ARTES VISUAIS
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Geraldo de Barros: o design e a arte concreta no Brasil . Documento
-
"A ARQUEOLOGIA DA IMAGEM. O COTIDIANO DOS TRABALHADORES NA FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO" Documento
-
"Estevão Silva e a Pintura de Naturezas-Mortas no Brasil do Século XIX" Documento
-
"Imagem infográfica: uma imagem acontecimento" Documento
-
"Imagens Naïf do Rio de Janeiro no MIAN. Sobre a experiência visual de uma coleção de pinturas" Documento
-
"O PÊNDULO DO SENTIDO - DISTÂNCIAS INDICIAIS E OSCILAÇÕES ALEGÓRICAS" Documento
-
"Tropeços em paradoxos", pintura, seus elementos de expansão no contexto contemporâneo Documento
-
"A tradição nossa é essa: é fazer panela". A dissertação recebeu o prêmio Silvio Roberto, 2000. Documento
-
"Arte do Espaço e do Tempo: O fluxo temporal como elemento constitutivo da obra de arte contemporânea" Documento
-
"Domínio Público" Documento
-
"Extravios para uso interno" Documento
-
"Mira Schendel: Um ensaio sobre as monotipias" Documento
-
"Movimentos Imprecisos: estratégias para elaboração de uma tese de artista" Documento
-
"Pintura como Camuflagem" Documento
-
"Pintura em distensão" Documento
-
"Pôr em prática a Reforma da antiga Academia": a concepção e a implementação da reforma que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes em 1890. Documento
-
"Reflexos e Reflexões em Pintura" Documento
-
"Sublime-se: Um de cada vez" Documento
-
"Topoi Tunga" Documento
-
"TransObjeto" Documento
-
"___________(título) - O enquadramento performativo como trabalho de arte" Documento
-
'Para divertir paixões caseiras': Azulejaria do Convento de São Francisco de Salvador, século XVIII Documento
-
(N)o espaço da arte. O espaço como arte. Documento
-
(O corpo na caixa) Documento
-
* Revalidação do Título de Mestrado em " Desarrollo Cultural Comunitário" obtido na Universidad de Oriente, Cuba Documento
-
... Documento
-
...e o vento não levou: construindo o imaginário urbano carioca Documento
-
10 Pãezinhos - A Imagem dos Quadrinhos de Fábio Moon e Gabriel Bá Documento
-
657 experimentos para um presente sem futuro Documento
-
: ?A imagem do índio na segunda metade do séc. XIX? Documento
-
?Do lugar alto onde primeiro se avista o sol?: um estudo das pinturas de Calmon Barreto em Araxá Documento
-
?O samba sambou!?: narrativas de tradição e inovação nos ?metacarnavais? das escolas de samba cariocas?, Documento
-
A APROPRIAÇÃO DE OBJETOS COMO PROCEDIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CENA Documento
-
A ARQUITETURA DOS ITALIANOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: 1890 A 1930 Documento
-
A ARTE COMO COMUNICAÇÃO AFETIVA / A EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA Documento
-
A ARTE E O ESPAÇO GEOGRÁFICO DA CIDADE Documento
-
A ARTE NÃO ESTÁ MAIS LÁ Documento
-
A Alquimia das Imagens Simbólicas do Livro Vermelho, Analise iconografica das iluminuras de C.G. Jung Documento
-
A Apropriação na Obra de Nelson Leirner Documento
-
A Arqueologia da Imagem. O cotidiano dos trabalhadores na fotografia de Sebastião Salgado Documento
-
A Arqueologia da Imagem: O cotidiano dos trabalhadores na fotografia de Sebastião Salgado Documento
-
A Arte Contemporânea e o Museu: a preservação frente ao desafio da imaterialidade do objeto artístico Documento
-
A BATALHA DAS DECORAÇÕES: A ESCOLA DE BELAS ATES E O CARNAVAL CARIOCA Documento
-
A Batalha das Ornamentações: a Escola de Belas Artes e o Carnaval Carioca. Documento
-
A Belle-Époque manauara e sua arquitetrura eclética - 1852/1910 Documento
-
A CONDIÇÃO ESPACIAL DOS ESQUEMAS ULTRAPASSADOS: CONSTRUÇÕES ARTÍSTICAS EM TORNO DAS RELAÇÕES ENTRE TÉCNICA, ESPAÇO, GESTO E CONCRETIZAÇÃO. Documento
-
A CONSCIÊNCIA PICTÓRICA DO LAGARTO Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA PÓS-MODERNIDADE NOS SERIADOS PRODUZIDOS PARA A TELEVISÃO - PADRINHOS MÁGICOS, UM UNIVERSO SIMBÓLICO Documento
-
A CRIAÇÃO DA IMPERIAL ACADEMIA E ESCOLA DE BELAS ARTES E O PRIMÓRDIODA PINTURA ACADÊMICA NO BRASIL Documento
-
A CRIAÇÃO DA PAISAGEM EM ALDO BONADEI Documento
-
A CRÍTICA DIDÁTICA: o modelo reflexivo de Antônio Bento, Flávio de Aquino, Mário Barata e Quirino Campofiorito (1950 a 1959) Documento
-
A Cidade Sonora: Esculturas Imateriais Documento
-
A Condição do Exílio Documento
-
A Construção da Estética da Fome nas Imagens de Deus e o Diabo na Terra do Sol Documento
-
A Construção de um Imaginário Moderno: as Capas da Editora Civilização Brasileira ( 1960/1975) Documento
-
A Criação da Imperial Academia e Escola das Belas Artes e o Primórdio da Pintura Acadêmica no Brasil Documento
-
A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca dos anos 1920 Documento
-
A FESTA E AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DO TICUMBI: IMAGENS E TRADIÇÕES DA VILA DE ITAÚNAS (ES) Documento
-
A FORMA PANORAMA E OS DESEJOS DE MEMÓRIA E DE ORIGEM - O cinema ao vivo com As bodas em Canã, de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, e Cristo carregando a cruz, de Pieter Bruegel, transformado no longa O moinho e a cruz, por Lech Majewski. Documento
-
A FOTOGRAFIA "PINHOLE": REPRESENTAÇÕES E MULTIPLICIDADE IMAGÉTICA Documento
-
A Festa Nossa Senhora do Rosário dos Arturos - Imagens de uma Celebração Documento
-
A Formação e a Trajetória Artística de Rodolpho Amoêdo Documento
-
A Linguagem Visual de Porcina: Estudo sobre a recepção dos figurinos da personagem da telenovela Roque Santeiro Documento
-
A PINTURA ABSTRATA DE ROBERTO BURLE MARX Documento
-
A POÉTICA DO TEMPO NOS PARANGOLÉS DE HÉLIO OITICICA Documento
-
A Paisagem Imersiva: O Panorama do Rio de Janeiro de Victor Meirelles e a Videoinstalação Fluxus de Arthur Omar Documento
-
A Penumbra da Pintura Abstrata Documento
-
A Petrobras, a Marca BR e a Identidade Nacional Documento
-
A Petrobrás, a marca BR e a identidade nacional. Documento
-
A Pintura de Emmanuel Nassar: a co-existência de campos diversos Documento
-
A Pintura de paisagem no Brasil: A Floresta na obra de Antonio Parreiras Documento
-
A Reconstruçâo Gráfica de um Candidato - Como os Chargistas Perceberam a Mudança de Imagem de Luís Inácio Lula da Silva Documento
-
A Reconstrução Gráfica de um Candidato: Como os chargistas cariocas viram a mudança de imagem de Luiz Inácio Lula da Silva Documento
-
A Semântica da Imagem Estética: Estrutura e Relações de Sentido na Obra de Guttmann Bicho Documento
-
A Sombra Assombra: o duplo como fator de estranheza Documento
-
A TRÍADE MODERNA - AMOR, JUVENTUDE E FELICIDADE: UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DO IMAGINÁRIO PUBLICITÁRIO CONTEMPORÂNEO Documento
-
A Tradição cosmológica em imagens rupestres na chapada Diamantina - Bahia Documento
-
A arquitetura italiana no Rio de Janeiro entre 1900 e 1930 Documento
-
A arquitetura religiosa barroca em Luziânia, Jaraguá, Corumbá de Goiás e Pirenópolis Documento
-
A arte comercial e os produtos da indústria oferecidos na praça do Rio de Janeiro no século XIX RR Documento
-
A arte da pintura: prescrições humanistas e tridentinas na pintura colonial mineira Documento
-
A arte de Antônio Teles, escravo e mestre pintor setecentista, no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro Documento
-
A arte de Icoaraci - reinterpretação contemporânea da cerâmica marajoara Documento
-
A arte informal e os limites do discurso crítico moderno em Antonio Bento e Mário Pedrosa, no final da década de 1950 Documento
-
A arte popular entre o saber e o fazer Documento
-
A arte, o canto e a esquina: sobre intimidade, exposição e suas ocasiões de permeabilidade, mesmo. Documento
-
A beleza na arte contemporânea Documento
-
A cidade através do Grafite: um olhar sobre a intervenção urbana como prática social. Documento
-
A construção da Pós-Modernidade nos seriados de animação produzidos para a televisão - Padrinhos Mágicos, um universo simbólico Documento
-
A construção da identidade brasileria no traço de Percy Lau Documento
-
A construção de um um corpo aos pedaços Documento
-
A construção deum imaginário moderno: As capas da editora Civilização Brasileira (1960/1975) Documento
-
A crítica de artes visuais nos anos 90. Documento
-
A descolonização das imagens: o livro ilustrado infantil no contexto brasileiro contemporâneo Documento
-
A dramaticidade plástica da folia de reis: Análise das imagens e dos rituais da folia manjedoura da mangueira Documento
-
A escultura fluminense na antiga Capitania Real do Rio de Janeiro (1565-1821) Documento
-
A escultura religiosa fluminense e as visitas pastorais do cônego Pizarro em 1794-95 Documento
-
A estética karajá e a ótica ocidental Documento
-
A experiência estética ampliada em Lygia Clark e Helio Oiticica: Uma proposta pedagógica em arte e educação Documento
-
A figura por aqui: o diferencial do autor no Brasil Documento
-
A floresta sublime nos óleos de Rugendas Documento
-
A formação do artista na Academia/Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro: A metodologia de ensino de desenho de modelo vivo no acervo do Museu D. João VI/EBA/UFRJ. Documento
-
A formação e a trajetória de Rodolpho Amoêdo Documento
-
A gravura de Lívio Abramo Documento
-
A gravura em Maria Bonomi: do meio como fim ao meio como princípio. Documento
-
A igreja de S. Pedro dos Clérigos do Rio de Janeiro e suas congêneres Documento
-
A imagem dos trabalhadores em Portinari Documento
-
A imaginária franciscana na antiga capitania do Rio de Janeiro: elementos para seu estudo Documento
-
A imensidão intima da fabulação fotopoética Documento
-
A imensidão íntima na fabulação da imagem fotopoética Documento
-
A indisciplina da imagem: Estudo do desenvolvimento do método na arquitetura de Oscar Niemeyer Documento
-
A intencionalidade no esboço: o desenho em Álvaro Siza Vieira Documento
-
A inter-relação entre história da arte e restauração - uma questão de critério Documento
-
A lógica visual no trabalho gráfico de Rodolfo Amoedo e Henrique Bernadelli nas revistas Kosmos e Renascença Documento
-
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade turística Documento
-
A obra de arte na era de sua reprotubilidade turística Documento
-
A originalidade da obra de Ignacio Ferreira Pinto no contexto da talha carioca na segunda metade do século XVIII Documento
-
A partir do 33º Panorama da Arte Brasileira: possibilidades entre curadoria, arte e arquitetura Documento
-
A performance como contradispositivo Documento
-
A permanência da pintura: desejo, erotismo e outros. Documento
-
A persistência da paisagem Documento
-
A pintura da Escola Nacional de Belas Artes na 1ª Republica (1890-1930). Da formação aos seus modos estilísticos. Documento
-
A pintura da Escola Nacional de Belas Artes na 1ª República (1890-1930): da formação do artista aos seus modos estilísticos Documento
-
A poética do invisível na obra de Waltercio Caldas Documento
-
A reinvenção da paisagem e as questões da essência da técnica na era digital. Um estudo de caso sobre o olhar contemporâneo de Andreas Gursky. Documento
-
A representação do ateliê "vazio" na pintura brasileira entre o final do século XIX e início do século XX Documento
-
A reutilização de materiais: o processo criativo da arte-educação X crianças e suas criações Documento
-
A solidão da fronteira: um estudo transdisciplinar sobre a obra de Lygia Clark Documento
-
A tempestade: silêncio, invisibilidade e videoarte Documento
-
A vontade poética no diálogo com os Bichos : o ponto de chegada de uma arte participativa no Brasil Documento
-
A Óptica Sócio-Política da Arte Seqüencial de Angelo Agostini em Algumas das Página de O Cabrião e da Revista Illustrada Documento
-
A óptica sócio-política da arte seqüêncial de Ângelo Agostini em algumas das páginas de O Cabrião (1866-1867) e da Revista Illustrada (1876-1898) Documento
-
ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO DIGITAL: de sua trajetória como livro ilustrado: do papel à tela interativa Documento
-
AMBIÊNCIAS E AVATARES EM MUNDOS VIRTUAIS ONLINE FANTÁSTICO-MEDIEVAIS: VIVÊNCIA, REMEMORAÇÃO E SUBJETIVIDADES PERMEADAS POR ESTÉTICAS HÍBRIDAS NO CIBERESPAÇO. Documento
-
AMOR AO INSIGNIFICANTE (res derelictae) Documento
-
ANTIGOS TEMPLOS PARA UMA OUTRA ARTE Documento
-
ARTE E CRÍTICA DE ARTE NA DÉCADA DE 1980: COMPROMISSOS, CONTRADIÇÕES E QUESTÕES ESSENCIAIS, A PARTIR DAS RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O DEBATE TEÓRICO E INTERNACIONAL E OS DISCURSOS CRÍTICOS NO BRASIL Documento
-
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS DE MODA E O PERTENCIMENTO SOCIAL: Louis Vuitton e inspirações. Documento
-
AS MOTIVAÇÕES TEMÁTICAS DE CELITA VACCANI NOS MAUSOLÉUS DOS AVIADORES MILITARES, NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA: "GLÓRIA" E "DEVER" NA ICONOGRAFIA DO HERÓI Documento
-
Abstracionismo Lírico na Pintura de Manabu Mabe: Do Signo Galigráfico a Liberdade da Mancha Documento
-
Academias de modelo vivo e bastidores da pintura acadêmica brasileira: a metodologia de ensino do desenho e da figura humana na matriz francesa e sua adaptação no Brasil do século XIX ao início do século XX. Documento
-
Adolfo Morales de los Rios - um arquiteto eclético no Rio de Janeiro do início do século Documento
-
Adriana Varejão: A história inquieta Documento
-
Afinações Documento
-
Ah vai andas?! Um sistema criativo a partir do(s) sapateado(s) Documento
-
Ainda Barrocos Documento
-
Aloisio Magalhães:as faces culturais do design no Brasil (1960-1970) Documento
-
Aloísio Magalhães: as faces culturais do design no Brasil Documento
-
Ambivalência infinitesimal da imagem: o inconsciente e o quântico Documento
-
Aparelho cinecromático: o movimento extático de Abraham Palatnik Documento
-
Aprender a caminhar com a Aldeia Maraká'nà Documento
-
Aproximadamente 26 dias 15h e 39 min Documento
-
Aproximações: Arte in meno Documento
-
Aproximações: arte in memo. Documento
-
Arquitetura das casas-grandes remanescentes dos engenhos de açúcar no Rio de Janeiro setecentista Documento
-
Arquitetura moderna brasileira e as experiências de Lucio Costa na década de 1920. Documento
-
Arquétipos e Memória - A Gravura de Marcelo Grassmann Documento
-
Art Deco: O Moderno Necessário Documento
-
Arte Contemporânea Brasileira - o Estado do Mercado Documento
-
Arte Decorativa na Escola Nacional de Belas Artes - Inserção, Conquista de Espaço e Ocupação (1930 - 1950) Documento
-
Arte Rupestre - Interpretação e contexto: O exemplo da Serra do Cabral, Minas Gerais Documento
-
Arte Visionária Amazônica: Pablo Amaringo e as Formas do Invisível Documento
-
Arte como trabalho (título provisório) Documento
-
Arte concreta além de sua origem: diálogos entre Brasil e Argentina através do MAM RJ Documento
-
Arte e Ténica: Escultura Brasileira no século XIX Documento
-
Arte feminina ou feminista: uma questão do contexto histórico brasileiro? Documento
-
Arte, Simbolismo e Ritual: objetos éticos culturais nas Congadas de Uberlândia - MG Documento
-
Arthropodos Affectivus: iconografias de couraças do corpo durante a constituição de uma poética visual Documento
-
Arthur Bispo do Rosário: sua trajetória como artista plástico Documento
-
Artista e público na fronteira: propostas colaborativas a partir da América Latina Documento
-
Artistas no feminino: A atuação de Abigail de Andrade e Julieta de França no Rio de Janeiro no entreséculos XIX-XX Documento
-
As Cópias Pintadas na constituição da Coleção Didática do Museu D. João VI Documento
-
As Fachadas da Arquitetura Espontânea Kitsch do Subúrbio Carioca - Quinze Estudos de Caso Documento
-
As Fazendas de Café no Vale do Paraíba Fluminense: Testemunhos arquitetônicos construtores da história Documento
-
As Gravações do Cerrado: O enfoque de seus signos Documento
-
As fazendas de café do Vale do Paraíba Fluminense-século XIX. testemunhos arquitetônicos construtores da história. Documento
-
As imagens da Estética do grotesco na arte de Konstantin Christoff Documento
-
As motivações temáticas de Celita Vaccani, nos Mausoléus dos Aviadores Militares: Documento
-
As narrativas fotográficas de Marcel Gautherot Documento
-
As práticas artísticas visuais contemporâneas e a experiência urbana Documento
-
Assim no céu como na terra - monumentos contemporâneos Documento
-
Atotô Obaluayê, Ajuberu - Um olhar semiológico sobre a indumentária de Obaluayê Documento
-
Autor, Título e Dimensões Documento
-
Autorretratos: ancestrais em nós Documento
-
Autos contemporâneos: postulados ou verdade? Documento
-
Ações, coisas e relações artisticamente produzidas Documento
-
BELAIR: AS FACES DE UM SONHO EXPERIMENTAL DE INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA Documento
-
BELEZA FEITA A MÃO - Análise do simulacro de beleza facial feminina na publicidade de cosméticos multifuncionais. Documento
-
Beleza e bom gosto como fatores civilizatórios: o livro " A dona de casa", de Gonzaga Duque. Documento
-
Belém: cidade-obra revelada em fragmentos caóticos Documento
-
Brasil ano 2000: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor (1973-1975) Documento
-
Brasilidades Contemporâneas: hibridismos culturais na arte brasileira Documento
-
CALEIDOSCÓPIO TROPICAL: Um estudo sobre os trajes dos cantores tropicalistas e sua poética vestimentar. Documento
-
CAPOEIRA ANGOLA: mandinga de imagens em ação. Documento
-
CARNAVAL NO MUNICIPAL - O ESPETÁCULO DE UMA FESTA DAS ELITES Documento
-
CASA-TELA: UMA NARRATIVA A CÉU ABERTO Documento
-
CICLOS ECONÔMICOS DE PORTINARI E A IMAGEM DOS TRABALHADORES: A CONSTRUÇÃO DE UMA VISUALIDADE Documento
-
CORRESPONDÊNCIAS ARTÍSTICAS E NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO. DIREÇÃO DE ARTE EM L'INHUMAINE, DE MARCEL L'HERBIER (1932) Documento
-
CRER PARA VER: A IMAGEM RETÓRICA DOS SETE PECADOS CAPITAIS E O OLHAR MORAL DA TRADIÇÃO CRISTÃ À CONTEMPORANEIDADE Documento
-
CRÔNICA ILUSTRADA DE UMA INFÂNCIA: A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO COTIDIANO DO INÍCIO DO SÉCULO XX, ATRAVÉS DOS DESENHOS DE EURIDYCE Documento
-
CULTURA VISUAL E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO 36° FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS Documento
-
Canudos - tragédia e arte na xilogravura de Adir Botelho Documento
-
Capitu: pela análise de um figurino e por um resgate e construção da metodologia de trabalho de Beth Filipecki. Documento
-
Carlos Estevão, cronista do traço: retratos críticos do cotidiano familiar Documento
-
Carlos Estevão, cronista do traço: retratos críticos do cotidiano familiar Documento
-
Carnaval carioca em tempos de ditadura: o bloco Chave de Ouro - é proibido proibir! Documento
-
Carnavalesco, O Profissional que faz Escola no Carnaval Carioca Documento
-
Carybé e a construção da brasilidade: arte e etnografia para uma análise além das representações Documento
-
Celebração do Imperfeito: uma experiencia relacional na Arte Contemporânea. Documento
-
Celeida Tostes: O ventre da Terra Documento
-
Cena para um figurino. Documento
-
Cenário da arquitetura da arte (Montagens e espaços de exposições) Documento
-
Chabloz vê Chico, Chico vê Chabloz: Estudo do conceito de arte primitiva na obra pictórica de Chico da Silva Documento
-
Cine Fantasma: Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos Documento
-
Cine Fantasma: Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos Documento
-
Civilidade e etiqueta na inscrição da indumentária de luto no retrato fotográfico brasileiro no século XIX Documento
-
Clube dos Glifófilos, o primeiro clube de gravuras do Brasil Documento
-
Colabore para a boa operação do transporte coletivo Documento
-
Coleção Lebreton na Academia Imperial de Belas Artes: Questões históricas, artísticas e pedagógicas. Documento
-
Comissão Científica ao Ceará: registros em aquarela de José dos Reis Carvalho. Documento
-
Como Vestir o Intervalo Documento
-
Como arranjar (o) tempo? Documento
-
Como fazer cinema sem filme? Documento
-
Como me tornei um bípede Documento
-
Companhia Editora Melhoramentos ? A construção de uma identidade através da ilustração ? 1915 / 1940 Documento
-
Comunid'Arte, Favela, Arte; A gênese de quatro artistas de Santa Teresa. Documento
-
Conceito e imagem na produção do Imaginário Periférico: um estudo de caso. Documento
-
Concretismo Brasileiro: A Singularidade do Movimento Construtivo Nacional Documento
-
Corpo Fractal: Cartografias em tempos de Crise. Documento
-
Corpo e Mídia - a experiência artística em um intervalo Documento
-
Corpo-Vetor: dispositivo de texturas poéticas Documento
-
Corpo-vetor: dispositivos de texturas poéticas Documento
-
Corpos subversivos na performance contemporânea Documento
-
Correspondências Artísticas e Níveis de Representação - Direção de Arte em L' Inhumaine Documento
-
Cotidianas subversões do visível. Uma poética do mínimo. Documento
-
Cotidiano e cultura: as imagens do Rio de Janeiro nos cinejornais da Agência Nacional nos anos 50. Documento
-
Criação cultural e consumo de massas: a prática da ilustração no brasil através da trajetória de Ziraldo Alves Pinto Documento
-
Crônica Ilustrada de uma infância: a representação gráfica do Rio de Janeiro do início do século XX, através dos desenhos de Euridyce Documento
-
Cultura Visual e Práticas Artísticas no 36º Festival Folclórico de Parintins Documento
-
Cultura e Sistemas Simbólicos: melting pot" na arte rupestre da Bahia Documento
-
DANCIDADE: GESTO COMO CAMPO DE CIRCULAÇÃO DE FORÇAS Documento
-
DESENHO COMO DA-SEIN - POR UMA ONTOLOGIA Documento
-
DESROSTIFICAÇÃO Documento
-
DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS ENTRE A HISTÓRIA DA ARTE E A REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA: ANÁLISE DE TRÊS PINTURAS DO ACERVO DO MUSEU D. JOÃO VI/EBA/UFRJ Documento
-
DO GENOCÍDIO, DA VIOLÊNCIA E DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM UMA REPÚBLICA DAS BANANAS Documento
-
DO QUADRADO À PINTURA. UMA ABORDAGEM DA GRADE APÓS O MODERNISMO Documento
-
DOMÍNIO PÚBLICO - Promovendo Interações Sociais Através De Sistemas Artísticos Mediados Por Computadores Documento
-
Da Arte: uma abordagem de sua condição contemporânea Documento
-
Da Contradição ao Encontro Documento
-
Da condição contemporânea do artista Documento
-
Da membrana à interface do mundo: autoretrato e autoconsciência na arte contemporânea Documento
-
Das cosmologias: intervalo e infinito nas ficções do artista Documento
-
De Sertaneja a Folclórica: a Trajetória da Coleção Regional do Museu Nacional -1920/1950. A tese recebeu o Prêmio Silvio Romero-2005. Documento
-
De cama mesa e banho: uma etnografia de rendas e bordados do enxoval da casa brasileira Documento
-
De palavras bárbaras, Sereias e Moemas: dizer arte brasileira, narrar-memoriar o feminino, a morte e a água Documento
-
Descanso do modelo: trajetória e repercussão da pintura de gênero brasileira no final do século XIX Documento
-
Desenho - pintura - escrita: simulando simulacros Documento
-
Desenhos nas paredes prisionais: traços, riscos e percursos. Documento
-
Desenhos que escrevo Documento
-
Desfile-conceito x Desfile-imagem: o dizível e o visível nas escolas de samba do Rio de Janeiro na hipermodernidade. Documento
-
Deslocamentos criadores: inscrições no entre-quadro Documento
-
Deslocamentos do spectrum na imagem numérica - do vestígio à virtualidade Documento
-
Desmantos: Experiências entre Corpos e Espaços Documento
-
Desmedidas: a densa terra volátil de Cildo Meireles Documento
-
Desocupações Extraordinárias:arte contemporaneidade como evocação de maus comportamentos e busca desesperada de felicidade Documento
-
Desrostificação Documento
-
Devires do Corpo - Potência do Vazio. Documento
-
Dias & Riedweg: alteridade e experiencia estética na arte contemporânea brasileira Documento
-
Dionísio: A mímese sublime Documento
-
Diálogo Flusser-Flexor: Atmosfera Documento
-
Diálogo Neoclassicismo / Romantismo em obras de Chaves Pinheiro Documento
-
Diálogos Fundamentais entre a História da Arte e a Reintegração Cromática: análise de tr~es pinturas do acervo do museu D. João VI/Eba/UFRJ Documento
-
ECDYSIS: embalagens, maquiagens, mortalhas, entre outras linguagens do corpo-máscara Documento
-
EM BUSCA DE SERPENTES: Uma investigação sobre a temporalidade da arte latino-americana e de sua história a partir de Aby Warburg Documento
-
ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA: A AQUARELA BOTÂNICA DE JOSÉ DOS REIS CARVALHO E JOÃO BARBOSA RODRIGUES NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX NO RIO DE JANEIRO. Documento
-
ENTRE O ARTESOADO E A QUADRATURA, UMA “PERSPECTIVA” DIFERENTE SOB O OLHAR DE CAETANO DA COSTA COELHO Documento
-
ESPAÇOS DE TEMPO: IMAGENS FABULARES DE TEMPORALIDADES MÚLTIPLAS Documento
-
ESTÉTICAS HÍBRIDAS NO CIBERESPAÇO: O SIGNIFICADO DAS IMAGENS EM LINEAGE II Documento
-
EXPERIMENTALISMO DOS ANOS 1970 NO BRASIL: OS MEIOS E OS ACONTECIMENTOS NA FORMAÇÃO DO CIRCUITO ARTÍSTICO Documento
-
Elogio da opacidade Documento
-
Em azul e branco: Azulejaria portuguesa no Convento de Santo Antônio - Recife, século XVIII Documento
-
Em confronto com o real: estudos de caso sobre materialidade e experiências participativas Documento
-
Embalagem: uma análise do processo perceptivo Documento
-
Emygdio de Barros: um poeta do espaço Documento
-
Enquanto o mar sobe - ensaio para uma poética da duração Documento
-
Ensaio sobre a perda do instante decisivo Documento
-
Entre Palácios e Pavilhões: a Arquitetura Efêmera da Exposição Nacional de 1908 Documento
-
Entre a imagem e o texto ? Ismael Nery, o trágico como caminho poético Documento
-
Entre a lógica industrial e a construção pictórica: a foto-pintura de retrato carioca como modelo europeu. Documento
-
Entre fotografias: potência dialética e crítica da imagem. Com doutorado ?Sanduíche? na Berkeley University of California, Estados Unidos, em 2021. Documento
-
Entre o Vento e o Mar: o desenho como membrana Documento
-
Entrevia falante: reverberações poéticas Documento
-
Equívocos estereótipos e caracteres da pintura naif: A diversidade nas obras de Rosina Becker do Valle, Aparecida Azedo e Juca Documento
-
Escrita de Auto-Paisagem Documento
-
Escultura como Imagem Documento
-
Espaço-corpo, ambiente-experiência: Hélio Oiticica e Gordon Matta-Clark - genealogias do 'contemporâneo' Documento
-
Espaços do Poder: o Rio de Janeiro no Estado Novo Documento
-
Espaços imantados: dimensões críticas e poéticas no Salão da Bússola - 1922/1969 Documento
-
Espelho, Onda e Sombra: Suzy Lee e seu aporte ao Livro Imagem Infantil Contemporâneo Documento
-
Esplendor e Sigilo: o Brasil na Cartografia Portuguesa de 1502 a 1675 Documento
-
Estamparia em Tecido; A influencia do Processo na Obra do Artista, Estudo de Caso: Hilda Campofiorito e Tana. Documento
-
Estatuária e Ideologia: Monumentos Comemorativos de Rodolpho Bernardelli no Rio de Janeiro Documento
-
Estevão Silva e Hélio Oiticica. Brasilidade, a Sensação Revisitada . Documento
-
Exercício Ascético de Repetição Documento
-
Exercícios da imobilidade Documento
-
Existência lésbica e menstruadora: imagem e cultura lesbofeministas Documento
-
Experimental: construções e atitudes – Outra possibilidade de leitura para a arte brasileira Documento
-
Experiência Pictórica Documento
-
Exposições de moda em espaços cariocas de arte: Mulheres Reais e Viagens Extraordinárias em perspectiva Documento
-
Extração: uma poética do cotidiano Documento
-
FANTASIA, ROMANTISMO E MEDIEVO NAS PAISAGENS DE MUNDOS VIRTUAIS ONLINE Documento
-
FORTUITOS (DES)ENCONTROS - ESTRATÉGIA HACKER NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA TELEMÁTICO Documento
-
FRANS POST: HERANÇA REALISTA DA PINTURA HOLANDESA NA PAISAGEM BRASILEIRA Documento
-
FRONTEIRAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA: CELEIDA TOSTES, BISPO DO ROSARIO E AS POÉTICAS DE JAPARATUBA E SÃO CRISTÓVÃO Documento
-
Fabulações poéticas da paisagem Documento
-
Fantasmas do Modernismo Paulista: sobrevivências, sintomas e montagens anacrônicas na produção modernista de Anita Malfatti repercutindo na obra de Tarsila (1915-1923) Documento
-
Faz uma casa com areia : a cidade de Goiás e as areias coloridas na trajetória de Goiandira Ayres do Couto Documento
-
Flows of Bits, Designing Experiences Documento
-
Fluxo Interrompido: Um estudo sobre a representação visual do tempo nas histórias em quadrinhos Documento
-
Forma em Fluxo: Mudanças na Concepção Estética do Objeto no Século XIX Documento
-
Forças de um corpo vazado Documento
-
Fragmentos Deflagradores Documento
-
Fragmentos Defragadores Documento
-
Fronteiras da Arte Contemporânea:Celeida Tostes,Bispo do Rosario e as poéticas de Japaratuba e S.Cristóvão Documento
-
Frágeis conexões: razão e desejo na arte da era tecnológica. Documento
-
Funk - Da periferia para o mundo. Estudo da atual trajetória do movimento Funk através da análise do trabalho do DJ Sany Pitbull. Documento
-
GALERIA DE ARTE CELINA: espaço e ideário cultural de uma geração de artistas e intelectuais em Juiz de Fora (1960/1970) Documento
-
Galeria do poste arte contemporânea: estudo etnográfico sobre arte e inventividade no espaço urbano de Niterói Documento
-
Gesto e representação: a escrita-imagem na criação visual Documento
-
Giulio Carlo Argan, Clement Greenberg. A teoria para a arte moderna como projeto. Documento
-
Goyana S.A.: Cultura material, Design e Mitologias Documento
-
Habitar Memórias - Lembrança, Esquecimento e Imaginação Documento
-
Hanna Levy no Brasil: História, Teoria e Crítica de Arte no Patrimônio (1937-1947) Documento
-
Henry-Russell Hitchcock e o conceito de Estilo Internacional Documento
-
Honório Esteves e a preservação do patrimônio artístico histórico no século XIX Documento
-
Horizonte indelével Documento
-
IDENTIDADE PROVISÓRIA: EU SOMOS NÓS Documento
-
IMAGENS CÍCLICAS NA ARTE CONTEMPOR NEA: a imagem técnica atemporal Documento
-
INERFERÊNCIAS ESTÉTICAS: A TÉCNICA STOP MOTION NA NARRATIVA DE ANIMAÇÃO Documento
-
INSTINTOS POÉTICOS - conectividade, vitalidade e experiência estética Documento
-
Identidade Representação: Cindy Sherman em "Untlet Film Stills" Documento
-
Im/em permanências: imagem, memória, patrimônio Documento
-
Imagens Migrantes Documento
-
Imagens da História: montagem e tempo histórico em Anri Sala, Harun Farocki e Frank Stella. Documento
-
Imagens de um espaço - o Museu Antonio Parreiras e seu cotidiano Documento
-
Imagens e Signos de Santa Teresa - Estudo Etnográfico das Identidades Culturais de um Bairro Carioca Documento
-
Imagens híbridas da cultura brasileira nas fotocolagens de Christine Burril Documento
-
InSITE: práticas de arte pública na fronteira entre dois mundos Documento
-
Incidência Pública Anônima Documento
-
Incompletude, fotografia Documento
-
Inscrições contemporâneas: a palavra-imagem no projeto da visualidade pós-moderna Documento
-
Inscrições da memória Documento
-
Interculturalidade na experiencia do Programa de Extensão Educacional Nucleo de Arte da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
Interculturalidade na experiência do Programa Núcleo de Arte da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Documento
-
Interferências Estéticas, a Técnica Stop motion na narrativa de Animação Documento
-
Interiores da habitação das camadas médias cariocas: Modo de vida e organização espacial Documento
-
Internet, imagem e cultura: uma reflexão sobre o lago imagético por onde navegamos Documento
-
Intervenções artísticas no espaço telemático Documento
-
Investigando os limites da arte: as propostas de Hélio Oiticica, Lygia Clark e Waltércio Caldas. Documento
-
Investigação sobre a matéria do pensamento: um estudo sobre a não forma como gênese Documento
-
Irmãs de samba Documento
-
Isso (não) foi - Fotografia Contemporânea Documento
-
JOÃO DO COUTO E SILVA a trajetória de um artífice português no Brasil Documento
-
Jogos de Temporalidades Inconciliáveis Documento
-
Justificação de um Gesto Documento
-
Klaxon: Um percurso de Leitura Documento
-
LUGARES DE INSCRIÇÃO DA ARTE: ARTISTAS, COLETIVOS DE ARTISTAS, E CERTA ARTE PÚBLICO PRATICADA NA CIDADE Documento
-
LUGARES QUE HABITAM LUGARES Documento
-
LUZ MANIPULADA: em busca de um rosto para um corpo sem sentido Documento
-
LUZ, CONFLITO E HARMONIZAÇÃO NA PINTURA DE GEORGINA DE ALBUQUERQUE: OBRAS DE 1920/1926 Documento
-
Legimatação e mediação da arte: projeções no contemporâneo Documento
-
Leite de Rosas: Imagem e Valor Cultural Documento
-
Linguagens, Sínteses: Temporalidade Construtiva Documento
-
Livro de artista como campo de expressão em Waltercio Caldas: a exposição de livros (1999-2002) Documento
-
Lugares de inscrição da arte: artistas, coletivos de artistas, e certa arte pública praticada na cidade Documento
-
Lula Wanderley e a proposição-processo Espaço Aberto ao Tempo: quando a arte e a saúde mental se encontram em uma obra coletiva. Documento
-
Lumina Luna: Paisagens poéticas Documento
-
Lunar Maria Documento
-
MAC de Niterói : Práticas, Relatos e Impressões de um Espaço Vivenciado Documento
-
MARCAS ANDALUZES NO RIO DE JANEIRO: a presença da azulejaria hispano-mourisca no Pavilhão Mourisco de Manguinhos Documento
-
MARIO PEDROSA E A ARTE ABSTRATA - A BUSCA DE SÍNTESE NA TENSÃO ENTRE SUBJETIVO E OBJETIVO Documento
-
MATÉRIA NEGRA, ECONOMIA DO LUGAR DIFÍCIL: considerações sobre arte contemporânea como distopia Documento
-
MATÉRIA, TÉCNICA E EXPRESSÃO: O TECIDO NA PINTURA DE GÊNERO NO RIO DE JANEIRO DE ENTRESSÉCULOS Documento
-
MEMÓRIAS DO "FORNO MONUMENTO" - ARTE CERÂMICA IMBRICADA À VIDA COTIDIANA Documento
-
MEU CORPO COMO LIVRO Documento
-
Manifestações da arte têxtil contemporânea no Brasil Documento
-
Manoel da Costa Athayde: Estudo sobre seus painéis Documento
-
Manual de instruções: não siga instruções - reflexões sobre arte contemporânea e museu Documento
-
Marionetes Virtuais - arte, corpo e tecnologia em interseção poética Documento
-
Memórias do Forno Fonumento - Arte Ceramica Imbricada à Vida Cotidiana Documento
-
Millôr Fernandes e Pif Paf: o Humor e as Imagens no Contexto Cultural Brasileiro Documento
-
Mobiliário neocolonial ? a busca pela tradição na modernidade nacional (1920-1940) Documento
-
Modernidade, contemporaneidade e presença oriental nas esculturas públicas de Franz Weissmann na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Modos de expor e ver a arte em casa: ambiências da memória e intervenções da arte contemporânea na Casa Museu Eva Klabin Documento
-
Moto Contínuo: estudo de caso - arte no Brasil - início da década de 80 Documento
-
Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico Documento
-
Museus de Arte em Metamorfoses Documento
-
Museus em Metamorfoses Documento
-
Máscaras, vestes e películas: o imaginário fabular na fotografia contemporânea Documento
-
Mãos à obra : A construção da imagem do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no pós-incêndio de 1978. Documento
-
N'Aruanda só se pisa devagar Documento
-
Natureza Plástica: o discurso imagético da campanha Melissa Amazonista. Documento
-
Nefelibata - Habitante das Nuvens Documento
-
Net: Desejo na Rede Documento
-
Ninguém nasce viril, torna-se viril. Novas representações do corpo masculino Documento
-
No curso da pintura: a produção de identidades de artista Documento
-
Notas do subterrâneo: alegorias do azul em Paul Cézanne. Documento
-
Notas metafísico-metabólicas de uma experiência mamífera Documento
-
Nova visão da Arquitetura e Urbanismo do periodo Inca no continente Pré-americano Documento
-
NÓS (ENTRE A PALAVRA E A IMAGEM) Documento
-
Não deixe o samba morrer - Um estudo histórico e etnográfico sobre o carnaval de São Luis e a escola favelado samba. Documento
-
Não sei lidar com palavras: uma tese sobre pintura Documento
-
Não-habitável como poética de espaço Documento
-
Nós, o Outro, o Distante: O Espectador da Arte Contemporânea Documento
-
O AVATAR:: SIMULACRO NA ERA DIGITAL Documento
-
O Aldeamento Jesuítico de São Lourenço: a herança templária na construção da espacialidade brasileira Documento
-
O BINÔMIO CENTRO-PERIFERIA: A identidade territorial nas obras de Ronald Duarte e Raimundo Rodriguez Documento
-
O Bélico no Carnaval Carioca: o discurso nacionalista das escolas de samba da década de 1940 Documento
-
O Clube de Artes Plásticas da Amazônia: a experimentação abstrata e as transformações na pintura de seus artistas Documento
-
O Corpo como questão na arte contemporãnea Documento
-
O DAVID DO BRENNAND E O PROTAGONISMO DAS CÓPIAS NA HISTÓRIA DA ARTE: trajetórias e espaços expositivos de um objeto de arte particular Documento
-
O Daguerreótipo de Deus e a Face Gloriosa: Fotografia, Palavra e Ficção em Arthur Omar e Gabriel García Márquez Documento
-
O Discurso da Imagem: Lula e Serra por Veja e Carta Capital nas Eleições de 2002. Documento
-
O ESTUDO DA PERSPECTIVA APLICADO À PINTURA DOS FORROS DA IGREJA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA DO RIO DE JANEIRO Documento
-
O EXPLORADOR DO TEMPO Documento
-
O Ecletismo na construção do Novo Observatório Nacional no início do séc XX Documento
-
O Ecletismo na construção do novo observatório nacional no início do século XX Documento
-
O Espaço Urbano e a Arquitetura no Século XIX: o Campo de São Cristóvão - um Estudo de Caso Documento
-
O Estado (em) espetáculo e a chapa branca no carnaval carioca ? a folia nos tempos de chumbo Documento
-
O Estado de Potência de Proposições Negativas Documento
-
O Exú do écran: a mitopoética do cinema de Pier Paolo Pasolini. Documento
-
O GESTO RASURANTE OU O RESÍDUO DE INCERTEZA Documento
-
O GUARDA-ROUPA MODERNISTA: a aparência e os trajes de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade Documento
-
O Homem, sua vontade holoscópica e seus naói. Documento
-
O Hotel Sete de Setembro e a Arquitetura Balneária do Ecletismo Tardio no Rio de Janeiro Documento
-
O IMAGINÁRIO DA BELLE ÈPOQUE: O imaginário social e o Art Nouveau nas ilustrações de K.Lixto para O Malho. Documento
-
O INTERCÂMBIO ENTRE O ?RETORNO À ORDEM? EUROPEU E O MODERNISMO BRASILEIRO A PARTIR DA OBRA DE ARTISTAS IMIGRANTES ? (1924-1940) Documento
-
O Interdito à Sexualidade nas Artes Visuais: questões pertinentes às curadorias brasileiras Documento
-
O JOGO E A RE-MONTAGEM DE EXPERIÊNCIAS: PASSAGENS ENTRE ARTE E NÃO-ARTE Documento
-
O MAM Rio e a construção discursiva do Pós-incêndio Documento
-
O Movimento Armorial. Ariano Suassuna e a gênese de uma arte brasileira de raízes populares Documento
-
O Nacionalismo em Theodoro Braga: posturas e inquietações na construção de uma arte brasileira. Documento
-
O OLHAR E O TEMPO Documento
-
O Outdoor Como Tela: o projeto NYSAT e os Documento
-
O PAPEL DA ESTAMPA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO ARTÍSTICA NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES: O ACERVO DO MUSEU D. JOÃO VI/EBA/UFRJ Documento
-
O Palácio das Laranjeiras e a Belle Époque no Rio de Janeiro Documento
-
O Palácio de Landi: uma trajetória estilistica Documento
-
O Paço de São Cristóvão, antigo palácio real e imperial e atual palácio-sede do Museu Nacional/UFRJ: a definição de uma arquitetura palaciana. Documento
-
O Sentido da Pele - Uma abordagem da arquitetura dos Irmãos Roberto Documento
-
O Sentido da Pele: Uma abordagem da arquitetura dos Irmãos Roberto Documento
-
O Tempo Fantástico - Uma Pesquisa Baseada na Obra de Bergson Documento
-
O abstracionismo lírico na Pintura de Manabu Mabe?. do Signo Caligráfico à Liberdade da Mancha Documento
-
O artista e sua formação desde 1980: o ambiente contemporâneo e o Rio de Janeiro Documento
-
O ateliê do artista: tramas do intervalo Documento
-
O calcanhar de Komarov. Ensaio sobre artefatualidade catastrófica. Documento
-
O caso da Denison: design e computação gráfica; mutações recentes no campo da comunicação Documento
-
O condomínio - Análise etnográfica de uma comunidade imaginária dos quadrinhos de Laerte Documento
-
O corpo gordo e o grotesco: gênero, política e transgressão na arte contemporânea Documento
-
O corpo imaginado - em busca de uma cartografia do espaço interior Documento
-
O desejo de morar no silêncio das coisas Documento
-
O desenho botânico como expressão artística na obra de Margaret Mee Documento
-
O desenho e o percurso do desejo Documento
-
O discurso conceitual nas artes plásticas brasileiras da década de 1970: da visceralidade ao intelectualismo predominante Documento
-
O discurso imagético da Nike e a 'desejabilidade' dos jovens de classe média carioca Documento
-
O diálogo Necoclassicismo/Romantismo nas obras de Francisco Manuel Chaves Pinheiro. Documento
-
O ecletismo na arquitetura residencial de José Sidrim - estudo histográfico e sócio cultural da moradia em Belém Documento
-
O encontro entre Laverno e Robert Macaire: os primordios de uma tipologia da caricatura brasileira oitocentista. Documento
-
O ensino da arquitetura na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro:1816-1889 Documento
-
O espaço de representação e a representação do espaço Documento
-
O essencial e o invisível: Leituras intermióticas das ilustrações de O Pequeno Príncipe, de Saint- Exupéry Documento
-
O figurino e a construção dos estereótipos de feiúra no filme O auto da Compadecida Documento
-
O fio como dispositivo de mediação entre a casa, o fio e a obra Documento
-
O gesto no corpo escultórico nos Passos de Aleijadinho Documento
-
O guarda-roupa modernista: a aparência e os trajes de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade Documento
-
O jardim aquático de Burle Marx como obra de arte: seus arquétipos, seu modelo projetual e seu legado Documento
-
O mais além da pintura abstrata de Dina de Oliveira: ambivalência e erotismo Documento
-
O marquês, o jegue, a princesa e o corta-jaca: um estudo sobre a expressão plástica da cultura popular e da cultura erudita nas fantasias de carnaval das esclas de samba do Rio de Janeiro Documento
-
O mobiliário (do) carioca nas décadas de 50 e 60 - o mobiliário moderno e um certo móvel brasileiro. Documento
-
O objeto lápis e a relação arte-universidade: um estudo sobre o habitat universitário como meio expressivo Documento
-
O olhar movimento no projeto fotográfico de Jeff Wall. Documento
-
O personagem gráfico como protagonista na cultura visual de uma marca Documento
-
O pombalismo religioso na idinâmica estilísitca das igrejas cariocas setecentistas. Documento
-
O pêndulo do sentido: distâncias indiciais e oscilações alegóricas Documento
-
O rastro da modernidade. O discursso da modernidade e a pintura brasileira até o evento 'Como vai você, geração 80?" Documento
-
O reencantamento do mundo em quadrinhos: uma análise de "Promethea", de Alan Moore e J.H. Williams III Documento
-
O software da imagem - condição de uma poética visual de montagem Documento
-
O verbo e a imagem virtual Documento
-
OLLY REINHEIMER E O TRÂNSITO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E FUNCIONAL DOS TÊXTEIS E VESTÍVEIS. Documento
-
OS DISCURSOS MODERNISTAS NAS GRAVURAS DA SOCIEDADE DOS CEM BIBLIÓFILOS DO BRASIL Documento
-
OS PALHAÇOS DA FOLIA DE REIS FLOR DO ORIENTE: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL Documento
-
Objetos Poéticos: o lúdico, a materialidade e a multiplicidade Documento
-
Objetos de Persuasão: As Embalagens de Papel na Cultura Material Urbana. Documento
-
Obra consumada; uma abordagem estética da moda feminina no Rio de Janeiro entre 1932 e 1947. Documento
-
Odara: a construção do belo no candomblé carioca. Documento
-
Oito contos e um projeto secreto - a ausência de Heidegger Documento
-
Olhar Olhares Chiques: processos em espaço de arte colaborativa. Documento
-
Olhos nos olhos - para uma teoria da reprodutibilidade e de sua consciência na arte contemporânea Documento
-
Olinda e Salvador no Terceiro Decênio do Século XVII - Imagens de uma Disputa Territorial Documento
-
Oratórios em estilo D. José I: a arte e a fé nos objetos da vida privada produzidos em Minas Gerais no século XIX Documento
-
Oratórios mineiros em estilo D José I. A arte e a fé nos objetos destinados à vida privada Documento
-
Origens da Escultura Moderna no Brasil Documento
-
Orlândias: criação de brechas e deslocamento no território-arte Documento
-
Os Jardins no Brasil do Século XIX: Glaziou Revisitado Documento
-
Os caminhos do presépio: uma imagem devocional no catolicismo popular. Documento
-
Os diálogos entre a obra de Jesús Soto e o conhecimento científico: percepção, participação e pesquisa. Documento
-
Os livros de Lygia Pape Documento
-
Os lugares do artesanato do Ceará: a estilização da imagem na publicidade institucional Documento
-
Os museus de Sofia Jobim: indumentária e experiência estética entre o público e o privado Documento
-
Os registros de José dos Reis Carvalho na Comissão Científica do Império e o percurso da paisagem no Brasil de meados século XIX Documento
-
Os sentidos da morte na obra de Iberê Camargo Documento
-
Os universos paralelos em Antonio Dias Documento
-
Os Índios Kambiwá de Pernambuco: arte e identidade étnica. Documento
-
PAISAGES CONSTRUIDAS: JARDINS, PRAÇAS DO RIO DE JANEIRO NA SEGUNDA METADE DO SECULO XIX Documento
-
PALAVRA ESCRITA NA ARTE BRASILEIRA: MIRA SCHENDEL E WALTERCIO CALDAS Documento
-
POST MORTEM FOTOGRÁFICO: CONFRONTOS ENTRE VER O MORTO E A MORTE NA ORIGEM DA FOTOGRAFIA. Documento
-
Paisagens Construídas: Jardins, Praças e Parques do Rio de Janeiro na Segunda Metade do Século XIX Documento
-
Palácio Universidade do Brasil: Imagens e Mentalidades Documento
-
Partituras imagéticas. Uma poética visual através da imagemúsica. Documento
-
Passagem para o ciberespaço: uma investigação sobre o método projetual utilizado no meio on line por designers do Rio de janeiro no ano de 2001 Documento
-
Pedro Luiz Correia de Araújo (1881-1955): entre a ciência da forma e os caracteres brasileiros Documento
-
Peixe Grande- uma escrita poética sobre arte e o gesto de criação Documento
-
Pelas minhas costas: poética de uma desconfiguração corporal, espacial e temporal. Documento
-
Pele afora, pele adentro - um corte íntimo Documento
-
Perguntas ordinárias em percursos existenciais Documento
-
Petropolis 1985, 40 desenhos a pincel: digitais holandesas e topofilia na poética de Wim van Dijk. Documento
-
Photographo Oliveira: resgate da memória paraense através da imagem Documento
-
Physispoiesis - Poética do Real, Real da Poética Documento
-
Pictotextos Documento
-
Pintura como Ato de Fronteira - o confronto entre a pintura e o mundo. Documento
-
Pintura de paisagem na Academia: mitos e história. 2003. Documento
-
Pintura em distenção Documento
-
Pintura: Indeterminação e Apropriação Documento
-
Pintura: produção de relações sensíveis com o mundo Documento
-
Pixação: arte contemporânea Documento
-
Polinizar Encontros - métodos de cultivo regenerativo na cisão Natureza-Cultura Documento
-
Política, história e memória como chaves de leitura das alegorias de A Idade da Terra, de Glauber Rocha Documento
-
Ponto de Vista Documento
-
Poética Expositiva - expografia, arte, arquitetura -curadoria Documento
-
Poéticas do Informe na Arte Contemporânea brasileira Documento
-
Present(e)ar o Trauma Documento
-
Presença carioca: estudos sobre a moda e a estética corporal na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Presença do canteiro de obras na arte contemporânea Documento
-
Presença e visualidade - o onírico e o mediativo na cena teatral Documento
-
Problemas da historiografia da arquitetura colonial sul-americana Documento
-
Processo de trabalho como produção de sentido. Documento
-
Processo de trabalho como produção dos sentidos Documento
-
Projeto Cão Mulato Documento
-
Projeto Estações: 22o 25? 55?? S ? 43o 7? 4?? W Documento
-
Projeto URUBU: espaço indeterminado Documento
-
Projeto Urubu Documento
-
QUIMERAS MAQUÍNEAS: CONEXÕES ENTRE ARTE E MÁQUINA Documento
-
Quadrinizadas: o feminismo negro e as personagens de Ana Cardoso, Dika Araújo e Flávia Borges Documento
-
Quimeras Maquínicas - Conexões entre arte e máquina Documento
-
REFLEXÕES DE UMA MOLÉCULA DE ÓLEO - O REALISMO NA PINTURA CONTEMPORÂNEA Documento
-
REIS DE BOI EM SÃO MATEUS (ES): Um olhar etnográfico sobre rituais e devoção Documento
-
RELAÇÕES COMPLEXAS: PINTORES FLUMINENSES E SEUS ENCOMENDANTES. 1763-1821 Documento
-
RESPEITÁVEL PÚBLICO, O CIRCO CHEGOU: TRAJETÓRIA E MALABARISMOS DE UM ESPETÁCULO Documento
-
RETRATOS E COURAÇAS DO CORPO DURANTE A CONSTITUIÇÃO DE UMA POÉTICA VISUAL Documento
-
RITXOKO - A VOZ VISUAL DAS CERAMISTAS KARAJÁ Documento
-
Raimundo da Costa e Silva: o Rococó religioso na Escola Fluminense de Pintura Documento
-
Rastros - relações entre presença e permanência da imagem no tempo e no espaço Documento
-
Raul Córdula: 30 anos de pintura - de olho no mundo à sublime re-construção do olhar Documento
-
Raymundo Colares - além das ultrapassagens Documento
-
Recortes da moda: Coopa-roca um conceito de arte Documento
-
Remix Corpobras Documento
-
Renda de Bilros, Renda da Terra, Renda do Ceará: A Expressão Artística de um Povo Documento
-
Renovação de Linguagens nos Museus e Centros de Ciências: O Caso do Museu da Vida Documento
-
Repetição, Exercício e Ascese Documento
-
Representações estéticas e etnográficas do Rio de Janeiro: As relações entre os filmes Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus e Orfeu (1999), de Carlos Diegues. Documento
-
Revista Brasil Surf: ícone de uma geração. Documento
-
Riscos e Desvios - linhas de ficção Documento
-
Ruben Navarra e a crítica de arte na década de 40 no Rio de Janeiro Documento
-
SOB PALAVRAS E IMAGENS: PROPOSIÇÃO POÉTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO CULTURAL DE UM DISPOSITIVO DIGITAL DE ARTE INTERATIVA Documento
-
SOBRE A EXPERIÊNCIA VISUAL DE UMA COLEÇÃO DE PINTURAS: IMAGENS NAÏF DO RIO DE JANEIRO NO MIAN. Documento
-
SUEHIRO MARUO: O SUBLIME E O ABJETO COMO ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA. Documento
-
Salão Preto e Branco: Espaço de Discussão Política em Tempos de Modernidade Artística no Brasil Documento
-
Scapes. O desenho como Imagem errante. Documento
-
Sem título, Técnica mista, Dimensões variáveis Documento
-
Ser Professor Universitário - Profissão e Espaço Doméstico Documento
-
Signos Híbridos - A pintura e sua imagem: um olhar ao inverso da percepção conceitual Documento
-
Singular e plural: Roger Mello e o livro ilustrado Documento
-
Sob Palavras e Imagens Documento
-
Sobre o Vago - Indefinições na Produção Artística Contemporânea Documento
-
Sobre o empenho: esforço, impossibilidade e inconclusão. Documento
-
Sobre o mau pintor. Busca, impossibilidade e fracasso — a pintura como linguagem imperfeita Documento
-
Sobre usos outros de objetos técnicos: diálogos com a tecnicidade na criação de heterotopias Documento
-
Sonantes Documento
-
Subsídios para estudo do Real Colégio das Artes e Ofícios da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: o caso da nova igreja Documento
-
Superfície limite: entre arte e arquitetura Documento
-
Suplemento Dominical do Jornal do Brasil e o Neoconcretismo: relações e manifestações Documento
-
Suíte Adgital Documento
-
Suíte Adigital - As Coisas da Coisa Gradualmente Durante Si Mesmas Documento
-
TEORIA E PRÁTICA: A FORMAÇÃO E A PRODUÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS NO RIO DE JANEIRO 1890-1910. Documento
-
TRANSMUTAÇÃO: O CORPO PEDE PASSAGEM Documento
-
TROPEÇOS EM PARADOXOS - PINTURA, PROPOSTA DE EXTENSÃO E EXPANSÃO DE SUAS POSSIBILIDADES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Documento
-
Teatro e Visualidade Documento
-
Teatro e fotografia - diálogos possíveis Documento
-
Templos artigos para uma nova arte: museus brasileiros e o desafio dos acervos contemporâneos. Documento
-
Tempo Fantástico Documento
-
Tesauro e exposições permanentes de folclore e cultura popular: narrativas sobre a arte popular elaboradas pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (1980-2004 [2006]) Documento
-
Ticumbi: imagens e tradições da Vila de Itaúnas, ES Documento
-
Tradição Cultural e Práticas Artísticas no Candomblé do Rio de Janeiro Documento
-
Tradição X Modernização na arquitetura do Rio. Ornamentos Mouriscos Documento
-
Tradição e revolução em Grandjean de Montigny Documento
-
Tradição e transformação: o Largo de São Francisco e a Praça Tiradentes - sua importancia e complementaridade no Rio do século XIX Documento
-
Tradição versus modernização na arquitetura do Rio. Ornamentos Mouriscos. Documento
-
Transdisciplinaridade e troca como possibilidade de resistência Documento
-
Transdisciplinariedade e Troca como Possibilidades de Resistência Documento
-
Translocalidade Documento
-
Transobjetos Documento
-
Travessia da apreensão: caminhos entre o corpo vivo e a imagem Documento
-
Trânsito de conceitos e imagens entre Europa e Brasil Colonial: A assimilação decorosa de modelos europeus nas pinturas da Capela da Santíssima Trindade. Documento
-
Turma 2000: a fotografia como reflexão Documento
-
Táticas, posições e invenções; dispositivos para um circuito de ironia na arte contemporânea brasileira. Documento
-
UMA COISA DEPOIS DA OUTRA: Poéticas de construir Documento
-
Um Olhar de Debret Sobre o Negro no Cotidiano: Aquarelas Cariocas (1816-1831) Documento
-
Um Desejo Para Trindade - Latitude Circunstacial de um Trabalho Documento
-
Um corpo para a imagem Documento
-
Um desejo para Trindade - latitude circunstancial de um trabalho Documento
-
Um olhar antropológico sobre a arte popular brasileira: Jacques Van de Beuque e a criação da Casa do Pontal Documento
-
Um olhar contemporâneo sobre o corpo na performance de Flávio de Carvalho Documento
-
Um olhar sobre a identidade e o hibridismo no design de mobiliário de Sergio Rodrigues (1950-1970). Documento
-
Um outro olhar sobre elas: observações feitas de representações de mulher em desenhos infantis de uma turma de ensino fundamental da Ilha do Governador - RJ Documento
-
Uma Metodologia para Conservação e Restauro de Arte Contemporânea Documento
-
Uma interpretação dos significados da obra alegórica de Antonio Parreiras: Visão de Tiradentes ou o Sonho da Liberdade Documento
-
Uma interpretação dos significados da obra alegórica de Antônio Parreiras "visão de Tiradentes ou sonho da libeerdade. Documento
-
Uma leitura da cidade: Imagens do Parque do Flamengo Documento
-
Uma pérola mais que imperfeita Documento
-
Uma toda-englobante mesmice: paisagens entrópicas de tempos urbanizados Documento
-
VIDEODANÇA: UMA ESCRITA CÊNICA DA DANÇA Documento
-
VIVER É DESENHAR SEM BORRACHA: UMA ANÁLISE VISUAL DA REVISTA PIF-PAF DE MILLÔR FERNANDES Documento
-
Valorizando a batucada: um estudo sobre as pequenas es colas de samba cariocas Documento
-
Valorizando a batucada: um estudo sobre as pequenas escolas de samba carioca" Documento
-
Ver-O-Peso: Janela da alma do povo paraense - Construção de um imaginário poético-visual Documento
-
Vestes e Imagens: funções identitárias dos mantos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ? origens e trajetórias nas décadas de 1940 a 1960 Documento
-
Victor Meirelles- odesenho como expressão Documento
-
Vinte e cinco dias, quinze horas e trinta e nove minutos Documento
-
Vitrines de concreto na cidade: juventude e grafite em São Gonçalo Documento
-
Vão Movimentos, interstícios e improdutividades Documento
-
Waltercio Caldas: Máquinas de Pensar Documento
-
Waltércio Caldas - Máquinas de pensar - Um projeto para o olhar. Documento
-
Wax Hollandais: a estampa africana como ferramenta de afirmação étnica carioca Documento
-
ZONAS POLISENSORIAIS: ESTRUTURAÇÃO SENSIVEL DO ESPAÇO URBANO, Documento
-
discórdias concordantes: imagens invertidas na relação entre corpo, sexualidade e melancolia Documento
-
memórias do dragão Documento
-
o estado da arte; uma propsta estética para terapia ocupacional Documento
-
pintura paisagística do rio de janeiro no século XIX: o olhar de facchinetti Documento
-
projeto e realidade em arte Documento
-
sobre as manchas na fotografia e a fotografia como "mancha" Documento
-
À Imagem e Semelhança: a prática da cópia de pinturas européias na Academia Imperial das Belas Artes do Rio de Janeiro (1855-1890) Documento
-
Éramos o Time do Rei": A Experiência Rex Documento
-
Éramos o Time do Rei: A experiência do Grupo Rex Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade