cour_8f03ac62-1ff2-4b96-8cee-b37db5d178d8
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
(AUTO) FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ADMINISTRADOR: ENTRE AS CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DA EDUCAÇÃO Documento
-
A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES Documento
-
TECENDO HISTÓRIAS... ENTRELAÇANDO NARRATIVAS: TECITURAS QUE CONSTROEM A DOCÊNCIA DE PROFESSORES BACHARÉIS Documento
-
APRENDIZAGEM NA/DA DOCÊNCIA DIGITAL NA PERSPECTIVA DO B-LEARNING E DO TPACK NA PRODUÇÃO COMPARTILHADA DE NOVAS PEDAGOGIAS Documento
-
CONSULTORIA COLABORATIVA: INFLUÊNCIAS NA AUTOEFICÁCIA DOCENTE E NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Documento
-
PELOS BOSQUES DA FORMAÇÃO: O PROFESSOR DE ESPANHOL COMO MEDIADOR INTERCULTURAL NA PERSPECTIVA DA BIOLOGIA DO AMOR Documento
-
POR UMA DOCÊNCIA INSTITUCIONÁRIA: PROFESSORES(AS)-FORMADORES(AS) DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA E SEUS PROCESSOS AUTO(TRANS)FORMATIVOS Documento
-
UNIDOCÊNCIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DO PROFESSOR DE REFERÊNCIA Documento
-
A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DA CONVIVÊNCIA: O MOVIMENTO DOS SUJEITOS A PARTIR DE UMA ESCOLA TÉCNICA INDUSTRIAL EM DIREÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO Documento
-
A EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU: PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE O ENSINO BÁSICO EM QUESTÃO Documento
-
A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM UM ESPAÇO FORMATIVO PARA O ENSINO DE MEDIDAS Documento
-
DIALÉTICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS: O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS(AS) DIRETORES(AS) DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC, RS (1974-2017) Documento
-
DIALÉTICAS DO FEMININO: INTERLOCUÇÕES COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA (RS) SOBRE TRABALHO PEDAGÓGICO Documento
-
ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: MOVIMENTOS E CONSTRUÇÃO DA AMBIÊNCIA BIOECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO Documento
-
FORMAÇÃO E VIOLÊNCIA COMO FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA Documento
-
IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: UM OLHAR SOBRE A FUTEBOLIZAÇÃO DA JUVENTUDE NO ENSINO MÉDIO Documento
-
IDENTIDADES PROFISSIONAIS: UM ESTUDO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE OBOÉ Documento
-
IR AO CINEMA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O INSTITUINTE ÉTICO-ESTÉTICO EM EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES Documento
-
NARRATIVAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: A HISTÓRIA DE ARTHUR Documento
-
O IMAGINÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA A PARTIR DE UMA CULTURA COLABORATIVA Documento
-
O PIBID DE QUÍMICA E BIOLOGIA DO IFFAR: ENTRE-LUGAR DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES Documento
-
O PROCESSO CONSTITUTIVO DO GRUPO DE ANÁLISE NARRATIVA DISCURSIVA: A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NO ESPAÇO GRUPAL Documento
-
O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO CONCEPÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL Documento
-
O TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: EM BUSCA DAS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES Documento
-
PEDAGOGIA ESPECÍFICA DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO: UMA INVESTIGAÇÃO NARRATIVA Documento
-
PERFORMANCE DOCENTE NA (CO)AUTORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NO ENSINO SUPERIOR: ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS Documento
-
PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO CURRICULAR DA ÁREA DA SAÚDE: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E MODOS DE ATUAÇÃO Documento
-
REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AÇÕES DIRECIONADAS À PERMANÊNCIA E DIPLOMAÇÃO DO ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Documento
-
SER ARTISTA PROFESSOR: TRAMAS, IMAGINÁRIOS E POÉTICAS EM JOGO NOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO-FORMAÇÃO Documento
-
PROFESSOR VOLUNTÁRIO: O CICLO DA LONGEDOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
REPERCUSSÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
"INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS DECLARATIVOS E PROCEDIMENTAIS DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA /UFSM-RS Documento
-
"Se eu aprender, não vou ser um carro atolado no lugar": trajetórias escolares de jovens no percurso para a EJA Documento
-
(Auto)Formação com Musicais: O Descon(s/c)ertante Flautista e a Peça didática Diz que Sim de Bertolt Brecht Documento
-
(Im) Possibilidades da implementação da Terminalidade Específica na Educação Superior Documento
-
: DA GRADUAÇÃO A PÓS-GRADUAÇÃO: VALOR POTENCIAL DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL NA TRAJETORIA ACADÊMICA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA Documento
-
?ANDARILHANDO PELAS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS? PROCESSOS FORMATIVOS DE PESQUISADORAS EM EDUCAÇÃO - CLIO Documento
-
A APRENDIZAGEM DOCENTE DO PROFESSOR ORIENTADOR NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADOS EM CURSOS DE LICENCIATURA Documento
-
A Construção do Conhecimento Prático do Professor de Educação Física: um estudo de caso etnográfico Documento
-
A DIMENSÃO RELACIONAL DA ARTE DO PRESENTE E O PRESENTE DA PESQUISA SOBRE O ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Documento
-
A Dimensão do Trágico na Formação Docente pela Força Estético-Formativa do Testemunho Documento
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE: DA CULTURA AO BIOLÓGICO DA BIOLOGIA AO CULTURAL Documento
-
A ESCOLA GAÚCHA DE ACORDEOM: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E LEGADO DE ACORDEONISTAS EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS Documento
-
A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM/ENTRE/PARA OS BEBÊS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA GENEALOGIA DOS MODELOS DE FORMAÇÃO Documento
-
A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Maria Documento
-
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E NA PERSPECTIVA DOS SEUS DOCENTES PESQUISADORES Documento
-
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO COMO DESENCADEADORA DA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática Documento
-
A PRODUTIVIDADE DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COM A INCLUSÃO Documento
-
A Procura de Si no Espelho do Outro: compreendendo o adolescente com características de altas habiidades/superdotação Documento
-
A afetividade na formação de professores, nas licenciaturas, a partir do diálogo entre a Educação e o Direito Documento
-
A aprendizagem docente e a inclusão de cotista B em novos contextos na Universidade Documento
-
A constituição da docência na ambiência complexa dos Institutos Federais - construindo redes de [trans] formação docente Documento
-
A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática Documento
-
A emergência das políticas de educação bilingue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva Documento
-
A epistemologia da formação de professores de educação especial: Um professor plurivalente para ?dar conta da inclusão?? Documento
-
A escola regular contemporânea e o aluno surdo/ deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares Documento
-
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores Documento
-
AGORA É SAMBA! SABERES AFRO-PASSISTAGÓGICOS DE MULHERES GAÚCHAS Documento
-
ALMANACH. DA AVENTURA DA FORMAÇÃO DE UM DESENHISTA PROFESSOR Documento
-
AMBIÊNCIA AUTO(TRANS)FORMATIVA EM EDUCAÇÃO DIGITAL IMERSIVA: CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS PARA NOVAS COREOGRAFIAS NO ENSINO SUPERIOR. Documento
-
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA DOCÊNCIA VIRTUAL EM MÚSICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DA UAB Documento
-
AS (IM) POSSIBILIDADES DO ENSINO DA FILOSOFIA EM UM CURSO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR Documento
-
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS GAÚCHAS NO GOVERNO EDUARDO LEITE (2019-2021): UMA MANIFESTAÇÃO DA SUBSUNÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO AO CAPITAL. Documento
-
AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: RE-AD-MIRANDO A DOCÊNCIA E RE-SIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS Documento
-
Alfabetização de jovens e adultos e a consciência fonológica: um estudo sobre concepções de alfabetizadores Documento
-
Altas Habilidades e Terceira Idade: O Direito à Identificação. Documento
-
Antropofagia Cultural Brasileira e as práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal: contribuições ecologistas e interculturais para a Formação de Professores (as) Documento
-
Antropofagia e Ensino de Filosofia Africana e Afrobrasileira: uma lenta devoração Documento
-
Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais Documento
-
Aprendizangem docente das egressas dos cursos de Pedagogia: docência com a infância Documento
-
Arquitetura flexível e pedagogia ativa: um (des)encontro nas escolas de espaços abertos Documento
-
As Dores Emocionais na Docentes: Hermenêutica dos Processos Formativos na Autocompreensão de Professores Universitários Documento
-
As Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores no Brasil: Um Estudo de Caso na Rede Escolar Pública Estadual de Educação do Paraná e do Rio Grande do Sul Documento
-
As Práticas Escolares a partir do jornal Mundo Jovem, 1978-1988 Documento
-
As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada Documento
-
As políticas de governo no Rio Grande do Sul de 2015 a 2018 e as condições de trabalho pedagógico na rede pública estadual: movimento de continuidade do discurso sob a lógica do capital segundo posicionamento do CPERS/Sindicato Documento
-
Atividade de Estudo e a Autonomia no Processo de Produção da Pesquisa Documento
-
Auto(trans)formação com professoras e (re)organização curricular: desdobramentos e desafios da pedagogia da educação popular na escola pública Documento
-
Auto(trans)formação permanente com professoras: a escuta sensível e o olhar aguçado na do-discência com as turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM Documento
-
Autonomia Docente no Novo Ensino Médio: Possibilidades e Constrangimentos Documento
-
BIOGRAFIA MÚSICO-EDUCATIVA: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM MEIO À TEIA DA VIDA Documento
-
BIOLOGIA DO CONHECER (BC) E BIOLOGIA DO AMAR (BA): TRANSGRESSÕES EPISTÊMICO-TEÓRICO-METODOLÓGICAS E OS MOVIMENTOS AUTOTRANSFORMATIVOS DISCENTES-DOCENTES Documento
-
BIOPOLÍTICA E FORMAÇÃO: VIDA, EXCEÇÃO E PROFANAÇÃO NA EDUCAÇÃO Documento
-
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS Documento
-
COEXTENSIVIDADE: SOBRE AS NOÇÕES DE TEMPO NA EDUCAÇÃO Documento
-
CONSTITUINDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DETERMINANTES DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA Documento
-
CULTURA PROFISSIONAL E AS VIVÊNCIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DA SAÚDE Documento
-
Caminhar para "ri": o humor e imaginário na encruzilhada da formação de professores Documento
-
Cidadanias Precárias: Sujeitos Trans e Educação Documento
-
Clima Organizacional de Discentes e Servidores de Pós-Graduação de uma Instituição Pública de Ensino Superior Documento
-
Competências na formação docente: um olhar hermenêutico Documento
-
Complexidade e Reconhecimento: As Dinâmicas do Afeto e do Conflito na EaD Documento
-
Concepções sobre saúde e deficiência sob o prisma da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano Documento
-
Condições percebidas sobre a organização do trabalho docente e crenças de autoeficácia de professores do ensino médio Documento
-
Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL Documento
-
Construções como forma operatória do homem contemporâneo-análise da situação brasileira Documento
-
Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva Documento
-
Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a Educação Ambiental: um Olhar Intercultural sobre o Programa PIBID (UNISC) no Curso de Formação de Professores de Ciências Biológicas Documento
-
Corpo – Escrita no balé: Para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte Documento
-
Corpo-ateliê - Memórias performadas por um professor-artista Documento
-
Cotistas negros da UFSM e o mundo do trabalho Documento
-
Critérios multidimensionais da avaliação e suas implicações no processo de reconhecimento de cursos superiores em institutos e universidades federais Documento
-
DANÇA MODERNA E PILATES: UM ESTUDO SOBRE TRADIÇÃO, NARRAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Documento
-
DIALÉTICA DAS DISPUTAS: TRABALHO PEDAGÓGICO A SERVIÇO DA CLASSE TRABALHADORA? Documento
-
DIALÉTICA DOS SENTIDOS DE TRABALHO PEDAGÓGICO PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS Documento
-
DIALÉTICA E ANDRONORMATIVIDADE: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA GRAMÁTICA DO CAPITAL Documento
-
DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA UFSM: UMA ANÁLISE DIALÉTICA Documento
-
Da casa pra horta, da horta pra rua: processos educativos em práticas sociais em um território de remoção Documento
-
Desvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisa Documento
-
Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural Documento
-
EDUCAÇÃO E CATÁSTROFE: REPENSANDO A ESPIRITUALIDADE A PARTIR DE VIKTOR FRANKL Documento
-
EDUCAÇÃO MUSICAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TRILHAS FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA-ESTAGIÁRIA Documento
-
EDUCAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA MARISTA SANTA MARTA: PAPEL E CONSTITUIÇÃO DA(O) DOCENTE Documento
-
EFEITOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SURDEZ NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS Documento
-
EMERGÊNCIA DO DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DE RACIONALIDADE NEOLIBERAL Documento
-
Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultra Documento
-
Educação Escolar Indígena, Intercultura e Formação de Professores e Professoras. Documento
-
Educação e Barbárie: Formação de Professores na Prevenção a Catástrofes Documento
-
Entre consumidores e internautas: a outra face da crise do ensino médio no Brasil. Documento
-
Entre o visível e o enunciável em educação: o que pode uma docência que cava a si mesma? Documento
-
Escolarização da Música: por uma potência musical ativa Documento
-
Espelhamento e/ou Estranhamento? A Formação Cultural (Bildung) como o Outro da Pedagogia Documento
-
Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas Documento
-
FACCE: Um Framework para avaliar a Carga Cognitiva na Educação Documento
-
FAZENDO A DIFERENÇA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES INTEGRANTES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC Documento
-
FAZENDO MÚSICA JUNTOS: NARRATIVAS DE INTEGRANTES DO CONJUNTO DE FLAUTAS DOCES DA UERGS Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRELAÇAMENTOS EM UM PROCESSO FORMATIVO Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PROFISSIONAL, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: ANÁLISE DESCRITIVO DAS COMPETÊNCIAS E AS PROPOSTAS FORMATIVAS DE BRASIL E Documento
-
FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: CRITICIDADE E REFLEXIVIDADE NA PERSPECTIVA DAS RURALIDADES COMO ESPAÇOS CONECTIVOS Documento
-
FORMAÇÃO PERMANENTE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS NA/DA DOCÊNCIA INCLUSIVA Documento
-
FORMAÇÃO REPERTÓRIO E IMAGINÁRIOS DE DOCÊNCIA: GÊNERO E INTERSECCIONALIDADES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Documento
-
Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação. Documento
-
GERAÇÕES E HISTÓRIAS DE VIDA EM DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EM CLASSES MULTISSERIADAS: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
HISTÓRIA ORAL DE PROFESSORES DE TERAPIA OCUPACIONAL: TRÊS VIDAS, TRÊS HISTÓRIAS, QUATRO CANTOS DO BRASIL Documento
-
História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação Documento
-
IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO: NOS LABIRINTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
IMAGINÁRIOS, SABERES E FAZERES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS DO FORMADOR DE PROFESSORES Documento
-
INCLUSÃO EDUCACIONAL E AUTISMO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES Documento
-
INFÂNCIA, MÚSICA E EXPERIÊNCIA: FRAGMENTOS DO BRINCAR E DO MUSICAR Documento
-
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROFESSORES PRINCIPIANTES E A SUA AMBIÊNCIA (TRANS)FORMATIVA Documento
-
INTERCULTURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: Uma Realidade Efetiva ou Formal? Documento
-
INVENTO-ME: POTÊNCIAS DO DEVIR-CRIANÇA - UMA EDUCAÇÃO PELA FABULAÇÃO Documento
-
Inclusão de Estudantes Com Deficiência na Educação Superior: efeitos na docência universitária. Documento
-
Inovação educacional disruptiva mediada por recursos educacionais abertos (REA) na educação profissional e tecnológica (EPT) Documento
-
Investigação acerca da manifestação da Consciência Crítica no Estágio Supervisionado de Ensino Documento
-
Investigação-Ação na Formação dos Profissionais da Educação: redimensionando as atividades curriculares de ciências naturais no curso de Pedagogia Documento
-
LINHAS E NÓS NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - UM OLHAR PARA EDUCAÇÃO Documento
-
Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo Documento
-
MINHAS HISTÓRIAS LIDAS, VIVIDAS E INVENTADAS COM A PROFESSORA-POETA THEREZINHA LUCAS TUSI Documento
-
MOVIMENTOS DA ABEM PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: IMAGINÁRIOS SOCIAIS EM CONSTRUÇÃO PELAS NARRATIVAS DE PRESIDENTES Documento
-
MOVIMENTOS DA PROFESSORALIDADE UNIVERISTÁRIA: A TESSITURA DA DOCENCIA Documento
-
Memórias da Escola Nossa Senhora de Lourdes, RS: Narrativas da Experiência Educativa em uma Instituição Confessional Católica (1960- 1970) Documento
-
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COM PROFESSORAS SOBRE AS VIOLÊNCIAS E A EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO: “FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA” Documento
-
NARRATIVAS DE UM CAMINHAR PARA SI COM OS OUTROS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS INCLUSIVAS JUNTO A UM GRUPO DE ESTUDANTES DE MÚSICA Documento
-
Narrativas Religiosas no Ensino Supeior em Música: Uma Abordagem (Auto)Biográfica Documento
-
Narrativas de professores de flauta transversal e piano: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento Documento
-
Navegar é preciso, descolonizar-se não é preciso: contribuições da educação intercultural e da antropofagia cultural para a formação de professores Documento
-
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente Documento
-
O CEFD/UFSM na atribuição de sentidos à Educação Física Escolar Documento
-
O ESTÁGIO COMO ESPAÇOTEMPO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGO COM A HERMENÊUTICA GADAMERIANA Documento
-
O Grupo de Apoio aos Professores da Escola Pública -GAPEP- e a Cidadania sem Fronteiras Documento
-
O LUGAR DA POÉTICA NA DOCÊNCIA DE PROJETO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO. Documento
-
O PLANEJAMENTO COMO ORIENTADOR DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA Documento
-
O ambiente de potencial formação (APF) como mediação para a acessibilidade de estudantes com deficiência na educação superior a distância Documento
-
O direito à educação como Documento
-
O grupo operativo como dispositivo de aprendizagem docente na educação do ensino superior Documento
-
O olhar, o sentir, o lugar das crianças de 4 e 5 anos na vivência do jogo protagonizado na educação infantil Documento
-
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa Documento
-
OS MOVIMENTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO ORIENTADOR DE ATIVIDADE Documento
-
OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES COTISTAS AUTODECLARADOS PRETOS E PARDOS E OS CONTEXTOS EMERGENTES NA UFSM Documento
-
OS REFLEXOS, SIMBÓLICOS E IMAGÉTICOS, DO ESPELHO DE HÉRACLES EM NÓS: as (res)significações afloradas da (auto)reflexão sobre as trajetórias de formação docente Documento
-
OS SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL/RS Documento
-
Ofício de professor/a: a artesania da relação pedagógica escolar Documento
-
Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS Documento
-
Outras pedagogias, outras subjetividades: do dispositivo da inclusão escolar, um enunciado sobre as diferenças Documento
-
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS. Documento
-
PARA ONDE VAI VOZ QUE AINDA ECOA EM NÓS? A DIALÉTICA ALIENAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO NO TRABALHO DOS PROFESSRES Documento
-
PERCEPÇÕES NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR COMO FOCO DE ESTUDO Documento
-
PERCURSOS, FRAGMENTOS E ENCONTROS: SINGULARIDADES NA DOCÊNCIA Documento
-
PERFORMANCES JUVENIS NAS REDES SOCIAIS: O ONLINE COMO ENTRELUGAR DE ENCONTRO Documento
-
POLÍTICAS CURRICULARES: CONHECIMENTO EM DIÁSPORA Documento
-
PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDE PARA DOCENTES INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERLOCUÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA ÁREA E A APROPRIAÇÃO DE SER DOCENTE Documento
-
PROCESSO DE INCLUSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA SAÚDE OCUPACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A UFSM Documento
-
PROFEXANISMO: AS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS XAMÂNICO-GUARANÍTICAS NA AUTOFORMAÇÃO DE PESQUISADORAS EM EDUCAÇÃO Documento
-
Para uma crítica da educação e por uma compreensão da violência Documento
-
Pertença profissional, trabalho e sindicalização dos professores: mediações e contradições nos movimentos do capital Documento
-
Políticas avaliativas na Pós-Graduação brasileira: Uma hermenêutica docente Documento
-
Por uma Consciência Histórica: Narrativas Autobiográficas de Estudantes de História do Ensino Médio Documento
-
Por uma Sociologia da Suspensão: ensino de sociologia e relatos (auto)biográficos como dispositivo de formação Documento
-
Possíveis efeitos do conceito de cultura na produção do sujeito surdo e sua relação com o bilinguismo no processo de ensino e aprendizagem. Documento
-
Pós-modernidade, Política e Educação - a condição pós-moderna e suas implicações na construção de uma educação pós-moderna crítica - Documento
-
QUE EXPERIÊNCIAS MOTIVAM A ESCOLHA DA DOCÊNCIA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL? PERCURSOS DE AUTO(TRANS) FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS. Documento
-
RACIONALIDADE NEOLIBERAL E SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES Documento
-
REDIMENSIONAR O CORPO: BIOLOGICIDADE, RACIONALIDADE E PODER EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS Documento
-
RESISTÊNCIAS FRAGMENTADAS: OS SENTIDOS DO TRABALHO NAS (AUTO) BIOGRAFIAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
Reificação na prática docente: como a formação pode influenciar na prática professor do professor de Espanhol Documento
-
Relação família-escola: uma parceria para a inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação Documento
-
Residências Artísticas: lugares de encontro Documento
-
SABERES DA NÃO-VIOLENCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSOS AUTOCOMPOSITVOS COMO MEDIAÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
Ser formador e Ser professor sem álibis: o processo formativo de professores de Língua Inglesa Documento
-
Sistema municipal de ensino: arena de confluências, rupturas e desafios na democratização da educação Documento
-
Sobre atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o Pibid Artes Visuais\UFSM Documento
-
TEMPO DE TRABALHO E TRABALHO NO TEMPO: A DIALÉTICA DAS (DES)INTEGRAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PEDAGOGOS(AS) NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Documento
-
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES: APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE INCLUSÃO Documento
-
Teares formativos: teceduras entre as marcas de formação inicial e continuada de egressos do curso de Pedagogia/UFSM Documento
-
Tecido complexo formativo docente: repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos das licenciaturas Documento
-
UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS DIRECIONADAS AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A META-AVALIAÇÃO COMO PROCESSO Documento
-
UMA VIAGEM DE TREM PELAS INFÂNCIAS INSTITUCIONALIZADAS: PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições - Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? Documento
-
Uma possibilidade educacional do movimento humano (se-movimentar) no contexto do mundo da criança e da educação física escolar. Documento
-
VIVÊNCIAS CONSTITUTIVAS DO PROFESSOR-ORIENTADOR: ENTRE NARCISO E MINOTAURO, UM LEGADO E UMA DESPEDIDA. Documento
-
Violências na escola: juventudes e maquinaria capitalista no oeste catarinense Documento