Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A educação no campo: as especificidades da docência em duas comunidades rurais Documento
-
Professores de História no período pós-1964: percursos e práticas Documento
-
" QUANDO O CURRÍCULO FAZ A DIFERENÇA...O currículo integrado na formação em serviço do técnico em higene dental/THD. Documento
-
"A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE NO SEGMENTO DO ENSINO MÉDIO: a visão de alunos e professores de 02 escolas particulares em Belo Horizonte" Documento
-
"Disciplina e Castigo na Escola: um estudo a partir da trajetória de vida de duas professoras do Ensino Fundamental" Documento
-
"Mulheres Negras, Hip Hop e Educação": Uma história de resistência Documento
-
"Nem inimiga, nem aliada: um estudo de caso sobre as percepções que alunas-professoras do Curso de Pedagogia da PUC-Minas têm da mídia" Documento
-
"O ENGENDRAMENTO DA INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR: um novo problema ou uma velha questão". Documento
-
" A Educação Ambiental no ensino formal: o projeto Novo Goiabinha na Escola Municipal Frei Edigard G Documento
-
" Aqui não tem máscaras africanas?" A educação étnico-racial em uma EMEI e a experiência com o Percurso Território Negro em museus de Belo Horizonte/MG Documento
-
"A gente é muita coisa para uma pessoa só": desvendando identidades de "professoras" de creche Documento
-
?A escola dos que passam sem saber?: a prática da não-retenção escolar na narrativa de professores, alunos e familiares Documento
-
?APRENDER A SER? E ?APRENDER A VIVER JUNTOS? PILARES E DIÁLOGOS NECESSÁRIOS A UMA FORMAÇÃO HUMANA DIALÓGICA: um estudo sobre o ensino de Filosofia no Colégio Loyola - Belo Horizonte - MG Documento
-
A AFRICANIDADE NO CURRÍCULO: a Lei Federal nº 10.639/03 e as práticas curriculares de escolas públicas de Sabará. Documento
-
A ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM A MODALIDADE A DISTÂNCIA Documento
-
A APLICAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES NA EDUCAÇÃO: um estudo em escolas municipais de Joinville ? SC Documento
-
A APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL: Estudo de Caso sobre a prática pedagógica de docentes em disciplinas na modalidade de ensino à distância de Cursos de Ciências da Saúde de uma Instituição de Ensino Privada Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES-FISIOTERAPEUTAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA: relações humanas no campo do estágio. Documento
-
A Ciência Moderna, a crise dos paradigmas e sua relação com a escola e com o currículo. Documento
-
A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, A LEI 10.639/03 E A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: reflexões sobre o racismo e o filosofar Documento
-
A EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL E EM PORTUGAL: do século XIX ao pós-Segunda Guerra Mundial. Documento
-
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo de caso em uma escola pública do município de Sabará/MG Documento
-
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: currículo e práticas. Análise de seus desafios e possibilidades. Documento
-
A ESCOLA NO REGISTRO DA ALTERIDADE A VIVÊNCIA DE ASPECTOS POLÍTICOS ATRAVÉS DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO ESPAÇO DA EDUCOMUNICAÇÃO Documento
-
A ESCOLA NORMAL REGIONAL D. JOAQUIM SILVÉRIO DE SOUZA DE DIAMANTINA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MEIO RURAL MINEIRO:: 1950-1970. Documento
-
A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS DÉCADAS DE 1970 A 1990 Documento
-
A ESCUTA DO PROFESSOR SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A DEBILIDADE MENTAL Documento
-
A ESTABILIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR ESTADUAL E O SEU DESEMPENHO FACE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: resultados visívieis e invisíveis. Documento
-
A Educação Ambiental no Ensino Formal: o Projeto Novo Goiabinha na Escola Municipal "Frei Edgard Groot". Documento
-
A Educação a Distância no ensino da Libras e o papel da tutoria na mediação da aprendizagem Documento
-
A Educação de Crianças e Adolescentes: entre o lápis e o fuzil Documento
-
A Escola Sagarana: uma ruptura com a concepção da Qulidade Total. Documento
-
A Escola Sagarana: uma ruptura com a concepção de qualidade total, anteriormente implantada na Escola Estadual Padre Eustáquio. Documento
-
A Escola dos que pasam sem saber: a prática da não-retenção escolar na narrativa de professores, alunos e familiares. Documento
-
A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO,ATITUDES E PRÁTICAS NUTRICIONAIS SAUDÁVEIS PARA ALUNOS DE CICLO FUNDAMENTAL Documento
-
A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO- DOCUMENTAL Documento
-
A FORMAÇÃO DE ATITUDES RACISTAS EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE: o que as rotinas e as interações entre as crianças nos revelam Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO RURAL - ISER - FAZENDA DO ROSÁRIO: 1955-1970. Documento
-
A FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR SURDOQUE ATUA COM A LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
A Formação da Cultura Filosófica Escolar Mineira no Século XIX - Uma Filosofia de Compêndio: um estudo sobre a disciplina de filosofia no Liceu Mineiro (1854-1890). Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DO ATENDIMENTO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE: processo e perspectiva. Documento
-
A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE BELO HORIZONTE: um olhar sobre a prática pedagógica de um professor Documento
-
A INFÂNCIA DA AMAZÔNIA MARAJOARA: sentidos e significados das práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas da Vila do Piriá – Curralinho/PA Documento
-
A INSERÇÃO CURRICULAR DO COMPUTADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: o que revelam os estudantes de uma licenciatura Documento
-
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL ENTRE 1808 e 1834: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO Documento
-
A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: os impactos da Lei nº 9815/2010 sobre o Presenteísmo / Absenteísmo dos Professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte Documento
-
A Inclusão na Educação Infantil em uma escola da Rede de Ensino da Prefeitura de Belo Horizonte vista pelos seus protagonistas Documento
-
A PANDEMIA DE 2020 E A ESCOLA: análises sobre autonomia de estudantes em uma Escola da rede pública do Estado de Minas Gerais Documento
-
A PERSPECTIVA, NA ATUALIDADE, DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: a contribuição do pensamento de Theodor Adorno Documento
-
A POLÍTICA DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: processo de implantação, experiências e perspectivas Documento
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL DA UNIÃO E OS CURRÍCULOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS. Documento
-
A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR: um estudo de caso, no ensino fundamental, realizado em uma Escola Municipal de Belo Horizonte. Documento
-
A PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: inovação x tradição. Documento
-
A Pedagogia Crítica, a Etnomatemática e as práticas de Alfabetização Matemática e de Numeramento no quilombo São Félix.. Documento
-
A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SEUS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO DO CEFET-MG/UNED DIVINÓPLIS Documento
-
A Relação de Professoras do Ensino Fundamental com o Conhecimento e a Informação: das Orientações Familiares aos Investimentos Atuais Documento
-
A Representação social dos Professores sobre o uso da Internet nos espaços escolares Documento
-
A SALA DE AULA DE FÍSICA: tensões e possibilidades da realização do processo pedagógico estabelecido no currículo Documento
-
A SERIAÇÃO ENQUANTO ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES NA REDE PRIVADA DE BELO HORIZONTE Documento
-
A TRAJETÓRIA DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: das experiências escolares às experiências com as palavras Documento
-
A TRAMITAÇÃO DA LEI N. 10.639 DE 2003: A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO BRASIL NO CONGRESSO NACIONAL E NO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Documento
-
A apropriação do conhecimento em sala de aula: relações com o currículo numa escola pública do ensino fundamental. Documento
-
A arte de contar histórias como metodologia e a formação do professor contador de histórias: perspectivas e desafios para o processo ensino-aprendizagem Documento
-
A articulação entre cidadania e educação ambiental: o projeto do nicho ao lixo Documento
-
A autoformação do professor para uso das tecnologias digitais na educação Documento
-
A comunicação no pensamento educacional de John Dewey, Célestin Freinet e Paulo Freire: um estudo em perspectiva comparada Documento
-
A construção da profissionalidade docente em interface com experiências profissionais vinculadas ao campo da cultura: quem é este professor? Documento
-
A contribuição da tecnologia no processo ensino-aprendizagem e a inclusão sociodigital de alunos com deficiência visual Documento
-
A disciplina "Língua Portuguesa" no currículo da Escola Normal Oficial de Diamantina no período de 1880-1889: legislação, política e história. Documento
-
A educação ambiental e o desafio da interdisciplinaridade. Documento
-
A educação na Lei Orgânica (1990) de Belo Horizonte Documento
-
A escola rural na década de 90: expectativas e significados da experiencia escolar para os alunos e suas famílias Documento
-
A escola, a sala de aula e o aluno de camadas populares: entre o reconhecimento e a indiferença, o disciplinamento e a submissão. Documento
-
A escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e da Docência, por alunos de camada social favorecida: escolhas possíveis ou improváveis? Documento
-
A estruturação da Educação a Distância numa instituição pública no âmbito da Educação em Saúde Documento
-
A experiência do cinema educativo no Brasil e na Argentina ao início do século XX Documento
-
A expressão corporal de alunos com deficiência física como fundamento do processo de inclusão/exclusão no espaço escolar Documento
-
A formação continuada a distância: o perfil dos professores-cursistas do Centro de Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental Documento
-
A formação para a cidadania digital como responsabilidade compartilhada entre família e escola Documento
-
A gestão do tempo pelos docentes em escolas do campo Documento
-
A gênese dos estudos do lazer num curso superior de Turismo em Minas Gerais - um estudo na Instituição pioneira - (1974-1985). Documento
-
A implantação do Ensino Fundamental de nove anos em Minas Gerais: A visão da criança Documento
-
A inclusão/exclusão curricular numa escola privada do ensino médio, no embate entre o prescrito e o real. Documento
-
A informática na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais: a Síndrome de Down e a Escola Comum Documento
-
A inserção do setor privado no espaço educacional público - uma alternativa eficaz? Um estudo de caso sobre a formulação e implementação de um projeto de arte-educação Documento
-
A linguagem oral de crianças no processo de alfabetização: as dimensões socioculturais e pedagógicas do currículo. Documento
-
A pesquisa escolar no território da Web: a proposta de um modelo Documento
-
A produção de conhecimentos no campo do Currículo no Brasil de 2006 a 2016 Documento
-
A produção legislativa da Política Nacional de Avaliação da educação superior na tramitação da lei nº 9.131 de 1995 e da lei nº 10.861 de 2004 Documento
-
A professora Guiomar Meirelles Becker e a Memória do ensino da Ginástica em Minas Gerais ( 1914 - 1970) Documento
-
A proposta de desenvolvimento do pensamento crítico no currículo de Geografia e sua materialidade: intenções, limites e possibilidades. O que evidencia uma sequência de aulas no ensino fundamental. Documento
-
A prática curricular e suas implicações no trabalho com os educandos com deficiência visual: avanços e impasses na inclusão Documento
-
A relação com o aprender a ser educador: processos formativos de educadores sociais e suas contribuições para a formação do professor - um estudo de caso. Documento
-
A relação com o saber de duas enfermeiras - professoras no estágio supervisionado de um curso de graduação em enfermagem Documento
-
A relação de professoras do Ensino Fundamental e a informação: das orientações familiares aos investimentos atuais. Documento
-
A relação teoria e prática como eixo norteador na formação de professores Documento
-
A relação teoria e prática como eixo norteador na formação de professores: um estudo em um curso de Licenciatura da área de Ciências Biológicas. Documento
-
A representação dos negros em livros didáticos de História do ensino fundamental: mudanças e permanencias após a promulgação da Lei 10.639/03 Documento
-
A representação dos negros nos livros didáticos de história: mudanças e permanências após a promulgação da Lei 10.639/03 Documento
-
A ruptura com a lógica transmissiva e a construção de novas práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Documento
-
A seleção dos contéudos escolares: da prescrição à ação docente. Documento
-
A seriação enquanto organização dos tempos escolares na rede privada de ensino de Belo Horizonte. Documento
-
A sexualidade no currículo da escola fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades de uma escola municipal em Belo Horizonte Documento
-
A sexualidade no currículo da escola fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades em uma escola em Belo Horizonte. Documento
-
ADOLESCÊNCIA(S) - Apropriação e usos de espaços/tempos escolares externos aos espaços/tempos de sala de aula - um estudo de caso em uma escola pública de Contagem/MG Documento
-
ADOLESCÊNCIA(s) - APROPRIAÇÃO E USOS DE ESPAÇOS/TEMPOS ESCOLARES EXTERNOS AOS ESPAÇOS/TEMPOS DE SALA DE AULA: um estudo de caso em uma escola pública da rede Municipal de Contagem/MG. Documento
-
AQUI É O MEU LUGAR!? UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA DE PROFESSORAS NA DOCÊNCIA EM ESCOLAS RURAIS Documento
-
AS PERSONAS JUVENIS E OS RITUAIS NA ESCOLA: um estudo em duas escolas da rede Agostiniana; Brasil-BH-Barreiro e África-Moçambique-Mapinhane Documento
-
AS RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES E O PROCESSO PEDAGÓGICO REVELADAS EM OITO PESQUISAS EMPÍRICAS DE SALA DE AULA Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS DE CLASSE SOBRE A VIOLÊNCIA E A RELAÇÃO VIOLÊNCIA E ESCOLA: um estudo de caso com alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de Belo Horizonte - MG Documento
-
AUTONOMIA DOCENTE E A IMPOSIÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DE QUE FORMA TEM OCORRIDO ESSA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? Documento
-
Abordagens pedagógicas de prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes: da prática da opressão à "prática da opressão à "prática da liberdade". Documento
-
Alaíde Lisboa e as práticas pedagógicas: contribuições para uma história da Didática em Minas Gerais. Documento
-
Alguns Mecanismos de Produção de percursos escolares fragmentados Documento
-
Alguns mecanismos de produção de percursos escolares acidentados nos meios sociais favorecidos e seus possíveis significados. Documento
-
Alteridade e cuidado na Educação Básica: Educação Humanizadora nas fronteiras da Ética Documento
-
Andragogia em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Documento
-
Análise das questões de Física no Enade, dos cursos de Engenharia, segundo a taxonomia revisada de Bloom. Documento
-
Análise de uma experiência em metodologias ativas, Blended Learning, e seus impactos em uma escola da rede privada de Belo Horizonte Documento
-
Análise dos impactos do SAEMI na prática docente das professoras das séries iniciais na rede de ensino itabirana Documento
-
Aprendizagem na Educação a Distância de pessoas com cegueira sob a perspectiva da teoria da complexidade: estudo de caso Documento
-
Arte no Ensino Fundamental do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais: uma análise de sua legislação Documento
-
As Políticas Públicas de Educação do município de Vitória da Conquista-Bahia, no período entre 1945 e 1963 Documento
-
As Políticas da CAPES e seus impactos no trabalho do professor do stricto sensu. Documento
-
As Representações Sociais de Jovens de Classe A Sobre a Violência e a Relação Violência Escola:um estudo de caso de alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de Belo Horizonte-MG Documento
-
As relações de poder entre professor/aluno na Documento
-
As relações de poder entre professor/aluno na "escola democrática" na rede Municipal de Ensino de Betim-MG. Documento
-
As representações sociais de famílias sobre professores da Educação Infantil da rede municipal de Belo Horizonte Documento
-
Associação Educativa Pés no Chão: trajetória inicial de uma proposta pedagógica de trabalho cooperativo. Documento
-
AÇÃO, PESQUISA E REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS. Documento
-
BIBLIOTECAS ESCOLARES: Espaço de aprendizagem escolar? Documento
-
BNCC DO ENSINO RELIGIOSO E A REPRODUÇÃO COLONIAL: pressupostos éticos, políticos e decoloniais para uma pedagogia do Sul Documento
-
Bacharelado com ênfase em Educação Ambiental: Projeto Político-Pedagógico e suas implicações em um Curso de Ciências Biológicas Documento
-
Bacharelado com ênfase em educação ambiental: o Projeto Político-Pedagógico e suas implicações em um curso de Ciências Biológicas Documento
-
Bendito é fruto entre as mulheres: Um estudo sobre os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Documento
-
Bendito é o fruto entre as mulheres:um estudo sobre professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Região Norte de MG. Documento
-
CENÁRIO E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO POLÍTICA PÚBLICA EM MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 1999 A 2012 Documento
-
CONTE-ME SUA HISTÓRIA! UM PALCO E MUITOS ATORES EM FAVOR DE Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO FUNDEB ÀS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MONTES CLAROS/MG Documento
-
CORPO, LINGUAGEM E INFÂNCIA EM MOVIMENTO: Etnografia numa Escola de Tempo Integral da Rede Municipal de Belo Horizonte – MG - Brasil Documento
-
CORPO, MOVIMENTO E LINGUAGEM: em busca do conhecimento na escola de Educação Infantil. Documento
-
CRIANÇAS, INTERAÇÕES E FORMAS DE SOCIAÇÃO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
CURRÍCULO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA MATERIALIDADE DA LEI 10.639/2003 EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CONTAGEM Documento
-
CURRÍCULO E PROCESSO PEDAGÓGICO: a proposição educar, ensinar e formar no currículo materializado na sala de aula Documento
-
CURRÍCULO, GLOBALIZAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: ANÁLISE DESSE PROCESSO NA SALA DE AULA DA DISCIPLINA INGLÊS Documento
-
Ciclos de formação, prática pedagógica e saberes docentes: certezas e incertezas no cotidiano de uma Escola Plural Documento
-
Cidadanias em construção : um estudo de caso junto à Escola Municipal Gov. Ozanam Coelho, no Bairro Capitão Eduardo - Belo Horizonte - MG. Documento
-
Cidadanias em construção: um estudo de caso junto à Escola Municipal Governador Ozanam Coelho, no bairro Capitão Eduardo - Belo Horizonte/MG Documento
-
Concepções e práticas pedagógicas: memórias de professoras alfabetizadoras nas décadas de 1940 a 1970, Carandaí/MG. Documento
-
Construção de Mandalas e o Ensino de Geometria Documento
-
Criança: Sujeito eu-brinquedo. Representações culturais no currículo da Educação Infantil. Documento
-
Currículo e diversidade étnico-racial na materialidade da lei 10.639/2003 em duas escola da rede municipal de Contagem Documento
-
Currículo e letramento social por uma educação emancipatória: análise com base no Boletim Poético Sempre-Viva de Milho Verde/MG Documento
-
Cursinho Popular Pré-ENEM: entre a educação libertaria, a libertadora e a não-autoritária Documento
-
Curso Superior - importante ou necessário? Estudo sobre o nível de formação de professoras da educação infantil. Documento
-
Curículo e competência: Uma orquestração possível? - Um estudo de caso no ensino noturno da Rede Municipal de Betim Documento
-
Cá entre nós! Deixa que seu seja eu: um estudo de caso sobre usos que alunos do Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros/MG fazem do uniforme escolar. Documento
-
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: estudo de caso no Instituto Politécnico da PUC Minas Documento
-
DESVELANDO A PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE MUDANÇAS DA DÉCADA DE 80: estudo a partir de vivências de profissionais de uma escola pública de ensino fundamental. Documento
-
DESVENDANDO A SALA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: tensões entre o currículo proposto e o currículo real Documento
-
DIDÁTICA DO CONTINUUM: a sala de aula na cultura digital Documento
-
DIREITO À EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA: análise do sistema educativo angolano, estrutura, expansão e perspectivas Documento
-
DO MESTRE-ESCOLA À NORMALISTA: gênese da profissão docente em Sergipe (1870-1911). Documento
-
DOCÊNCIA E NEUROCIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL E NA CONTINUADA Documento
-
Da Construção do "Ofício de Aluno" - Observando, ouvindo e interpretando visões e versões de jovens alunos: uma pesquisa em duas ´series da Educação Básica de uma escola Particular de Belo Horizonte/MG Documento
-
Da odontologia ao ofício de ensinar Documento
-
Desafios para uma formação inicial qualificada dos profissionais da educação sobre a prática de ensino: um estudo sobre o projeto de lei de residência pedagógica. Documento
-
Desvelando a Profissão Docente no Contexto das Políticas Públicas da Década de Oitenta: estudo a partir da vivência de profissionais de uma escola pública de Ensino Fundamental Documento
-
Desvendando a sala de aula de Educação Física: tensões entre o currículo proposto e o currículo real Documento
-
Docência, Educação física e dança: uma coreografia no ritmo de discursos polifônicos Documento
-
Dsafios para a formação inicial de professores do Ensino Fundamental: um estudo sobre a Residência Pedagógica, proposta no Projeto de Lei n227. Documento
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma avaliação do curso superior a distância sob o ponto de vista do egresso em ciências contábeis da Puc Minas. Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: um olhar sobre a Escola Família Agrícola Rei Alberto I - Nova Friburgo-RJ. Documento
-
EDUCAÇÃO DE SURDOS E CURRÍCULO: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo Documento
-
EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS NA CULTURA FRANCO-BRASILEIRA: Uma etnografia com o Maracatu nos grupos Tamaracá e Pernambucongo Documento
-
EDUCAÇÃO E METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM POLÍTICA: experiências da juventude católica na Belo Horizonte dos anos de 1990 Documento
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: Elaboração de material paradidático sobre doenças viróticas AIDS, dengue e gripe a partir da análise dos livros didáticos de biologia. Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: um estudo de políticas educacionais em escola de centro socioeducativo Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR, COMUNICAÇÃO E A CRÍTICA DE MÍDIA Documento
-
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: nas trilhas dos meninos e meninas do ?Brejo da Cruz?, os caminhos para a efetivação do direito à cidade e à memória Documento
-
EDUCAÇÃO: Culturas das infâncias e identidades em construção no quilombo Sambaíba, Caetité-BA/Brasil Documento
-
ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 1998-2007: OLHARES DA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA ATRAVÉS DA VOZ DE GESTORES, PEDAGOGOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PASSOS (MG) Documento
-
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio 1998-2007: olhares da escola pública mineira através da voz de gestores, pedagogos e professores de escolas públicas da rede pública estadual de Passos (MG) Documento
-
ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES CEGOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: BARREIRAS QUE DIFICULTAM A INSERÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO INÉDITO NA ESCOLA INCLUSIVA Documento
-
ENTRE QUADRAS,BOLAS E REDES:UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INCORPORAR DE RITUAIS NO CORPO FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇAO FISICA NO ENSINO MEDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE BELO HORIZONTE Documento
-
ESCOLA MÉDIA NOTURNA E CURSO BÁSICO PROFISSIONAL: um estudo de efetivação realizado com educadores e educandos aprendizes e trabalhadores em Belo Horizonte. Documento
-
ESCOLA THEODOR HERZL E O SEU PAPEL POLÍTICO NA PRESERVAÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) JUDAICA(S) NA COMUNIDADE JUDAICA DE BELO HORIZONTE Documento
-
ESCOLA: uma instituição, dois espaços e o diálogo com a juventude na produção da cultura popular. Documento
-
ESCRITA COLETIVA ONLINE: uma experiência na formação inicial de educadores. Documento
-
ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE A PROFESSORA E OS ALUNOS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AFONSO GOULART, LAGOA DA PRATA/MG: conquistas, resistências e persistências. Documento
-
ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DA RFEPCT Documento
-
Educação Ambiental: entre reprodução ideológica e criticidade - análise das práticas curriculares em uma escola pública de Itabirito/MG. Documento
-
Educação Infantil com prioridade para a zona rural no município de Pará de Minas - MG Documento
-
Educação ambiental e interdisciplinaridade: desafio ou realidade no Colégio Militar de Belo Horizonte? Documento
-
Educação ambiental no curso superior de Turismo: estudo em um curso pioneiro de Belo Horizonte. Documento
-
Educação antirracista em contexto de pandemia: o projeto Escola de Todas as Cores Documento
-
Educação de jovens e adultos: Elaboração e aplicação de um minicurso, introduzindo conceitos e fenômenos de Óptica. Documento
-
Educação e Tecnologia: ensino e uso de fontes de informação científica na internet na formação inicial do professor Documento
-
Educação em contextos de privação de liberdade de adolescentes: um estudo de caso sobre a escola no centro socioeducativo. Documento
-
Elaboração de curso de Fitoterapia para o ensino de Botânica com base nas plantas medicinais selecionadas pelo Ministério da Saúde de interesse para o SUS Documento
-
Ensino Não Formal Da Produção e Utilização de Biogás Em Pequenas Propriedades Rurais Documento
-
Entre gingas e berimbaus: um estudo de caso sobre cultura juvenis, grupos e escola. Documento
-
Entre o pensado e o construído: um estudo sobre o curso de formação de docentes do CEFET/MG. Documento
-
Entre quadras, bolas e redes: um estudo de caso sobre o inCORPOrar de rituais no corpo feminino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em uma escola particular de Belo Horizonte. Documento
-
Escola - que lugar é este? A representação social de alunos sobre a escola no percurso do ensino fundamental. Documento
-
Escola Pirata: Produção de um canal de videoaulas de física para o Youtube Documento
-
Escola de Tempo Integral e Educação Integral: um estudo de caso sobre uma escola estadual em Belo Horizonte Documento
-
Esperança e persistência: os significados da docência em um assentamento Belo Vista, do MST. Documento
-
Estratégias de superação de professores de ensino superior frente a pressões normativas para atuação na educação a distância Documento
-
Estágio e Currículo: função pedagógica e função social. Estudo de caso do Estágio Supervisionado no Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo. Documento
-
Exame PISA 2006 e Política Educacional Brasileira para o Ensino de Ciências: competências e habilidades no letramento científico Documento
-
FALA PROFESSOR! O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CONTAGEM/MG Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO: estudo em escolas públicas estaduais de Belo Horizonte. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DO CURSO NORMAL PROFISSIONALIZANTE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA SEE-MG Documento
-
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE, NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: contextos, sujeitos e práticas formadoras Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS LICENCIATURAS EM LETRAS E PEDAGOGIA EM DUAS IES MINEIRAS Documento
-
Fala professor! O que pensam professores sobre violencia em meio escolar: um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Educação de Contagem/MG Documento
-
Família e escola na configuração de percursos escolares de alunos de turmas de aceleração de aprendizagem. Documento
-
Fatores da permanência de professores na formação continuada online: a proposta de uma taxonomia a partir do Projeto Um Computador por Aluno Documento
-
Formação Inicial Docente na Perspectiva da Inclusão: estudo de impactos na formação de alunos de Ciências Biológicas em projeto de extensão Documento
-
Formação Inicial e Continuada do Professor de atemática: Um estudo sobre os egressos da 1ª turma do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da PUC Minas em Betim Documento
-
Formação Profissional em Construção e Percepção sobre a Importância e o Significado da Profissão Docente: Um Estudo com Professores-Alunos do Projeto Veredas Documento
-
Formação com/entre os pares para o uso de tecnologias digitais na educação: a relação entre professores e multiplicadores no ProInfo de uma escola pública de Belo Horizonte. Documento
-
Formação com/entre os pares para o uso de tecnologias digitais na educação: a relação entre professores e multiplicadores no Proinfo de uma escola pública municipal de Belo Horizonte. Documento
-
Formação continuada de professores em informática. Na Educação: um olhar de alunos sobre um curso de especialização. Dissertação de Mestrado Documento
-
Formação de Professores e Práticas Educacionais para a Diversidade: o Pibid nas experiências de implementação da Lei 10.639/03 Documento
-
Formação de Professores para o ensino da Matemática através da Resolução de Problemas: Desafios nas aulas de Matemática Documento
-
Formação de professores para a Educação Infantil: Estudo sobre o Curso Normal - Professor de Educação Infantil do Programa de Educação Profissional - SEE/MG Documento
-
Formação inicial e continuada do professor de Matemática: um estudo sobre os egressos da 1ª turma do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da PUC Minas, Betim. Documento
-
GESTOS, IMAGENS E AÇÃO DAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS MINEIRAS: uma leitura do Jornal o Diário na Greve de 1959 Documento
-
GESTÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLA PRIVADA DE ENSINO MÉDIO EM BELO HORIZONTE. Documento
-
Gestão pedagógica de Ensino Médio em escolas privadas de Belo Horizonte Documento
-
Homens na roda: vivências e interações corporais nas séries iniciais da educação básica Documento
-
IDENTIDADE PROFISSIONAL E PLURALIDADE DAS AÇÕES DO PROFESSOR-CONTADOR: um estudo no Centro Universitário do Pará. Documento
-
IMAGENS VISÍVEIS, IMAGENS INVISÍVEIS: um estudo de caso sobre o ensino da arte numa escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Documento
-
IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: Um estudo realizado em uma instituição de Educação Profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Documento
-
INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO: Estágios curriculares do curso de Pedagogia a distância Documento
-
INTERAÇÕES DE ALUNOS “PRÉ-ADOLESCENTES” NA SALA DE AULA: um estudo baseado na Teoria da Estruturação de Anthony Giddens. Documento
-
INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO ON-LINE: um olhar sobre um curso de especialização na área de Saúde Documento
-
INTERSEÇÕES E DISTANCIAMENTOS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO: interferências da cibercultura nas relações entre alunos e professores. Documento
-
Imagens concepções e práticas de leitura e escrita em sala de aula: memórias de professores de Carandaí, MG nas décadas de 1940 a 1970 Documento
-
Inclusão em demanda na escola particular: em análise, práticas educativas inclusivas do deficiente no 'currículo em ação'. Documento
-
Infâncias e o Currículo da Educação Física Documento
-
Isso é o nosso mundo : A ontologia da Singularidade como Fundamento da Educação em Hannah Arendt Documento
-
JOVENS E ADULTOS EM PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Documento
-
Jovens e adultos em processo de escolarização: contribuições para a formação do professor alfabetizador Documento
-
LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DAS INTERFACES DA WEB 2.0. Documento
-
LIMITES E POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR-CIDADÃO: o que revela a sala de aula de duas disciplinas de caráter técnico em uma escola de formação de empreendedores, em Belo Horizonte. Documento
-
MARCAS DA PERSPECTIVA DECOLONIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LECAMPO): aproximações e distanciamentos Documento
-
MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: as percepções dos docentes do curso de Geografia da PUC Minas - Unidade Coração Eucarístico. Documento
-
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a percepção dos alunos de um Curso de Pedagogia a Distância em relação ao processo ensino-aprendizagem Documento
-
MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA: permanências e rupturas - um estudo de práticas curriculares de um curso de jovens e adultos em um projeto específico. Documento
-
Meio Ambiente como Tema Transversal no Ensino Fundamental: um olhar sobre a questão. Documento
-
Memória e Arquivo num Álbum de Recordações: as práticas de formação docente na Escola Normal Oficial de Dores do Indaiá/MG - 1933/1939. Documento
-
Memórias silenciadas de professores: relações de poder em uma escola pública de Vitória da Conquista - BA, no período da ditadura civil-militar no Brasil Documento
-
Mimese, razão instrumental e o entrelaçamento da solidariedade: reflexões entre infância, educação e a desbarbarização Documento
-
Música na Escola: o currículo na sala de aula e sua contribuição para o processo de formação dos alunos Documento
-
NA TESSITURA DE UMA HISTÓRIA ALINHAVADA POR MEMÓRIAS, AS REPRESENTAÇÕES DA PROFESSORA PRIMÁRIA E DO MAGISTÉRIO Documento
-
NAS ONDAS DA MÍDIA E NA TRILHA DE JOVENS - um estudo de caso etnometodológico em escola confessional de Belo Horizonte/MG Documento
-
NOS ENTRECAMINHOS, AS DESINVENÇÕES DA EDUCAÇÃO: os sentidos das aprendizagens na percepção de alunos adolescentes de um projeto social na interseção com uma escola do Programa Escola Integrada da prefeitura de Belo Horizonte ? MG/ Brasil Documento
-
NOVAS TRILHAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NA CONCRETIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DEMOCRÁTICA. Documento
-
Na Urdidura da História, Vozes de Mulheres Professoras: compondo identidades de gênero. Santo Antônio do Monte (1950- 1990) Documento
-
Neurociência e o Processo de Aprendizagem, Ensino, Motivação, Socialização e Memória Documento
-
Não houve Documento
-
O "CURRÍCULO" NA PEDAGOGIA: uma análise crítica da disciplina de Currículo nos cursos de Pedagogia Documento
-
O AFASTAMENTO DA SALA DE AULA E O PERCURSO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE BELO HORIZONTE Documento
-
O CURRÍCULO DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO DE MINAS GERAIS: inovação ou continuidade? - Uma análise da proposta curricular do ciclo inicial de alfabetização da Rede Pública Estadual de Minas Gerais - 2003/2004. Documento
-
O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a prática curricular e suas implicações na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Documento
-
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: desafios da escola contemporânea revelados através de aulas de Ciências. Documento
-
O CURRÍCULO PENSADO PARA, POR, ENTRE E COM AS CRIANÇAS: aproximações e distanciamentos entre o contexto brasileiro e o português Documento
-
O Colegiado na Escola Pública: uma experiência compartilhada no exercício da cidadania? Um estudo de caso junto ao Colegiado do Colégio Estadual "Governador Milton Campos" - Belo Horizonte, MG. Documento
-
O Cotidiano em Agnes Heller: um estudo sobre seus usos em dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1996 a 2008. Documento
-
O Currículo do curso de Mecânica do CEFET-MG: uma análise a partir de Basil Bernstein. (1968-2009) Documento
-
O Currículo e a sala de aula : Um olhar sobre as diferenças nas séries iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
O Cursinho Como Instuicao Mediadora Entre o Ensino Medio e a Universidade Documento
-
O Curso Normal Superior e a pratica profissional de professores-alunos Documento
-
O Curso de Administração Escolar do Instituto de Educação de Minas Gerais: o olhar de ex-alunos e ex-professores. Documento
-
O DIA SEGUINTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: um estudo de caso com professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Documento
-
O DIREITO À EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DE VIDA URBANA: indicadores de qualidade do ensino médio nas Escolas Estaduais no Município de Belo Horizonte, MG. Uma análise espacial. Documento
-
O Direito e suas possibilidades curriculares Documento
-
O Direito à Educação e a Qualidade de Vida Urbana: indicadores de qualidade do ensino médio nas escolas estaduais no Município de Belo Horizonte - Minas Gerais. Uma análise espacial. Documento
-
O Dualismo na Educação Profissional Brasileira a partir das recomposições legais Documento
-
O ENSINO DA DANÇA EM UM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMA: QUESTÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E CURRÍCULOS Documento
-
O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL: um estudo exploratório. Documento
-
O ENSINO DE HISTÓRIA NO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA: um estudo sobre práticas curriculares desenvolvidas em uma política educacional específica Documento
-
O ENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO DE SEUS PROFESSORES: dificuldades e perspectivas. Documento
-
O Ensino Religioso na Rede Pùblica Estadual de Belo Horizonte: história, modelos e percepções de professores sobre formação e docência. Documento
-
O Ensino Religioso na Rede Pública Estadual de Belo Horizonte - MG: história, modelos e percepções de professores sobre formação e docência Documento
-
O Estado escuta a Educação Escolar? A Ouvidoria Educacional como componente da política educacional mineira. Documento
-
O FUTURO DA ESCOLA E A ESCOLA DO FUTURO: uma perspectiva crítica sobre as tecnologias digitais no currículo escolar Documento
-
O Fenômeno da Evasão / Abandono de Estudantes Documento
-
O JOVEM NA TELA, A TELA NA ESCOLA: contribuições e limites da monitoria de informática em uma escola pública. Documento
-
O LUGAR DO JOVEM E OS SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NOS CATOPÊS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM MONTES CLAROS – MG Documento
-
O MAL-ESTAR DOCENTE, O ADOECIMENTO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, NO ENSINO FUNDAMENTAL DE BETIM/MG Documento
-
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM UMA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DO SERRO Diálogos com professoras, Comunidade e outros sujeitos sociais Documento
-
O PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: currículo e práticas. Análise de seus desafios e possibilidades Documento
-
O PROUNI COMO POLÍTICA PÚBLICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: uma análise do impacto sociocultural na trajetória dos egressos, oriundos das camadas populares, do ProUni da PUC-MG Documento
-
O Professor de Matemática: a influência das concepções sobre o conhecimetno matemático na sua prática escolar. Documento
-
O Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFRO): um estudo sobre a inserção e a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação em uma escola municipal de Belo Horizonte. Documento
-
O QUÊ OS DIÁRIOS REVELAM: práticas de formação de professores para a escola Rural, Curso Normal Regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956 - 1959 Documento
-
O TRABALHO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO. Documento
-
O TRABALHO DOCENTE E A QUESTÃO DA AUTONOMIA: um estudo a partir das percepções de professores sobre sua trajetória profissional. Documento
-
O USO 1:1 DO LAPTO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: permanências e mudanças no ensino e na aprendizagem Documento
-
O USO 1:1 DO LAPTOP EDUCACIONAL EM PRÁTICAS INOVADORAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
O afastamento da sala de aula na trajetoria profissional dos professores de uma escola da rede estadual Documento
-
O bom professor: o olhar do estudante de Odontologia na perspectiva das representações sociais. Documento
-
O campo da gestão na formação inicial em Educação Física: uma análise de currículos de graduação da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Documento
-
O curriculo da Educação Física Documento
-
O currículo do curso de Fisioterapia :uma construção histórica,um processo ,uma práxis? Documento
-
O currículo e competência: uma orquestração possível? Um estudo de caso no ensino noturno da rede municipal de Betim. Documento
-
O currículo na Educação de Jovens e Adultos: entre o formal e o cotidiano numa escola municipal em Belo Horizonte Documento
-
O currículo na educação bilíngue para surdos: um estudo de caso no INES Documento
-
O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Documento
-
O ensino de música na escola fundamental Documento
-
O papel das trajetórias profissionais na construção de concepções, saberes e práticas de professoras no 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos Documento
-
O papel social da escola: como a escola é percebida pelas crianças e como ela gostaria de ser percebida frente a este público. Documento
-
O processo de constituição da carreira docente de enfermeiros-professores: identidade, trajetórias e estratégias adotadas para atuação na docência. Documento
-
O processo de construção da prática pedagógica do Engenheiro-Professor: um estudo no Curso de Engenharia Mecatrônica da PUC-Minas. Documento
-
O professor de Língua Portuguesa da Escola Básica: Formação, desafios e limites Documento
-
O professor dos quatro últimos anos do ensino fundamental na educação escolar em ciclos do Sistema Estadual de Minas Gerais. Documento
-
O programa o Direito na escola: uma análise crítica da proposta curricular Documento
-
O que jovens alunos do ensino médio portadores de equipamentos de mídia fazem dos conteúdos simbólicos que recebem. Documento
-
O quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, Curso Normal Regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959 Documento
-
O trabalho docente e a questão da autonomia: um estudo a partir das percepções de professores sobre seus ciclos de vida profissional Documento
-
O uso de objeto de aprendizagem como apoio ao Ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA Documento
-
O uso do Laptop Educacional 1:1 nas séries iniciais do Ensino Fundamental: o que muda na gestão da sala de aula. Documento
-
O uso do software Scratch no Ensino Fundamental: possibilidades de incorporação curricular segundo professoras dos anos iniciais Documento
-
OS ARTEFATOS CULTURAIS SURDO NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
OS SABERES DOCENTES CONSTRUÍDOS POR EGRESSOS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INÍCIO DE CARREIRA Documento
-
Os professores de História no período pós-golpe de 1964: reações e resistências Documento
-
Os sentidos da Escola Engedrados no Cotidiano Escolar e nas vivências familiares de alunos do Ensino Fundamental Documento
-
Os sentidos da escola engendrados no cotidiano escolar e nas vivências familiares de alunos do Ensino Fundamental. Documento
-
PASSADO E PRESENTE NA FORMAÇÀO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR- da cátedra aos dias atuais Documento
-
PASSAGENS: DA ESCOLA NA ZONA RURAL PARA A ESCOLA NA ZONA URBANA - um estudo de caso sobre rituais vividos por um grupo de pré-adolescentes em uma escola da rede municipal de Betim - MG Documento
-
PERSONAS JUVENIS E RITUAIS NA ESCOLA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DA REDE AGOSTINIANA; BRASIL-BH E ÁFRICA-MOÇAMBIQUE-MAPINHANE. Documento
-
PODER E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA À SOMBRA DA EDUCAÇÃO: Interfaces transdisciplinares de Bourdieu e Jung Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E ATOS NORMATIVOS DE PROCEDIMENTOS DE CREDENCIAMENTO. Documento
-
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE: ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO Documento
-
POLÍTICAS PARA A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: estudo sobre as relações entre as atividades teóricas e práticas em um Programa de Aprendizagem Documento
-
POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: formação de professores. Documento
-
POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: um estudo realizado em um Curso de Pedagogia de uma instituição particular de ensino Documento
-
POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO TECNOLÓGO: um estudo realizado em um curso de Gestão Empresarial Documento
-
POLÍTICAS PARA O TRABALHO DOCENTE: estudo sobre a intensificação do trabalho de professores de Educação Física e de outras disciplinas do ensino médio. Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS E OLHARES SOBRE A DIFERENÇA: a criança quilombola na instituição escolar e em outros espaços educativos de Lagoa Trindade, Jequitibá, Minas Gerais Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL:um estudo do Município de Paraisópolis - MG Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: estudo dos processos de fracasso e sucesso escolar em cursos de capacitação, ofertados pelo Qualificarte I Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo sobre o PROEJA em uma Instituição Pública de Educação Profissional, localizada em Belo Horizonte Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: estudo sobre a inclusão e o desempenho acadêmico dos bolsistas do ProUni em uma IES privada de Minas Gerais Documento
-
POR DENTRO DA SALA DE AULA DE CÁLCULO I: subsídios para entender relações de fracasso em cursos de Cálculo I na área de Ciências Exatas. Documento
-
PROCESSOS CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de diferentes dimensões da formação do professor. Documento
-
PROCURANDO UM LUGAR PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA TURMA DE TERCEIRO PERÍODO. Documento
-
PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO BILINGUE: ponto de partida para uma educação intercultural em Moçambique? Documento
-
PROPOSTAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MINAS GERAIS (1970-2004): PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO DA PROFESSORA EUSTÁQUIA SALVADORA DE SOUSA Documento
-
PRÁTICAS AVALIATIVAS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE BELO HORIZONTE: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
PRÁTICAS CURRICULARES E CIDADANIA: a materialização do currículo de História na sala de aula de uma turma do ensino médio de uma escola pública estadual de Minas Gerais Documento
-
PRÁTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: estudo de caso na rede Municipal de Belo Horizonte, a "Escola da Vinda" Documento
-
PRÁTICAS E APRENDIZAGENS EM JOGO: um estudo comparado entre a Capoeira Angola- MG e a Capoeira Regional- BA, em diálogo com os saberes escolares. Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DE UMA TURMA DE 5ª SÉRIE: sentido pessoal, significado social e alienação Documento
-
Pedagogia por Projeto: Influência do uso da técnica no aproveitamento acadêmico dos alunos do Ensino Médio do Colégio São Paulo, de Belo Horizonte, MG Documento
-
Percepção sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental: O olhar dos Graduandos de Ciências Biológicas da PUC - Betim (2005) Documento
-
Percepções do professor universitário sobre a incorporação e o uso de novas tecnologias na sua prática pedagógica. Documento
-
Políticas Públicas Para o Ensino Noturno: um estudo de caso sobre os trabalhadores alunos de duas instituições da RFEPCT Documento
-
Políticas Públicas de Educação Superior em Turismo: estudo de caso em um curso de graduação de Belo Horizonte Documento
-
Políticas Públicas para a Educação Profissional: um estudo sobre um curso técnico, ofertado pelo Pronatec, em BH Documento
-
Políticas Públicas para a Educação Superior: estudo sobre a inclusão e o desempenho acadêmico de bolsistas do Programa Universidade para Todos Documento
-
Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA do Sistema de Ensino de Belo Horioznte no período de 1990/2000: ordenamentos legais e efetivação institucional Documento
-
Políticas de formação de professores pós-LDB: o Programa MAGISTER/CEARÁ na visão de seus gestores. Documento
-
Políticas para Formação e Profissionalização do Professor do Ensino Médio: Um estudo realizado na Jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé - MG Documento
-
Políticas para a Educação Profissional e a Articulação entre o Ensino Profissional e o Ensino Médio: estudo comparativo sobre o Ensino Integrado, em uma Instituição da RFEPCT/MG Documento
-
Políticas para a Formação do Tecnólogo: estudo realizado em um curso superior de Tecnologia em Marketing. Documento
-
Políticas para a Formação e Profissionalização do Professor de Ensino Médio: um estudo realizado na Jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé Documento
-
Políticas para a educação de jovens e adultos (EJA) no Sistema de Ensino de Belo Horizonte no período de 1990/2000: ordenamentos legais e efetivação institucional. Documento
-
Políticas para a educação municipal: um estudo do município de Paraisópolis Documento
-
Políticas para a formação e profissionalização de professores para o ensino superior: a contribuição do PROSUP Documento
-
Políticas para a inclusão: formação de professores Documento
-
Políticas para a integração da Educação Profissional com o Ensino Médio: um estudo de suas contradições, avanços e retrocessos Documento
-
Políticas para o Trabalho Docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Relações de Gênero. Documento
-
Políticas para os Ensinos Médio e Profissional: Uma Interlocução Possível? Documento
-
Políticas públicas nacionais para o ensino médio no Brasil (1996/2009): avanços e retrocessos na luta pelo direito à educação na era da cidadania Documento
-
Possibilidades de trabalho com as diferenças: um estudo de caso do currículo de uma escola municipal de Belo Horizonte, no contexto da Escola Plural Documento
-
Possibilidades e limites da construção da cidadania na Escola Pública de Ensino Fundamental: a leitura de uma professora de História Documento
-
Possibilidades para a inserção curricular de objetos de aprendizagem na educação matemática Documento
-
Princípios e Práticas da Escola Católica: o Repensar do seu Papel Documento
-
Processos Formativos de Educadoras da Infância de uma Creche Comunitária de Belo Horizonte: Suas Histórias e Seus Saberes Documento
-
Procurando um lugar para o brincar na Educação Física na Educação Infantil: reflexões a partir da análise de uma turma de 3º período. Documento
-
Profesores em revista: o debate sobre o ensino secundário no periódico Kriterion (1947-1961) Documento
-
Professor-mediador: um estudo sócio-histórico sobre o papel do professor. Documento
-
Projeto Veredas: um sonho realizado pelas professoras do Alto Vale do Jequitinhonha Documento
-
Práticas docentes produzidas no cotidiano escolar, no processo de implantação de uma nova proposta de Educação Física, no Estado de Minas Gerais. Documento
-
Práticas pedagógicas inclusivas de docentes da educação profissional de uma rede de escolas de Minas Gerais: adequações no processo ensino-aprendizagem de alunos com NEE. Documento
-
QUANDO A ESCOLA É NOTÍCIA NO CIBERESPAÇO! Um estudo junto a comunidades virtuais sobre os sentidos da escola na contemporaneidade. Documento
-
QUESTÕES ÉTNICO- RACIAIS E A EDUCAÇÃO: Um currículo multicultural que reconstrua práticas pedagógicas centradas na diferença e na justiça social Documento
-
Quando o currículo faz a diferença ... O currículo integrado na formação em serviço do Técnico em Higiene Dental Documento
-
Que arte entra na escola através do currículo? Entre o utilitarismo e a possibilidade de emancipação humana pela arte, nos Programas de 1928 e 1941, na Escola Nova em Minas Gerais. Documento
-
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO IFMG: UMA (RE)CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO HISTÓRICO-SOCIAL SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DO MAGISTÉRIO FEDERAL Documento
-
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Entre o ideal e o real, as diferenças que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem fazer Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITABIRA SOBRE INTERNET NA ESCOLA Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES FORMADORES DO IFAM: Discutindo o Conceito de Professor Reflexivo como Quebra de Paradigma Documento
-
RETRATOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DE JOVENS NEGROS DE ELITE, ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR, EM BELO HORIZONTE – MG - BRASIL: Trajetórias, Projetos de Vida e Sociabilidades Documento
-
Representações Sociais sobre a avaliação escolar no discurso de professores de Psicologia da PUC Minas Betim Documento
-
Resistências, fugas e transgressões: estudo sobre o cotidiano e as relações de poder na educação infantil Documento
-
SABERES E PRÁTICAS ANANIN: Um estudo sobre a construção das corporeidades cotidianas na cidade de Ananindeua/Pa Documento
-
SABERES E PRÁTICAS DE EDUCADORES EM MOVIMENTO: Um estudo de caso sobre os diálogos com o saber histórico no Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte - MG Documento
-
SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CICLOS DE REPETIÇÃO PEDAGÓGICA. Documento
-
SABERES, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM JOGO: Um estudo comparado... Documento
-
SAEB: os impactos de seus resultados e implicações nas políticas públicas educacionais no município de Jaboticatubas/MG. Documento
-
SER BACHAREL E PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios, impactos e perspectivas da formação à sala de aula Documento
-
SER DIFERENTE TORNA-ME ESPECIAL: sociabilidade e interação de crianças pequenininhas cegas e com baixa visão Documento
-
SOBRE CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE ADOLESCENTES NEGROS DE CLASSE MÉDIA: um estudo de caso em uma escola particular de Belo Horizonte/MG. Documento
-
SOU QUILOMBOLA, BOM ALUNO E BOM DE BOLA:a constituição identitária de alunos do ensino médio: um estudo histórico antropológico com jovens moradores de uma comunidade remanescente de quilombo do sertão mineiro,Minas Novas-MG. Documento
-
Saber docente e prática cotidiana: construindo uma nova proposta de ensino de Educação Física na Escola. Documento
-
Saberes Docentes e Prática Cotidiana: contruindo uma nova proposta de ensino de Educação Física na Escola Documento
-
Saberes docentes em construção : percepções dos professores sobre o trabalho com a pedagogia de projetos. Documento
-
Saberes e práticas docentes na Educação infantil:um estudo sobre o movimento e a linguagem corporal em duas unidades municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte Documento
-
Saberes neurocientíficos e a formação docente: percepções dos egressos dos cursos de formação inicial e continuada da PUC MG Documento
-
Saúde e condições de trabalho: estudo quantiqualitativo realizado em uma instituição da RFEPCT de MG Documento
-
Sou quilombola, bom aluno e bom de bola. A constituiçao identitária de alunos do ensino médio: um estudo histórico antropológico com jovens moradores de uma comunidade remanescente de quilombo do sertão mineiro. Minas Novas-MG. Documento
-
Sucesso escolar de alunos dos meios populares: mobilização pessoal e estratégias familiares Documento
-
SÓLIDOS PLATÔNICOS: estudando conceitos geométricos com materiais concretos e recurso computacional no Ensino Médio Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS E A INOVAÇÃO DISRUPTIVA NA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGOS Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS: uma investigação a partir do Centro de Referência Virtual do Professor Documento
-
TERCEIRIZAÇÃO DA EJA, SEGREGAÇÃO ESPACIAL E APRENDIZAGEM: um estudo de caso numa escola particular de Belo Horizonte ? MG Documento
-
TERCEIRIZAÇÃO DA EJA, SEGREGAÇÃO ESPACIAL E APRENDIZAGEM: um estudo de caso numa escola privada de Belo Horizonte-MG Documento
-
TRABALHO DOCENTE, INTENSIFICAÇÃO E PROLETARIZAÇÃO/PROFISSIONALIZAÇÃO: estudo realizado em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica de Minas Gerais. Documento
-
TRABALHO DOCENTE: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES PARA A PREVENÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR EM DUAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL EM MINAS GERAIS Documento
-
TRABALHO DOCENTE: ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO Documento
-
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: a interface entre a profissão docente e a profissão odontológica. Documento
-
TRAÇOS CONVERGENTES E DIVERGENTES NAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR. Documento
-
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino e na Aprendizagem de História: representações sociais Documento
-
Tecnologias digitais na educação matemática de surdos em uma escola pública regular: possibilidades e limites. Documento
-
Tendências de Pesquisa em Educação Escolar Quilombola: um estudo de teses desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2012 a 2019. Documento
-
Trabalho e empregabilidade no Projeto Curricular Reinventado o Ensino Médio: contribuições e desafios na definição da função social da escola. Documento
-
Trajetória Profissional: Significados e Saberes Profissionais Construídos pelas Professoras Cursistas do Curso Normal Superior Veredas Documento
-
UM ESTUDO COM ALUNOS ADOLESCENTES DO PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (PROETI) EM BETIM-MG: interpretando suas percepções sobre a escola e a família Documento
-
UM ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES HOMENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE M.G Documento
-
UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: o Curso de Pedagogia como escolha possível Documento
-
UM OLHAR SOBRE O PERCURSO ACADÊMICO DE BOLSISTAS DO PROUNI DA PUC MINAS, NA PERSPECTIVA DA RELAÇÃO COM O SABER. Documento
-
UMA PROPOSTA PARA A INTEGRAÇÃO DIDÁTICA DO BLENDED LEARNING EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. Documento
-
USOS PARTICULAR E EDUCATIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ERA DIGITAL: um estudo com base no modelo SAMR Documento
-
Um estudo sobre o interesse dos estudantes pelo curso de Pedagogia a Distância. Documento
-
Um olhar docente sobre as tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. Documento
-
Um olhar matemático sobre o meio ambiente Documento
-
Um olhar sobre a prática docente em um Centro de Internação para adolescentes em conflito com a lei: CEAD - emoções e memórias Documento
-
Uma Escola na Empresa: estudo de um programa educacional na Belgo - Sabará - MG. Documento
-
Uma escola brasileira em um acampamento no Iraque: o exercício da docência em espaços socioculturais diferenciados. Documento
-
Uma experiência de uso de objetos de aprendizagem na educação presencial: ação-pesquisa num curso de Sistemas de Informação. Documento
-
Uso de tecnologias na sala de recursos multifuncionais: atendimento ao estudante com necessidades educacionais especiais Documento
-
Utlilização da metodologia WebQuest no ensino de Matemática Documento
-
VIDA COTIDIANA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: espaços de formação humana, espaços que se completam Documento
-
Vida Escolar e docência na mobilização do gosto pela matemática em alunos de Licenciatura da UFMG Documento
-
Violência escolar: um estudo de caso sobre a percepção dos atores escolares a respeito dos fenômenos de violência explícita Documento
-
Violência escolar: um estudo de caso sobre a percepção dos atores escolares a respeito dos fenômenos de violência explícita e sua repercussão no cotidiano da escola Documento
-
Vozes da comunidade: o sentido da escola na contemporaneidade- um estudo junto a uma comunidade escolar da rede pública estadual da cidade de Contagem MG Documento
-
WEB 2.0, APP E TECNOLOGIAS MÓVEIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: um estudo sobre o Kahoot Documento
-
ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE: reflexões para subsidiar o processo ensino-aprendizagem Documento
-
É BRINCANDO QUE SE APRENDE: a brincadeira de faz-de-conta em uma escola particular de Belo Horizonte-MG. Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade