publicações A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: O ENGODO DA FORMAÇÃO Documento A Criança e a Aprendizagem de Normas na Escolarização Inicial Documento A DESNATURALIZAÇÃO DO ANDROCENTRISMO POR MEIO DE UMA PRÁTICA DE PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM ARTE-EDUCAÇÃO DA UNICENTRO Documento A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE ARTE Documento A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DAS MULHERES: AS CONCEPÇÕES DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE (CEPAL) Documento A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS ASPECTOS DA CULTURA KAINGANG DA TERRA INDÍGENA DE MARRECAS Documento A EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRIGATORIEDADE: O QUE PROPÕEM OS PMEs DE QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE GUARAPUAVA/PR? Documento A ESCOLARIZAÇÃO E O TEMPO NA VIDA DAS TRABALHADORAS/ESTUDANTES DO CEEBJA DE IRATI-PR Documento A ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: DESAFIOS E LIMITES NA AÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA Documento A Escola de Trabalhadores Rurais Arlindo Ribeiro: uma expressão da política nacional e estadual. Documento A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIA E DESAFIOS ATUAIS A PARTIR DE GRAMSCI Documento A Formação do Professor: Uma Questão Política Documento A Leitura nos Cursos Superiores de Formação Profissional: Um Estudo Sobre as Condições de Produção Documento A PRÉ-ESCOLA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA LEI N. 12.796/13 Documento A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS ESTUDANTES SECUNDARISTAS Documento A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA Documento ABORDAGENS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO Documento ANÁLISE DA NOÇÃO DE JUSTIÇA EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL Documento ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O ACERVO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO – PR Documento AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ PORTUGUÊS DA UNICENTRO/IRATI. Documento Análise da dinâmica de avaliação e encaminhamentos de crianças com necessidades educacionais especiais num sistema municipal de ensino Documento Aprendizagem socioemocional: a (in)visibilidade em meio a vulnerabilidade humana Documento Assim É A Escola: O Perfil do Sistema Escola Fazenda Na Escola Agrotécnica Federal de Colatina - Es Documento BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE: À PROCURA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA OARA A FORMÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA AGRINHO: DO CAMPO À CIDADE Documento Contribuições do Ensino Fônico para a alfabetização de crianças com atrasos na aprendizagem de leitura e escrita Documento Contribuições e Limitações da Informática para a Educação Química Documento Do Currículo Básico ao Livro Ddático: uma História de contradções no Paraná Documento Educação Ambiental na escola da comunidade Kaingang de Marrecas ? Turvo/PR Documento Educação como estratégia política e social para o desenvolvimento do meio rural brasileiro: as matrizes conceituais e ideológicas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA Documento Educação e modernização no município de Guarapuava na década de 1950 Documento Fatores determinantes da circulação de obras da Literatura Portuguesa no contexto educacional brasileiro Documento Formação Continuada das Professoras das Escolas do Campo: tensões e desafios na transformação da escola Documento IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ Documento MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação Documento O CAMPO DA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ Documento O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI E AS SUAS APROPRIAÇÕES NAS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS Documento O COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA VISÃO DE PROFESSORES APÓS A RESOLUÇÃO SEED/PR 3600 DE 2011 Documento O ENSINO DA MÚSICA EM GUARAPUAVA NO CONTEXTO DA LEI Nº 11.769/2008 NA PERSPECTIVA ADORNIANA Documento O Programa Mais Educação sob o olhar da Escola Unitária de Antonio Gramsci Documento O processo criativo em estudantes com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação. Documento O processo de nuclearização das escolas rurais isoladas e multisseriadas: uma análise a partir do município de Candói, Paraná no período de 1993 a 2000 Documento O profissional da Educação Infantil e os cursos de Licenciaturas: desencontros na Formação inicial Documento O uso pedagógico do Podcast e a formação inicial do professor: mudanças de paradigma educacional Documento PEDAGOGIA DO ÓBVIO: UMA ANÁLISE CHOMSKYANA PARA A EDUCAÇÃO Documento POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRINCÍPIOS, PROGRAMAS E MATERIALIZAÇÃO Documento Pelos inúmeros e insuspeitos caminhos da reprovação escolar Documento Políticas Educacionais e as práticas avaliativas com público-alvo da Educação Especial de Irati-PR Documento Políticas de Currículo para a Disciplina de Arte, na Rede Estadual de Ensino do Paraná: do final dos anos de 1980 a 2016 Documento Políticas de formação inicial de professores para os primeiros anos no Brasil e na Argentina: um estudo comparado Documento Processo de diagnóstico de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e práticas de conhecimento metatextual trabalhadas num sistema municipal de ensino Documento Programa Gestão para a aprendizagem: a atuação da Fundação Lemann nas políticas de formação em redes municipais de educação Documento Projeto de correção de fluxo: Solução ou paliativo? Documento Propostas Curriculares: da elaboração à concretização Documento Razões de indisciplina na sala de aula: desafios do professor em tempos ditos pós-modernos Documento Relações de gênero e sexualidade: como os livros didáticos abordam esse tema? Documento Teoria desenvolvimental e a avaliação nas aulas de Educação Física Documento “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ARGENTINA: UM ESTUDO COMPARADO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Documento