesquisa-ação com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Guarapari-ES Documento
-
A Utilização de Métodos Coletivos de Instrumentos Musicais em Bandas e Orquestras Infanto-juvenis: Um Estudo de Caso no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Documento
-
A Valsa Brasileira para Piano e Arquitetura do Rio de Janeiro (1850-1950): uma abordagem histórico-social Documento
-
A análise das técnicas composicionais na Sonata n.2 para piano de Guerra-Peixe Documento
-
A aplicabilidade da análise estético formal na interpretação musical Documento
-
A aprendizagem de Música através da internet: Uma pesquisa empírica em universidades de Música no Brasil Documento
-
A busca do nacional através do modalismo nordestino: análise de duas peças para flauta transversal Documento
-
A composição musical entre a realização prática e sua narrativa: um estudo de caso. Documento
-
A consciência corporal na interpretação pianística Documento
-
A construção da interpretação de "Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros" para quinteto de sopros, de Ronaldo Miranda, a partir de duas experiências distintas: Quinteto Villa-Lobos e Quinteto Experimental de Sopros da EM-UFRJ. Documento
-
A construção de instrumentos alternativos e os recursos fomadores de um ambiente educacional integrado para a educação musical; uma pesquisa participativa com uma turma de 4º ano do ensino regular fundamental em uma escola pública no rio e janeiro Documento
-
A continuidade das mudanças musicais construindo reconhecimento: a experiência do Maracatu Estrela Brilhante (Recife) Documento
-
A espectromorfologia de Denis Smalley: a percepção de fonte e gesto como base para a composição musical eletroacústica Documento
-
A evolução da técnica do violoncelo no Concerto em Ré Maior Opus 104 de Joseph Haydn Documento
-
A experiência da composição eletroacústica Documento
-
A expressão da flauta popular brasileira - uma escola de interpretação Documento
-
A gravadora Elenco e o mercado fonográfico da década de 1960 Documento
-
A hierarquia como método: uma etnografia da produção da música de concerto Documento
-
A ideologia na música de Francisco Mignone: Sinfonia do Trabalho e Sinfonia da Transamazônica Documento
-
A idéia do "clássico" no Classicismo: retórica e música no final do século XVIII. Documento
-
A importância interpretativa dos encadeamentos entre peças de uma obra musical: Carnaval op.9 de Robert Schumann Documento
-
A improvisação em Victor Assis Brasil Documento
-
A interpretação da Grande Pièce Symphonique, op.17, de César Franck, no Órgão da UFRJ Documento
-
A música como instrumento para o diálogo inter-religioso Documento
-
A música no cinema sonoro brasileiro da década de 1930: nacionalismo, música popular e identidade cultural. Documento
-
A obra concertante de Nicanor Teixeira Documento
-
A obra de Francisco Mignone para iniciantes de piano na faixa etária dos 7 aos 10 Anos Documento
-
A obra de Lorenzo Fernandez e a aprendizagem pianística na infância. Documento
-
A obra para orquestra de sopros de Heitor Villa-Lobos: uma abordagem a partir da "Fantasia em três movimentos em forma de choros" Documento
-
A obra para violão solo de César Guerra-Peixe Documento
-
A obra pianística de Ernesto Nazareth: uma aplicação didática Documento
-
A poética musical de Chiquinha Gonzaga para o teatro ligeiro Documento
-
A presença do baião na música erudita brasileira para piano solo: Um estudo em três obras dos compositores Ronaldo Miranda, Osvaldo Lacerda e Octavio Maul Documento
-
A problemática interpretativa nas Variações op. 24 de Brahms Documento
-
A produção sonora como elemento básico na formação de um principiante de piano Documento
-
A prática de Música de Câmara no Rio de Janeiro (1850 a 1925) Documento
-
A relação da música com o processamento sensorial na percepção musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso aplicado em intervenção terapêutica e educacional com base no modelo DIR/Floortime Documento
-
A relação professor- aluno: uma abordagem a partir do curso superior de violino em uma universidade brasileira Documento
-
A tradição Flesch-Rostal-Bosísio no Brasil Documento
-
A ÉCOLE DE GARCIA E SEUS RECURSOS TÉCNICOS E EXPRESSIVOS NA ERA DO GRAMOFONE Documento
-
ASPECTOS IMPRESSIONISTAS NO QUARTETO DE CORDAS 3 DE HEITOR VILLA-LOBOS Documento
-
ATENÇÃO NA PRÁTICA DELIBERADA EM PERFORMANCE MUSICAL Documento
-
AVALIAÇÃO POSTURAL DO FLAUTISTAContribuição ao Estudo da Prevenção de Danos Ocupacionais Documento
-
Acústica e Fisiologia na Performance da Trompa Documento
-
Algumas Considerações sobre a Análise e Adequação dos Movimentos na Execução Pianística Documento
-
Amágica e sua inserção nos processos culturais do Rio de Janeiro Documento
-
Analisando aulas de música no Ensino Básico: confronto dialógico entre as perspectivas de alunos, Documento
-
Análise Musical como Contribuinte do Processo Criativo Documento
-
Análise Schöenberg-Schenkeriana aplicada a Sonata nº 3 para Piano de Cláudio Santoro Documento
-
Análise de Textura Violonística: Teoria e Aplicação Documento
-
Arnold Schoenberg - Variations on a Recitative opus 40 - Análise Formal e realização timbrica no órgão da Escola de Música da UFRJ Documento
-
As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone, uma Abordagem Técnica e Interpretativa Documento
-
As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone Documento
-
As Formações Não-Usuais na Música de Câmara Brasileira pós-1960 Documento
-
As Implicações da Repetição na Articulação do Discurso Musical Documento
-
As flores vencendo os canhões Festivais e Canções de Protesto Documento
-
As relações entre práticas musicais dentro e fora da escola: o depoimento de músicos sobre as suas experiências no ensino fundamental Documento
-
Aspectos Técnicos e Interpretativos da Partita no. 1 em Si menor de J.S. Bach Documento
-
Aspectos Técnicos na Sustentação e Posicionamento do Violoncelo Documento
-
Aspectos da Aplicação da Teoria dos Conjuntos na Composição Musical Documento
-
Aspectos da Importância do Signo Escolhido pelo Compositor na Gênese da Interpretação Pianística Documento
-
Atitudes de intérpretes cantores durante recitais e sua relação com o texto musical no contexto das Bienais de Mùsica Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro Documento
-
Aura : uma análise textural Documento
-
Avaliando a Escola de Música de Manguinhos - RJ, através das diferentes perspectivas dos envolvidos Documento
-
BEL CANTO NO BRASIL COLONIAL: JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA E MARCOS PORTUGAL TUCAL Documento
-
Bachianas Brasileiras n.6-Uma Abordagem Histórico-Analítico-Interpretativa Documento
-
Banda Escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social Documento
-
Batuques, batucadas e macumbas: africanias nos primeiros registros fonoelétricos do Brasil Documento
-
CACILDA ORTIGÃO: uma cantora portuguesa no Brasil na primeira metade do século XX Documento
-
COMPOSIÇÃO DE SUÍTE Nº1 A PARTIR DA MODELAGEM SISTÊMICA DE CINCO PONTEIOS DO TERCEIRO CADERNO DE CAMARGO GUARNIERI Documento
-
CONCEPÇÕES E DESAFIOS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL À PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
Canto coral, pressões sociais e resiliência: humanização do ambiente laboral. Documento
-
Canto lírico: primazia da técnica ou da estética Documento
-
Canções de Inocência e Experiência: Blake, Beats e a (de)composição Documento
-
Cartas Celestes XV de Almeida Prado: Considerações Interpretativas para uma Execução Pianística Documento
-
Catálogo Geral e Revisão Crítica da Obra para Violão Solo de Fred Schneiter Documento
-
Catálogo temático da obra para coro a cappella de Gazzi de Sá Documento
-
Circularidade Cultural e Nacionalismo nas Doze valsas para violão de Francisco Mignone Documento
-
Claudio Santoro - A Música para Flauta - Uma abordagem Fenomenológica Documento
-
Com Respeito aos Oito Baixos - Um Estudo Etnomusicológico sobre o Estilo Nordestino da Sanfona de Oito Baixos Documento
-
Compondo um consenso: unidade e distinção no universo sonoro da Umbanda carioca Documento
-
Composição e Sentido Musical: o papel das estruturas cognitivas no entendimento da música Documento
-
Concepções de Música na Educação Infantil Documento
-
Concepções de gestão da sala de aula na educação musical: um olhar a partir da práxis Documento
-
Consequências da utilização de elementos pianísticos na composição dos Documento
-
Construindo um acervo etnográfico musical. Um estudo etnográfico sobre o arquivo de Luiz Heitor Correa de Azevedo, seu método de campo e documentação produzida durante suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas Gerais (1944). Documento
-
CÂNDIDO PEREIRA DA SILVA: ?CHORÃO?, COMPOSITOR E TROMBONISTA BRASILEIRO Documento
-
DRAMA QUE ENTRETECE A ESTÉTICA DE FEMINILIDADE NEGRA Documento
-
DUO PARA VIOLINO E VIOLA (1946), DE HEITOR VILLA-LOBOS : uma abordagem interpretativa Documento
-
Da Importäncia da Articulação Musical Como Recurso Expressivo Na Obra Pianistica de W. A. Mozart Documento
-
Da compreensão e interpretação de uma obra inédita de Francisco Mignone a partir das características composicionais do autor Documento
-
Da concepção e interpretação de uma obra inédita contemporânea brasileira Documento
-
Da importância da Imaginação Musical na prática pianística Documento
-
Das rodas de Jongo à Sala de Concerto - um estudo dos padrões rítmicos do Jongo na 3ª Suite Brasileira de Lorenzo Fernandez Documento
-
Des(a)fios da Rede: Etnomusicologia Aplicada e Pesquisa-Ação Participativa no contexto musicoterápico interdisciplinar da saúde pública e suas implicações éticas?. Documento
-
Desejo de Amar - um estudo etnográfico sobre a presença do pagode no cotidiano de um grupo de jovens da periferia de Londrina/PR Documento
-
Do cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro ? Um estudo documental e organológico Documento
-
E o que a música tem a ver com isso? Diálogos sobre música e gênero na escola pública. Documento
-
EDUCAÇÃO MUSICAL NA DIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Documento
-
ERAM 6 AGORA 7: Uma abordagem pedagógica sobre a transição do violão de 6 cordas para o violão de 7 cordas Documento
-
ERUDITO E O POPULAR: reflexões sobre possíveis impactos na formação em trompa Documento
-
ESCOLA QUE TEM PROFESSOR DE MÚSICA É OUTRA COISA: um debate sobre as práticas docentes em Educação Musical no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro Documento
-
ESTRUTURAS VISÍVEIS E INVISÍVEIS EM DREAM THEATER ? METROPOLIS PT. 2: Scenes from a Memory Documento
-
ESTUDO MUSICAL DE MAXIXES E LUNDUS GRAVADOS ENTRE 1902 A 1915 PELA CASA EDISON Documento
-
EXPERIÊNCIA DURACIONAL E SENTIDO MUSICAL: O papel dos esquemas de imagem Documento
-
Ecletismo no Trio no 2 de Lindembergue Cardoso: Uma Análise da multiplicidade de procedimentos composicionais Documento
-
Edição do Sexto Concerto para Violino e Orquestra de Manoel Joaquim de Macedo Documento
-
Edição crítica do primeiro trio para flauta, violoncelo e piano de Francisco Mignone Documento
-
Educação Musical Documento
-
Educação com "Música Universal na Pro Arte: Uma estética itibereana do fazer coletivo. Documento
-
Ensaio sobre a integração da música brasileira popular no ensino musical erudito Documento
-
Ensino coletivo de flauta doce na educação básica: práticas pedagógicas musicais no Colégio Pedro II Documento
-
Ensino da música sinfônica para jovens dos estratos subalternos: Capital simbólico e controle social no capitalismo tardio Documento
-
Ensino de música e evasão escolar nos conservatórios estadual de Minas Gerias: dois estudo de caso Documento
-
Ernesto Nazareth e suas polcas para piano Documento
-
Ernesto Nazareth e suas valsas para piano Documento
-
Ernesto Nazareth em suas relações com seus contemporâneos nacionalistas. Documento
-
Exercício hermenêutico sobre a essência das questões de música e estética Documento
-
Experiência musical e memória: um estudo do efeito da construção motívica Documento
-
FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: um diálogo que favorece o aluno e o professor de Música na Educação Infantil Documento
-
FUNÇÕES NARRATIVAS INCORPORADAS DA MÚSICA EM JOGOS ELETRÔNICOS Documento
-
Fantasia Concertante para piano, clarineta e fagote, de Heitor Villa-Lobos: abordagem interpretativa da parte de clarineta Documento
-
Formalização de um contraponto pixinguiniano arquetípico Documento
-
Francisco Braga e suas obras para piano solo Documento
-
Francisco Correa de Arauxo - Execução de Tientos Documento
-
Francisco Mignone e as sonatas para piano nº1 e nº4 pela ótica da modernidade. Documento
-
GLAUCO VELASQUEZ:ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA PRODUÇÃO PIANÍSTICA E CATÁLOGO DE OBRAS. Documento
-
Gesto Textural e Planejamento Composiconal Documento
-
Gestos mímicos na prática violonística: a particularidade do corpo expressivo sob a ótica da cognição incorporada Documento
-
Grupo de Compositores Prelúdio 21- Obras para Violão. Documento
-
Grupos Seresteiros: memória musical e preservação de patrimônio Documento
-
Guerra-Peixe, seu instrumento e a 1º Sonata para Violinoe Piano Documento
-
H. David Korenchendler: Um olhar detalhado sobre a Sonata nº 11. Documento
-
Heitor Villa-Lobos: O Lobozinho de Vidro. O Estudo Deliberado do Conteúdo Extra-Musical Identificado pelo Intérprete Documento
-
Hibridismo na Pós-Modernidade e o Te Deum Laudamus de Ernani Aguiar: propostas interpretativas Documento
-
História Social do Piano: Nacionalismo/ Modernismo no Rio de Janeiro do século XIX Documento
-
História da flauta transversa Documento
-
IDENTIDADES NARRATIVAS E MÚSICA POPULAR: uma abordagem musicológica da bossa nova Documento
-
Identidades regionais através das Trovas Capixabas e Alagoanas de César Guerra-Peixe com enfoque na emissão vocal Documento
-
Improvisação e Composição: sua utilização na didática do instrumento Documento
-
Iniciação à flauta doce: uma proposta de educação musical Documento
-
Interações intérprete/eletrônica Documento
-
Interpretação Musical: Uma Perspectiva Semiológica Documento
-
Interpretação historicamente informada de uma tocata em sol menor de Carlos Seixas ao piano Documento
-
Jaceguay Lins - uma visão de sua obra e personalidade através de Lacrimabilis e Katemare Documento
-
Joca, Juca e o Pé de Jaca: A Coerência entre a Inflexão do Discurso Musical e seu Discurso Poético Documento
-
José João da Cruz (1897-1952), Compositor do Paraná: Arquivo Digital, Esboço Biográfico e Catálogo Geral. Documento
-
José Vieira Brandão e o violão Documento
-
Karl Richter e os Ciclos Bach no Rio de Janeiro. Documento
-
Leitura à Primeira Vista ao Piano: Estratégias de Aprendizagem Documento
-
Leopoldo Miguéz e seus Noturnos Documento
-
Linguagem e recepção da poética musical em Lupicínio Rodrigues. Um estudo etnomusicológico. Documento
-
Luciano Gallet - Revisão e editoração do quinteto de sopros Documento
-
Luciano Gallet e a Reforma do Instituto Nacional de Música. Documento
-
Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música (1932-1947), Documento
-
L´Armonico Pratico al Cimbalo e Métodos Posteriores sobre o Baixo Contínuo: Uma Análise Comparativa Documento
-
MEDO DE PALCO: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE Documento
-
MODELAGEM E PARTICIONAMENTO DE UNIDADES MUSICAIS SISTÊMICAS Documento
-
MODELAGEM SISTÊMICA NAS CARTAS CELESTES I-III DE ALMEIDA PRADO COMO METODOLOGIA PARA A GERAÇÃO DE REPOSITÓRIOS COMPOSICIONAIS Documento
-
MUTATIONEN IIII de Cláudio Santoro - o pianista como co-autor Documento
-
Mapeamento das informações relativas à cuíca disponíveis em fontes bibliográficas Documento
-
Mario Ficarelli e a música brasileira: um estudo sobre o Concerto para viola e orquestra. Documento
-
Marisa Rezende: um estudo dos toques pianísticos na música comtemporânea brasileira Documento
-
Materiais alternativos na construção do trompete - bocal, tudel e campana: uma abordagem sócio-acústica Documento
-
Memória dos sons e os sons da memória: uma etnografia musical da Maré, Documento
-
Meneleu Campos (1872-1927), um músico paraense: trajetória profissional e catálogo geral Documento
-
Meneleu Campos e a música vocal no ocaso da "belle époque" paraense Documento
-
Mulheres Pianistas e Compositoras nos Salões Aristocráticos do Rio de Janeiro ( de 1870 até 1910). Documento
-
Musicalidade:Liberdade ser-música Documento
-
MÚSICA E EDUCAÇÃO ENTRE OS GUARANI EM ARACRUZ, ESPÍRITO SANTO Documento
-
Método de canto popular brasileiro de Marcos Leite e sua aplicação ao canto coral Documento
-
Métodos e ensino de trombone no Brasil - uma reflexão pedagógica Documento
-
Música Mista: classificações e procedimentos Documento
-
Música Apócrifa: a legitimidade dos compositores da televisão brasileira Documento
-
Música Brasileira no século XX: Catálogo Temático e caracterização do repertório para Trombone Documento
-
Música Contemporânea Brasileira para Violão Documento
-
Música Contemporânea e Ritual Documento
-
Música Popular Instrumental Brasileira (1970 - 2005): uma abordagem subsidiada pelo estudo da vida e obra de oito pianistas Documento
-
Música Sacra - Uma Nova Proposta Documento
-
Música como necessidade Humana: A desfuncionalização da música Documento
-
Música e Emoção, uma nova proposta de análise e composição musical Documento
-
Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional Documento
-
Música e Tecnologia: Composição sobre o Suporte Eletroacústico Documento
-
Música em espaço de privação de liberdade: a música afro-brasileira em unidade feminina de atendimento ao adolescente em conflito com a lei Documento
-
Música em revista - Rio de Janeiro (1900-1920). Documento
-
Música para Teatro - Em busca de sentido Documento
-
Música para cinema - um ensaio semiótico Documento
-
Música sacra de Francisco Braga: história e análise interpretativa do Te Deum alternado (1904) Documento
-
Música, espaço público e ordem social no carnaval de rua do Rio de Janeiro (2009-2011) Documento
-
Música: Temporalidade e Movimento como Com-posição da Realidade Documento
-
NA CALADA DA NOITE: silêncio Documento
-
Nacionalismo e modernismo na música brasileira: apontamentos para uma crítica musical Documento
-
Nacionalismo, Enculturação e Estética: uma leitura dos ciclos Drummondiana e Sumidouro de Cesar Guerra-Peixe. Documento
-
Nas Vozes do Canto: música de tradição oral na Quarta Colõnia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul Documento
-
Nicanor Teixeira: a música de um violonista compositor brasileiro Documento
-
Noite, ou um Manifesto ao Desejo - Cenas Musicais em um ato Documento
-
Nonetto de Heitor Vila-Lobos Documento
-
Notação para instrumentos de percussão com som de altura indeterminada: uma revisão bibliográfica Documento
-
Nova arte de viola: Contextualização histórica e análise crítica de um tratado setecentista Documento
-
O Acervo de José Carlos Ligiero Documento
-
O Acompanhamento do Violão de 6 Cordas no Choro A Partir de sua Visão no Conjunto "Epoca de Ouro" Documento
-
O Aproveitamento das Formas Tradicionais em Linguagem Musical Contemporânea na Composição de um Concerto para Piano e Orquestra Documento
-
O BEBÊ E A MÚSICA: SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO ESTÍMULO MUSICAL, DO PRÉ-NATAL AO SEGUNDO ANO DE VIDA PÓS NATAL. Documento
-
O CORDÃO DO BOITATÁ: relação com as noções de indústria cultural, profissionalismo, tradição e mudança Documento
-
O CRAVO BEM EXPLICADO : aspectos estéticos da performance cravística Documento
-
O Cantautor e o próprio poético Documento
-
O ENSINO DO CHORO NA EDUCAÇÃO BÁSICA : UMA POSSIBILIDADE. Documento
-
O ENSINO DO PIANO EM GRUPO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O Ensino de Música e a Educação Regular Básica Brasileira na Contemporaneidade Documento
-
O Kyrie e Glória da Missa Pastoril para Noite de Natal de José Mauricio Nunes Garcia Segundo Critérios Interpretativos Históricos: Uma análise fonográfica Documento
-
O MAESTRO DE BANDA BRASILEIRO E SUA FORMAÇÃO: UM CAMINHO ENTRE A BANDA DE MÚSICA E A ACADEMIA. Documento
-
O MÉTODO DE ESTHER SCLIAR PARA O ENSINO DA TEORIA MUSICAL: CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS FUNDAMENTAIS Documento
-
O Nacionalismo em Villa-Lobos sob o olhar de três peças do Guia Prático Documento
-
O Ondulando op. 31 de Heitor Villa-Lobos: uma abordagem histórico-interpretativa Documento
-
O PIANISTA CO-REPETIDOR E A ARTE DO ACOMPANHAMENTO: SEU SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO MUSCAL ATUAL Documento
-
O PRIMEIRO ANO DE PIANO: UMA PROPOSTA DE REPERTÓRIO NA FAIXA ETÁRIA DE 6 A 9 ANOS Documento
-
O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach: a revisão de Francisco Mignone Documento
-
O Pianismo de Egberto Gismonti em sua obra "Sonhos de Recife" Documento
-
O Pianista Brasileiro : do "mito" do virtuose à realidade do intérprete Documento
-
O Primeiro Canto: O imenso esquecimento Documento
-
O Processo Ensino/ Aprendizagem Musical e o Indivíduo social na Escola Regular: um estudo do caso Documento
-
O REPERTÓRIO MUSICAL NAS AULAS DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações da aprendizagem informal de músicos populares Documento
-
O Segundo Trio para flauta, violoncelo e piano de Francisco Mignone abordagens técnicas e interpretativas da parte da flauta Documento
-
O Tempo e o Disco: Estudo acústico e musical da restauração e replicação física de registros sonoros Documento
-
O Texto e a Interpretação na obra de Anton Webern: Variações para piano op. 27 Documento
-
O Trombone e Choros Nº 4, de Villa-Lobos: Aspectos históricos, técnicos e interpretativos Documento
-
O VIOLÃO ACOMPANHADOR: Os arranjos do disco Afro-Sambas de Paulo Bellinati e Mônica Salmaso Documento
-
O aprendizado do código musical escrito por estudantes do ensino fundamental de duas escolas nos municípios do Rio de Janeiro e NIterói -R.J. Documento
-
O arranjo vocal de canção popular brasileira: Villa-Lobos, Os cariocas e Marcos Leite Documento
-
O bandolim hoje: questões notacionais e interpretativas Documento
-
O bárbaro, o campo e a rosa Desleitura, Discurso, Identidades e Legitimidade na Bossa Nova (1959-1961). Documento
-
O canto popular brasileiro: uma análise acústica e interpretativa Documento
-
O cinema - uma arte sonora Documento
-
O currículo do Bacharelado em Piano da Escola de Música da UFMG - 1990 / 2000. Da Formaçào do Solista à Prática Social Documento
-
O desenvolvimento musical e a interação de alunos surdos em uma escola regular de ensino: um estudo de caso. Documento
-
O ensino da "guitarra brasileira": uma construção Documento
-
O ensino de canto no Brasil - uma visão histórica e uma reflexão aplicada ao ensino de canto no Brasil Documento
-
O ensino de música na Escola Municipal Barão de Santa Margarida: um estudo de caso. Documento
-
O ensino de piano e teclado com materiais personalizados Documento
-
O legado do Verbo no império de Chrónos - estudo sobre a articulação do golpe duplo na flauta Documento
-
O lugar da música num curso de produção cultural Documento
-
O pulo do Gato; reflexões de um pesquisador nativo sobre uma escola de samba carioca. Documento
-
O repertório brasileiro para trompa: elementos para uma compreeensão da expressão brasileira da trompa Documento
-
O saxofone na música de câmara de Heitor Villa-Lobos Documento
-
O saxofone no choro - a introdução do saxofone e as mudanças na prática do "choro" Documento
-
O sentido espectromorfológico na música acusmática Documento
-
O significado do repertório musical adquirido pelos alunos antes das aulas de música na escola: um estudo da relação entre as ações pedagógicas e o universo da escuta dos alunos Documento
-
O tango brasileiro: das origens ao Teatro Phenix Documento
-
O trabalho com música em Aracaju: uma etnografia em bares e festas particulares Documento
-
O uso da técnica expandida em um repertório brasileiro para clarinete Documento
-
OS CAMINHOS DA 'VIOLA' NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX Documento
-
OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO NÃO-FORMAL NA FORMAÇÃO MUSICAL NOS PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUAS INFLUÊNCIAS NA INSERÇÃO DO CORPO DISCENTE UNIVERSITÁRIO Documento
-
OS SOLOS PARA VIOLONE EM SINFONIAS DE HAYDN E A PRÁTICA DA PHI- PERFORMANCE HISTORICAMENTE INFORMADA- POR CONTRABAIXISTAS BRASILEIROS Documento
-
Olivier Messiaen ? Messe de La Pentecôte ? Adaptação Tímbrica para o Órgão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro Documento
-
Ornamentação e Improvisação no ?Método de Pianoforte? de José Maurício Nunes Garcia Documento
-
Os 12 Estudos para violão de Heitor Villa Lobos. Revisão dos manuscritos autógrafos e análise comparativa de três interpretações integrais. Documento
-
Os Chorões e a Roda: ambiência, práticas musicais e repertório nas rodas de choro Documento
-
Os concursos do Instituto Nacional de Música: tensões, meritocracia e cultura na República Velha (1890 a 1917) Documento
-
Os desdobramentos do ensino de música com pessoas com deficiência visual: um estudo de caso no Instituto Benjamin Constant (RJ) Documento
-
Os dois temas na forma-sonata Documento
-
Os herdeiros da Vila: Ensino e aprendizagem em uma bateria de escola de samba mirim Documento
-
Os processos criativos de Leopoldo Miguez no primeiro movimento da Sonata para violino e piano Op. 14 Documento
-
Os sons como não são Documento
-
Oscilaçöes do centro tonal nos choros de Garoto Documento
-
PERFORMANCE ORGANÍSTICA: a influência do sinfonismo no repertório francês para órgão do século XIX. Documento
-
PONTEIO, RODA E BAILE de RADAMÉS GNATTALI: um estudo dos padrões de improviso e suas interfaces na música brasileira. Documento
-
PROCEDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO NA IMPROVISAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
Para além da ópera: Tito Schipa e sua presença no Brasil no início do século XX Documento
-
Percussão Corporal e Embodiment: Considerações sobre rítmica e o papel do corpo na construção do conhecimento musical Documento
-
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix Documento
-
Pianistas e Cláudio Santoro- um estudo etnomusicológico Documento
-
Pixinguinha - Choro: Presença e Aplicabilidade do Estudo da Flauta Transversal no Brasil Documento
-
Platão "no espírito da Música" Documento
-
Poesia Sonora: entre o som e a palavra Documento
-
Por uma proposta pedagógica para as orquestras de violões das instituições musicais de ensino superior Documento
-
Possíveis causas do declínio do órgão no Brasil. Catálogo dos órgãos do Brasil. Documento
-
Poética do Sentido: entrelaçamentos entre música-artes-poesia e pensamento Documento
-
Presença da Música nas escola Municipais de Juiz de Fora/MG: analisando a atuação de professores generalistas Documento
-
Presença do elemento vocal-operístico nas Sonatas para piano de Mozart. Documento
-
Principais Disodias Monossintomáticas e sua Possível Correção Documento
-
Princípios e Processos de Organização da Música Estruturalista Documento
-
Procedimentos Composicionais nos Choros n.6 de Villa-Lobos Documento
-
Procedimentos de Ensino:Jogos e Atividades Lúdicas baseadas em Métodos de Educação Musical - Aplicação em sala de Aula Documento
-
Processos bartokianos na composição daq obra "Cânticos Tupinambás" para orquestra de camera Documento
-
Programa, feedback e composição musical Documento
-
Práticas Interpretaivas Documento
-
Práticas de ensino de canto popular urbano brasileiro no grupo de estudos da voz (GEV- RJ) e seus desdobramentos Documento
-
Pré/Pós-frasear em João Gilberto: uma abordagem etnomusicológica. Documento
-
Pulso Obscuro: A Ausência de Sensação de Pulsação na Música do Século XX Documento
-
QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO Documento
-
Quatro Peças Brasileiras para Quarteto de Fagotes (1983) de Francisco Mignone: Propostas de Edições Crítica e Prática Documento
-
Questões da representação na música eletroacústica Documento
-
RECONHECIDOS PELA PERFEIÇÃO - A ATUAÇÃO DE TROMBONISTAS NO RIO DE JANEIRO DO LONGO SÉCULO XIX. Documento
-
Radamés Gnattali e o violao: relacao entre campos de producao na música brasileira Documento
-
Radamés Gnattali e sua obra para violão Documento
-
Reflexões sobre material musical na composição contemporânea. Documento
-
Reminiscências dos Choros nº10 de Heitor Villa-Lobos na Sinfonietta nº4 de Marcelo Rauta: Um estudo comparativo. Documento
-
Retórica musical em André da Silva Gomes: Duas fugas da Missa a 5 à luz da Arte explicada do contraponto Documento
-
Rios de Almeida Prado: contribuições para uma interpretação pianística Documento
-
Rádio Nacional: Produção musical e seus principais agentes Documento
-
SOBRE TEMPO E RITMO NA DANÇA DA BACHIANAS BRASILEIRAS Nº. 4 DE HEITOR VILLA-LOBOS: uma interpretação Documento
-
SOCIEDADE GLAUCO VELASQUEZ: Motivação e realizações Documento
-
Samba de Roda em Cachoeira, Bahia: uma abordagem etnomusicológica Documento
-
Samba, música instrumental e o violão de Baden Powell Documento
-
Schumann,Tocata op.7.A descoberta do aspecto expressivo numa obra de características técnico-mecânicas. Documento
-
Sergei Prokofiev e as Sonatas de Guerra No 6,7,8 Opus 82, 83 e 84 - uma análise histórico-estilística Documento
-
Sigismund neulomm-Catálago de suas Obras Instrumentais Documento
-
Sistema de Banco de Dados de Registros Fonográficos Documento
-
Sistematização das Mudanças de Posição por Dedilhado Repetido no Violino Documento
-
Sobre a Composição para Violão Documento
-
Sonatina para fagote de Francisco Mignone Documento
-
Sonologia e Cinema: Elementos para análise audiovisual Documento
-
Steve Reich e a abordagem temporal em suas obras Documento
-
Suingue: música popular brasileira do Rio Grande do Sul Documento
-
Suíte Retratos e Choros IV - o Choro visto por Radamés Gnattali e Heitor Villa-Lobos Documento
-
Suíte nº 2 Nordestina de Guerra-Peixe: Um Estudo Histório-Analítico Documento
-
TRAJETÓRIA E ANÁLISE DAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DO CONTRABAIXO DE SANDRINO SANTORO Documento
-
Te Deum Puerorum Brasiliae de Edino Krieger: uma análise estrutural aplicada ao gestual da regência Documento
-
Tem boi na linha: as práticas musicais no metrô do Rio de Janeiro Documento
-
Tempo e Memória; O Violão no Rio de Janeiro Documento
-
Teorizar a escuta: uma reflexão acerca da construção do som como objeto em Pierre Schaeffer Documento
-
Texto e contexto: elementos para a questão da interpretação da música brasileira. Documento
-
Textura Musical em Minuano"de Pat Metheny: Proposta de uma Nova Abordagem Analítica Documento
-
Textura na Música do Século XX Documento
-
Trio (1930) para Piano, Violino e Violoncelo de Francisco Braga: análise histórica e proposta de uma nova edição Documento
-
Três Cantigas Brasileiras: uma Interseção entre música e literatura Documento
-
Três Canções de Câmara Brasileiras - uma proposta interpretativa sobre dois focos: a Utilização das Normas de Pronúncia Neutra e a Técnica Vocal Documento
-
Três Danças para piano de José Siqueira: Um Estudo de Caso sobre a Transcrição Orquestral Documento
-
TÉCNICAS DE ENSAIO PARA CORO AMADOR ADULTO A CAPPELLA: Um Estudo Comparativo sobre o Emprego do Staccato e de Procedimentos Advindos da Técnica Alexander Documento
-
UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO SETOR PEDIÁTRICO DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA Documento
-
UMA ABORDAGEM SEMIOLÓGICA NA OBRA MARACATU, DE EGBERTO GISMONTI. Documento
-
UMA POSTURA INTERPRETATIVA DA OBRA ESTRELA BRILHANTE DE RONALDO MIRANDA Documento
-
Um Estudo Técnico Interpretativo da Sonata Arpeggione de Franz Schubert Documento
-
Um Estudo sobre o Conteúdo Descritivo na Interpretação da Obra "Quadros de uma Exposição" de Mussorgsky Documento
-
Um estudo da sonatina de Ravel através da escolha dos toques pianísticos Documento
-
Uma Abordagem da Questão Temporal do Romantismo Documento
-
Uma Proposta de Análise do Papel Formador Expresso em Bandas de Música com Enfoque no Ensino da Clarineta Documento
-
Uma abordagem da Sonatina para Oboé Piano de Jose de Lima Siqueira à Luz do Sistema Trimodal Brasileiro de Sua Autoria Documento
-
Uma interpretação do Estudo No. 6 (Automne à Varsovie) de György Ligeti: compreensão de uma nova polifonia a serviço de um tempo congelado Documento
-
Uma interpretação para os "26 prelúdios característicos e concertantes para violino Só" de Flausino Rodrigues Vale Documento
-
Uma proposta de oficina de música para alunos com deficiência visual - Construção de instrumentos musicais e performance Documento
-
Uma proposta inicial de educação musical aplicada à prática de canto coral, com ênfase na criação Documento
-
Underio.net: redes de solidariedade nos eventos "underground" a partir do Rato no Rio Documento
-
Ué, mas eles não vão aprender a tocar? Analisando representações sociais sobre o ensino de música na escola regular e suas contribuições para a inclusão de Crianças em vulnerabilidade social Documento
-
Vanguarda e Tradição no Concertino para piano e orquestra de cordas de Ricardo Tacuchian Documento
-
Variationen und Fuge Über ein Thema von J. S. Bach für Klavier Opus 81 - Ensaio Interpretativo Documento
-
Villa Rica - Religiosidade e Vivências Musicais no Morro dos Cabritos Documento
-
Violonista de Formação Erudita e Violonista de Formação Popular: Investigando Diferenças na Educação Musical Documento
-
Vozes Brasileiras: 1844 - 1852. A Ópera no Rio de Janeiro através de suas Prima Donas Documento
-
xxxxxxxxx Documento