LINGÜÍSTICA APLICADA
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO POEMA “O NAVIO NEGREIRO” COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Documento
-
"A importância da leitura na formação do professor de educação física" Documento
-
"Ensino-aprendizagem de Inglês para o controlador de tráfego aéreo brasileiro: em busca de novos rumos" Documento
-
"O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula" Documento
-
"Prepare seu coração pra historis que eu vou contar": Ditadura Militar de MPB e intertextualidade Documento
-
"Leitura e Interdisciplinaridade: formando leitores proficientes no Ensino Médio" Documento
-
"Prepare seu coração pra história que eu vou contar": Ditadura Militar, Festivais de MPB e Intertextualidade. Documento
-
(DES)ENCANTOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Documento
-
(Des)encantos do professor de língua na rede pública de ensino Documento
-
(Fatores que motivaram as escolhas docentes pelo trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais) Título Provisório Documento
-
(Re)criação de conto maravilhoso e refacção de texto: uma expansão de/para o livro didático Documento
-
(Re)sentimento e angústia : fios na tecitura das representações docentes acerca da formação continuada Documento
-
?INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS: uma análise das tarefas avaliativas nas disciplinas de gramática? Documento
-
?Office cidadão? - a didatização dos gêneros Currículo e Relatório na Educação Profissional Documento
-
?Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa ? Implicações na Formação do Professor? Documento
-
A APROPRIAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO PELO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DO AGIR DOCENTE Documento
-
A ARGUMENTAÇÃO NO TRIBUNAL DO JURI Documento
-
A ATIVIDADE DA AUTOBIOGRAFIA: PARA ALÉM DA ESCRITA DE SI, UMA ESCRITA DO OUTRO Documento
-
A AUTONOMIA DOCENTE Documento
-
A AVALIAÇÃO DO ENSINO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Documento
-
A Abordagem da Gramática em Material Didático do Ensino Médio Documento
-
A Ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da Leitura Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA MÍDIA TELEVISIVA E IMPRESSA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Documento
-
A Chamada Telefônica no Ensino-Aprendizagem do Espanhol Para Fins Específicos no Curso de Comércio Exterior Documento
-
A Construção do tema a partir de uma coletânea formada por diferentes genêros discursivos Documento
-
A Crítica de CD no Contexto Escolar Documento
-
A ESCRITA COLETIVA DO CONTO INFANTIL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES-CONTADORES DE HISTÓRIAS, COMO PROPOSTA PARA O LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ORALIDADE, LEITURA, COGNIÇÃO E AFETIVIDADE Documento
-
A FUNÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE COSNTITUIÇÃO SUBJETIVA Documento
-
A Folha Universal como instrumento de conquista da Igreja Universal do Reino de Deus Documento
-
A Folha Universal como instumento de conquista de igreja universal do Reino de Deus Documento
-
A INDISCIPLINA E AS RELAÇÕES DE PODER INSTITUCIONAL: uma disputa ideológica? Documento
-
A LEITURA CRÍTICA DE PROPAGANDAS TELEVISIVAS VETADAS E NÃO VETADAS PELO CONAR Documento
-
A LEITURA DA PROPAGANDA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
A LEITURA DO CONTO EM SALA DE AULA: SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DE LEITURA NA ESCOLA Documento
-
A LEITURA FORMADORA: DA RETENÇÃO DOS RECURSOS LINGÜÍSTICOS À CONSTRUÇÃO DA ORALIDADE Documento
-
A METÁFORA E A SOCIOINTERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO LEITOR CRÍTICO, NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
A Opção pelo Curso de Letras: Representações dos Alunos Ingressantes Documento
-
A TECNOLOGIA DIGITAL COMO MOTIVAÇÃO PARA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ASPECTOS FORMAIS DA LÍNGUA MATERNA Documento
-
A VANGUARDA TAUBATEANA: UM OLHAR SOBRE A LEITURA PEDAGÓGICA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Documento
-
A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo Documento
-
A aprendizagem de língua estrangeira a partir do gênero carta de solicitação de emprego Documento
-
A competência leitora nas avaliações institucionais Documento
-
A concordância verbal e a referenciação : possíveis interfaces no ensino da língua materna Documento
-
A construcão do cômico nas histórias em quadrinhos da revista chiclete com banana Documento
-
A construção da causalidade nos textos didáticos de História Documento
-
A construção da imagem do professor no discurso do próprio professor Documento
-
A construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública Documento
-
A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de Letras Documento
-
A construção do tema a partir de coletânea formada por textos de diferentes gêneros discursivos Documento
-
A decisão de ensinar (ou não) a gramática teórica: depimentos de professores de rede pública Documento
-
A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura Documento
