cour_8eb1c0b7-8ca0-4a3f-a0dd-165ed228e5dd
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
90 ANOS DO PRINCÍPIO DE INCERTEZA DE HEISENBERG: DAS GRANDEZAS NÃO COMUTÁVEIS AO ARTIGO DE 1927 Documento
-
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: um estudo de caso com professores da educação básica do estado do Ceará Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ENERGIA NUCLEAR PELAS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE MATÉRIAS ON-LINE Documento
-
A Construção do Conceito de Limite através da Resolução de Problemas Documento
-
A Engenharia Didática como Referencial para a Ação Pedagógica Reflexiva: O Caso da Área de Figuras Planas Irregulares com o Geogebra Documento
-
A Experiência com um Projetos de Educação Ambiental nas Aulas de Física do 3 ano do Ensino Médio Documento
-
A Função Afim através da Resolução de Problemas: Um Estudo de Caso Analisando os Registros de Representação Semiótica. Documento
-
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE PROCESSO CIVILIZADOR DE NORBERT ELIAS Documento
-
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS À LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DO PROFESSOR FORMADOR SOBRE DIFICULDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
A Resolução de Problemas no Ensino de Estatística: Uma contribuição na Formação Inicial do Professor de Matemática Documento
-
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS PARA SURDOS: UM ESTUDO NUMA SALA DE AULA INCLUSIVA Documento
-
A Teoria da Relatividade Espacial no episódio 8 (oito) do documentário Cosmos: Possibilidades e limitações como texto de divulgação científica Documento
-
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica Documento
-
A experimentação problematizadora na visão de Delizoicov: Aplicabilidade em modelos atômicos Documento
-
A poluição em mananciais pode desencadear efeitos tóxicos em peixes? Um estudo de caso para o gênero Tilapia no Rio Maxaranguape, Pureza (RN) Documento
-
A química dos chás: um diálogo entre os saberes populares e a etnoquímica em um clube de mães em Campina Grande - PB Documento
-
A resolução de problemas como estratégia didática para a compreensão de conceitos de Física no Ensino Médio Documento
-
ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICA Documento
-
ANÁLISE DA HISTÓRIA DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO SUPERIOR Documento
-
Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018 Documento
-
Análise Combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem via Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Documento
-
Análise de discursos matemáticos a partir de conceitos bakhtinianos e registros de representações semióticas Documento
-
Análise de um estudo de caso do uso da ferramenta colaborativa (Screencast) no ensino de Física com o conteúdo de refração Documento
-
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Teoria da Aprendizagem Significativa:Uma Proposta de Intervenção no Ensino de Física Documento
-
Avaliação como processo de comunicação e regulação da aprendizagem de equações do 1ºgrau: contribuições da produção escrita. Documento
-
CONHECIMENTO(S) DOS ALUNOS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA: Uma Sequência Didática em Foco Documento
-
Conceito e representações de função via resolução, proposição e exploração de problemas: um trabalho com alunos de graduação Documento
-
Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
DESENHANDO LINHAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA REGULAR COM UMA ALUNA CEGA Documento
-
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA (LDM): CONCEPÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
ENSINO DE QUÍMICA E O USO DE AGROTÓXICOS: SABERES CONJUNTOS ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE Documento
-
ENTRE MITOS E INTERDITOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO FEMININA NA MATEMÁTICA Documento
-
Educação científica e complexidade: da termodinâmica da vida à pós-verdade em tempos de pandemia Documento
-
Educação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudes. Documento
-
Educação fiscal nas aulas de Matemática, cenários para investigação e exploração de problemas Documento
-
Educação matemática com educandos privados de liberdade: Um trabalho com a metodologia resolução e exploração de problemas Documento
-
Ensino de Matemática na Educação do Campo: um estudo de caso no curso Procampo - URCA Documento
-
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental Documento
-
Ensino-aprendizagem de espaços vetoriais via exploração-resolução-proposição de problemas: Uma experiência na Licenciatura em Matemática Documento
-
Ensino-aprendizagem de função através da resolução de problemas e representações múltiplas Documento
-
Ensino-aprendizagem de sistemas lineares na formação do professor de Matemática via exploração, resolução e proposição de problemas Documento
-
Estratégias Utilizados por Licenciandos em Matemática na Resolução de Problemas de Partilha Documento
-
Formação continuada de professores: uma análise crítica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Documento
-
GAMES NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMBATE AO AEDES AEGYPTI Documento
-
História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas. Documento
-
História da Matemática: Um olhar sob a perspectiva para a formação do professor de Matemática Documento
-
História da prática docente no ensino de matemática em colégios militares em Recife-PE Documento
-
Humor e a Teoria de Flow: Uma forma inovadora de ensinar Biologia Documento
-
IDEIAS/SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
IMAGENS QUE REPRESENTAM PESSOAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: uma proposta de Leitura de Imagens para Estudantes a partir da Semiótica Peirceana Documento
-
INFLUÊNCIAS ILUMINISTAS NA PROPOSTA DE LACROIX PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Documento
-
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: perspectivas do Enem e suas implicações à prática do professor de Ciências Documento
-
INTERVENÇÃO DIDÁTICA ABORDANDO A PERSPECTIVA CTSA COM ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR DO AGRESTE PARAIBANO Documento
-
Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias Documento
-
Imagens Virtuais e Atividades de Matemáticas: Um Estudo sobre Representação Semiótica na página do Facebook Matemática com Procópio Documento
-
Inclusão de Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Química: Estudo de Caso Acerca da Concepção Docente. Documento
-
Investigando aspectos históricos e filosóficos da Física Moderna e Contemporânea em um curso de Licenciatura em Física: Diálogo entre as competências presentes no Projeto Pedagógico de Curso e e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) Documento
-
Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo Documento
-
Jogos e avaliação da aprendizagem em matemática: percepções docentes sobre o avaliar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Laboratório de Matemática no museu: Usos e perspectivas Documento
-
Lego® Education: Um recurso didático para o ensino e aprendizagem sobre os artrópodes quelicerados Documento
-
MATERIAL DOURADO DIGITAL: Software Educativo para o Ensino de Operações Fundamentais Matemáticas. Documento
-
MEMÓRIAS DE PEDAGOGAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Repensando saberes e fazeres na prática docente Documento
-
MUNDO VIRTUAL MINECRAFT NO DESENVOLVIMENTO DOS NÍVEIS DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE Documento
-
Mapa aberto para uma ecologia científico-poética Documento
-
Matemática no cotidiano de pessoas idosas (PIs): Memórias, saberes e práticas Documento
-
Memórias da tabuada em narrativas intergeracionais: Temporalizando saberes, repensando a prática docente Documento
-
O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: Uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas Documento
-
O ENSINO DA CINEMÁTICA BASEADO NO ENFOQUE CTS: O OLHAR DE PROFESSORES DA EJA Documento
-
O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em Óptica. Documento
-
O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS ATRAVÉS DE MODELOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM SALA DE AULA Documento
-
O Ensino da Geometria através de Resolução de Problemas: Explorando Possibilidades na Formação Inicial de professores de matemática Documento
-
O Ensino-Aprendizagem das Equações Diferenciais Ordinárias através da Resolução de Problemas no contexto da Modelagem Matemática: um trabalho na Formação Inicial em Física Documento
-
O LEGADO CIENTÍFICO DE MARIE CURIE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA MULHER NA CIÊNCIA. Documento
-
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL E O USO DO EXCEL: Um olhar para a Gênese Instrumental Documento
-
O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO SOLUÇÕES NO PROJETO "AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA". Documento
-
O conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da Residência Pedagógica Documento
-
O ensino de Ciências e a contextualização com a CTS: um olhar para as práticas dos professores Documento
-
O ensino de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Bayeux - PB: um caso em estudo Documento
-
O ensino de matemática, a neurociência e os games: desafios e possibilidades Documento
-
O ensino por experimentação na abordagem dos conteúdos de bioquímica celular Documento
-
O jogo como recurso para o ensino de biologia: análise de uma prática realizada com alunos de ensino médio de uma escola pública da Paraíba Documento
-
O pensamento computacional e as suas conexões com o ensino e a aprendizagem da geometria Documento
-
O uso da calculadora científica na resolução de problemas matemáticos nas aulas de Matemática do Ensino Médio: Investigando concepções e explorando potencialidades Documento
-
O uso de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Médio: Um recurso avaliativo do conceito de função Documento
-
O “JOGO DA ONÇA”: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O COTIDIANO E O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS Documento
-
OS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NO ENSINO MÉDIO, COM RÉGUA E COMPASSO PELA TEORIA DE VAN HIELE Documento
-
Os Saberes Da Formação Inicial Do Professor Para A Integração Das Investigações Em Matemática Com Recursos Da Geometria Dinâmica Documento
-
PERCEPÇÃO AMBIENTAL ENTRE MULHERES LOIÇEIRAS DA COMUNIDADE DE CHÁ DA PIA / AREIA - PB Documento
-
Paradoxo EPR e Pseudo-história: Análise de livros de Física Moderna e Contemporânea Documento
-
Ponto, reta e plano em ambientes lápis e papel e GeoGebra: Conhecimento geométrico de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no município de Parauapebas – Pará Documento
-
Potencialidades pedagógicas da história da matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de trigonometria Documento
-
Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH Documento
-
Proposta Interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia Documento
-
Proposta Metodológica Inclusiva no Ensino do Conteúdo Reações Metabólicas com Alunos Surdos Documento
-
Prática de pesquisa no ensino de Matemática: Influência na formação inicial do professor Documento
-
RECURSOS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR COM ALUNOS CEGOS E VIDENTES: DOS SABERES PRÉVIOS AOS CIENTÍFICOS Documento
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS Documento
-
Robótica educacional e o raciocínio proporcional: uma discussão à luz da teoria da relação com o saber Documento
-
SABERES POPULARES NO CURTIMENTO ARTESANAL DE PELE ANIMAL: Diálogos com os saberes científicos e escolares Documento
-
Saberes e Fazeres na prática Pedagógica dos Professores de Matemática de Timor-Leste no Contexto das Tecnologias Digitais Documento
-
Sobre pensamento geométrico e provas e demonstrações matemáticas de alunos do 2º ano do Ensino Médio nos ambientes lápis e papel e GeoGebra Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO Documento
-
TEIAS CURRÍCULARES E ENSINO DE BIOLOGIA: Reflexões com Base nas questões do Enem a partir da Argumentação Documento
-
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada Documento
-
UM ESTUDO ETNOBOTÂNICO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COM BASE NOS SABERES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Documento
-
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICA Documento
-
UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE EM CAMPINA GRANDE - PB: UM CASO EM ESTUDO Documento
-
Um problema de contorno para uma equação elítica semi-linear Documento
-
Uma abordagem histórica e metodológica dos métodos de resolução de equação do 2º grau desenvolvidos por Al-Khwarizmi Documento
-
Uma proposta de ensino de Gravitação Universal utilizando um Blog de estudo como ferramenta de apoio Documento