instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Organização Universidade Federal de Santa Catarina Organização
publicações A INOVAÇÃO SOCIAL NOS PROJETOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA INDÍGENA Documento A Internet das Coisas aplicada ao conceito de Eficiência Energética. Documento A TV interativa como interface para a experimentação remota Documento A aprendizagem invertida como estratégia pedagógica de integração do ensino online ao presencial na disciplina de física no ensino superior. Documento A utilização do jogo Minecraft como uma ferramenta didático-pedagógica na valorização do ensino lúdico Documento AMBIENTE VIRTUAL INTERATIVO PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UM JOGO SÉRIO PARA O SISTEMA MUSCULAR Documento ANÁLISE DA GOVERNANÇA DO TURISMO NA REGIÃO DO EXTREMO SUL CATARINENSE SOB A ÓTICA DOS DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES Documento APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM USO DE LABORATÓRIOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA-AÇÃO Documento APRENDIZAGEM ABERTA E COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO EM REDE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PROCESSOS DE COAPRENDIZAGEM E COINVESTIGAÇÃO Documento APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO DA NARRATIVA DIGITAL APLICADA NO NEWSGAME APRENDENDO JORNALISMO. Documento ARQUITETURA DE DISPOSITIVOS INTELIGENTES APLICADA EM LABORATÓRIOS DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA Documento AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ABSORTIVA PARA INOVAÇÃO: UMA PESQUISA EMPÍRICA EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA UNIVERSITÁRIOS Documento Agricultura de Precisão em Casas de Vegetação: Controle e Gestão de Cultivo em Produção de Mudas Documento Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia Documento Arquitetura para análise de aprendizagem no uso de laboratórios remotos Documento As fundações de amparo à pesquisa como agentes estruturantes dos sistemas regionais de inovação e de descentralização em C, T&I no Brasil Documento Classificação automática de mensagens de redes sociais em dimensões dos modelos de cidades inteligentes. Documento Compartilhamento do Conhecimento em uma Organização Intensiva em Conhecimento Documento Competências Digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da educação básica Documento Contratação de serviços de cuidadores de idosos a partir de plataforma on-line : uma análise sob a ótica de diferentes atores institucionais Documento Crianças e adolescentes na internet: habilidades digitais e o desempenho escolar. Documento DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE DE APOIO AO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO: USANDO BLOCKLY Documento DIGITAL MARKETING MIX: ESTUDO DE CAMPO EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE MODA DE ARARANGUÁ-SC COMO ESTRATÉGIA PARA INTERAÇÃO COM A CLIENTELA NAS REDES SOCIAIS Documento Desenvolvimento de um laboratório remoto para práticas de acionamento de motores elétricos na educação profissionalizante Documento Desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para conversão de voz em texto e texto em voz orientado à comunicação de deficientes auditivos Documento ECONOMIA CRIATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ACULTURAÇÃO NO DESIGN DE MODA NA CIDADE DE ARARANGUÁ-SC: uma análise sob a ótica dos atores institucionais Documento ESTRATÉGIA PARA A CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: Projeto Piloto em Escolas de Educação Básica Participantes do Programa InTecEdu. Documento Educação fora da caixa: um estudo de caso do movimento de inovação na educação em Santa Catarina Documento Empreendedorismo, Tecnologia e Design Thinking: proposta de oficina para alunos concluintes da educação básica. Documento Emprego de Drones por Órgãos de Segurança Pública Documento Estudo de viabilidade econômica e financeira no desenvolvimento do revestimento cerâmico fotovoltaico para aplicação em fachada ventilada de uma construção bioclimática Documento Fatores bilaterais de cooperação: O caso do Instituto Federal de Santa Catarina Documento Gestão do Conhecimento no Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Documento INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA E CULTURA MAKER: Proposta de reconfiguração de espaço físico do Laboratório de Experimentação Remota - RExLab Documento INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE BIOLOGIA UTILIZANDO LABORATÓRIOS ON-LINE Documento INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO REMOTA MÓVEL. Documento Impacto da utilização das NTIC'S na qualidade de frutas conservadas por câmaras frias Documento Implantação de Módulos Educacionais para Circuitos Elétricos e Eletrônicos em Universidades Brasileiras no âmbito do Projeto VISIR+ Documento Implementação de um sistema para seleção de instãncias no âmbito do experimento remoto Block.ino. Documento Inclusão de Tecnologias Assistivas no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual no Brasil no contexto do objetivo do desenvolvimento sustentável 4 Documento Inovação social na educação básica: Um estudo de caso sobre o Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina Documento Integração de Tecnologias Educacionais na Formação Continuada do Policial Civil Documento Integração de tecnologia na educação: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE), um estudo de caso. Documento MEU TEXTO: AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL COMO SUPORTE PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO Documento MODELO BASEADO EM ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS VOLTADO À GESTÃO DE IDEIAS Documento Maturidade em gestão do conhecimento em clínicas de saúde das instituições de ensino superior integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais ? Sistema Acafe de Santa Catarina Documento Modelo para a integração de professores e alunos do ensino básico ao patrimônio histórico e cultural de Araranguá-SC e região: uma perspectiva quanto ao resgate e a manutenção da identidade cultural Documento Modelo para registro de dados de experiência de aprendizagem em laboratórios remotos. Documento O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: OS PROFESSORES E A ESCOLA Documento O Uso de Laboratórios Remotos no Ensino de Física na Educação Básica: Estudo de Caso em Escola da Rede Pública Documento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COPRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Documento PROJETO JogAR: ENSINANDO PROGRAMAÇÃO COM JOGOS DIGITAIS E REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO SUPERIOR Documento Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) Documento Protótipo de um chatbot para auxiliar o professor na utilização de um sistema tutor inteligente Mazk Documento REALIDADE AUMENTADA COMO INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEITURA Documento Realidade aumentada e sua utilização como uma ferramenta de auxílio na educação Documento Rede social corporativa: Uma forma de utilização com foco na gestão do conhecimento, gestão de riscos e desastres e a política nacional de segurança das barragens. Documento Sistemas tutores inteligentes como mediadores para a gestão do conhecimento: o caso de uma instituição de ensino superior da região sul de Santa Catarina. Documento UM MODELO PARA A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS NO SISTEMA TUTOR INTELIGENTE MAZK Documento Um Framework Conceitual para análise e comparação de padrões em apresentações orais de estudantes Documento Um Modelo Baseado em Análise de Sentimentos como Suporte à Sistemas de Recomendação Documento Um Sistema de Controle de Energia Sustentável para Abrigos de Cultivo Documento Um jogo sério para apoiar estudantes de nível superior no ensino de anatomia humana do sistema cardiovascular Documento Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação Documento Universidade Empreendedora: da torre de marfim à terceira missão Documento Utilização de jogos sérios no apoio da fixação de conhecimentos em sistemas fotovoltaicos Documento VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO COMO SUPORTE À GESTÃO DE IDEIAS Documento