-
A elaboração da sequência didática na formação de professores para o trabalho com gêneros textuais para crianças em processo de alfabetização Documento
-
A função referencial da linguagem na notícia em jornalismo impresso: marcas referenciais e não-referenciais Documento
-
A gramática na rede particular: representações docentes quanto ao ensino da língua materna Documento
-
A hegemonia sobre o discurso a respeito do funcionário público na sociedade brasileira Documento
-
A interatividade no site de redação "Letras & e-Artes: uma questão de comunicação Documento
-
A lamentação como interface da feminiidade: Análise do discurso de mulheres depoentes e de professoras Documento
-
A lamentação como interface da feminilidade: análise do discurso de professoras e de mulheres depoentes. Documento
-
A leitura como foco nas avaliações de Língua Portuguesa do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE Documento
-
A leitura da ironia no discurso jornalístico em perspectiva pragamático-discursiva Documento
-
A leitura da ironia no discurso jornalístico em perspectiva pragmático-discursiva Documento
-
A leitura da primeira página do jornal : uma contribuição à formação do leitor crítico Documento
-
A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura Documento
-
A leitura de propaganda impressa: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa Documento
-
A leitura de rótulo de produto alimantício na escola Documento
-
A leitura do cordel nas aulas de língua portuguesa no ensino médio Documento
-
A leitura na construção identitária de alunos de EJA Documento
-
A linguagem docente na construção conjunta de leitura em Inglês Documento
-
A linguagem na construção das representações de cultura brasileira e do brasileiro em aulas particulares e individuais de português como língua estrangeira Documento
-
A linguagem publicitária no meio rádio: AM/FM no Vale do Paraíba Documento
-
A linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido nas capas da revista Geração JC Documento
-
A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente Documento
-
A oralidade na Educação Infantil: propostas lúdicas para o desenvolvimento de competências linguísticas Documento
-
A percepção sintática de acadêmicos do curso de Letras no gênero discursivo resenha Documento
-
A pontuação e os efeitos de sentido : um estudo sob o viés Bakhtiniano Documento
-
A primeira página de jornal em atividades de leitura no ensino de Língua Espanhola. Documento
-
A prática da leitura da propaganda impressa na formação continuada do professor de Língua Portuguesa Documento
-
A reportagem de capa dos suplementos Estadinho e Folhinha: A construção da discursividade infantil Documento
-
A representação do tutor presencial sobre si : uma identidade holográfica Documento
-
A sequência didática como estratégia de ensino para a formação de professores: da teoria à prática. Documento
-
A tecnologia digital como motivação para o ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa Documento
-
A transferência em sala de aula: os efeitos na aquisição de L2 em contexto de imersão Documento
-
A transposição didática da proposta dos PCN de Língua Portuguesa: os gêneros discursuvos Documento
-
A transposição didática dos conteúdos dos PCN na produção textual escrita Documento
-
A utilização de jogos pedagógicos como uma estratégia de motivação para o aluno aprender a língua inglesa no ensino fundamental Documento
-
AFETIVIDADE E COGNIÇÃO: lembranças de professores do ensino fundamental de suas experiências da leitura de obras literárias Documento
-
AMBIENTE VIRTUAL GAMIFICADO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO LETRAMENTO DIGITAL Documento
-
ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBO-ÁUDIO-VISUAL DE DUAS PROPAGANDAS INFANTIS COMO PROPOSTA DE LEITURA. Documento
-
ANÁLISE DE CAPA DE REVISTA: SUBSÍDIO AO ENSINO DE LEITURA DA LÍNGUA MATERNA Documento
-
ANÁLISE DE NECESSIDADES: planejamento de um curso de Inglês para Fins Específicos para o Ensino Técnico de Informática. Documento
-
ANÁLISE DE SÉRIES POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E TRANSMIDIÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS VEICULADOS NAS REDES SOCIAIS: ASPECTOS VERBO-VISUAIS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO Documento
-
APRENDENDO INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: uma pesquisa-ação de aplicação e análise de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II Documento
-
AS PRÁTICAS NEOLIBERAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA Documento
-
AS QUESTÕES E OS GÊNEROS DISCURSIVOS DA PROVA DE LINGUA INGLESA DO PROCESSO SELETIVO DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UEMA Documento
-
ATIVIDADES DE PRONÚNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS AERONÁUTICO: reflexões sob o prisma de falantes de português brasileiro. Documento
-
ATIVIDADES PARA A COMPREENSÃO DA METÁFORA GRAMATICAL: Uma contribuição para a formação do leitor Documento
-
Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa Documento
-
Análise de Necessidades para um curso de inglês para fins específicos na área de computação Documento
-
Análise de capas de revista como subsídio ao ensino da Língua Materna Documento
-
Análise de imagens no livro didático Aviation English: uma contextualização para o ensino de ESP para controladores de tráfico aéreo pré-serviço brasileiros Documento
-
Análise interpretativa das representações sobre professores de inglês da rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba Documento
-
Aplicativo ABA: considerações sobre atividades e aspectos tecnológicos. Documento
-
Aprendendo sobre o a aprendizagem de língua inglesa: uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7a série do Ensino Fundamental Documento
-
Argumentatividade e gêneros discursivo:um estudo das expressões anafôricas na crônica jornalística Documento
-
As Escolhas Discursivas do professor de Língua Espanhola na construção da aprendizagem dos alunos de Letras Documento
-
As formas do silêncio em um material didático de inglês para fins militares Documento
-
As narrativas transmidiáticas no ensino médio: da leitura crítica da obra O Bem Amado à produção textual Documento
-
As principais dificuldades docentes no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Documento
-
As representações do professor em capas de revistas destinadas ao profissional de educação Documento
-
As representações sobre o professor de inglês em um curso superior de tecnologia em hotelaria:papéis,ações e comnhecimento Documento
-
Aspectos Conversacionais no telejornalismo: relações interpessoais na/ pela linguagem televisiva Documento
-
Atividades de Leitura no ensino de Língua Inglesa:uma análise no livro didático Documento
-
Atividades de storytelling como apoio ao livro didático de língua inglesa para o 6o. ano do ensino fundamental Documento
-
Auto da Compadecida: do livro para as tela de cinema Documento
-
Autobilografia como instumento de reflexão crítica Documento
-
Autobiografia como objeto a: o impossível a se saber. Documento
-
Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior Documento
-
Autobiografia e subjetividade: análise do discurso de alunos de curso normal susperior Documento
-
Autobiografias de ubatubanos e ubatubenses e o silenciamento da cultura caiçara: uma análise discursiva dos textos de alunos da EJA Documento
-
Autobiografias de ubatubanos e ubatubenses: uma análise discursiva dos textos de alunos da EJA Documento
-
BREVE DISCUSSÃO SOBRE SITES EDUCACIONAIS COMO SUBSÍDIOS PARA O PROFESSOR EM SALA DE AULA Documento
-
Biopolítica do corpo consumidor : uma análise discursiva de anúncios de oportunidade Documento
-
CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES DE LEITURA DA COLEÇÃO DIDÁTICA "PORTUGUÊS LINGUAGENS" DE 6º AO 9ºANOS Documento
-
CONSIDERAÇÕES SOBRE A MANIPULAÇÃO DA LOUSA DIGITAL EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO. Documento
-
Características das provas de Língua Portuguesa aplicadas ao 6º ano de uma Rede Municipal de Ensino. Documento
-
Características de narrativas em inglês de crianças do Ensino Fundamental I a partir da Linguística Sistêmico-Funcional Documento
-
Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação Documento
-
Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio Documento
-
Comunid@de virtu@l : uma análise lingüístico discursiva do scrapbook Documento
-
Concepções e práticas relatadas sobre leitura de professores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Taubaté Documento
-
Concepções e práticas relatadas sobre leitura de professores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Taubaté" Documento
-
Conscientização linguística e profissional para o controlador de tráfego aéreo: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de língua inglesa baseada em tarefas. Documento
-
Constituição identitária do sujeito-aluno: angústias e expectativas pela conquista de uma vaga na universidade Documento
-
Contradiçãoes e encontros em autobiografias: marcas lingüísticas na formação identitária do professor de leitura em língua materna Documento
-
Contradições e conflitos no/do processo de ensino e aprendizagem de línguas da educação de jovens e adultos - EJA Documento
-
Contradições e encontros em autobiografias: marcas lingüísticas na formação identitária do professor de leitura em Língua Materna. Documento
-
Critica de Games: da caracterização à leitura e produção em sala de aula Documento
-
Critérios de Seleção de Unidades Didáticas para o Ensino de Inglês para o Ensino Fundamental em Discussão Documento
-
Critérios de avaliação de livro didático para o ensino-aprendizagem de inglês para controladores de tráfego aéreo brasileiros : uma proposta de checklist Documento
-
Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão Documento
-
Crítica de cinema na leitura e produção escrita no ensino fundamental Documento
-
Crônica, teatro-imagem e fotocrônica : motivação, procedimentos de leitura e letramento ideológico em ensino-aprendizagem Documento
-
Crônica, teatro-imagem e fotocrônica: motivação, procedimentos de leitura e letramento ideológico em ensino-apredizagem Documento
-
DISCURSO PERSUASIVO NA PROPAGANDA SOCIAL: uma análise da linguagem verbo-visual Documento
-
Das bancas de jornal à sala de aula:inserção do gênero história em quadrinhos e o professo de Letramento Documento
-
De professor a coordenador:uma avaliaçãocrítica da atuação profissional Documento
-
Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula Documento
-
Desenvolvimento das capacidades linguageiras de adolescentes em condição de vulnerabilidade. Documento
-
Desenvolvimento de Sequência Didatica para a Produção Textual Escrita do Gênero Artigo de Opinião na Rede Social Facebook. Documento
-
Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio Documento
-
Desenvolvimento de estratégias de compreensão das ideias principais do texto por meio de pesquisa-ação com alunos do 8º ano. Documento
-
Desenvolvimento de habilidades de leitura de questões discursivas de provas no ensino superior Documento
-
Diretrizes para orientar a formulação de políticas públicas pautadas na metodologia de desenvolvimento local sustentável adotada pela Universidad Agraria de La Habana Documento
-
Disciplina pedagógica como ferramenta para a formação específica (leitura e produção textual) do professor de língua materna Documento
-
Disciplina pedagógica como ferrementa para a formação específica (leitura e produção textual) do professor de língua materna Documento
-
Discurso e sujeito : a representação do ensino público nos textos dos alunos de ensino médio Documento
-
Discurso sobre oralidade padrão em Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio Documento
-
Do amor do Outro ao novo amor: efeitos da escrita de diários pessoais de adolescentes em situação de acolhimento Documento
-
Do conto ao reconto:a magia dos contos de fadas na formação de leitores da educação infantil Documento
-
Do roteiro à poltrona : o mega-gênero discursivo teledramaturgia Documento
-
Documentos Oficiais do Governo e suas contribuições para a formação docente dos alunos de um curso de Letras - Português/Inglês Documento
-
Dos documentos oficiais à sala de aula : uma proposta para a leitura de fruição no ensino médio Documento
-
EFEITOS DE SENTIDO LEGITIMADORES DO DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIALEFEITOS DE SENTIDO LEGITIMADORES DO DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Documento
-
EMBATES IDENTITÁRIOS: os sentidos de dominação e resistência no discurso dos sujeitos de uma comunidade quilombola do Pará Documento
-
ENCICLOPÉDIA VIRTUAL:UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA WIKIPÉDIA Documento
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DOS GÊNEROS ANÚNCIO DE EMPREGO E CURRICULUM VITAE: Percepções dos alunos e transformações na aprendizagem Documento
-
ESCRITA E MARGINALIDADE: O (DES)VELAMENTO DO DISCURSO DE ALUNO DE NÍVEL DE ENSINO MÉDIO Documento
-
ESTUDO SOBRE OS VLOGS: uma proposta de formação de professores para a produção de sentidos no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental Documento
-
Efeitos de sentido legitimadores do discurso da Responsabilidade Social Documento
-
Eleição presidencial 2006: análise discursiva dos jornais impressos Folha de São Paulo e O Globo Documento
-
Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica Documento
-
Enciclopédia Virtual: uma análise discursiva da Wikipédia Documento
-
Enfoque dialógico e análise da linguagem na ATPC : formação continuada do professor na escola Documento
-
Ensinando e aprendendo inglês a partir de narrativas à luz da Linguística Sistêmico-Funcional Documento
-
Ensinar Português é ensinar gramática? As expectativas de pais e de alunos Documento
-
Ensinar português é ensinar gramática? As espectativas de pais e alunos Documento
-
Ensino de Literatura: uma análise do material didático da educação pública paulista Documento
-
Ensino de gênero textual abstract para trabalhos de conclusão de curso Documento
-
Ensino de inglês em escola pública : uma proposta dialética e comunicativa Documento
-
Ensino e aprendizagem de inglês a partir dos gêneros anúncio de emprego e curriculum vitae Documento
-
Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC). Documento
-
Entre causos e contos : gêneros discursivos da tradição oral numa perspectiva transversal para trabalhar a oralidade, a escrita e a construção da subjetividade na interface entre a escola e a cultura popular Documento
-
Escrita de diário e subjetividade: análise do discurso de adolescentes sobre sexualidade. Documento
-
Escrita de relatórios de estágio em psicologia clínica : a insurgência do (o)utro no cuidado do outro Documento
-
Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio Documento
-
Escrita e virtualidade : subjetividade no/pelo discurso do amor Documento
-
Escritura de si e formação docente: (des)construções identitárias Documento
-
Esse estranho que é muito familiar: a heterogeneidade de uma professora de Inglês (LE) em relação à leitura Documento
-
Esse estranho que é tão familiar: a heterogeneidade de uma professora de ingles em relação à leitura Documento
-
Evento dialógico: estratégia transdisciplinar aplicada ao terceiro ano do Ensino Médio Documento
-
FLOW E MOTIVAÇÃO EM UMA DISCIPLINA GAMIFICADA DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PSICANÁLISE: EFEITOS DA TRANSFERÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Documento
-
FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR: desenvolvimento de novas práticas do ensino de literatura Infantil pelo gênero catálogo Documento
-
Formados, mas analfabetos: o paradoxo da política de (ex) incusão e a consturuição da subjetividade dos formandos Documento
-
Formas nominais referenciais e sua função de construção das principais personagens de Inocência Documento
-
Formação Continuada em Língua Portuguesa: Contribuição para competência leitora de alunos da Educação Básica Documento
-
Formação continuada de professores de Língua Inglesa por meio da Internet: análise das interações do gênero forum Documento
-
Formação de Professores por intermédio da mídia digital: uma análise linguístico-discursiva do gênero fórum Documento
-
GOOGLE SALA DE AULA: uma alternativa de superação da distância transacional para o ensino online de língua inglesa Documento
-
GÊNEROS DISCURSIVOS NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PROPOSTA DE SEQÜÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NO GÊNERO NOTÍCIA DE SEÇÃO DE FATOS DIVERSOS Documento
-
Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância Documento
-
Gêneros discursivos no Ensino Médio: formação continuada do professor de Língua Portuguesa Documento
-
Gêneros textuais: uma contribuição para o ensino de Língua Espanhola para brasileiros Documento
-
HABILIDADES DE LEITURA PARA O 5º ANO A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL:da teoria à prática Documento
-
HETEROGENEIDADE(S) ENUNCIATIVA(S): relações dialógicas no documento Modelo Pedagógico Senac-2018 Documento
-
Habilidades de Leitura para o 5º ano a partir da matriz de referência da Prova Brasil : da teoria à prática Documento
-
Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática Documento
-
INDISCIPLINA E RESPONSABILIZAÇÃO:por uma formação ética de professores Documento
-
INTERCULTURALIDADE, INTERNET E O ENSINO DA ESCRITA EM ESPANHOL Documento
-
Imprensa e Poder: Resistências Possíveis? - Uma Análise discursiva das vozes do MST no jornal O Estado de São Paulo Documento
-
Indisciplina e responsabilização: por uma formação ética de professores. Documento
-
Interação em sala de aula de Literatura : vozes leitoras e produtoras de sentido Documento
-
Interculturalidade, internet e o ensino da escrita em espanhol : mescla e aprendizagem Documento
-
Interpretações do Trabalho do Professor de Educação Infantil em Textos para e sobre esse Profissional. Documento
-
LEITURA, FAMÍLIA E SUBJETIVAÇÃO Documento
-
LINGUAGEM AUTOBIOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: de falante nativa a educadora. Documento
-
Leitura colaborativa em prosa literária clássica por adolescentes contemporâneos: impacto cultural e crenças Documento
-
Leitura de artigos científicos em inglês: elaboração e aplicação de unidade didática. Documento
-
Leitura de fábulas e escrita : um percurso de subjetivação ética do aluno-professor Documento
-
Leitura de poesias no ensino fundamental Documento
-
Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental Documento
-
Leitura e Produção Escrita de Reportagem no Ensino Fundamental Documento
-
Leitura e o Processo Inferencial na Compreensão de Textos do Gênero Discursivo ?Conto Popular na Amazônia Paraense? Documento
-
Leitura e processo inferencial na compreensão de textos do gênero discursivo contos populares da Amazônia Paraense Documento
-
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no Supletivo de Ensino Médio Documento
-
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio Documento
-
Leitura e produção de minicontos em aulas de Língua Portuguesa Documento
-
Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva Documento
-
Leituras de reportagem : atividades para aulas de língua portugesa Documento
-
Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores Documento
-
Linguagem Publicitária no Rádio AM/FM no Vale do Paraíba Documento
-
Linguagem autobiográfica na consstrução da identidade: de falante nativa a educadora Documento
-
Linguagem e jornalismo na rádio convencional, rádio online e webrádio: uma reflexão do discurso radiofônico no ciberespaço Documento
-
Literatura e construção de valores no ensino médio: uma proposta transdisciplinar de ensino a partir da temática amorosa Documento
-
Literatura para alunos do 4o. ciclo de Ensino Fundamental de escola pública de periferia do município de São Sebastião: microcosmo da consciência humana Documento
-
Ludicidade e motivação no ensino de Língua Espanhol: uma experiência na AMAN Documento
-
LÍNGUA MATERNA, (IN) DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO: UMA HISTÓRIA DE (DES) AMOR. Documento
-
Língua francesa : lugar à margem na constituição da subjetividade do aprendiz do sexo masculino Documento
-
Língua francesa: lugar à margem na constituição da subjetividade do aprendiz do sexo marculino Documento
-
MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS E VIRTUAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA COM BASE NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA DO ESTADO DE SÃO PAULO Documento
-
MEMES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA Documento
-
MOTIVAÇÃO, AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM UM PROCESSO GAMIFICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO: Estratégias de leitura de texto literário em diálogo de linguagens. Documento
-
Manchetes e lides na sala de aula: uam proposta alternativa de ensino de leitura Documento
-
Marcela Temer nas charges : dialogismo e construção de sentidos Documento
-
Metáforas conceptuais em propagandas de revistas femininas Documento
-
Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos Documento
-
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores Documento
-
Motivação para aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira em turmas de Ensino Médio Documento
-
Mulheres acadêmicas e a arquitetura do discurso. 2018. Documento
-
Multiletramento e dialogismo: caminhos possíveis para a leitura e para a produção de memes no Ensino Fundamental I Documento
-
Multiletramentos nos cadernos do aluno e do professor na rede pública do Estado de São Paulo Documento
-
Mídia-Educação: e as relações de poder-saber. Uma análise discursiva da telenovela Malhação Documento
-
NORMA-PADRÃO, PRAZER OU NECESSIDADE? representações discentes sobre a norma-padrão Documento
-
NOVOS CAMINHOS PARA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS INGLÊS 2 E INGLÊS 3 DO CURSO DE FORMAÇÃO DE CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO MILITARES Documento
-
Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento Documento
-
Narração esportiva no rádio : subjetividade e singularidade do narrador Documento
-
Narração esportiva: subjetivivdade e singularidade do narrador Documento
-
Nelson Rodrigues: literatura, mas ordinária Documento
-
Novas Perspectivas Para o Ensino da Língua inglesa no Curso de Engenharia Documento
-
Novos caminhos para o conteúdo programático das disciplinas Inglês 2 e Inglês 3 do Curso de Formação de Controladores de Tráfego Aério Militares Documento
-
O (in)sucesso na língua do outro: entre o querer e o desejar Documento
-
O Desenvolvimento do Senso Crítico na Leitura de Propagandas Sobre Complementos Alimentares Documento
-
O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ACORDO COM OS PCNEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Documento
-
O ENSINO DE ALGUNS TÓPICOS DA GRAMÁTICA PELOS QUADRINHOS Documento
-
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA REVELADO NO DIZER DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PAULISTA Documento
-
O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral Documento
-
O Ensino da escrita representado em textos produzidos por professores após um processo de formação continuada Documento
-
O Ensino de Leitura e Produção Escrita do Conto de Aventura no 6º ano do Ensino Fundamental Documento
-
O Exercício do Pensamento Crítico na Leitura de Fake News Documento
-
O GÊNERO DISCURSIVO CONTO FANTÁSTICO NO PROCESSO SOCIOCOGNITIVO DE LEITURA E ESCRITA Documento
-
O Gênero miniconto em atividades de leitura Documento
-
O Imaginário discursivo veiculado pelos PCN: representações do professor de Língua Materna Documento
-
O RAP na mídia: discurso de resistência? Documento
-
O TRABALHO DOCENTE REPRESENTADO EM TEXTOS PRESCRITIVOS: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Documento
-
O TWITTER COMO UM NOVO GÊNERO DIGITAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEXTUAL E DISCURSIVA DO GÊNERO LITERÁRIO MICROCONTO Documento
-
O Telecurso 2000 e a abordagem do gênero discursivo relatório Documento
-
O Telecurso 2000 e a abordagem do gênero discursivo relatório Documento
-
O Trabalho docente representado em textos prescritivos: uma análise dos Contéudos Básicos Comuns de Língua Estrangeira Documento
-
O USO DO CINEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: estratégias lúdicas para o letramento Documento
-
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil Documento
-
O conhecimento prévio na leitura de propaganda Documento
-
O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola Documento
-
O diário de aprendizagem como instrumento revelador do processo de construção identitária de futuros sargentos enquanto leitores e produtores de textos em sua formação inicial Documento
-
O ensino da produção escrita de acordo com os PCNEM e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Documento
-
O estilo de Eliane Brum na reportagem "Os vampiros da realidade só matam pobres": uma perspectiva bakhtiniana s Documento
-
O gênero discursivo reportagem nas aulas de leitura Documento
-
O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula Documento
-
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo Documento
-
O jornal, as concepções do professor e a prática: novos rumos. Documento
-
O lúdico como proposta transdisciplinar para o ensino da gram´tica normativa pelo computador Documento
-
O papel das Inferências em avaliações do SARESP de Língua Portuguesa Documento
-
O papel das anáforas encapsuladoras na produção textual: da teoria à prática pedagógica Documento
-
O papel do conhecimento prévio na elaboração de resumos Documento
-
O perfil dos alunos de um curso de Letras: Investigando as representações de futuros professores de inglês Documento
-
O que dizem os professores quanto às suas dificuldades sobre os aspectos formais da língua portuguesa. Documento
-
O uso da língua inglesa no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP de Guarulhos na visão de professores e de alunos concluintes. Documento
-
O uso da língua materna na aprendizagem da línguaestrangeira: as perspectivas do aluno e do professor Documento
-
O uso de fotografia para o ensino de produção escrita de textos em prosa no gênero crônica Documento
-
O uso do cinema no Ensino Fundamental I : estratégias lúdicas para o letramento Documento
-
Orientação didática de leitura em Inglês : análise de uma unidade didática Documento
-
Os atravessamentos ideológicos do movimento escola sem partido Documento
-
Os gêneros tira e conto como instrumentos didáticos no desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do 6º ano do ensino fundamental Documento
-
Os novos personagens de Maurício de Sousa e a (con)formação da subjetividade do aluno-leitor Documento
-
Os recursos tecnológicos como instrumento motivador e mediador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Documento
-
Os sentidos da pontuação: Um estudo com os alunos do ensino médio de uma escola pública paulista Documento
-
Os textos jornalísticos e a formação do aluno leitor Documento
-
POSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE LICENCIADOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE LICENCIATURA PLENA PARCELADA PORTUGUÊS/INGLÊS Documento
-
PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: Mecanismos de textualização em artigo de opinião produzido por alunos do Ensino Médio Documento
-
PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: EMBATE DOS (INTER) LOCUTORES Documento
-
Percepção dos professores de Ensino Médio de várias disciplinas sobre as suas aulas de leitura Documento
-
Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica. Documento
-
Plataforma online currículo+ : recursos tecnológicos digitais para o ensino de Língua Portuguesa Documento
-
Poesia e Pintura: sementes para a formação do leitor na Educação Infantil Documento
-
Poesia: um jogo de revelações e encantamento na formação de leitores do Ciclo I do Ensino Fundamental Documento
-
Política Educacional, Saresp e discurso de professores: vozes constituídas e constituintes de um sistema e a subjetividade dos professores Documento
-
Posições subjetivas de Licenciados Egressos do Programa de Licenciamento Plena Parcelada Português/Inglês Documento
-
Primeiras damas presidenciais brasileiras: construção verbo-visual pela revista Veja Documento
-
Processo e produção do infográfico em sala de aula Documento
-
Processos de construção colaborativa da argumentação no gênero Fórum em ambiente de aprendizagem a distância. Documento
-
Produção escrita nas aulas de língua inglesa em uma escola da rede pública : uma pesquisa-ação de aplicação e análise de uma unidade didática desenvolvida em um blog Documento
-
Professor no mundo hipermoderno : atuação de professores de português em blogs Documento
-
Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor Documento
-
Professores e suas provas: Concepções de Letramento na Formação de Professores Documento
-
Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo Documento
-
Proposta Interdisciplinar para o trabalho com a poesia de Thiago de Mello no Ensino Médio Documento
-
Proposta de leitura de gêneros jornalísticos no "Guia do Estudante - Atualidades Vestibular" e na "Revista do Professor" Documento
-
Proposta de sequência didática de leitura do gênero discursivo quadra popular Documento
-
Proposta de sequência didática de evolução da enfermagem no Ensino Médio Documento
-
Proposta de uma sequencia didática para o desenvolvimento de capacidades de linguagem para reescrita de um conto com alunos surdos do 4º e 3º ano Documento
-
Práticas de produção escrita em espanhol no curso de Letras para a progressão de níveis de referência Documento
-
Quem chegar por último é a mulher do padre: Relações de gênero nos Planos de Educação de 2014 Documento
-
REFLEXÃO SOBRE OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS VEICULADOS NO YOUTUBE E SUA IMPORTÂNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
REPRESENTAÇÕES DA LÍNGUA INGLESA: ENTRE A INCOMPLETUDE DO FAZER POSSÍVEL E A FALTA DO FAZER IDEAL Documento
-
REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA E ESCRITA DE SI: SUBJETIVIDADES DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
REVISTA CAPRICHO ONTEM E HOJE: uma análise bakhtiniana. Documento
-
Recursos argumentativos: um estudo sobre exercícios de interpretação de textos em um livro didático do ensino médio Documento
-
Redação de Vestibular: para além de uma prova, a escrita de si e os efeitos dos comentários do corretor de textos Documento
-
Redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): uma análise bakhtiniana Documento
-
Reflexões sobre o uso do sistema apostilado de ensino: o que dizem os professores de uma escola de rede particular Documento
-
Relação poder-saber no/pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros e os modos de subjetivação de professores Documento
-
Relações Midiáticas: do blog a uma (re)leitura da escrita na construção da aprendizagem Documento
-
Relações imaginárias quanto à gramática teórica: o discurso de integrantes de um projeto educacional público Documento
-
Representações da Língua Inglesa: entre a incompletude do fazer possível e a falta do fazer ideal Documento
-
Representações de Escola, por alunos evadidos, reinscritos em turmas de Jovens e Adultos (EJA) Documento
-
Representações de língua portuguesa construídas pela imprensa: estudo da polêmica em torno do livro Por uma vida melhor. Documento
-
Representações do feminino no canal do YouTube de Paloma Cipriano Documento
-
Representações do tutor sob a ótica dos alunos da graduação a distância. Documento
-
Representações docentes acerca do diretor "ideal" de escola pública Documento
-
Representações docentes quanto ao ensino da gramática : uma pesquisa entre professores do ensino fundamental Documento
-
Representações docentes sobre o papel da afetividade no ensino técnico. Documento
-
Representações sobre ensinar e aprender inglês em uma empresa do Vale do Paraíba: papéis, ações e competências dos professores Documento
-
Representações sobre ensinar e aprender inglês no contexto empresarial do Vale do Paraíba:Papeis e competência dos professores. Documento
-
Requisitos para a leitura do enunciado da prova de redação de vestibulares Documento
-
Revista VEJA em sala de aula:uma proposta de leitura Documento
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA Documento
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL CONSTRUÍDA A PARTIR DA SÉRIE COLETIVANDO Documento
-
SUBJETIVIDADE DO APRENDIZ DE SEGUNDA LÍNGUA: singularidades no processo de aprendizagem Documento
-
Scrapbooks: retratos da vivência escolar como forma de motivação para o ensino-aprendizagem de língua inglesa Documento
-
Sessões Formativas de Língua Inglesa: Arquétipos Agentivos Documento
-
Silenciamentos sobre diversidade sexual e de gênero em materiais midiáticos Documento
-
Subjetivação do aluno concluinte do Ensino Médio diante das práticas avaliativas Documento
-
Subjetividade e Discurso: Um estudo da linguagem no telejornalismo Documento
-
Subsídios para o trabalho com o gênero discursivo redação do Enem Documento
-
Surge uma estrela: uma proposta de leitura verbo-visual da "Turma da Mônica Jovem" Documento
-
Textos que circulam na esfera digital presentes em livro didático de língua portuguesa : uma questão de gênero Documento
-
Tiras jornalísticas & ensino : estratégias de leitura do texto icônico-verbal Documento
-
Twitter e facebook em sala de aula : possibilidades didático-pedagógicas para o professor em formação Documento
-
UM ESTUDO SOBRE PLATAFORMA ?ESCOLA DIGITAL? Documento
-
UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA PARA PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL Documento
-
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE BAKHTINIANA DO AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA E SUA ADAPTAÇÃO TELEVISIVA Documento
-
UMA PROPOSTA DE LEITURA DIALÓGICA DA LINGUAGEM VERBOVISUAL DE GÊNEROS OPINATIVOS DA MÍDIA IMPRESSA Documento
-
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS DE TEXTOS RELIGIOSOS Documento
-
Um Caminho na Formação do Leitor Proficiente no Gênero Discursivo Notícia da Área de Compoutação Documento
-
Um estudo dos marcadores conversacionais no discurso da criança de cinco anos e seis meses Documento
-
Um olhar docente sobre as ações efetivas no ciclo de alfabetização Documento
-
Um olhar sobre as situações de aprendizagem de Língua Portuguesa no Caderno do Professor da 3ª série do Ensino Médio: possibilidades de uso de recursos da Web 2.0 Documento
-
Um sexto sentido maior que a razão : um olhar bakhtiniano sobre o universo feminino na obra de Rita Lee Documento
-
Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares Documento
-
Uma análise discursivista sobre os discursos da (in)exclusão Documento
-
Uma análise do livro didático LITERATURA BRASILEIRA: tempos leitores e leituras, no tópico Trovadorismo e algumas sugestões de aplicação Documento
-
Uma proposta de leitura da linguagem verbo-visual: relações dialógicas em uma capa e respctiva reportagem da revista veja Documento
-
Uma proposta de sequência didática educomunicativa: produção de curta metragem a partir do conto O homem nu. Documento
-
Uma unidade didática com base no gênero textual folder turísitco em inglês para o Ensino Médio: ações e reções dos alunos Documento
-
Vale a pena aprender gramática? Representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
-
linguistica.aplicada@unitau.br
Identidade