EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Educação Matemática em uma classe hospitalar: relações, enredamentos e continuidades" Documento
-
"Ver como": uma vivência do olhar para a aprendizagem da geometria Documento
-
''Aprendi no Insta": os Studygrams e a Educação Online de Biologia Documento
-
... A minha vida seria muito diferente se não fosse a matemática... O Sentido e os Significados do Ensino de Matemática em Processos de Exclusão e de Inclusão Escolar e Social na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
...A minha vida seria muito diferente se não fosse a Matemática...O Sentido e os significados do Ensino de Matemática em Processos de Exclusão e de Inclusão Escolar e Social Documento
-
: NEXOS E REFLEXOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA MEDIATIZADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: formação de professores de Ciências e Matemática na Amazônia Documento
-
?ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, como ESTRATÉGIA para o ENSINO-APRENDIZAGEM em CIÊNCIAS: PROPOSTAS e APRENDIZAGENS? Documento
-
?Sentimento de Semelhança: Poéticas Visuais de Interconexões em Arte e Matemática. Documento
-
A ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo documental do Plano Estadual de Educação no Estado do Pará Documento
-
A AMBIÊNCIA SENTIDA, VIVIDA E PRATICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um olhar a partir da docência dos professores dos anos iniciais em Curuçá/PA Documento
-
A APRENDIZAGEM INVENTIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPOSIÇÕES, TRAÇADOS NÔMADES E OUTROS ENCONTROS Documento
-
A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA METANÁLISE A PARTIR DE TESES BRASILEIRAS Documento
-
A Aprendizagem Baseada em Problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula: um estudo de caso. Documento
-
A Aprendizagem de Algoritmos- Uma experiência no Cefet-Pa Documento
-
A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO EM UM JORNAL DA AMAZÔNIA: FOLHA DO NORTE (1896 ? 1897) Documento
-
A COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS SOB A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS COM OS MOVIMENTOS TERRA-LUA-SOL POR ALUNOS DA E.J.A. À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA Documento
-
A CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES. Documento
-
A Calculadora Científica na Transição de Artefato a Instrumento: Uma Abordagem Instrumental nos Cursos de Engenharia Documento
-
A Circulação de ideias sobre Biodiversidade por professores de Ciências e Biologia nas abordagens CTS e PATRIMONIAL AMBIENTAL Documento
-
A Comunicação Matemática em aula: Obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos Documento
-
A Comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos. Documento
-
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Documento
-
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - O CASO DA ESCOLA CIDADE DE EMAÚS, EM BELEM-PA Documento
-
A ESCRITA DE SI NA DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA: Inquietações éticas da figura do professor em formação Documento
-
A Escola Normal do Pará e a introdução do ensino das Ciências Naturais no Pará (1870 a 1930) Documento
-
A Formação Inicial de Professores de Matemática em Atividades Investigativas durante o Estágio Documento
-
A Formação de Professores de Química na UFPA - A história de um curso de graduação e sua evolução curricular Documento
-
A Física nos Anos Iniciais: Obstáculos Verbais em Livros Didáticos em uma persepctiva Bachelardiana Documento
-
A IDÉIA DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - VIGIA DE NAZARÉ/PA Documento
-
A INSERÇÃO DO USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. Documento
-
A INTERPRETAÇÃO E A COMUNICAÇÃO DAS REGRAS MATEMÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO POR ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
A INTRODUÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR NO PARÁ: “ESCOLA DE PHARMÁCIA DO PARÁ” E ENSINO CIENTÍFICO (1897-1914). Documento
-
A INVARIÁVEL PRÁTICA DA REGRA DE TRÊS NA ESCOLA Documento
-
A Introdução das Ciências Naturais no Pará por meio das Instituições de Ensino Documento
-
A LINGUAGEM MATEMÁTICA E OS REGISTROS SEMIÓTICOS NO QUADRO DE ESCREVER NAS AULAS DA EJA. Documento
-
A Leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática AULAS DE MATEMÁTICA Documento
-
A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: relações de aprendizagem Documento
-
A Motivação como produção de sentidos subjetivos: Pedagogia de Projetos no ensino e aprendizagem de Ciências Documento
-
A NOÇÃO DE TAREFA FUNDAMENTAL COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO PARA UM PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o caso da Geometria Analítica Documento
-
A NOÇÃO DE VARIÁVEL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: CONEXÃO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. Documento
-
A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA BOSQUE: O desafio educativo de uma proposta construtivista. Documento
-
A Prática Pedagógica e os Saberes do Biólogo em fisica na 8ªserie Documento
-
A Prática de Ensino de Física no Ensino Médio e o Conceito de Proporcionalidade: Conexão Fundamental na (RE)Construção de Conhecimentos. Documento
-
A RELAÇÃO DO PROFESSOR COM O SABER MATEMÁTICO E OS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS EM SUA PRÁTICA Documento
-
A Resolução de Problemas Aditivos e sua complexidade: a previsão dos professores e a realidade dos alunos Documento
-
A TRANSPOSICAO DIDATICA NO ENSINO DE FISICA: O AQUECIMENTO GLOBAL COMO OBJETO DE ESTUDO Documento
-
A TRANSVERSALIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR PATRIMONIAL AMBIENTAL. Documento
-
A Tradução da Linguagem Matemática na aprendizagem da Geometria por estudantes da Educação Básica: perspectivas para a Educação Matemática Documento
-
A UTILIZAÇÃO DE GESTOS OSTENSIVOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: UMA INTERPRETAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA DE WITTGENSTEIN Documento
-
A abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétrica Documento
-
A aprendizagem de algoritmos: uma experiência no curso de Tecnologia em Informática do CEFET- PA Documento
-
A construção discursiva do professor indígena de Ciências: uma análise dos discursos oficial e da etnia WaiWai sobre o ser professor índio. Documento
-
A conversão de registros de representação semiótica no estudo de Sistemas de Equações Algébricas Lineares Documento
-
A criação de problemas matemáticos na formação inicial do professor que ensina Matemática: a construção coletiva de uma prática de formação Documento
-
A cultura ribeirinha entre o saber local e o saber global numa visão etnomatemática. Documento
-
A didática da matemática e a relação curricular do ensino médio profissionalizante do CEFET/PA. Documento
-
A educação ambiental paraense na fala dos seus pioneiros Documento
-
A educação em ciências numa escola ribeirinha: caminhos feitos de água, conhecimento e cidadania Documento
-
A epistemologia histórica cultural de Roger Chartier em teses sobre história da educação matemática no Brasil (2000 - 2018) Documento
-
A escolarização da Matemática nos Grupos Escolares paraenses (1899-1930) Documento
-
A formação de professores de Ciências no contexto amazônico: diálogos entre saberes amazônicos e identidade docente Documento
-
A formação para a cidadania em discursos de professores de física Documento
-
A institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará: dos Documento
-
A interdisciplinaridade e a contextualização no novo ensino médio: conhecendo obstáculos e desafios no discurso dos professores de ciências Documento
-
A matemática, o quadro de escrever e os formadores de matemática: interpretando relações Documento
-
A neuroeducação e a teoria das situações didáticas: uma proposta de aproximação para atender à diversidade em sala de aula Documento
-
A pintura corporal Assurini e o ensino de geometria Documento
-
A produção científica e o discurso de professores em Ciência, Tecnologia e Sociedade: um estudo na Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) da Venezuela. Documento
-
A propriedade distributiva da multiplicação: uma visão diagnóstica do processo. Documento
-
A prática de ensino como uma trajetória de formação docente do professor de matemática Documento
-
A prática pedagógica e a construção de saberes do biólogo no ensino de física em ciências na 8ª série Documento
-
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática Documento
-
A “lição de coisas”: o Museu Paraense e o ensino da história natural (1889-1900) Documento
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS Documento
-
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA CONCEPÇÃO MÚLTIPLA E PLURAL Documento
-
ALTERAÇÕES E RECOMBINAÇÕES PRAXEOLÓGICAS REVELADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO EM FORMAÇÃO CONTINUADA: a partir de um modelo epistemológico alternativo para o ensino da álgebra escolar Documento
-
ANÁLISE DE METODOLOGIA BASEADA NO SISTEMA DE ENSINO INDIVIDUALIZADO DE FRED KELLER NUM CURSO INTRODUTÓRIO DE ELETROMAGNETISMO. Documento
-
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE ESTUDO DE SEMELHANÇA. Documento
-
APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: UMA ABORDAGEM AOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Documento
-
ARTEFATOS RIBEIRINHOS: SENSIBILIDADES ETNOMATEMÁTICAS DOS MORADORES DA ILHA DO COMBU Documento
-
ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E DIDÁTICO DO PROFESSOR Documento
-
AS ANALOGIAS COMO INSTRUMENTOS ÚTEIS PARA O ENSINO DO CONTEÚDO QUÍMICO NO NÍVEL MÉDIO. Documento
-
AS DINÂMICAS COGNITIVAS E PRAXEOLÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO DO PROFESSOR Documento
-
AS RELAÇÕES AFETIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA MEDIADAS PELO QUADRO DE ESCREVER. Documento
-
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo sobre concepções e práticas de alunos e professores do Ensino Fundamental. Documento
-
AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM: RELAÇÕES COM AS ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE E O ENFOQUE CTS Documento
-
Abordagem da bioética em âmbito escolar: proposições constantes de livros didáticos de biologia Documento
-
Alcances, possibilidades e impactos de metodologias em educação patrimonial e ambiental Documento
-
Alfabetização Científica no 9° ano do Ensino Fundamental: Produção artesanal de iogurte como tema de estudos Documento
-
Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica Documento
-
Alguns Aspéctos Problemáticos Relacionados ao Ensino da Álgebra Linear Documento
-
Análise da fala-em-interação professor-alunos na aula de matemática: um enfoque na psicologia discursiva Documento
-
Análise de Metodologia Baseada no Sistema Personalizado de Instrução num Curso Introdutório de Eletromagnetismo Documento
-
Análise praxeológica de conexões entre aritmética e álgebra no contexto do desenvolvimento profissional do professor de matemática Documento
-
Aprendizagem em modelagem matemática pelas interações dos elementos de um sistema de atividade na perspectiva da teoria da atividade de Engestrom Documento
-
Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no GeoGebra. Um estudo de caso Documento
-
Aproximações e Distanciamentos entre as obras "Réflexions sur la Métaphysique du Calcul Infinitésimal" e "Théorie des Fonctions Analytiques" a partir da Análise de Conteúdo Documento
-
As APRENDIZAGENS, a partir de ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, como ESTRATÉGIA para o ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS Documento
-
As Atitudes em Relação à Matemática dos Professores das Séries Iniciais Documento
-
As Concepções de Professores Formadores em relação ao uso da História da Matemática no processo ensino aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática Documento
-
As Feiras de Ciências como oportunidades de (re)construção do conhecimento pela pesquisa Documento
-
As dificuldades relacionadas à aprendizagem do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica Documento
-
As dificuldades relacionadas à aprendizagem matemática do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Documento
-
As dinâmicas praxeológicas e cognitivas e a construção do conhecimento didático do professor de matemática Documento
-
Avaliação em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas aceitas e movimentadas no cotidiano escolar Documento
-
Ações avaliativas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela Modelagem Matemática Documento
-
BIOLOGIA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS Documento
-
Bases para o Espírito: Ferreira Pena, ciência e Educação na Província do Grão- Pará (1866-1891) Documento
-
Bases para o espírito: Ferreira Penna, ciência e educação na Província do Grão- Pará (1866 – 1891) Documento
-
Biologia, Direitos Humanos eEducação: Diálogos Necessários Documento
-
CAMINHANDO ENTRE SABERES NA ILHA DE FORA: A TRADIÇÃO, O CIENTÍFICO E A EXPERIÊNCIA Documento
-
CENAS E CENÁRIOS DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: MEDIAÇÕES PELA FOTOGRAFIA Documento
-
CIRANDA LÚDICA: SUBJETIVIDADE, DOCÊNCIA E LUDICIDADE Documento
-
CIÊNCIA E VERDADE EM NIETZSCHE Documento
-
COLETIVO DE ESTUDOS, FORMAÇÃO E PRÁTICAS: ITINERÁRIOS DE UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Documento
-
COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE NÚMEROS FRACIONÁRIOS Documento
-
CONCEITOS E SABERES ASTRONÔMICOS DA DISCIPLINA "COSMOGRAFIA" (1892-1932) Documento
-
CONCEPÇÕES COTIDIANAS E CIENTÍFICAS SOBRE COMPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E SEU ENSINO: experiências e reflexões de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta interdisciplinar Documento
-
CONCEPÇÕES DE SIGNIFICADO: implicações no ensino da matemática na alfabetização Documento
-
CONSTITUIR-SE PROFESSOR NAS ILHAS DE BELÉM: ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA MÍDIA TELEVISIVA ÀS RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS CONCEITUAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA. Documento
-
CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - I PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Documento
-
COTIDIANO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: Reflexões no ProJovem Urbano Documento
-
CRIAÇÕES DIDÁTICAS: um estudo sobre os materiais didáticos alternativos em pesquisas em nível de mestrado e doutorado no Brasil no período de 2010 a 2020. Documento
-
CTS NO CONTEXTO DO NOVO ENEM E DO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
CTS e a modelagem matemática na formação de professores de física Documento
-
CULTURA SURDA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DO CONTEXTO ESCOLAR DA SALA DE RECEURSO MULTIFUNCIONAL DO INSTITUTO FELIPE SMALDONE. Documento
-
Caminhos feitos de água, conhecimento e cidadania: educação em ciências numa escola ribeirinha. Documento
-
Cartografias experiencias de formadores de professores de matemática: consciência de si e autoformação Documento
-
Ciências Naturais no Ensino Profissional do Pará: Instituto de Educando Artificies e Instituto Lauro Sodré (1870/1901) Documento
-
Clube de Ciências da UFPA - Um estudo iconográfico, Antropológico, Narrativo Documento
-
Comunicação e Interpretação em Ambientes de Aprendizagem Gerados pelo Processo de Modelagem Matemática Documento
-
Concepções de Professores de Matemática em Formação Continuada: o uso dos materiais didáticos Documento
-
Concepções de inovação no ensino de ciências na escola pública Documento
-
Condições culturais de inserção da História Natural na Instrução Pública do Pará (1851-1891) Documento
-
Constituir-se Professora de Ciências para Crianças de 4 a 6 Anos de Idade: processos formativos do ensino e aprendizagem. Documento
-
Constituir-se Professora que Ensina Ciências para Crianças de 4 a 6 Anos de Idade: processos formativos, do ensino e aprendizagem Documento
-
Constituição dos saberes docentes de formadores de professores de matemática Documento
-
Constribuições da Prática (In)formada por Evidências para a formação do professor de Matemática: uma análise das ações dos professores a partir de suas próprias práticas Documento
-
Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em historia da matemática no Brasil Documento
-
Contribuições dos jogos para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas histórica e atual Documento
-
Controvérsias sociocientíficas no ensino de Ciências: usos da Argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia Documento
-
Criatividade Didática em Dissertações e Teses Sobre História para o Ensino de Matemática (1990-2018) Documento
-
Cultura Amazônica e a Educação Matemática na formação de professores dos anos iniciais: Caminhos oferecidos pelo curso Pedagogia das Águas Documento
-
Cultura Surda na Aprendizagem Matemática do contexto escolar da Sala de Recurso Multifuncional do Instituto Felipe Smaldone Documento
-
Currículo e ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: entre linhas, saberes e diferença Documento
-
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS. Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO O PROFESSOR (TRANS)FORMA-SE NO PROFESSOR QUE É? Documento
-
DO CAMPO PARA A SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS EM UM ASSENTAMENTO RURAL NO OESTE MARANHENSE. Documento
-
De Prático à Profissional da Matemática: Que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores Documento
-
Desafios, potencialidades e compromissos em uma experiência pedagógica para a formação cidadã: A prática CTS construída a partir de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano Documento
-
Desenvolvimento profissional docente em perspectiva do ensino por investigação em um Clube de Ciências da UFPA Documento
-
Desenvolvimento profissional de professores de Matematica: Como o professor transforma-se no professor que é? Documento
-
Destaques sobre a escolha do tema em Modelagem Matemática Documento
-
Discursos de Professores sobre a Amazônia: Contribuições para um ensino de ciências em busca da sustentabilidade Documento
-
Discursos de professores sobre a Amazônia: reflexões para o ensino de ciências em busca da sustentabilidade Documento
-
Dois Jogos de Linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrática. Documento
-
ECOLOGIA DE UM SABER MATEMÁTICO EM UM CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA (CEFFA): O Método de Redução à Unidade nas Praxeologias da Escola CEPE Documento
-
ECOLOGIA DE UM SABER MATEMÁTICO EM UM CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA (CEFFA): Praxeologias na Escola CEPE Documento
-
ECOLOGIA DO SABER: o ensino de limite em um curso de engenharia Documento
-
EDUCAR PELA PESQUISA: As percepções de alunos de graduação sobre as temáticas energia e sustentabilidade em um Curso de Extensão. Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE INTERFACES COMPUTACIONAIS: O Papel de componentes interativos na postura exploratória e na aprendizagem. Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS SURDOS: Um estudo das necessidades formativas dos professores que ensinam conceitos matemáticos no contexto de educação de deficientes auditivos em Belém do Pará. Documento
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
EDUCAÇÃO PELA CIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MEDIAÇÕES FOTOGRÁFICAS NA APREENSÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS Documento
-
EFEITOS AGUDOS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE E DO ALONGAMENTO ESTÁTICO NA MEMÓRIA DE TRABALHO VISUOESPACIAL, DESEMPENHO MATEMÁTICO E VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM CRIANÇAS COM ANSIEDADE MATEMÁTICA Documento
-
ENSINAR-APRENDER FRAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: conhecimentos e dificuldades evidenciadas. Documento
-
ENSINO COM ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE EM UMA ESCOLA DE ORIGEM AGROTÉCNICA Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: movimentos de formação e práticas de docência em escolas públicas de Belém/PA. Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS TEATRAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: Concepções de professoras das séries iniciais. Documento
-
ENSINO DE FÍSICA PELA COMPARAÇÃO ENTRE EXPERIMENTO E MODELO TEÓRICO COM USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Documento
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN: uma abordagem a partir de pesquisas em Neurociência Cognitiva Documento
-
ENTRE SALVAÇÃO E PERDIÇÃO: a sexualidade do "bom cristão"! Documento
-
ENTRE VIAGENS E VIAJANTES: compreendendo espirais de experiências de licenciadas em Matemática no Estágio Curricular Supervisionado Documento
-
EPAEM: Duas Décadas de História e Produções Científicas Documento
-
ESCOLAS DIFERENCIADAS PRATICAM UM ENSINO DE CIÊNCIAS DIFERENCIADOS PARA MELHOR!? O que dizem os estudantes sobre o ensino de Ciências de uma escola de aplicação. Documento
-
ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Documento
-
EXISTE RELAÇÃO ENTRE A PREFERÊNCIA POR UMA COR E AS ATITUDES COM RELAÇÃO A MATEMÁTICA ? Documento
-
Educação Matemática - Uma investigação sobre Teoria e prática no ensino Regular e Médio Profissionalizante do CEFET-PA Documento
-
Educação Matemática e Inclusão na Região Norte: contextos no estado do Pará Documento
-
Educação Matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadas Documento
-
Educação Matemática, Cultura Amazônica e Prática Pedagógica: à margem de um rio Documento
-
Educação a Distância e Formação Continuada em Ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet. Documento
-
Engenharia Didática Reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo Documento
-
Ensino das Questões Socioambientais Amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizado Documento
-
Ensino de Física Através de Temas: desafios e potencialidades em uma prática pedagógica no ensino médio Documento
-
Ensino de Simetria por meio de problematização sociocultural Documento
-
Ensino de ciências em Cabinda/Angola: condições da prática docente, idéias de professores e desafios. Documento
-
Ensino e Aprendizagem de Ciências na Perspectiva Visuo-Espacial: experiências com surdos no Ensino Fundamental Documento
-
Erros e Obstáculos: Os conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental no Processo de Avaliação Documento
-
Escolas Diferenciadas praticam um ensino de Ciências diferenciado para melhor!?O que dizem os estudantes sobre o ensino de Ciências de uma escola de Aplicação Documento
-
Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental. Documento
-
Etnomatemática Quilombola: As relações da matemática dialógica com as práticas socioculturais dos remanescentes do quilombo do Mola-Itapocu/PA Documento
-
Etnomatemática: Saberes matemáticos no cotidiano de estudantes ribeirinhos Documento
-
Evolução Histórica de Conceitos: A História da Matemática como Metodologia de Ensino Documento
-
Experimentações art(e)biologia na/com a natureza Documento
-
Exploração de Narrativas Indígena para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais Documento
-
Exposição Museológica "Transformações: a Amazônia e o Antropoceno" objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino de ciências Documento
-
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Um Estudo Sobre os Aspectos Formativos de Docência dos Licenciandos em Matemática da UFPA Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS DIFERENCIADOS DE FORMAÇÃO E ENSINO: Os clubes de Ciências do Estado do Pará. Documento
-
FORMAÇÃO INICIAL E SUBJETIVIDADE DOCENTE NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ Documento
-
FRAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO COMO MEDIDA DE COMPRIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
Falas que vêm das salas e falas que vêem as salas: o que dizem os professores de ciências e matemáticas sobre a psicologia da educação na formação docente Documento
-
Feira do ver-o-peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação Documento
-
Formação Continuada de Professores para as Relações Raciais: Produção do conhecimento em Livros, Artigos Qualis, Teses E Dissertações Brasileiras (2004 ? 2018) Documento
-
Formação Inicial de Professores(as) Indígenas em Diálogos Integradores de Aprendizagem na Objetivação Cultural Documento
-
Formação continuada das professoras de infância no Baixo Tocantins: Concepções de Criança(infância) e interdisciplinaridade. Documento
-
Formação continuada docente: o teatro de fantoches possibilitando reflexões em Educação Ambiental. Documento
-
Formação de Professores: Significados, Contextos e Saberes Populares da Etnociência em Escolas Quilombolas Documento
-
Formação do Professor de Matemática: Aspectos formativos de docência de estudantes das licenciatura em matemática da UFPA Documento
-
Formação dos professores e informática. Da falta de teoria à necessidade da prática: o caso de uma escola agrotécnica. Documento
-
Geometria Fractal: perspectivas e possibilidades para ensino de Matemática Documento
-
Geometria Perceptiva, Arte e Informática na educação de surdos nas séries iniciais Documento
-
Geometria analítica plana: praxeologias matemáticas no ensino médio Documento
-
Geometria nas Estamparias Afro-Brasileiras: Da visualidade à Sala de Aula Documento
-
Geometria ribeirinha: aspectos matemáticos da comunidade do Urubuéua Fátima em Abaetetuba-PA Documento
-
HISTÓRIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (1990 ? 2018): princípios, métodos e propostas. Documento
-
HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ANGOLA Documento
-
HISTÓRIAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL PRODUZIDAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (1990-2018): POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NOS ANOS INICIAIS Documento
-
HISTÓRIAS E PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA Documento
-
Hipóteses em aula: uma pesquisa narrativa em contexto de investigação experimental com estudantes do Ensino Fundamental Documento
-
História e Currículo do Curso de Física (Licenciatura) da UFPA (1947-1976) Documento
-
IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE EM MEMORIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
IDÉIAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NA ESTRUTURAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL Documento
-
INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM UM CURSO DE FÉRIAS: A constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas. Documento
-
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO NOVO ENSINO MÉDIO : CONHECENDO OBSTÁCULOS E DESAFIOS NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS Documento
-
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS: Dificuldades na resolução de problemas de Geometria Plana. Documento
-
INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM GERADOS PELO PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Documento
-
INVESTIGANDO O EFEITO DO DESLOCAMENTO DO OLHAR: IMPLICAÇÕES PARA O PRINCÍPIO DA ATENÇÃO DIVIDIDA Documento
-
Impacto da Educação Patrimonial na Formação de Professres no município da Vigia de Nazaré Documento
-
Impacto da educação patrimonial na formação de professores do município de Vigia de Nazaré Documento
-
Inovação na Licenciatura: cartografando uma reforma curricular Documento
-
Inovações Matemáticas na Província do Grão Pará (1838-1845) Documento
-
Interações Discursivas e Indicadores de Habilidades Cognitivas em atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um Clube de Ciências Documento
-
Interações Sociais e o Discurso sobre o visível e o invisível em aulas de química. Documento
-
Interações Sociais em Aulas de Química: A Conservação de Alimentos como Tema de Estudos Documento
-
Intercontextualidade na prática educativa de iniciação à docência em Matemática para a educação básica Documento
-
Interdisciplinaridade na perspectiva da Pedagogia da Investigação: O Caso da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. Documento
-
José Veríssimo: ciência e educação feminina no século XIX Documento
-
LABIRINTOS DA COMPREENSÃO DE REGRAS EM MATEMÁTICA: um estudo a partir da regra de três Documento
-
LETRAMENTO CIENTÍFICO, LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: indicadores e possibilidades para o ensino de ciências Documento
-
LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA DA UEPA: SABERES MATEMÁTICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Documento
-
LINGUAGENS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EJA: Desafios, Preconceito Linguístico e exclusão. Documento
-
LINGUAGENS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EJA: Desafios, Preconceito Lingüístico e Poder. Documento
-
Letramento científico e consciência metacognitiva de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório Documento
-
MANIFESTAÇÕES SUBJACENTES DA ANSIEDADE MATEMÁTICA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: uma análise da Variabilidade da Frequência Cardíaca, Desempenho Matemático e Função Executiva em Crianças Escolares Documento
-
MATEMÁTICA E LINGUAGEM: UM ENFOQUE NA CONVERSÃO DA LÍNGUA NATURAL PARA A LINGUAGEM MATEMÁTICA. Documento
-
MATEMÁTICA NA EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil Documento
-
MEMÓRIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA NARRATIVA: A HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NÓ INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE: conflitos e tensões Documento
-
METAMORFOSES DE FORMADORES DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Modificando Práticas na Prática de Formação Docente a Distância Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO CAMINHO PARA FAZER EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENFOQUE CTS Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E ALUNOS EM ESTADO DE DEPENDÊNCIA NA DISCIPLINA CÁLCULO I. Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E ALUNOS EM ESTADO DE DEPENDÊNCIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E ENFOQUE CTS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E TEORIA DA COMPLEXIDADE: DIÁLOGO MULTITEMÁTICO NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS. Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: registros de representação semiótica. Documento
-
MODELAGEM MATEMÁTICA ONLINE: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicas Documento
-
MODELO ANALÍTICO PARA NOÇÃO DE RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: com enfoque em Teses e Dissertações Documento
-
MODELO EPISTEMOLOGICO DE REFERENCIA: as tarefas intermediárias no ensino das frações Documento
-
MOVIMENTOS DE (TRANS) FORMAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL: A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Documento
-
MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA: espaços, tempos e movimentos de experiências vividas por uma professora. Documento
-
Magistério Indígena: contribuições da etnomatemática para a formação dos professores indígenas do Estado do Tocantins. Documento
-
Matemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática? Documento
-
Matemática e Cultura Amazônica - Representações do Brinquedo de Miriti Documento
-
Matemática: computador para quê? Documento
-
Meio ambiente e ética: entrecruzando olhares no ensino de ciências. Documento
-
Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970). Documento
-
Modelagem Matemática Articulada à Teoria Ator-Rede em uma Casa de Farinha em Breves-Pa Documento
-
Modelagem Matemática Crítica como Atividade de Ensino e Investigação Documento
-
Modelagem Matemática Escolar: uma organização praxeológica complexa Documento
-
Modelagem Matemática gerando um ambiente de ensino e aprendizagem para a educação de jovens e adutos. Documento
-
Modelagem Matemática no Ensino-aprendizagem: Ação e Resultados Documento
-
Modelagem matemática gerando um ambiente de ensino e aprendizagem para a educação de jovens e adultos. Documento
-
Modelagem matemática nas aulas de cálculo: uma estratégia que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos de engenharia Documento
-
Modelagem matemática no contexto dos ciclos de formação Documento
-
Modelando matematicamente questões ambientais relacionadas com a água a propósito do ensino-aprendizagem de funções na 1ª série do ensino médio Documento
-
Motivação para aprender Ciências: Estudantes investigam conhecimentos populares sobre plantas medicinais na 8ª série do ensino fundamental. Documento
-
NA FRONTEIRA: Ressonâncias e dissonâncias dos discursos científicos e religiosos nas (trans)formações de uma professora de Biologia. Documento
-
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DAS ILHAS DE BELÉM: visão de si e saberes ambientais. Documento
-
NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de reflexão compartilhada sobre a docência entre formadores de professores de Ciências e Biologia Documento
-
NOVAS PEDAGOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
Na arena da produção textual: os professores de matemática em cena. Documento
-
Narrativa autobiográfica de formação: Processos de vir a ser professor de ciências. Documento
-
O ?OCASO? DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONSTRUCTOS MULTIDIMENSIONAIS DO ?CREPÚSCULO? ACADÊMICO Documento
-
O AMBIENTE NO OLHAR DE ALUNOS EM DIFERENTES MOMENTOS DE ESCOLARIZAÇÃO Documento
-
O Corpo na Superfície de suas Inscrições: Narrativas de Estudantes da Educação Básica Documento
-
O ENSINO DO NÚMERO: OS JOGOS DE LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Documento
-
O ESPAÇO NÃO FORMAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ Documento
-
O Ensino de Ciências em escolas multisseriadas na Amazônia ribeirinha: um estudo de caso no Estado do Pará Documento
-
O Ensino de Estatística: uma experiência no atendimento pedagógico domiciliar Documento
-
O LIXO COMO TEMA DE ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
O MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES BÁSICAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA A UM ALUNO COM CEGUEIRA Documento
-
O MODELO REFERENCIAL DA LINGUAGEM NA TRADUÇÃO-INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PELOS SURDOS USUÁRIOS DA LIBRAS Documento
-
O OLHAR DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES SOBRE A INFORMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UFPA Documento
-
O PAPEL DOS SABERES NÃO MATEMÁTICOS NA MODELAGEM MATEMÁTICA: O ESTUDO DO CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA Documento
-
O Processo de Construção de Sequência Didática como (PRO) Motor da Educação Matemática na Formação de Professores Documento
-
O QUADRO DE ESCREVER COMO RECURSO FACILITADOR DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Documento
-
O QUADRO DE ESCREVER COMO RECURSO FACILITADOR DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. Documento
-
O QUE PODE UM GEOCORPO? SAÚDE, DOENÇA E MORTE ATRAVESSADOS NAS LINHAS VITAIS DE PACIENTES TERMINAIS Documento
-
O QUE REVELAM OS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE FOMAR PROFESSORES REFLEXIVOS E PESQUISADORES DE SUA PRÁTICA Documento
-
O SABER-FAZER DOS ARTESÃOS DE BRAGANÇA - PA: POR UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA. Documento
-
O SENTIDO DAS REGRAS NO ENSINO DE FRAÇÕES Documento
-
O SURGIMENTO DAS TRIGONOMETRIS EM DIFERENTES CULTURAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE ELAS Documento
-
O Saber Cotidiano no Ensino e na Aprendizagem de Matemática: Reflexões acerca do ProJovem Urbano Documento
-
O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DIFERENCIADAS SOB ORIENTAÇÃO CTS. Documento
-
O Uso de Analogias e a Aprendizagem Baseada em Problemas: Análise dos Discursos Docente e Discente em um Curso de Férias. Documento
-
O Uso de Analogias no ensino de Química nas escolas de ensino médio de Belém do Pará Documento
-
O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª. série no estudo da divisão Documento
-
O currículo de Ciências via tema gerados: desafios docentes na Escola Cabana Documento
-
O desenvolvimento do pensamento geométrico em ambiente interativo utilizando o origami Documento
-
O ensino de ciências e a proposta da totalidade do conhecimento. Documento
-
O estágio supervisionado na licenciatura em matemática: possibilidades de colaboração Documento
-
O estágio supervisionado: uma influência na constituição dos saberes e do professor de matemática na formação inicial Documento
-
O papel das interações professor-aluno na construção da solução lógico-aritmética otimizada de um jogo com regras Documento
-
O papel das interações professor-aluno na construção lógico- arimitética otimizada de um jogo com regras Documento
-
O processo de (re)construção e gestão de organizações matemáticas e didáticas no estudo de funções logarítmicas mediado pelos ambientes papel e lápis e informatizado Documento
-
O quadro de escrever como mediador na relação professor-aluno na aula de matemática Documento
-
O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula Documento
-
O que é ambiente hoje? Quando a imagem é enunciado Documento
-
O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática Documento
-
OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO NO ESTUDO DO CALOR Documento
-
ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS: A NOÇÃO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO Documento
-
OS CAMINHOS DA ABORDAGEM CTSA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ? PARÁ: um estudo de caso da Base Nacional Comum Curricular no Ensino Médio Documento
-
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO Documento
-
OS PRIMORDIOS DO ENSINO DE CIENCIAS NA MODERNIDADE AMAPAENSE (1943 ? 1963) Documento
-
OS PROGRAMAS DE PESQUISA, SUAS IMBRICAÇÕES E RELAÇÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Documento
-
OS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS NA ILHA DE COTIJUBA Documento
-
Obstáculos epistemológicos no estudo do calor Documento
-
Oportunidades de aprender sobre a pesquisa na Iniciação Científica Júnior de uma bolsista no Clube de Ciências da UFPA Documento
-
Origem da Vida: Discursos em Livros Didáticos do Ensino Fundamental Documento
-
Os professores, uma proposta visando a transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da Educação Pública Municipal de Jovens e Adultos de Belém, Pará. Documento
-
Os sentidos da pluralidade de atividades no ensino de biologia: uma pesquisa-ação Documento
-
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE REPERCUSSÕES DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA Documento
-
PORTFÓLIO REFLEXIVO: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO LIVRO RÉFLEXIONS SUR LA MÉTAPHYSIQUE DU CALCUL INFINITÉSIMAL DE LAZARE CARNOT PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL Documento
-
PRAXEOLOGIAS E MODELOS PRAXEOLÓGICOS INSTITUCIONAIS: O CASO DA ÁLGEBRA LINEAR Documento
-
PRO-LETRAMENTO: relação com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA. Documento
-
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
PRÁTICAS COM MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: o caso da redução à unidade na Escola Casa da Pesca Documento
-
PRÁTICAS DE CIDADANIA EM NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: Trabalho Coletivo de Ensino e de Aprendizagem. Documento
-
PRÁTICAS DIALÓGICAS E CIDADANIA: uma experiencia educativa com mulheres do campo em Curupaiti-Viseu/PA. Documento
-
PRÁTICAS EPISTEMOLÓGICAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES FORMADORES E A ABORDAGEM CTS: O ENSINO DE CIÊNCIAS RUMO A NOVAS PERCEPÇÕES NESTE SÉCULO XXI Documento
-
PRÓ-LETRAMENTO: O SABER E O APRENDER DE TUTORES DO PÓLO ITAPECURU-MIRIM/MA Documento
-
Panorama da Educação Fundamental e Média no Brasil: o Modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como Experiência na Prática Docente. Documento
-
Para uma Pedagogia Cultural da Tradição: práticas de Professores Ribeirinhos na Ilha de Marajó Documento
-
Percepção de professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre sua prática de educação ambiental. Documento
-
Por um ensino da criação ou da problematização, ou da... as linhas que compoem as mobilidades e as experiencias de professoras de ciências Documento
-
Potencialidades da Tecnologia para a Avaliação em Matemática Documento
-
Problematização da docência e aproximações à Inovação Didática na formação continuada de professores de Ciências Documento
-
Processos subjetivos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia Documento
-
Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos Documento
-
Propostas no Ensino de Aritmética para Surdocegos Documento
-
Prática docente em química: saberes construídos na ação Documento
-
Práticas Investigativas na formação de futuros professores de Matemática Documento
-
Práticas Investigativas no Ensino de geometria:contribuições para a ação docente Documento
-
Práticas Socioculturais Quilombolas para o Ensino de Matemática: mobilização de saberes entre Comunidade e Escola Documento
-
Pró-Letramento em matemática no pólo de São Luís/Ma: o (inter) dito dos docentes na/da formação continuada. Documento
-
QUAL O SENTIDO DE ESTUDAR MATEMÁTICA NA ESCOLA? O QUE DIZEM PROFESSORES E ALUNOS Documento
-
QUEM SOMOS NÓS? CIÊNCIA E MÍDIA FABRICANDO SUBJETIVIDADES. Documento
-
REFLETIR NO SILÊNCIO: um estudo das aprendizagens na resolução de problemas aditivos com alunos surdos e pesquisadores ouvintes Documento
-
REGISTROS MEMORIALÍSTICOS E EMPODERAMENTO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS ESCOLARES INICIAIS: AUTOFORMAÇÃO E AUTONOMIZAÇÃO DOCENTE Documento
-
RELATIVA AO EMPREGO DOS MAPAS CONCEITUAIS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DA BIOLOGIA. Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE AMBIENTE POR PROFESSORES E ESTUDANTES EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM. Documento
-
REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO AMBIENTE, IGARAPÉ DA ROCINHA, Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO AMBIENTE, IGARAPÉ DA ROCINHA, COMO PATRIMÔNIO POR CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS. Documento
-
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA Documento
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS E SUA COMPLEXIDADE DO PONTO DE VISTA DA LEITURA. Documento
-
Realidade aumentada : organizações didático-matemáticas para o ensino de cálculo de área no nível superior com a utilização de um software Documento
-
Refletindo uma prática pedagógica no ensino de ciências baseada na alfabetização científica: relato de uma parceria entre professora e pesquisador. Documento
-
Reflexão Epistemológica e memorialística : uma experiência na Formação continuada de professores de ciências Documento
-
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA Documento
-
Regra de Três: prática escolar de modelagem matemática Documento
-
Representação Social de Ciência de Estucdantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belém Documento
-
República, Ciência e Instrução Pública no Pará: o Museu Paraense e o ensino da História Natural (1889-1900) Documento
-
Resolução de problemas nos anos iniciais de escolaridade: por que é tão difícil? Documento
-
SABERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NUMA ESCOLA DE OUVINTES. Documento
-
SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPRESSOS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA Documento
-
SABERES DOCENTES E QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS Documento
-
SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO CURSO PRIMÁRIO NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS DO ESTADO DO PARÁ ENTRE 1890 E 1935 Documento
-
SABERES ESTATÍSTICOS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
SENTIMENTO DE SEMELHANÇA: poéticas de interconexões em arte matemática Documento
-
SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PROCESSOS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO-DIGITAL Documento
-
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
Saberes Docentes na Licenciatura em Matemática acerca do Ensino de Derivada Documento
-
Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização Documento
-
Saberes Elementares Aritméticos em Manuais Didáticos do Curso Primário produzidos no Pará (1850 - 1950) Documento
-
Saberes Matemática Avaliativos Documento
-
Saberes construídos pelos professores de matemática em sua prática docente na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Saberes elementares matemáticos do ensino primário em teses e dissertações – 1990 a 2020 Documento
-
Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores matemáticos na UFPA Documento
-
Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA:contribuições para o debate sobre a formação de professores de matemática na UFPA Documento
-
Sentidos e Significados Atribuídos à Formação Docente Inicial: um estudo das Manifestações de Professores e Licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática Documento
-
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participar do Clube do Pesquisador Mirim Documento
-
Ser Professor de Ciências e Matemáticas Regimes de Verdades e Processos de Subjetivação Documento
-
SignWriting na Linguagem Matemática: proposta de glossário terminológico de geometria Documento
-
Sistema Métrico Decimal - Difusão no Sistema Escolar do Pará (1868 a 1918) Documento
-
Sistema acoplado de equações da Barra do tipo Kirchhoff com memória em domínio com fornteira móvel Documento
-
Sistema de Educação Matemática Xerente: negociações entre práticas socioculturais e comunidades de prática Documento
-
Sobre a escrita da vida: composições entre currículo, formação e prática pedagógica Documento
-
Surdez, Bilinguismo e Educação Matemática: um (novo?) objeto de pesquisa na educação de surdos Documento
-
TRADUÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA A LIBRAS: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. Documento
-
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: O desenvolvimento profissional de professores de matemática. Documento
-
TRANSLAÇADOS: Sensações sobre sexualidade tecidas nas artes com professores-em-formação para o Ensino de Ciências Documento
-
TRATADO DAS ARGUMENTAÇÕES Documento
-
Temas Capitais da Educação a Distância: nós e entrenós que tecem a rede da formação de professores. Documento
-
Temas Socioambientais na formação de professores de Ciências: a Carta da Terra como referência para reflexão e ação Documento
-
Temas Socioambientais no Ensino Médio Documento
-
Temas Socioambinetais: Contribuições para o ensino de Ciências Naturais Documento
-
Teoria da Carga Cognitiva: Origem, desenvolvimento e diretrizes aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Documento
-
Teorias cognitivas do Pensamento Matemático Avançado e a construção do conhecimento: um estudo envolvendo os conceitos de limite e continuidade Documento
-
Tradução interna e jogos de imagens na matemática Documento
-
Transposição Didática: Concepções de professores no contexto do GESTAR II Documento
-
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM CURSO DE FÉRIAS Documento
-
UM ESTUDO DO LIBER QUADRATORUM (1225) DE LEONARDO FIBONACCI (1180 ? 1250) E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
UM OLHAR DIFERENCIADO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: dificuldades, rejeição e mitos. Documento
-
UM OLHAR DIFERENCIADO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA:Dificuldade, Regeição e Mitos Documento
-
UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA TEORIA DOS OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS Documento
-
UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA TEORIA DOS OSTENSIVOSivo Documento
-
UMA AGENDA DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INVESTIGANDO ELEMENTOS ESSÊNCIAS Documento
-
UMA CARTOGRAFIA DAS SEXUALIDADES: ENTRE LINHAS E MAPAS DOS AFETOS NA ESCOLA Documento
-
UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920) Documento
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DE TEMAS:sinais do paradigma moderno e emergente. Documento
-
Um Estudo Descritivo-Analitico Sobre Aprendizagem Em Pesquisas Doutorais de Neurociências (2007-2018). Documento
-
Um enfoque sócio-histórico do processo de ensino e de aprendizagem do conceito de energia mecânica Documento
-
Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função Documento
-
Um estudo sobre as implicações dos obstáculos epistemològicos do conceito de limite de função em seu ensino e aprendizagem Documento
-
Uma Proposta Didática da Realidade Aumentada no Ensino da Geometria Espacial Documento
-
Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolar Documento
-
Uma proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probabilidade: Uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais. Documento
-
Uma visão do ensino de matemática na escola de aplicação da UFPA nas décadas de 1970 e 1980 a partir das narrativas de seus professores Documento
-
Utopias Pedagógicas no Ensino de Ciências: idéias docentes que expressam um futuro para reencantar o presente Documento
-
VISÕES E VIRTUDES PEDAGÓGICAS DO ENSINO EXPERIMENTAL DA QUÍMICA: O que dizem professores de química que utilizam a experimentação em suas práticas pedagógicas. Documento
-
Valores no Ensino de Ciências: Visões para Além do Conhecimento Científico. Documento
-
Vida e nada mais... Ensaios sobre a consciência ambiental Documento
-
Violencia Escolar: o ponto de vista dos professores de matemática Documento
-
Violência escolas: o ponto de vista de professores de matemática Documento
-
Visões e Virtudes Pedagógicas do Ensino Experimental da Química:O que dizem professores de química que utilizam a experimentação em sus práticas pedagógicas? Documento
-
Vivências autoformativas no ensino de matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas Documento
-
ÁGUA: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade