Music Graduate Program - UDESC
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
ACORDES PARA CAVAQUINHO: CIFRAS E OUTRAS ESCRITAS NO MÉTODO POPULAR DE HENRIQUE SOUZA (1913-1990) Documento
-
TRAJETÓRIAS - MINIMALISMO E STEVE REICH DE 1965 A 1976 Documento
-
"No nosso mundo a gente inventa": um estudo sobre a aprendizagem criativa em uma oficina de música. Documento
-
"Ratoeira não me prende que eu não tenho quem me solta": Música de tradição oral e identidade cultural no litoral de Santa Catarina Documento
-
"Sept Papillons, de Kaija Saariaho: análise musical e aspectos da performance." Documento
-
"Transformar música": o conhecimento pedagógico do conteúdo de um professor de violão Documento
-
?Ela canta que nem negra?: construções de gênero e racialização na prática do blues em Caxias do Sul Documento
-
A CIDADE DO RIO GRANDE (RS) ENTRE 1900 E 1930 E O MÚSICO HERMÍNIO DE MORAES (1883-1935): MEDIAÇÃO E CIRCULARIDADE Documento
-
A ECOLOGIA DE SABERES NAS PRÁTICAS MUSICAIS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO(ARTES E MÚSICA): UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E LIBERTÁRIA A PARTIR DO OLHAR DE DISCENTES E DOCENTES Documento
-
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INSTRUMENTO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM INSTRUMENTO DA UFPB Documento
-
A FORMAÇÃO DO REGENTE CORAL: UM ESTUDO A PARTIR DE DOIS CURSOS DE BACHARELADO NA REGIÃO SUL DO BRASIL Documento
-
A FORMAÇÃO MUSICAL E PEDAGÓGICA EM QUATRO CURSOS SUPERIORES DE GUITARRA ELÉTRICA NO BRASIL Documento
-
A FORMAÇÃO VOCAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA Documento
-
A Iniciação violinística de Luis Soler Realp - fundamentos e contribuições Documento
-
A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO(A) EDUCADOR(A) MUSICAL: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES CATARINENSES Documento
-
A MÚSICA COMO REPRESENTAÇÃO DOS MOVIMENTOS GERMÂNICOS E NÃO-GERMÂNICOS EM BLUMENAU NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 Documento
-
A PRÁTICA CORAL COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Documento
-
A PRÁTICA DO CANTO COLETIVO EM UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO SOBRE O LAZER SÉRIO EM BUSCA DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA NA ESCOLA PÚBLICA. Documento
-
A SONATA PARA GUITARRA NA VIENA DE BEETHOVEN E SCHUBERT Documento
-
A VOZ DO PROGRESSO: MÚSICA E MODERNIZAÇÃO NAS ONDAS DA RÁDIO CLUBE DE LAGES-SC FLORIANÓPOLIS - SC 2012 Documento
-
A didática no ensino de violão em escolas de música de Santa Catarina Documento
-
A formação do Educador Musical em nível superior: o caso PARFOR - UEM. Documento
-
A formação do professor para a escola livre de música Documento
-
A formação e as práticas de ensino de professores de canto popular: perspectivas de professores da cidade de Florianópolis - SC Documento
-
A gente ensina, inventa e aprende tudo de uma vez: as aprendizagens colaborativas nas brincadeiras cantadas e nos jogos musicais numa oficina de música com criança. Documento
-
A implementação da Lei 11.769/2008: Um estudo na rede estadual de educação de Santa Catarina com foco na Grande Florianópolis Documento
-
A música que eu compus em grupo, eu tirei do coração": perspectiva das crianças sobre a composição musical na escola básica Documento
-
A percepção musical nas aulas de música: uma análise das atividades desenvolvidas em uma turma do 4º ano do ensino fundamental Documento
-
A prática pedagógica de um professor na educação infantil: um estudo sobre as atividades cantadas nas aulas de música. Documento
-
A recepção de ópera em Florianópolis Documento
-
A relação entre texto e música nas canções de Frederico Richter. Documento
-
A trajetória formativa de um professor de música deficiente visual: um estudo sobre as dimensões da acessibilidade Documento
-
A voz do progresso: Música e modernização nas ondas da rádio clube de Lages-SC Documento
-
APONTAMENTOS SOBRE A BATERIA E A PERFORMANCE DE MARCIO BAHIA NO HERMETO E GRUPO Documento
-
APRENDIZAGEM MUSICAL NO CANTO CORAL: INTERAÇÕES ENTRE JOVENS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA Documento
-
AS LINHAS-GUIA DAS MELODIAS DO CANDOMBLÉ KETU: RECONSTRUÇÃO DAS TRANSCRIÇÕES DE CAMARGO GUARNIERI Documento
-
ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE VIOLÃO EM UM CONTEXTO DE ESCOLA LIVRE DE MÚSICA Documento
-
Alceu Camargo: músico profissional, compositor diletante. Análise de sua obra completa para Piano Solo. Documento
-
Alfred Brandt-Caspari (1865-1929): Música e Trajetória Documento
-
Alma na Voz e Mãos no Tambor - Catumbi de Itapocu: Uma Fonte de Criação Musical Documento
-
As 3 Sonatas Para Piano de José Penalva: Uma Abordagem Analítico-Interpretativa Documento
-
As Pièces de Clavecin en Concert de Jean-Philippe Rameau e a escrita para cravo obbligato na França no início do século XVIII Documento
-
As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática Documento
-
As sociedades de canto da região de Blumenau no início da colonização alemã. Documento
-
Atuação de Músicos nas Irmandades de Desterro nos períodos Colonial e Imperial Documento
-
Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial Documento
-
AÇÃO PIANÍSTICA E ESTADOS DE CONSCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA TRANSPESSOAL Documento
-
BOSSA NOVA FORA DO EIXO: Uma História da Bossa Nova na Capital Pernambucana Documento
-
Bandas do Meio Oeste Catarinense: características e processos de musicalização Documento
-
Blues do Delta do Jacuí - Um Estudo Etnográfico Sobre a Cena Musical do Blues na Cidade de Porto Alegre Documento
-
COMPOSIÇÃO (D)E SONORIDADE: A HISTÓRIA DE UM CICLO DE PEÇAS Documento
-
COMPOSIÇÃO MUSICAL: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTISTAS DE SOPRO Documento
-
CONSTRUÇÃO DE UMA INTERPRETAÇÃO DO CONCERTINO PARA PIANO E ORQUESTRA DE CORDAS DE RONALDO MIRANDA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Documento
-
Canções populares e seus trânsitos: Fluxos e tendências na América latina Documento
-
Cecilia Fernandez Conde: ideias, ações e influências de uma educadora musical Documento
-
Composição, Diálogo e conscientização: uma pesquisa participante em educação musical na EJA Documento
-
Concepções e ações de educação musical no Projeto de Bandas e Fanfarras de São José - SC: três estudos de caso Documento
-
Conexões entre a composição musical e a cultura japonesa do Vale do Ribeira Documento
-
Construção de uma Interpretação do Concertino para Piano e Cordas de Ronaldo Miranda: relato de uma experiência. Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO PROJETO MUSICALIZAÇÃO INFANTIL DE BLUMENAU/SC Documento
-
DIONÍSIO NA TOCATA: ESTUDO SOBRE O USO DA MÚSICA ENQUANTO VEÍCULO DE ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA Documento
-
DO TACTUS AO PULSO: a rítmica de Gramani na confluência do tempo Sentido e Medido Documento
-
Da diversidade musical para uma educação musical antirracista: uma análise de três livros didáticos de Artes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Documento
-
Do rec ao play, e além: as gravações em uma oficina de música Documento
-
ENTRELINHAS: ALEXANDRE TANSMAN E AS VARIATIONS SUR UN THEME DE SCRIABINE Documento
-
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EDIÇÕES PRÁTICAS E EDIÇÕES URTEXT DE SONATAS PARA PIANO DE JOSEPH HAYDN Documento
-
ESTUDOS PARA PIANO DE CLÁUDIO SANTORO: MOVIMENTOS GERAIS E UMA ABORDAGEM TÉCNICO-INTERPRETATIVA Documento
-
Educação Musical com idosos: um estudo sobre processos colaborativos de composição musical Documento
-
Educação Musical e surdez: cenas inclusivas Documento
-
Entre o êxtase e a estase - A música de Milton Nascimento Documento
-
Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região do Vale do Itajaí. Documento
-
Formação docente em música e tecnologias móveis: Ideias de dois licenciandos durante o estágio curricular supervisionado Documento
-
Formação musical de professores generalistas: uma reflexão sobre os processos de formação continuada. Documento
-
Frederico Schubert e a Orquestra de Concertos de Erechim: música de concerto em Erechim entre 1950 e 1968. Documento
-
Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense. Documento
-
FÉ NO PIFE: As flautas de pífano no contexto cultural da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto Documento
-
FÉ NO PIFE: As flautas de pífano no contexto cultural da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto. Florianópolis, Documento
-
Grupo de maracatu Arrasta Ilha: dinâmicas de aprendizagem musical em uma comunidade de prática Documento
-
INFLUÊNCIA DOS GUIAS DE EXECUÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZADO PIANÍSTICO EM JOVENS Documento
-
Ideias de corpo e ações pedagógicas no canto coral: um estudo a partir do Corolário Documento
-
Jazz Carnático: perspectivas transculturais em música Documento
-
Kirchner e Temporalidade: uma análise do tempo linear e nãolinear no Interlude I de Leon Kirchner Documento
-
Manhãs, poentes, zênites e noites. Aspectos da representação de luz e sombra na música de Harry Crowl Documento
-
Mediações nos choros para piano solo de Radamés Gnattali (1906-1988) Documento
-
Moacir Santos, seus ritmos e modos: Documento
-
Moacir Santos, seus ritmos e modos: "Coisas" do Ouro Negro Documento
-
Musicologia/Etnomusicologia Documento
-
Música e Surdez: Representações Sociais Documento
-
Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri. Documento
-
NARCISO E ECO: OS PERIÓDICOS COMO REFLEXOS E ECOS DA VIDA MUSICAL EM DESTERRO DURANTE O IMPÉRIO Documento
-
NO OLHO DA RUA: BOSSA NOVA, SAMBA-JAZZ E A PAISAGEM MUSICAL CARIOCA Documento
-
Narratividade e tópicas em Uirapuru (1917) de Heitor Villa-Lobos Documento
-
Novas linguagens na composição musical com conteúdo religioso Documento
-
O CANTOR EMANCIPADO: CORO CÊNICO COMO TRANSFORMADOR DO MOVIMENTO CORAL NO SUL DO BRASIL. Documento
-
O DISCURSO DOS MÚSICOS SOBRE OS RECITAIS NO PROJETO MÚSICA DIDÁTICA NO CINEMA/PALÁCIO Documento
-
O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VERA CRUZ DO OESTE? PR Documento
-
O Martírio dos Insetos (1917 - 1925) de Heitor Villa-Lobos: análise e fases criativas do compositor Documento
-
O PIANISTA COLABORADOR: Um estudo com os alunos do bacharelado em instrumento-piano da UDESC. Documento
-
O Rodízio como potencial da otimização da prática pianística: um estudo experimental Documento
-
O Sombrio na Música: um ciclo de peças Documento
-
O VIOLINO NA OBRA DE JOHN CAGE: ANÁLISE DOS PROCESSOS COMPOSITIVOS E NOTACIONAIS Documento
-
O Yanomani de Marlos Nobre Documento
-
O canto na formação e na sala de aula: três estudos de caso. Documento
-
O elemento indígena na obra de Villa-Lobos: Observações músico-analíticas e considerações históricas. Documento
-
O ensino de música em cursos técnicos integrados em três campi do Instituto Federal Catarinense – IFC Documento
-
O ensino de música na educação infantil: um estudo sobre a aprendizagem criativa Documento
-
O ensino de música no projeto Escola Pública Integrada do estado de Santa Catarina: um estudo multicaso no Médio Vale do Itajaí Documento
-
O ensino de música nos anos iniciais em duas escolas de Vera Cruz do Oeste-PR Documento
-
O ensino de regência na formação do professor de música: um estudo com três cursos de licenciatura em música da Região Sul do Brasil. Documento
-
O ensino e a aprendizagem da técnica vocal em corais amadores a partir da concepção de regentes e cantores Documento
-
O intérprete em Glenn Gould Documento
-
O piano de orquestra e utilizações em Villa-Lobos: Uirapurú, Bachianas Brasileiras N°2 e Chôro N° 8. Documento
-
O professor pesquisador: análise, reflexão e mudança na aula de música. Documento
-
O que pode a experiência da performance musical? Documento
-
O que é tonicalização? Entendimento em uso e a conceituação tipológica proposta por Schenker Documento
-
O repertório litúrgico para coro no Brasil após o Concílio Vaticano II Documento
-
O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano Documento
-
O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e práticas composicional entre membros da Protegidos da Princesa ". Documento
-
O samba-enredo em Forianópolis: perspectivas históricas e a produção de sambas-enredo entre membros da "Protegidos da Princesa". Documento
-
O violão de sete cordas no Brasil e sua trajetória de acompanhador a solista Documento
-
O violão no samba: um estudo etnográfico em Florianópolis Documento
-
OS SENTIDOS DAS PRÁTICAS MUSICAIS NA COMUNIDADE DA VELHA CENTRAL, EM BLUMENAU - SC Documento
-
Orquestra Sinfônica do Paraná: Da Ópera Sidéria à Sagração da Primavera Curitiba 1912 - 2012 Documento
-
Os Novos Ritmos de Don Ellis: considerações analíticas e perceptivas Documento
-
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE BOLSISTAS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UDESC Documento
-
Pandeiro brasileiro: transformações técnicas e estilísticas conduzidas por Jorginho do Pandeiro e Marcos Suzano Documento
-
Panorama das competências do pianista de coro no Brasil Documento
-
