GRADUATE PROGRAM IN MUSIC
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Ainda sinto umas cócegas de explicar certas coisas" - Mário de Andrade, professor de Oneyda Alvarenga Documento
-
"Bagatelas op. 119 de Beethoven: um estudo interpretativo Documento
-
"Clara Schumann: composiitora x mulher compositor" Documento
-
"Colagem musical na música eletrônica experimental" Documento
-
"Diretrizes para o ensino coletivo de violino" Documento
-
"Estudos criativos para o desenvolvimento harmônico do instrumentista melódico: uma contribuição para a formação do músico" Documento
-
"Gosto ou licença? Como interpretar as Suite Sonates de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain através da flauta doce" Documento
-
"Hélio Delmiro: composições para violão solo" Documento
-
"Magdalena Lébeis e o registro sistemático de um processo pedagógico: algumas análises Documento
-
"Missa caiçara: uma abordagem analítico-interpretativa da obra de Kilza Setti" Documento
-
"Modelos psicoacústicos de dissonância para eletrônica ao vivo" Documento
-
"Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação" Documento
-
"Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky" Documento
-
"Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP" Documento
-
"Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção" Documento
-
"Práticas informais no ensino coletivo de sopros: um experimento no Guri" Documento
-
"Ressonâncias, reflexos e confluências: três maneiras de conceber as semelhanças entre o sonoro e o visual em obras do século XX" Documento
-
"Seis canções de Alberto Nepomuceno: uma análise das relações entre texto e música" Documento
-
"Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira" Documento
-
"Transcrições para violão: soluções técnico-musicais para interpretação de obras selecionadas de Claude Debussy e Maurice Ravel" Documento
-
"Três usos da citação musical no século XX: uma análise das peças Dream-Images de Crumb, Phorion de Foss e Prelúdio para piano nº1 de Willy Corrêa" Documento
-
"Três vezes Pierrot: subsídios para uma interpretação do canto falado de Pierrô Lunar com a recriação poética de Augusto de Campos para o português" Documento
-
"Vidro e martelo: contradições na estetização do ruído na música" Documento
-
" Brasília- Sinfonia da Alvorada: estudo dos procedimentos composicionais da obra sinfonica de Tom Jobim Documento
-
" O Carinhoso de Cyro Pereira: arranjo ou composição?" Documento
-
" Villa-Lobos, três canções: um abraço poético" Documento
-
"Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais" Documento
-
"Cantar os Reis": Sistemas de Cantoria e Localidade Documento
-
"Dicção, expressividade e escolhas do regente em obras corais em alemão: discutindo relações entre escritos e gravações" Documento
-
"O SOM QUE DÁ NO PIFE": Trajetória e Resistência da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto Documento
-
"Um samba sem poluição": o partido-alto de Candeia em Partido em 5 Vols I e II Documento
-
24 Prelúdios op. 28 para piano de Frédéric Chopin: estudo sobre a interpretação de obra Documento
-
: "Os voos do Passarinho de Pano e análise dos processos composicionais na suíte Prole do Bebê nº 2 de Villa-Lobos" Documento
-
: "Trompa grave e trompa aguda: um estudo da tessitura da trompa com base nos principais modelos que foram referência para as composições orquestrais" Documento
-
A Apropriação Dos Discursos Da New Musicology Por Três Didáticas Norte-Americanas De Ensino De História Da Música Documento
-
A utilização de elementos e figuras de retórica nos ofertórios de André da Silva Gomes Documento
-
A (in)visibilidade do pianista colaborador: narrativas e representações Documento
-
A Conclusão Cromática em Obras de Arnold Schoenberg e Cláudio Santoro Documento
-
A Construção da Sonoridade Modernista de Heitor Villa-Lobos por meio de processos harmônicos: um estudo sobre os Choros. Documento
-
A Construção interpretativa no ambiente coral virtual : Tecnologia, criatividade e didática na busca por resultados artísticos. Documento
-
A Edição Crítico-musical dos Noturnos para Piano de Almeida Prado Documento
-
A Escuta Como Ato de Composição Documento
-
A Escuta da Intimidade na Symphonie Pour Un Homme Seul Documento
-
A Fala como Musica no Jogo Dramatico: um caminho resultante da amplitude da experiencia estetica na pratica pedagogica Documento
-
A IMPROVISAÇÃO LIVRE COMO METODOLOGIA DE INICIAÇÃO AO INSTRUMENTO: uma proposta de iniciação (coletiva) aos instrumentos de cordas dedilhadas. Documento
-
A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DO TRATO VOCAL NA SONORIDADE DA FLAUTA Documento
-
A Modernidade da 'Sinfonia Fausto' de Franz Liszt: uma abordagem estético-analítica Documento
-
A Música Coral de Gilberto Mendes e a Poesia Concreta do Grupo Noigandres: uma análise multimidiática Documento
-
A Pedagogia do Violoncelo e Aspectos de Técnicas de Reeducação Corporal Documento
-
A Trompa Natural para o trompista moderno Documento
-
A Utilização de Elementos e Figuras de Retórica nos Ofertórios de André da Silva Gomes, 461 Páginas Documento
-
A Voz Contemporânea Documento
-
A casa e a represa, a sorte e o corte. Ou: a composição musical enquanto imaginação de formas, sonoridades, tempos [e espaços] Documento
-
A colaboração entre o compositor e o intérprete na aplicação da técnica estendida em duas obras contemporâneas brasileiras para fagote: Vitrais e Fantasia. Documento
-
A composição brasileira de piano para a mão esquerda Documento
-
A contribuição da Camargo Guarnieri para o Repertório Violonístico Brasileiro. Documento
-
A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo : práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S. Bach Documento
-
A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado Documento
-
A educação estética e o desenvolvimento integral humano através da Música: aproximações entre Émile Jacques-Dalcroze e Rudolf Steiner Documento
-
A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso Documento
-
A flauta doce no Brasil - da chegada dos jesuítas à década de 1970 Documento
-
A flauta solista na música contemporânea brasileira: três propostas de análise técnico-interpretativas Documento
-
A forma Sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição Documento
-
A forma sonata em descontinuidades e bifurcações. Documento
-
A guitarra elétrica na música experimental: composição, improvisação e novas tecnologias Documento
-
A inscrição da intimidade na Symphonie pour un homme seul" Documento
-
A ludicidade e a inquiribilidade no processo da educação musical na primeira infância Documento
-
A modinha e o lundu : dois clássicos nos trópicos Documento
-
A muitas vozes: composição como encontro. Documento
-
A musicologia comparada de Alain Daniélou: contribuições para um diálogo musical. Documento
-
A música em Hegel e Hanslick: transição de uma estética musical do conteúdo para uma estética musical da forma Documento
-
A música na pedagogia Freinet: diálogos com a Educação Musical do século XX Documento
-
A música tímida de João Gilberto Documento
-
A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais Documento
-
A noção de morfologia na música instrumental centro-européia do pós-guerra Documento
-
A obra pedagógica de Heitor Vila-Lobos: uma leitura atual de sua contribuição para educação musical no Brasil Documento
-
A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa Documento
-
A pesquisa em práticas interpretativas: estudos recentes nas universidades estaduais paulistas Documento
-
A poética japonesa na canção brasileira Documento
-
A reelaboração e a relação com a obra musical: uma reflexão sobre fidelidade, criatividade e crítica na prática de reelaboração musical Documento
-
A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade : uma abordagem analítico interpretativa Documento
-
A significação na música de cinema Documento
-
A singular sonoridade de Matita Perê e Urubu construída pela parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman Documento
-
A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - Seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone: apontamentos de um camerista Documento
-
A utilização da improvisação como estratégia no ensino da guitarra flamenca Documento
-
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE SIMETRIA EM QUATRO DOS ESTUDOS PARA VIOLÃO DE VILLA-LOBOS Documento
-
Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial Documento
-
Ambiguidade ritmica estudo do ritmo musical sob a perspectiva de modelos atuais de percepcao e cognicao. Documento
-
Análise de oito Estudos para Violão de Villa-Lobos Documento
-
Analysis Project - Análise de Musica Simbólica por Padrões Documento
-
Antonio de Sá Pereira e o ensino moderno de piano: pioneirismo na pedagogia pianística brasileira Documento
-
Antônio de Sá Pereira e o Ensino Moderno de Piano (1933): pioneirismo na pedagogia pianística brasileira Documento
-
Análise de técnicas de orquestração da música brasileira na \'Suíte Brasiliana n. 1\' de Cyro Pereira Documento
-
Análise e Performance Musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica. Documento
-
Arte Sonora: Uma Metamorfose das Musas Documento
-
As Práticas de Reelaboração Musical Documento
-
As Sonate Metodiche de Georg Philipp Telemann: um estudo sobre ornamentação e estilo no final do período barroco. Documento
-
As Valsas de Francisco Mignone para Fagote Solo Documento
-
As articulações da estrutura polifônico-textural em "Musique Fúnebre" de W. Lutoslawski Documento
-
As características pós-modernas na obra de Rimsky de Gilberto Mendes Documento
-
As práticas de reelaborarão musical Documento
-
As sinfonias concertantes atribuídas a Manuel José Gomes - levantamento de fontes e edição de partituras Documento
-
As transformações da escuta a partir da utilização das mídias portáteis Documento
-
Ascendência retórica das formas musicais Documento
-
Aspectos biomecanicos posturais e estrategias em otimizacao de performance para contrabaixistas Documento
-
Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores Documento
-
Aspectos interpretativos da sonata op. 110 de Beethoven Documento
-
Aspectos intertextuais, formais e de humor nas Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno Documento
-
Belmácio Pousa Godinho: vida e obra do compositor paulista Documento
-
Camargo Guarnieri : memórias e reflexões sobre a música no Brasil Documento
-
Caminhos criativos no ensino da flauta doce Documento
-
Canções de Amor de Cláudio Santoro: análise e contextualização da obra Documento
-
Carlos Gomes, um tema em questão: a ótica modernista e a visão de Mário de Andrade Documento
-
Choro para fagote e orquestra de câmara: aspectos da obra de Camargo Guarnieri Documento
-
Chostakovitch: Discurso e Ação - Análise e Interpretação da Sinfonia n. 10 Documento
-
Composição por modelo físico: a concretude do instrumento na criação musical Documento
-
Comprovisação Baseada em Modelos : Modelagens em composição e improvisação musical a partir de planos de diretrizes e contingência Documento
-
Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu Documento
-
Confluências idiomáticas: processos de transterritorialidade em Roda dos Trinos Documento
-
Criação de Sistema Interativo para Manipulação Musical em Perfomance Coreográfica Documento
-
Criação e arranjo : modelos para o repertório de canto coral no Brasil Documento
-
Decolonizações da escuta: auto-etnografias de processos disruptivos na criação musical em tempo real Documento
-
Desenho de Escuta: políticas da auralidade na era do áudio ubíquo Documento
-
Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti Documento
-
Dichterliebe opus 48 - Robert Schumann - A análise como instrumento de inserção no universo estético-composicional Documento
-
Diálogos com a música de culturas não ocidentais: um percurso para a elaboração de propostas de improvisação Documento
-
Diários musicais: o musicar na Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepo Documento
-
Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais Documento
-
Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição Documento
-
Eixos e metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos Documento
-
Encontrar a voz : uma pesquisa-ação na escola de ensino fundamental ajudando crianças a emitir a voz cantada Documento
-
Ensaios sobre comprovisações em ecologia sonora: Perspectivas práticas e teóricas Documento
-
Entre Teoria e Praxis na Arquivística Musical: Diretivas para o Centro de Memória das Artes da FFCLRP-USP Documento
-
Entre a opy e a sala de música: arranjos entre crianças guarani mbya e crianças não indígenas Documento
-
Entre música interior e música brasileira: o catálogo de obras de Luciano Gallet Documento
-
Entre vozes viajantes: exploração vocal no Teatro Invisível de Meredith Monk. Documento
-
Escola Nova e Educação Musical: um estudo através de imprensa pedagógica no entre-guerras Documento
-
Escrito com o Corpo: investigações sobre a escuta e o gesto musical Documento
-
Escutando crianças em processos de aprendizagem musical Documento
-
Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças Documento
-
Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte Documento
-
Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte (2001) Documento
-
Estratégias de enfrentamento para a ansiedade de performance musical (APM): um olhar sobre músicos profissionais de orquestras paulistas Documento
-
Estruturas discursivas nos concertos para violino de Mozart: uma análise tópica Documento
-
Estruturas musicais do samba-enredo Documento
-
Estudo Ecos e vislumbres de uma performance musical ecossistêmica: uma investigação sobre estratégias de controle de estruturas emergentes em ecossistemas audíveis Documento
-
Estudo comparativo entre edições da Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: subsídios para a compreensão e interpretação da obra Documento
-
Estudo do desenvolvimento da escuta melódica de adultos integrados a coros vocacionais Resumo Documento
-
Estudo do desenvolvimento da escuta melódica de adultos integrados a coros vocacionais. Documento
-
Fantasia para saxofone-soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural o primeiro movimento. Documento
-
Fernando Sor e as transcrições Opus 19 para violão de Seis árias escolhidas de A flauta mágica de Mozart: uma abordagem estético-analítica" Documento
-
Fisicalidade: potências e limites da relação entre corpo e instrumento em práticas musicais atuais Documento
-
Flauta Doce e a Arte de Preludiar: Tradução Comentada do Tratado L'Art de Preluder de Jacques Martin Hotteterre Le Romain Documento
-
Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado L\'Art de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain Documento
-
Folias de Espanha: o eterno retorno Documento
-
Formação Germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre Recepção e Intertextualidade. Documento
-
Formação musical sob as perspectivas da complexidade: fundamentos para uma análise crítica sobre possibilidades formativas nas sociedades digitais Documento
-
Francesco Geminiani (1687-1762) - Comentários e tradução da obra teórica completa. Documento
-
Guitare pour Orchestre de Frank Martin: uma análise a partir do original para violão Documento
-
Guitare pour orquestre de Frank Martin: uma análise a partir do original para violão Documento
-
Hommages à Martin, Bartók et Stravinsky op. 18 de Ersnt Widmer - Uma abordagem interpretativa Documento
-
Horizontalidade e Verticalidade - dois modelos de improvisação no choro brasileiro Documento
-
Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX Documento
-
Instrumentos de sopro de madeira como alegoria retórica na música europeia do século XVIII Documento
-
Integração de técnicas analíticas como princípio de um modelo composicional Documento
-
Inter-relações entre períodos estilísticos de Olivier Messiaen em três peças para piano Documento
-
Interferências Sonoras - Um estudo sobre processos de criação na Livre Improvisação a partir de referências (des)(re)territorializadas do cancioneiro paraguaio Documento
-
Interpretação e Comentários sobre a Quarta Sonata de Francisco Mignone Documento
-
Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky Documento
-
Le Tombeau de Couperin (1914 - 1917) de Maurice Ravel: obra de uma guerra Documento
-
Limites da Escuta: epistemologias sonoras na música concreta, na ecologia acústica e nos estudos do som Documento
-
Luciano Perrone: batucada, identidade, mediação Documento
-
Luigi Nono Documento
-
Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na Historiografia Musical Brasileira: História, ideologia e sociabilidade. Documento
-
Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925) Documento
-
Magdalena Lébeis e o Registro Sistemático de um Processo Pedagógico: resgate histórico e análises iniciais. Documento
-
Masterização e situações de escuta - um estudo da finalização do áudio em nosso tempo Documento
-
Materialidade e Criação Musical: a Presença dos Meios no Processo Criativo Documento
-
Metodologia de estudo para Trompete Documento
-
Miguel Llobet: cancionas catalanas para violão (1899-1927) Documento
-
Miguel Llobet: canciones catalanas para violão (1899-1927) Documento
-
Missa ferial de Osvaldo Lacerda - uma análise interpretativa Documento
-
Modelagem de um sistema para auralização musical utilizando Wave Field Synthesis Documento
-
Modelização e pensée sauvage na prática composicional Documento
-
Modernismo e tradição: a dialética em jogo na Prole do Bebê No. 2 de Villa-Lobos. Documento
-
Movimento, respiração e canto : a performance do corpo na criação musical Documento
-
Musica ricercata, de György Ligeti: considerações de performance Documento
-
Máquinas híbridas de performance: novas formas de instrumenticidade em práticas musicais experimentais Documento
-
Mário de Andrade e a síncopa do Brasil Documento
-
Mário de Andrade e o conceito de nacionalismo na música Documento
-
Música Móvel Crítica Documento
-
Música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo:uma pesquisa-ação com jogos de improvisação em três instituições de ensino do estado de São Paulo Documento
-
Música do século XX e Música Antiga em performances de coros em São Paulo (1960- 1979): práticas interpretativas Documento
-
Música e Fenomenologia no Traité de Pierre Schaeffer Documento
-
Música e bilinguismo: como a identidade cultural das crianças pode se evidenciar em suas composições musicais. Documento
-
Música e jogos sonoros: a experiência lúdica no ambiente hospitalar infantil humanizado. Documento
-
Música em rede: Experimentos em interação audiovisual Documento
-
Música erudita brasileira para criança (l960/2010): o repertório coral como ferramenta pedagógica na musicalização e a criação de Museu Virtual Documento
-
Música, religião e morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal Documento
-
NUO ÓperaLab: da autoetnografia à trans-ópera Documento
-
Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos: uma estética dos conceitos Documento
-
Nem erudito, nem popular: por uma identidade transitiva do violão brasileiro Documento
-
Nhamonhendu Mborai - Pratica e Pensamento Mbya Guarani Documento
-
Novas categorias teóricas para a análise de dissonâncias métricas em obras musicais dos séculos XX e XXI Documento
-
O Choro do Século XXI- Estruturas, Performances e Improvisação Documento
-
O Conceito de Escuta Musical em Écoute: une histoire de nos oreilles de Peter Szendy Documento
-
O Concerto no.1 para Piano e Orquestra de Johannes Brahms: de sua Criação à Construção da Performance. Documento
-
O Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí com Difusor Cultural Documento
-
O ENSINO DE PIANO EM GRUPO: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE MÉTODO DESTINADO AO CURSO DE PIANO COMPLEMENTAR NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Documento
-
O Emprego da Retórica na Música Colonial Brasileira, 533 Páginas Documento
-
O Fandango Caiçara nos tempos da comunicação instantânea: Musicologia política ou etnografia do estado da arte? Documento
-
O Gesto Musical e o Uso de Interfaces Físicas Digitais na Performance do Live Electronics Documento
-
O MUNDO DO VIOLÃO EM SÃO PAULO: PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO DO CIRCUITO DO INSTRUMENTO (1890 - 1932) Documento
-
O Método Prático Para Viola - Sua Nova Atualização Com Coletânea De Imagens, Escalas Em Progressão Tonal, Minuetos De Autores Eruditos E 14 Duetos Com Análise Técnica Da Mão Direita. Documento
-
O Problema do tempo no repertório de obras mistas para flauta solista Documento
-
O Regente De Coro Infantil De Projetos Sociais E As Demandas Por Novas Competências E Habilidades Documento
-
O Ressurgimento da Suíte para Piano na Segunda Metade do Século XIX e Início do Século XX Documento
-
O Ressurgimento da Suíte para Teclado na Segunda Metade do Século XIX e Início do Século XX Documento
-
O Tratado de Mathis Lussy: expressão e expressividade na performance musical. Documento
-
O VIOLÃO DE GAROTO - A escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha Documento
-
O Violão nos Programas de Pós-Graduação em Música e Na Sala de Aula: Amostragem e Possibilidades Documento
-
O caminho para a emulação: Francesco Geminiani e a consolidação do estilo inglês no século XVIII (1714-1762) Documento
-
O canônico em crise na canção popular: uma discussão sobre formatos e processos de criação no Brasil do século XXI Documento
-
O clownprovisadorlivre - Um estudo sobre interação e performance na livre improvisação musical. Documento
-
O clássico e o streaming: a curadoria digital e a recepção dos usuários da música de concerto no ambiente on-line Documento
-
O concertino para clarinete en Sib y orquesta do compositor cubano Félix Guerrero: Recuperação e edição musical da obra Documento
-
O desenvolvimento da poética eletroacústica na trilha sonora de filmes de ficção científica norte-americanos Documento
-
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras. Documento
-
O desenvolvimento musical na primeira infância: a música como linguagem e a função do professor no processo integrado de ensino-aprendizagem Documento
-
O ensino coletivo direcionado ao violino Documento
-
O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade Documento
-
O estilo musical em Les Guitares bien Tempérées OP. 199 de Mario Castelnuovo?Tedesco Documento
-
O estilo musical em Les Guitares bien Tempérées OP. 199 de Mario CastelnuovoTedesco Documento
-
O estilo tardio de Luigi Nono Documento
-
O idiomático de Francisco Mignone em suas 12 Valsas de Esquina e 12 Valsas-Choro Documento
-
O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova Documento
-
O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade Documento
-
O original evidente em Fructuoso Vianna Documento
-
O ouvido harmônico e sua contribuição para o aprendizado e a performance coral: um experimento junto ao Coral da ECA-USP Documento
-
O ouvinte criativo: reflexões em busca de uma pedagogia da escuta para a pós-modernidade Documento
-
O papel da escuta construída culturalmente nos processos de aprendizado e desenvolvimento musical da criança Documento
-
O pensamento dialógico de Martin Buber aplicado à educação musical: processos criativos no ensino coletivo de violão Documento
-
O pianismo de Egberto Gismonti em Sete Anéis e Karatê Documento
-
O processo de transcrição para violão de "Tempo di ciaccona e fuga" de Bela Bartök Documento
-
O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n.3, de Mahler Documento
-
O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros Documento
-
O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il prigioniero (1944-1948) Documento
-
O silêncio como afeto ou a escuta corporal na recente música experimental Documento
-
O som (in)conformado: manutenção e ruptura na produção musical de games brasileiros Documento
-
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven Documento
-
O trabalho do pianista e o pianista do trabalho : considerações acerca do fazer profissional Documento
-
O trombone e suas atualizações - sua história, técnica e programas universitários Documento
-
Obra de Claudio Santoro para violão solo: contexto de criação, análise musical e sugestões técnico-interpretativas Documento
-
Obra de difusão interdita de Camargo Guarnieri: catálogo comentado dos manuscritos. Documento
-
Obsevações sobre a experiência histórica da Computação & Música no Brasil( 1962-2000) Documento
-
Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências Documento
-
Ofélia, poemeto lírico de Henrique Oswald : confluências entre música e texto Documento
-
Os Concert Ouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos Gostos Reunidos segundo as preceptivas setecentistas de Estilo e Gosto Documento
-
Os Jogos (Játékok) de György Kurtág para piano: corpo e gesto numa perspectiva lúdica. Documento
-
Os Lieder de Clara Schumann Documento
-
Os Modelos Cromaticos Do Teufelsmuhle E Omnibus Na Musica De F. Chopin Documento
-
Os dez estudos para violão de Radamés Gnattali : uma análise Documento
-
Os sete estudos para piano de Gilberto Mendes Documento
-
Os sete estudos para piano de Gilberto Mendes Documento
-
Os trompetistas e o repertório da OSESP nas temporadas de concerto de 1977 a 1980. Documento
-
Os voos d' O Passarinho de Pano e análise dos processos composicionais na suíte Prole do Bebê No. 2 de Villa-Lobos. Documento
-
Osvaldo Lacerda: obra para violão Documento
-
Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999) Documento
-
Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral - método e formação Documento
-
PRECEPTIVAS HUMANISTAS E MUSICAIS NA TRATADÍSTICA QUINHENTISTA: um estudo das representações retóricas do Exercício Musical no Renascimento italiano. Documento
-
Padre Jaime C. Diniz - Musicólogo Pernambucano Documento
-
Paisagismo Musical do Nordeste Brasileiro em Quatro Canções de Oswaldo de Souza Documento
