cour_669fac03-cc05-40fd-93b1-8c8e5d6b39db
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A aprendizagem da língua de sinais por crianças surdas: dos primeiros anos de vida à aquisição do português escrito Documento
-
A cosmologia na educação e na vida do povo Kaingang da terra indígena Xapecó Documento
-
A cultura cabocla do Oeste Catarinense e a escola: histórias não ditas Documento
-
A trajetória escolar de pessoas com síndrome da talidomida Documento
-
As raízes epistemológicas do método Paulo Freire de alfabetização Documento
-
Jovens olhares sobre a escola: vivências dos processos educativos a partir do background e do foreground Documento
-
"Pra quem joga, terminar o ensino médio já é grande coisa": o processo de subjetivação do jogador de futebol de base e sua relação com a educação escolar Documento
-
?É PRECISO PLASMAR NA CERA VIRGEM, QUE É A ALMA DA CRIANÇA, A ALMA DA PRÓPRIA PÁTRIA?: CARTILHAS ESCOLARES E DOUTRINAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA ERA VARGAS (1937-1945) Documento
-
A "cela de aula" – educação escolar na prisão: a percepção dos apenados acerca dos processos educacionais Documento
-
A ARTICULAÇÃO ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A Arte do oprimido: estudos relacionados ao Artista Visual Enio Griebler e o desenvolvimento artístico no oeste de Santa Catarina. Documento
-
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOS CAMINHOS DE UMA PEDAGOGIA HERMENÊUTICA Documento
-
A Formação continuada de professores: a percepção do orientador de estudo sobre o PNEM na GERED de Chapeco-SC Documento
-
A Função Social da Escola do Campo e os Princípios Filosóficos do MST: o caso da Escola José Maria Documento
-
A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE E RESPONSABILIDADE: SUMMERHILL SCHOOL, UMA ANÁLISE CRÍTICA Documento
-
A TEORIA DOS SIGNOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Documento
-
A concepção freireana sobre a formação permanente de professores: a EJA no município de Chapecó Documento
-
A condição de estudante bolsista no ensino superior: análise no contexto de uma universidade comunitária Documento
-
A cultura da performatividade discente no contexto da pós-graduação em educação na Região Oeste Catarinense Documento
-
A escola como câmara de maravilhas: Uma proposta metodológica para o ensino da arte Documento
-
A escola é onde podemos pensar o que realmente queremos para a vida...“: escolarização e projetos de vida no horizonte social de jovens kaingang Documento
-
A experiência estética em Hans-Georg Gadamer: contribuições para a formação inicial de professores no campo da Educação Física Documento
-
A inserção dos nacionais haitianos nos contextos escolares e não escolares no oeste catarinense Documento
-
A legitimidade epistemológica da prática educacional em perspectivas pós-modernas Documento
-
A pedagogia da alternância e os pressupostos da prática docente: Ciência da natureza, matemática e suas tecnologias na Casa Familiar Rural Documento
-
A prática pedagógica dos professores de educação física: desafios para formação continuada Documento
-
AGÊNCIA EXPERIMENTAL SOB O VIÉS SEMIÓTICO: O ESTUDO DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA - ACIN PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNOCHAPECÓ Documento
-
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS COM A BNCC Documento
-
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO COTIDIANO DO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS (MMC) EM DEBATE: UM DIÁLOGO ENTRE AS MULHERES CAMPONESAS E AS CRIANÇAS DO MOVIMENTO Documento
-
Ambientalização Curricular em uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica Documento
-
Articulação entre a Formação Específica e a Pedagógica: desafios que perpassam o PPC Documento
-
As imagens como elemento problematizador em contextos pós-modernos: por uma ontologia da educação visual Documento
-
Avaliação da comunidade escolar do município de Chapecó (SC) sobre a atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd Documento
-
Bem-estar docente: desafios dos professores atuantes em escolas públicas no século XXI Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
Colônia Porto Novo: um projeto identitário teuto-brasileiro com alicerces em uma educação comunitária no extremo Oeste de Santa Catarina Documento
-
Comunicação científica e constituição desse campo educacional: estudo a partir dos periódicos brasileiros na área da ciência da informação Documento
-
Contribuições de Paulo Freire para a Práxis Docente na Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação Documento
-
Contribuições do PIBIC/CNPq para a constituição do habitus de pesquisador Documento
-
Crianças com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escola Documento
-
Currículo e educação infantil: um olhar sobre o processo de implementação de uma proposta curricular no município de Cordilheira Alta/SC" Documento
-
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS DOCENTES Documento
-
DESAFIOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Documento
-
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA ARTICULADA AO ESTÁGIO DOCENTE Documento
-
Desafios do reconhecimento e certificação de saberes e competências profissionais no Brasil Documento
-
EEDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA: NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - Investigando Limites e Possibilidades Documento
-
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR E SUA CONFIGURAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA: O CASO DA UNOCHAPECÓ Documento
-
Educacão Financeira no âmbito da Educação do Campo: uma perspectiva de empoderamento para jovens campesinos Documento
-
Educação Ambiental Freireana Documento
-
Educação Estatística Crítica: uma investigação acerca do Exame Nacional do Ensino Médio Documento
-
Educação para a carreira e a formação inicial de professores para a educação básica Documento
-
Educação, Tecnologia e Jogos Digitais: Jogando com Álvaro Viera Pinto, Charles Sanders Peirce e Paulo Freire Documento
-
Eles não sabem ler e escrever, o que faço. Um estudo sobre a defasagem escolar de alunos do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental de 9(nove) anos Documento
-
Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade: relato de experiência em uma escola de Santa Catarina Documento
-
Entre negaças e acertos: reflexões acerca da capoeira no contexto da escola de educação especial... Documento
-
Escola de tempo integral na educação pública: estudo de caso da Escola de Ensino Fundamental Porto Novo Documento
-
Escola heterotópica contemporânea: convergência entre Andragogia e Escola da Ponte Documento
-
Estágio de docência: a busca por outras reflexões/compreensões a partir de Hannah Arendt Documento
-
Experimentações corporais como produtoras de (re) existências frente à futilidade presente na estética das práticas pedagógicas Documento
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA ESTUDANTES SURDOS Documento
-
FORMAÇÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS: experiências e significados de moradores do Assentamento Dom José Gomes - Chapecó (SC) Documento
-
Formação de Professores Indígenas e Educação Integral no Processo Ensino Aprendizagem. Documento
-
Formação de Professores que ensinam Matemática: a circulação intra e intercoletiva de ideias nas redes configuradas no BOLEMA (1985-2015) Documento
-
Formação docente como devir estético Documento
-
Formação para a docência na Educação Superior: de contadora a professora no campo das Ciências Contábeis Documento
-
Formação por competências no ensino médio: desdobramentos para a organização escolar... Documento
-
Gestão Intercultural Escolar Documento
-
História e desenvolvimento da cultura germânica em contextos escolar e comunitário Documento
-
Hoje tem filme: a abordagem da diversidade em experiências com o cinema na educação Documento
-
Horizontes da semiótica no ensino da comunicação Documento
-
Identidade Docente Documento
-
Identidade das universidades comunitárias catarinenses: características, potenciais e desafios. Documento
-
Identidade e diferença: o poder escolar de narrar os estudantes de sucesso ou insucesso Documento
-
Implementação do programa correção de fluxo: repercussões no processo de escolarização de alunos participantes Documento
-
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior na perspectiva da gestão universitária Documento
-
Memória de velhos: escola, bodega e igreja como signos de estruturação, uma leitura a partir da Semiótica Peirciana. Documento
-
Na Teia das Redes: um estudo das dinâmicas relacionais que marcam o campo da história da educação Documento
-
Nas veredas do Ensino Religioso e da literatura: uma leitura semiótica de Guimarães Rosa Documento
-
O 'Lugar' Educação Infantil na Contemporaneidade: o sentido da experiência e a partilha de saberes Documento
-
O MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS (MMC) E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS Documento
-
O Programa de Aprendizagem no Senac Chapecó e o Primeiro Emprego: limites e possibilidades de inserção no mercado de trabalho Documento
-
O Significado da Sociocosmologia nas Histórias dos Kofa Ag: o Mundo e a Vida Kaingang Documento
-
O grafismo indígena no contexto da América Latina Caribenha a partir de Charles Sanders Peirce: uma leitura semiótica sobre o grafismo kaingang e suas relações com a educação indígena Documento
-
Obs: O curso feito foi na modalidade disciplina isolada (aluna especial) Documento
-
Oconhecimento prévio do aluno e o processo ensino-aprendizagem: Um diálogo com professores Documento
-
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA ALFABETIZADORA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Documento
-
PAPEL DO SEGUNDO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR Documento
-
PRESENÇA E INFLUÊNCIA DO DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RECORTE DO RESULTADO DE PESQUISAS ACADÊMICAS (2010-2018)s (2010-2018) Documento
-
PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA E A LIBERDADE ACADÊMICA Documento
-
Percepção Ambiental: Um estudo numa escola pública de Chapecó, SC. Documento
-
Percursos de escolarização e permanência de acadêmicos surdos no ensino superior Documento
-
Planos Municipais de Educação da Região da AMOSC: desafios e perspectivas para elaboração de políticas educacionais Documento
-
Por trás da porta, que projeto acontece? Um diálogo sobre o (des) protagonismo da criança Documento
-
Práticas pedagógicas do Movimento de Mulheres Camponesas Documento
-
Queixas Escolares: um estudo sobre o encaminhamento de crianças para o Serviços de Atenção à Saúdo do Estudante (SASE) Documento
-
Realidade virtual e formação de professores: limites, desafios e contribuições Documento
-
Retratos da Educação no Oeste catarinense na constituição das Classes de Aceleração Documento
-
Saberes docentes e prática pedagógica: diálogos na formação inicial em Educação Física Documento
-
Semioses identitárias: retratos da moda no espaço escolar Documento
-
Século XXI: da educação das certezas à educação na incerteza Documento
-
Territórios formativos em Ensino Religioso não confessional Documento
-
Trabalho e identidade docente: desencantos e esperanças nas narrativas de professores da Região Oeste de Santa Catarina Documento
-
UMA LEITURA SEMIÓTICA DA TRADUÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Documento
-
Uma vida, uma comunidade, um município: Historiografia crítica Arvoredo SC Documento