Pela escuta de Heinz Geyer na “cidade ressoante”: Música e Campanha de Nacionalização no cotidiano urbano de Blumenau – SC (1921-1945) Documento
-
Perspectivas teórico-metodológicas sobre criatividade na educação musical: uma análise nos anais dos congressos Nacionais da ABEM (2015 e 2017) Documento
-
Por que e para quem cantamos: ideias de música das crianças no contexto de um coro infantil Documento
-
Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente Documento
-
Processos de ensino de violão em escolas livres de música: um estudo de caso das práticas pedagógicas de dois professores. Documento
-
Processos de ensino e aprendizagem da composição musical na escola básica Documento
-
Progressões rebeldes: dois ensaios sobre harmonia e valoração em música Documento
-
Projeto: Recepção de ópera em Florianópolis Documento
-
Proposta Pedagógica de Música para o Ensino Fundamental: Possibilidades para a prática instrumental em conjunto. Documento
-
QUATRO ESTUDOS PARA PIANO SOLO DE VIEIRA BRANDÃO: UMA ABORDAGEM TÉCNICO-INTERPRETATIVA Documento
-
Quatro Estudos para piano de Vieira Brandão: Uma abordagem analítico- interpretativa Documento
-
REFLEXÕES SOBRE O CHORO ENQUANTO GÊNERO E MUSICALIDADE E SUA PRESENÇA EM FLORIANÓPOLIS/SC Documento
-
RELAÇÕES ENTRE ELEMENTOS COMPOSICIONAIS E MEIOS DE EXECUÇÃO TÉCNICO-INTERPRETATIVA EM OBRAS COM CARACTERÍSTICAS PÓS-MINIMALISTAS BRASIL 2000, AMANDUÁ E MEIO BOSSA PARA PIANO SOLO DE DIMITRI CERVO. Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÚSICA EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL E NÃO FORMAL DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
Reflexões sobre estratégias de estudo em música de câmara a partir do reconhecimento dos "guias de execução musical" Documento
-
SAMBA NO FEMININO: TRANSFORMAÇÕES DAS RELAÇÕES NO SAMBA CARIOCA NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Documento
-
SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO CANTAR: NARRATIVAS DE ESTAGIÁRIOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA Documento
-
SONATA N.1 PARA PIANO DE EDINO KRIEGER: CONSTRUÇÃO DE UMA PERFORMANCE ANALITICAMENTE INFORMADA Documento
-
STAN GETZ E A BOSSA NOVA (1962-1964): UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA Documento
-
Samba no feminino: transformações das relações de gênero no samba carioca nas três primeiras décadas do século XX. Documento
-
Sociedade Musical Amor à Arte: um estudo histórico sobre a atuação de uma banda em Florianópolis na Primeira República Documento
-
Sonoridades na guitarra elétrica na Música Nova Documento
-
Suíte Caiçara: composição e cultura do fandango Documento
-
Síntese do Leste e Oeste - uma analise dos eixos simétricos do terceiro quarteto de cordas de Bela Bartok Documento
-
TACTUS E TEMPO: Aspectos rítmicos e métricos da música instrumental do século XVII Documento
-
TERRENO BALDIO: UMA EXPERIÊNCIA PROGRESSIVA BRASILEIRA Documento
-
TITÃS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, NOÇÃO DE GÊNERO E SIGNIFICADO MUSICAL Documento
-
Tecnologias da informação e comunicação na formação inicial do professor de música: um estudo sobre o uso de recursos tecnológicos por estudantes de licenciatura em música no estado de Santa Catarina Documento
-
Tempo: diferença e repetição em Makrokosmos Vol.I de George Crump Documento
-
Tradições interpretativas na suíte III para violoncelo de Joahnn Sebastian Bach (BWV 1009): Discutindo performance via análise de gravações. Documento
-
Três estilos do violão brasileiro: choro, jongo e baião Documento
-
TÉCNICAS EXPANDIDAS - UM ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTO POSTURAL E DESEMPENHO PIANÍSTICO SOB O PONTO DE VISTA DA ERGONOMIA Documento
-
Título Provisório = Análise Técnico-Interpretativa dos Estudos para Piano Solo de Cláudio Santoro Documento
-
Um estudo sobre a dimensão metafísica do conceito de linha fundamental na teoria musical de Schenker Documento
-
Um estudo sobre a formação dos professores de violão no estado de Santa Catarina Documento
-
Um perfil de licenciandos em música no Estado do Maranhão Documento
-
Um tabuleiro bem brasileiro - Ary Barroso e o processo de construção de uma expressão musical nacional. Documento
-
Uma proposta de análise para Canticum Naturale,de Edino Krieger Documento
-
Vida e obra de Alceu Camargo: um retrato de música erudita no estado do Espírito Santo. Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade