cour_e3f0ab8f-1c42-4101-9094-0c0e49f95d45
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Multimodalidade e Letramento Visual: Uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Documento
-
?Vem jogar mais eu, mano meu: cartografando a capoeira na cidade de Camocim como jogo de linguagem e resistência negra? Documento
-
A legitimação discursivo-midiática da ameaça de golpe bolsonarista: um estudo de notícias veiculadas no portal R7.com à luz da análise de discurso crítica Documento
-
A AUDIODESCRIÇÃO NO TEATRO: UM ESTUDO SOBRE A LOCUÇÃO DE MIRALU E A LUNETA ENCANTADA. Documento
-
A CENA POLÍTICA BRASILEIRA AO REVÉS: ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO CARNAVALIZADO EM CHARGES POLÍTICAS DE VITOR TEIXEIRA DO CONTEXTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF AO GOVERNO DE MICHEL TEMER (2016-2018) Documento
-
A INFLUÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO E DA VELOCIDADE NA RECEPÇÃO DE LEGENDAS PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE). Documento
-
A INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE LINHAS E DA VELOCIDADE NO PROCESSAMENTO DE LEGENDAS POR SURDOS E OUVINTES: UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM RASTREADOR OCULAR Documento
-
A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: DE LEITORES EM FORMAÇÃO A FORMADORES DE LEITORES Documento
-
A Leitura e a atividade docente no ensino médio: reflexões, por meio da autoconfrontação, de um professor de LE de uma escola pública Documento
-
A WEBAULA À LUZ DA ESCRITA COLABORATIVA: ANÁLISE DE UMA PRODUÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL. Documento
-
ABORDAGEM TERMINOLÓGICA NAS VEREDAS TEÓRICAS DA ARGUMENTAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA VARIAÇÃO DENOMINATIVA Documento
-
ANÁLISE DA ATIVIDADE DE PROFESSORES DE FRANCÊS (FLE) E GESTOS DIDÁTICOS: IMPLICAÇÕES NA APROPRIAÇÃO DO MÉTIER DOCENTE Documento
-
ANÁLISE DIALÓGICA DA ATIVIDADE LINGUAGEIRA DE PROFESSORES FORMADORES DE LÍNGUAS INGLESA E ESPANHOLA: IMPLICAÇÕES DAS ABORDAGENS CLÍNICA E ERGONÔMICA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA SOB UMA PERSPECTIVA DIALÓGICO- DISCURSIVA. Documento
-
AS AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DA METALINGUÍSTICA: ANÁLISE ESTILÍSTICA DIALÓGICA DA PROPAGANDA SOCIAL DE ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL DE UMA CAMPANHA DO INSTITUTO LIBERTA Documento
-
AS INTERAÇÕES IMAGEM-TEXTO EM MATERIAL DIDÁTICO ONLINE PARA A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS Documento
-
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE TRADUTORES AUTOMÁTICOS ONLINE A EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E SUAS METÁFORAS CONCEITUAIS SUBJACENTES Documento
-
AVALIAÇÃO EM ROTEIROS DE AUDIODESCRIÇÃO DE ESCULTURAS: UMA DESCRIÇÃO BASEADA NO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE Documento
-
Análise de discurso crítica textualmente orientada do escândalo político midiático Documento
-
Análise de diálogos de autoconfrontação: relações dialógicas e transformação na atividade linguageira de estagiários de francês sobre a atividade docente Documento
-
Aspectos epistemológicos da sociocognição no discurso reflexivo de Clarice Lispector sobre o dizer: o malogro da voz e o esplendor de ter uma linguagem Documento
-
CARNAVAL E A VIDA POR CONTRABANDO SELVAGEM: A PRÁTICA DISCURSIVA ACADÊMICA DE DELEUZE E GUATARI Documento
-
CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE MENSAGENS DE CELULAR E O FAVORECIMENTO DE TRAÇOS DE TEXTSPEAK NOS SMS. Documento
-
CORPO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER COM SÍNDROME DE DOWN:ANÁLISE DIALÓGICO-METAFUNCIONAL DO GÊNERO FOTOGRAFIA NA EXPOSIÇÃO INSIDE OUT Documento
-
Caracterização de aspectos linguísticos e extralinguísticos em crianças com e sem queixa de transtornos da linguagem falada (TLF) Documento
-
Cartografia de letramentos de insurgência dos movimentos sociais da periferia: ?atravessando a rua? com o Programa de Extensão Viva a Palavra Documento
-
Concepção sociocognitiva de língua como elemento potencializador no processo de ensino-aprendizagem Documento
-
Crenças sobre o tratamento didático do texto literário através das TDIC no processo de formação de professores da UECE: um olhar etnográfico sobre disciplinas de estágio supervisionado em língua espanhola Documento
-
DESMISTIFICANDO A NEUTRALIDADE EM AD VIA SISTEMA DE AVALIATIVIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - DESCRITIVO SOBRE A ASSINATURA AVALIATIVA DO AUDIODESCRI TOR DE CURTAS DE TEMÁTICA LGBT Documento
-
EM TUDO ACHAI GRAÇA? UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO DISCURSO CARNAVALIZADO NA RECEPÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A VIDA DE JESUS NO CANAL PORTA DOS FUNDOS Documento
-
EMERGÊNCIA DE PADRÕES SILÁBICOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SEUS REFLEXOS NO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Documento
-
ESTUDO SOBRE A SUBCOMPETÊNCIA BILÍNGUE E A METARREFLEXÃO DE TRADUTORES EM FORMAÇÃO SOBRE QUESTÕES DE TESSITURA TEXTUAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA BASEADA NA LSF Documento
-
ESTUDOS GRAMATICAIS E SEMÂNTICOS DE EXPRESSÕES ESPACIAIS À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA Documento
-
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Documento
-
Edição e estudo do gênero alvará do século XVIII ao XXI no Ceará Documento
-
Escrita acadêmica e revisão textual: uma proposta teórico-metodológica para o ensino com base na escrita em pares e na revisão orientada à luz da Teoria Dialógica do Discurso Documento
-
Estudo filológico e linguístico de documentos do Ceará de 1763 a 1802: edições de textos e análise das colocações de base verbal Documento
-
FILOLOGIA E LINGUÍSTICA TEXTUAL EM DIÁLOGO: REVISITANDO UM CONFLITO ADMINISTRATIVO DO CEARÁ COLONIAL A PARTIR DA RECATEGORIZAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PARTICIPANTES DO EVENTO Documento
-
Formação docente e multimodalidade: (re)construindo saberes e práticas na escola pública. Documento
-
IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL PARA O INGLÊS (L2) POR MEIO DE REDE NEURAL ARTIFICIAL MLP. Documento
-
INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEITUALIZAÇÃO DE TRANSGÊNICOS: UM ESTUDO COM AMERICANOS E BRASILEIROS VIA MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS Documento
-
LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) ? UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO DA LEGENDAGEM DA CAMPANHA POLÍTICA Documento
-
LETRAMENTO ACADÊMICO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ESCRITA ACADÊMICA NA COMUNIDADE DISCURSIVA DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Documento
-
Legendagem de filmes em língua inglesa e portuguesa: análise dos parâmetros de segmentação e velocidade de legendas para ouvintes. Documento
-
Leitura e autismo: uma intervenção como foco na compreensão leitora Documento
-
Lexicografia e semiótica social: uma análise da representação, da composição visual e das relações texto-imagem nos dicionários escolares tipo 2 Documento
-
Linguagem, complexidade e formação de professores de língua materna: a constituição de comunidades de aprendizagem nas vivências de metatextos situados a partir de metodologias focadas na pesquisa Documento
-
Linguagem, corpo e subjetivação em Desperdiçando Rima, de Karina Buhr: uma pragmática do desperdício Documento
-
LÍNGUA(GEM) E CULTURA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DOS CAMPOS LEXICAIS DE VAQUEIROS DO CEARÁ Documento
-
MODA - UM DISCURSO QUE NOS CONSTITUI: análise crítica do discurso de moda como inventor do sujeito moderno Documento
-
Metáforas em Áreas Vulnerabilizadas: mapeando evidências necropolíticas em representações cognitivo-discursivas no contexto de pandemia Documento
-
O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E A PRÁTICA DOCENTE. Documento
-
O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente Documento
-
O METADISCURSO VISUAL E A MULTIMODALIDADE EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 2: UMA PESQUISA NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
O SUSPENSE NO AR: A INTEGRAÇÃO DA LOCUÇÃO AUDIODESCRITIVA E NARRAÇÃO VOICE-OVER DO FILME AMOR NO AR, CONSIDERANDO O GÊNERO FÍLMICO, O PAPEL DA VOZ E DA EXPRESSIVIDADE DA FALA Documento
-
O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Educação: uma investigação sociorretórica Documento
-
O jogo enunciativo da dêixis de memória em contos, crônicas e parábolas Documento
-
O metadiscurso visual e a multimodalidade em dicionários do tipo 2: uma pesquisa no contexto escolar Documento
-
POPULAR E TRADIÇÃO NA ESFERA ARTÍSTICO-MUSICAL: UMA ANÁLISE DIALÓGICA SOBRE HETERODISCURSO E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA OBRA DE JOÃO DO VALE Documento
-
PROBLEMAS DO CONSÓRCIO ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA/REALISMO CRÍTICO: DESCREVENDO OS CIRCUITOS E OS CURSOS DE AÇÃO PARA UMA ANÁLISE SÓCIO-CRÍTICA DO DISCURSO. Documento
-
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DA LOCUÇÃO NA AUDIODESCRIÇÃO DE FILMES: UMA CONTRIBUIÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE AUDIODESCRITORES Documento
-
PROPOSTA DE JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
PRÁTICA DISCURSIVA DE PROFESSORES E DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO HUMANA, SOCIEDADE E MAL-ESTAR NA ESCOLA Documento
-
PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURAS NA PERIFERIA DE FORTALEZA: CARTOGRAFIAS DO PROGRAMA VIVA A PALAVRA E DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DE INICIATIVA POPULAR Documento
-
Pragmática dos corpos militantes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Ceará Documento
-
Pragmática e Complexidade: análise de tensões corpóreo-discursivas no discurso de senadores (as) brasileiros (as) em homenagem ao dia internacional da mulher no contexto pós-impeachment Documento
-
RECATEGORIZAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS: A PRODUÇÃO (INTER)SUBJETIVA DE OBJETOS DE DISCURSO NO UNIVERSO DOS GRAFFITIS E A RECRIAÇÃO DA REALIDADE. Documento
-
Significação e Tema do signo ideológico ?cura? em narrativas autobiográficas: entre a performance de cuidado em saúde de educadores populares e as práticas integrativas e complementares Documento
-
TRAVESSIAS CARTOGRÁFICAS DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NÃO ESCOLARES DA JUVENTUDE DA PERIFERIA DE FORTALEZA: UMA VIVÊNCIA NO PROGRAMA VIVA A PALAVRA. Documento
-
TU E VOCÊ NO FALAR DE FORTALEZA-CE: variação e avaliação linguística Documento
-
UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE A RESPONSIVIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS BOM JESUS SUL, DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ. Documento
-
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CULTURAS DISCIPLINARES DA GRANDE ÁREA DA SAÚDE: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS SOCIORRETÓRICAS EM ARTIGOS ACADÊMICOS ORIGINAIS Documento
-
UMA GRAMÁTICA SOCIOCULTURAL DA PUBLICIDADE BRASILEIRA: JOGOS DE LINGUAGEM NO CONTINUUM DOS ATOS DE FALA CORTESES E DESCORTESES Documento
-
UMA PROPOSTA DE AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS DE BRUEGEL SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E DA SEMIÓTICA SOCIAL MULTIMODAL. Documento
-
UMA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS D?ALÉM MAR: produção, percepção e atitudes sobre os verbos existenciais no falar culto de Funchal e Fortaleza Documento
-
Um estudo do documento histórico Relação do Maranhão à luz da lexicologia: tomando lingoa do estado das cousas Documento
-
Uma proposta sistêmico-funcional de análise da organização temática de audiodescrições de filmes: um estudo baseado em corpus Documento
-
Validação de um protocolo de estimulação (meta)fonológica e fonografêmica para o desenvolvimento da escrita em crianças alfabetizandas Documento
-
Validação do Protocolo de Avaliação de Softwares Pedagógicos para Ensino de Língua Portuguesa: O Instrumento Sob o Olhar do Professor Documento
-
Variação e atitudes linguísticas na realização de fricativas no falar de Fortaleza-CE Documento
-
Variação na concordância verbal de 3ª pessoa do plural nos falares culto e popular de Fortaleza: um estudo variacionista Documento