-
Palavras sem discurso: estratégias criativas na livre improvisação" Documento
-
Para além do som: música e fenomenologia em Roman Ingarden Documento
-
Pedagogia Violoncelística Orgânica: A Integração de Aspectos de Técnicas de Reeducação Corporal na Pedagogia e Técnica do Violoncelo. Documento
-
Pedagogias Abertas e o Modelo Artístico no ensino do violão para iniciantes Documento
-
Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música Documento
-
Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos: das possibilidades de emergência de outras vocalidades Documento
-
Percepção Métrica: estudando a percepção do ritmo musical através de experimentos com estruturas metricamente ambíguas Documento
-
Percussão orquestral brasileira : problemas editoriais e interpretativos Documento
-
Performances de professores violoncelistas na formação de iniciantes Documento
-
Perspectivas sobre Canto Coral na Terceira Idade: uma experiência com o Coral da Terceira Idade da USP no Laboratório Coral Comunicantus Documento
-
Pixinguinha entre o velho e o novo: os arranjos para orquestra popular (1947-1957) Documento
-
Planos sonoros" a experiência da simultaneidade na música do século XX Documento
-
Por uma enunciação musical: a profundidade tensiva e as espessuras da presença Documento
-
Por uma performance retórica da música contemporânea Documento
-
Prelúdios op. 28 de F. Chopin: uma análise das indicações de pedal do compositor Documento
-
Procedimentos modais na música brasileira : do campo étnico do nordeste ao popular da década de 1960 Documento
-
Processos Analíticos nos Arranjos de Marcos Leite Documento
-
Processos Composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti Documento
-
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga Documento
-
Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros Documento
-
Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX: uma abordagem analítico-comparativa. Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX: uma abordagem analítico-comparativa. Documento
-
Processos de Reelaboração: um Diálogo entre Performance e texto. Documento
-
Processos de criação no arranjo vocal Documento
-
Processos mentais subjacentes à improvisação idiomática Documento
-
Profissionais, amadores e virtuoses: piano, pianismo e Guiomar Novaes Documento
-
Prologue, Périodes, Partiels e Modulations, de Gérard Grisey: Análise musical em diálogo com os escritos do compositor. Documento
-
Prática coral como processo criativo: a educação musical do jovem adolescente no contexto da pedagogia Waldorf Documento
-
Práticas Colaborativas em Música Experimental no Brasil entre 2000 e 2016 Documento
-
Práticas criativas em educação musical: concepções, ferramentas pedagógicas e veiculação em livros didáticos para o ensino fundamental Documento
-
Práticas de criação de um Músico Improvisador Documento
-
Práticas de luteria na música experimental brasileira Documento
-
Quadro a Quadro: Música Cênica Brasileira Documento
-
Quando até as paredes cantam: o som como experiência na obra de Jerzy Grotowski Documento
-
Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais Documento
-
Quatro peças religiosas de Osvaldo Lacerda: uma leitura interpretativa para performance Documento
-
Que som é este? Diálogos culturais refletidos em processos composicionais na música brasileira contemporânea Documento
-
Radamés Gnattali : "Suíte para quintetos de sopros" : estudo analítico e interpretativo Documento
-
Radamés Gnattali: - \"Suíte para quinteto de sopros\" - Estudo analítico e interpretativo Documento
-
Reativação da Escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. Documento
-
Redução da dissonância sensorial em uma escala temperada utilizando timbres inarmônicos: uma abordagem experimental e aplicações artísticas Documento
-
Reescrita: Musicalidade de invenção Documento
-
Reflexão e prática sobre ambientes complexos de criação artística Documento
-
Reflexões sobre a poética do feminino de Jocy de Oliveira em suas óperas Documento
-
Regência Coral Infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU Documento
-
Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil Documento
-
Ressonâncias, Reflexos e Confluências: três maneiras de conceber a semelhanças entre as artes em obras do século XX Documento
-
Retratos para três violões, de Radamés Gnattali: um arranjo a ser (re)construído Documento
-
Robert Schumann e o Dichterliebe - aproximação e distanciamento na unidade poético-musical Documento
-
Samuel Kerr: um recorte analítico para performance de seus arranjos Documento
-
Scarlatti e Bethoven: proximidades? Documento
-
Schoenberg e a Incerteza: Um paralelo entre o conceito de forma musical Schoenbergiano e a Teoria da Comunicação Documento
-
Seis sonatas e partias para violino solo de J. S. Bach ao violão: fundamentos para a adaptação do ciclo Documento
-
Semelhanças e disparidades no ensino e na execução da viola e do violino Documento
-
Seresta e Salão: encontros e desencontros. Abordagem comparativa dos tipos de modinha na produção escrita, literária e musical. Documento
-
Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica Documento
-
Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann - Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica Documento
-
Sonata Op. 61 para violino e piano de Glauco Velásquez: processos para construção de interpretação Documento
-
Soprando a gaita Banda de Pífanos no sertão baiano Documento
-
Stravinsky e a música popular americana: Processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical Documento
-
Subindo a serra: Banda Mantiqueira Documento
-
SÉRIE BACHIANAS BRASILEIRAS DE HEITOR VILLA-LOBOS: UM RECORTE DO MODERNISMO NO BRASIL Documento
-
Sérgio Abreu : sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão Documento
-
Sérgio Assad: sua linguagem estético- musical através da análise de Aquarelle para violão solo Documento
-
TESE-SUÍTE DAS REENTRÂNCIAS: transculturação e perspectivismo na articulação de Bach, em canções ? para violão, voz e viola machete ? à ilha do Desterro (SC) Documento
-
Tonalidade e seus desvios: reconhecimento e elaboração composicional de relações funcionais em meio a procedimentos harmônicos não funcionais Documento
-
Tradução comentada da primeira parte do tratado. A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke. (1597) de Thomas Morley Documento
-
Transcrição para trombone da Suíte in A minor para flauto concertato de G. Ph. Telemann: a construção da performance por meio do processo transcritivo Documento
-
Transcrições violonísticas: problemáticas de adaptação e realização de versão própria. Documento
-
Transformação na música instrumental brasileira : a improvisação nos primeiros álbuns do Tamba Trio Documento
-
Trio op. 97, 'Arquiduque' , de Beethoven: um estudo sobre sua interpretação Documento
-
Trompa grave e Trompa aguda:um estudo da tessitura da trompa com base nos principais modelos que foram referências para as composições orquestrais Documento
-
Trompete : aspectos físicos e orgânicos da performance musical : proposta de atividade física Documento
-
Trompete: aspectos físicos e orgânicos da perfomrance instrumental - proposta de atividade física para manutenção e melhor performance Documento
-
Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório Documento
-
Três usos da citação musical no século XX Documento
-
Tópicas afro-brasileiras como tradição inventada na música brasileira do século XX Documento
-
Um Estudo Multivalente do Trio de Alberto Nepomuceno Documento
-
Uma abordagem do processo composicional de Mário Ficarelli a partir da análise de "Concertante para sax alto e orquestra" Documento
-
Uma análise mecânica sobre os 25 Etudes Mélodiques et Progressives Op.60 para violão, de Matteo Carcassi Documento
-
Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro Documento
-
Uma leitura hermenêutica como fundamento para uma edição crítica da Électre de Nepomuceno Documento
-
Veredas Sonoras da Cúmbia Panamenha: estilos e mudança de paradigma Documento
-
Viewpoints como estratégia de criação para a livre improvisação musical Documento
-
Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro Documento
-
Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil Documento
-
Voz-ruído na canção popular brasileira: a expressividade das vozes femininas do samba-canção da década de 1950. Documento
-
Zeitgestalt - análise e performance do trio em sol menor de Francisco Braga Documento
-
¿Música?: processos e práticas de criação e performance em um ambiente de pesquisas em sonologia Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade