LANGUAGE AND LITERATURE
Programa de Pós-Graduação
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"A mais bela dama": as ressignificações do feminino em adaptações (2012-2013) do conto "Branca de Neve" Documento
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(Trans)formações de gênero: por uma análise discursiva dos processos de transexualidades Documento
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------- Documento
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?Com que roupa eu vou?? A (re)construção de identidades docentes a partir de discursos referentes ao corpo e à vestimenta de docentes do gênero feminino Documento
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?Eu não sou o que escrevo ou sim, mas de muitos jeitos?: Autoficção e espaço biográfico em Caio Fernando Abreu Documento
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?Nothing but myself... my (selves)?: A construção da (homo)sexualidade feminina nos poemas de Adrienne Rich Documento
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A Capitu de Dom Casmurro : relações dialógicas entre o romance de Machado de Assis e sua adaptação cinematográfica Documento
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A ESCUTA DA VOZ FEMININA NOS POEMAS DE STORNI: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO Documento
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A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR. Documento
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A PÁGINA INSTITUCIONAL DA IGREJA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA: UM PROJETO ENUNCIATIVO DE INCLUSÃO E ACEITAÇÃO DE LGBTs? Documento
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A aquisição da escrita das consonates plosivas: aspectos acústicos e articulatórios Documento
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A arte que liberta não pode vir da mão que escraviza: escrita resistente e discurso contra-hegemônico em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus Documento
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A competência simbólica no processo de internacionalização da educação superior brasileira: fronteiras linguísticas e o idiomas sem fronteiras Documento
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A construção da significância em letras de canções Documento
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A construção do sentido no texto dissertativo-argumentativo em redações do Enem Documento
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A desconstrução do machismo pela linguagem: ordens de indexicalidade e outscalings motivados pelo movimento feminista no Facebook Documento
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A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de língua estrangeira por meio das TIC Documento
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A escrita inicial de crianças brasileiras, moçambicanas e portuguesas: um estudo sobre a representação da nasalidade fonológica Documento
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A estranho na transcriação cinematográfica de Luchino Visconti para O Estrangeiro, de Albert Camus: uma análise da abertura fílmica Documento
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A experiência histórica e sua narratividade na literatura de Mia Couto e Paulina Chiziane Documento
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A grafia de sílabas complexas na aquisição da escrita: relações entre fonologia e ortografia Documento
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A influência dos atratores na produção oral de falantes bilíngues português/espanhol e o fator fronteiriço: a transferência em foco Documento
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A moldura deste retrato em vão prende suas personagens: fotografia, memória e poesia em Carlos Drummond de Andrade Documento
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A narrativa emoldurada: Heart of Darkness em graphic novel Documento
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A política e a economia na Sociedade Distópica dos Jogos Vorazes, de Suzanne Collins Documento
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A reinvenção do eu: desdobramentos do fenômeno mnemônico em Dois irmãos e O Vale da Paixão. Documento
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A representação da homoafetividade em Duas Iguais, de Cíntia Moscovich e Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu Documento
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A síncope na redução variável de proparoxítonas e paroxítonas terminadas em ditongo crescente no português de falantes analfabetos e de baixa escolarização da região de Mostardas/RS e Tavares/RS Documento
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AQUISIÇÃO DA ESCRITA: as vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção oral Documento
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ATITUDE, ORIENTAÇÃO E IDENTIDADE DOS POMERANOS RESIDENTES NA COMUNIDADE DE SANTA AUGUSTA-RS Documento
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Adaptação do Shape Coding para o ensino de Língua Portuguesa para surdos do sexto ano do Ensino Fundamental Documento
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Ana Clara e Anelise: a relação entre literatura, sociedade e melancolia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles e As Parceiras, de Lya Luft Documento
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Anna Seghers: Do Exílio de Si ao Nome Próprio Documento
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Aprendizagem da língua inglesa como segunda língua baseada em tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo Documento
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Aquisição da vogal /a/ espanhola por falantes do português brasileiro Documento
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Aquisição das vogais altas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita mediada pelo ultrassom Documento
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Aquisição de encontros consonantais com tap no português brasileiro: análises acústica e articulatória Documento
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As Aulas de oratória: um espaço de formação e de construção identitária Documento
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As dicotomias da Nação: o espaço em Eterna paixão e Venenos de Deus, remédios do Diabo Documento
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As narrativas que circulam sobre o curso de letras: memórias recontadas por quem deixou o seu lar para estudar Documento
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As soantes palatais do português na diacronia e na aquisição da linguagem escrita Documento
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Caracterização acústica das consoantes fricativas alveolares e alveopalatais produzidas por senegaleses em processo de aquisição do português brasileiro Documento
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Consciência Fonológica e escrita: pistas de consciência fonológica da rima na escrita de crianças estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamental Documento
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Corpos (in)visíveis: a experiência da invisibilidade social do corpo abjeto em Enquanto os dentes, de Carlos Eduardo Pereira Documento
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Corpos Divergentes: análise da trilogia Divergente sob a luz de algumas distopias clássicas. Documento
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Currículo ecológico de língua e literatura: o uso de tecnologias móveis para uma abordagem colaborativa Documento
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DON FRUTOS E EL DIA EN QUE EL PAPA FUE A MELO - Imagotipos do fronteiriço na narrativa de Aldyr Garcia Schlee Documento
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Diário da Queda: o trauma e a memória da II Guerra em discussão na contemporaneidade Documento
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Entre literatura e história : questões de representação em Mongólia e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho Documento
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Entre os fantasmas do passado e as ruínas do presente: a decadência familiar em Absalão, Absalão!, de William Faulkner, e Ópera dos mortos, de Autran Dourado Documento
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Entre percursos e regressos: formações identitárias na obra de Mia Couto Documento
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Esquemas imagéticos e o domínio de contêiner no uso da estrutura em+a/o(s) em produções escritas de surdos aprendizes de português como língua estrangeira Documento
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Estudo da vocalização da lateral em posição de coda na região de Antônio Prado Documento
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Festas manchadas de sangue e violência: literatura e história em A Festa, de Ivan Ângelo, e A Festa do Bode, de Mario Vargas Llosa Documento
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Glossário em Libras: uma proposta de terminologia pedagógica (Português-Libras) no curso de administração da UFPel Documento
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IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELAÇÕES ENTRE PORTUGUÊS (LM) E ESPANHOL (LE) Documento
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IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO LÍNGUA-CULTURA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Documento
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Ideologias linguísticas e bilinguismo: o que é ser bilíngue para monolíngues, para bilíngues leigos e para profissionais bilíngues da área de Letras Documento
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Imaginários de trabalho na emergência do capitalismo: discurso político endereçado aos trabalhadores brasileiros (1937/1945) Documento
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Investigando estratégias de tradução do japonês: um estudo de legendas oficiais e amadoras do animê One Piece Documento
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Investigação das interferências linguísticas e das modalidades tradutórias na tradução para o português brasileiro do conto "Dez de dezembro" Documento
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Irmãos à sombra: uma possibilidade de existência por meio da recordação em À Sombra do Meu Irmão, de Uwe Timm, e Sob os Pés, Meu Corpo Inteiro, de Marcia Tiburi Documento
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Language MOOCs: uma análise conectivista do ensino de línguas Documento
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Lavrar a névoa: o tempo em Satolep, de Vitor Ramil Documento
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Literatura e experiência histórica em De rios velhos e guerrilheiros: o livro dos guerrilheiros. de José Luandino Vieira Documento
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Masculinidades em connflito em um certo Capitão Rodrigo: da luta pela hegemonia à masculinidade mitificada Documento
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Me manda um whats?! A Aprendizagem de Inglês como Língua Adicional por WhatsApp Documento
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Memórias sobre Tempos de Repressão em Performances Narrativas de Docentes Documento
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Motivações para a alternância de código português - pomerano entre alunos do Ensino Médio de Arroio do Padre - RS Documento
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Narrador e experiência: uma leitura de Reprodução de Bernardo Carvalho Documento
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NÃO TEM CABIMENTO: CORPO E SUBJETIVIDADE NO DISCURSO DE SUJEITOS GORDOS Documento
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O "portuñol" no ir e vir dos sujeitos "fronterizos" de Aceguá BR/UY: línguas e identidades sob o viés de uma Linguística Aplicada Indisciplinar Documento
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O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada "Cinderela" Documento
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O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS EM AMBIENTES VIRTUAIS: O BLOG COMO UM SISTEMA COMPLEXO Documento
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O Infinitivo Flexionado em Português Brasileiro Documento
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O PAPEL DO BILINGUISMO NO DESEMPENHO DE ADULTOS EM TAREFAS ENVOLVENDO CONTROLE INIBITÓRIO: UMA ABORDAGEM DINÂMICA Documento
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O Resumo produzido no meio acadêmico sob a luz de uma abordagem linguístico-textual Documento
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O agir do/a revisor/a de textos sob uma perspectiva social e interacionista Documento
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O discurso de violência simbólica de gênero em uma página e em grupos no Facebook Documento
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O falar dos comerciantes fronteiriços brasileiros na fronteira de Jaguarão-Río Branco. Documento
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O impacto do Material didático elaborado pelo professor na motivação de aprendizes de língua inglesa Documento
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O limiar entre o corpo humano e o corpo robótico: trasumanismo e pós-humanismo nas obras Deuses de Pedra (2007), de Jeanette Winterson e Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (1968), de Philip K. Dick Documento
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O papel da identidade para a manutenção do pomerano na Serra dos Tapes, RS Documento
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O papel da instrução explícita, por meio de atividades de percepção, no processo de aquisição das vogais médias por falantes do Português Brasileiro Documento
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O processo de metátese na diacronia e na aquisição do português Documento
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O tema do exílio nas escritas poéticas de António Jacinto, Agostinho Neto, José Craveirinha e Rui Knopfli Documento
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Os Dias Antigos da Terra-média: Bíblia e mitologias em O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien Documento
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Os Papéis do Inglês e Noves Noites: o dilema da representação do outro e de si Documento
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Os discursos do poder e o arquivo do mal em O nome da Rosa, de Umberto Eco Documento
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Os efeitos prototípicos da categoria roupa e sua influência na tradução interlinguística : uma abordagem cognitivista Documento
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Os processos de sândi externo no espanhol do Uruguai Documento
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Para além dos bons jogos: os princípios da competência comunicativa em atividades gamificadas Documento
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Payador, Pampa e Guitarra: tempo, espaço e ecos de uma cultura Documento
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Percepção e produção das vogais anteriores arredondadas [y], [q] e [E] do francês por locutoras nativas do português brasileiro (L1), proficientes em francês (L2) Documento
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Performances narrativas de minorias sociais nos novos letramentos digitais: empoderamento de LGBTs no canal Muro Pequeno Documento
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Por que espanhol? O imaginário de língua espanhola no discurso de alunos e professores de Pelotas-RS e de Jaguarão-RS Documento
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Priming grafo-fônico-fonológico em multilíngues: uma abordagem dinâmica. Documento
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Processo epentético vocálico na aquisição do espanhol L2 por falantes nativos do Português Documento
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Produção oral e escrita dos róticos em Arroio do Padre (RS): avaliando a relação português/pomerano com base na fonologia gestual Documento
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Professores em formação de inglês: escala comum de valores, identidade e complexidade Documento
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Prótese vocálica em sequência sC inicial por falantes brasileiros de francês L2 Documento
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Razão ao avesso: uma análise da representação da loucura, dos loucos e dos manicômios em Cemitério dos Vivos e Diário do Hospício, de Lima Barreto, e Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey Documento
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Reflexões sobre a autoficção: uma leitura de Divórcio, de Ricardo Lísias Documento
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Similaridades translinguísticas entre português e inglês e os phrasal verbs: a percepção de aprendizes de inglês-LE Documento
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Sobre avessos e demônios: discurso e perversão em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar Documento
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TV INES: O protagonismo surdo na produção de conteúdo audiovisual que promove informação, cultura e língua Documento
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Tenda dos Milagres em (dois) tempos de autoritarismo: as marcas da intolerância nas narrativas de Jorge Amado e Nelson Pereira dos Santos Documento
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UM OLHAR SOBRE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO PROCESSO COMUNICATIVO ENTRE DOCENTES SURDOS E DOCENTES OUVINTES NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS Documento
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Vestígios de uma voz: testemunho e ficção em A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge Documento
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Why is the book on the table?: um estudo sobre a constituição identitária de professoras de língua Inglesa em formação Documento
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“Aos amigos ausentes, amores perdidos e velhos deuses”: considerações sobre o feminino em Sandman de Neil Gaiman Documento
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rafael.vetromille@ufpel.edu.br
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