Graduate Program in Applied Linguistics
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Multimodalidade e Letramento Visual: Uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Documento
-
"I am somebody": Análise crítica do discurso publicitário do movimento Street Child World Cup Documento
-
"Lugar de mulher é na cozinha? Segura rapidinho meu Prêmio Nobel de Física pra eu lavar a louça": a ação política da ironia em páginas feministas do Facebook. Documento
-
"A MAÇÃ NO ESCURO" COMO METÁFORA DA TRAJETÓRIA CONCEITUAL DA REFERÊNCIA NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM Documento
-
"Quem Casa quer Casa"Conceitualização e Categorização de violência po mulheres vítimas de violência conjugal Documento
-
"Toda periferia é um centro!": cartografia do jogo de linguagem sarau Okupação Documento
-
"We are the 99%": referenciação e equivalência na construção identitária do movimento Occupy Wall Street Documento
-
(DES)CORTESIA EM NOTÍCIAS SOBRE CORRUPÇÃO: ATENUAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO NO TRABALHO COM AS FACES Documento
-
(Des)Cortesia linguística na nova pragmática e a problemática da intencionalidade nos atos de fala na publicidade brasileira: Quem é o responsável pela violência linguística? Documento
-
(GRANDE) BOM JARDIM: Reterritorialização e Política de Representação à Luz da Nova Pragmática Documento
-
?Atos de Fala e Ideologia - A Revista Veja e a Violência Linguística na Representação das Favelas? Documento
-
?O Uso Do Livro Didático Em Uma Abordagem Comunicativa no Curso de Extensão em Língua Japonesa do Núcleo de Línguas da Uniiversidade Estadual do Ceará Documento
-
?Vem jogar mais eu, mano meu: cartografando a capoeira na cidade de Camocim como jogo de linguagem e resistência negra? Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO NO SUJEITO PORTADOR DE HIV: O PODER D0 DISCURSO MIDIÁTICO NA REPRESENTAÇÃO DO ESTIGMA SOCIAL Documento
-
A legitimação discursivo-midiática da ameaça de golpe bolsonarista: um estudo de notícias veiculadas no portal R7.com à luz da análise de discurso crítica Documento
-
A (NÃO) APRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA EM AUDIODESCRIÇÕES DE PINTURAS EM LIVRO DIDÁTICO ACESSÍVEL: UMA DESCRIÇÃO À LUZ DE MODELO SISTÊMICO-FUNCIONAL Documento
-
A (falta de) reconstrução de programas de efeitos em roteiros de audiodescrição de filme via posicionamentos avaliativos do audiodescritor: um estudo de caso Documento
-
A AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO EM CRIANÇAS DE 2:0 A 5:6 MESES DE UMA CRECHE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ARACOIABA-CE Documento
-
A AUDIODESCRIÇÃO E/OU IRRADIAÇÃO DE JOGO DE FUTEBOL: QUAL O RECURSO MAIS ACESSÍVEL PARA CEGOS? Documento
-
A AUDIODESCRIÇÃO NO TEATRO: UM ESTUDO SOBRE A LOCUÇÃO DE MIRALU E A LUNETA ENCANTADA. Documento
-
A Adaptacao do Filme o Poderoso Chefao para o Videogame Documento
-
A CENA POLÍTICA BRASILEIRA AO REVÉS: ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO CARNAVALIZADO EM CHARGES POLÍTICAS DE VITOR TEIXEIRA DO CONTEXTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF AO GOVERNO DE MICHEL TEMER (2016-2018) Documento
-
A CONSTATAÇÃO DA CORRUPÇÃO ENQUANTO PERFORMATIZAÇÃO DE UM DISCURSO: UMA ANÁLISE DE REPORTAGENS DE VEJA EM CASOS DE CORRUPÇÃO POLÍTICA Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO REFERENTE BEZERRA DE MENEZES NA AUDIODESCRIÇÃO DO FILME BEZERRA DE MENEZES: O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO. Documento
-
A CONSTRUÇÃO EXOTÓPICA DAS IMAGENS DA NAÇÃO BRASILEIRA PELO OLHAR ESTADUNIDENSE: uma análise do pronunciamento de Barack Obama no Brasil em 2011 Documento
-
A CONSTRUÇÃO SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO NA LINGUÍSTICA APLICADA: UM ESTUDO SOBRE ESCRITA ACADÊMICA A PARTIR DA COMPREENSÃO DE CULTURAS DISCIPLINARES Documento
-
A CULTURA POPULAR CEARENSE EM OS VERDES ABUTRES DA COLINA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO CARNAVALIZADO NO ROMANCE DE JOSÉ ALCIDES PINTO Documento
-
A DANÇA DAS PALAVRAS: UMA PROPOSTA DE ETIQUETAGEM PARA A ANÁLISE DO ROTEIRO DE AUDIODESCRIÇÃO DE DANÇA. Documento
-
A ESCRITA DE SEQUÊNCIA NARRATIVA EM HQTRÔNICA POR ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A ESCRITA SINTÉTICA NO TWITTER: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE COMPOSIÇÃO TEXTUAL EM ESFERAS INTERPESSOAIS E INSTITUCIONAIS. Documento
-
A Fraseologia dos Termos Jurídicos-Financeiros no Gênero contrato Inglês/Português Documento
-
A INFLUÊNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NO INÍCIO DA ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE TREINAMENTO Documento
-
A INFLUÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO E DA VELOCIDADE NA RECEPÇÃO DE LEGENDAS PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE). Documento
-
A INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE LINHAS E DA VELOCIDADE NO PROCESSAMENTO DE LEGENDAS POR SURDOS E OUVINTES: UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM RASTREADOR OCULAR Documento
-
A Interpretação Simultânea do Humor: Traduzindo o intraduzível? Documento
-
A LEI VALE PARA TODOS - DIREITO E LINGUAGEM NA INTERPRETAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA Documento
-
A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: DE LEITORES EM FORMAÇÃO A FORMADORES DE LEITORES Documento
-
A Leitura e a atividade docente no ensino médio: reflexões, por meio da autoconfrontação, de um professor de LE de uma escola pública Documento
-
A MANIFESTAÇÃO DO OLHAR EXOTÓPICO NA ESCRITA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES GUINEENSES FALANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA) NA UNILAB Documento
-
A MULTIMODALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO E O LETRAMENTO MULTIMODAL DE ALUNOS DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM ESTUDO DA ARQUITETÔNICA BAKHTINIANA DO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
A PRIORIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA AUDIODESCRIÇÃO DO DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM O USO DO RASTREADOR OCULAR Documento
-
A PROPAGANDA OFICIAL SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA Documento
-
A Poesia como Recurso Pedagógico na Aula de Língua Estrangeira (Inglês) numa Abordagem Comunicativa Documento
-
A Poesia como recurso pedagógico na Língua Estrangeira numa abordagem comunicativa. Documento
-
A RECATEGORIZAÇÃO DO REFERENTE O LUGAR ONDE VIVO EM ARTIGOS DE OPINIÃO Documento
-
A Subjetividade na Avaliacao Oral da Lingua Inglesa Documento
-
A TRANSCULTURALIDADE A PARTIR DO USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE E/LE: CRENÇAS DE PROFESSORES FORMADORES E EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UERN (CAMEAM) Documento
-
A Tradução Audiovisual em Língua de Sinais dos efeitos sonoros do filme Corisco e Dadá - um estudo baseado em corpus Documento
-
A Tradução Intersemiótica do Livro Cidade de Deus para o Cinema: O testemunho da violência. Documento
-
A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NOS EDITAIS DE SELEÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-SOCIOLÓGICA Documento
-
A Visao do Professor Quanto ao Ensino da Pronuncia em Dois Cursos de Ingles da Cidade de Fortaleza Documento
-
A WEBAULA À LUZ DA ESCRITA COLABORATIVA: ANÁLISE DE UMA PRODUÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL. Documento
-
A adaptação do romance "O invasor" para o cinema: tensão e impasse na relação entre as classes sociais Documento
-
A adaptação do romance O invasor para o cinema: tensão e impasse na relação entre as classes sociais. Documento
-
A ativação do conhecimento prévio como elemento facilitador da compreensão de textos orais em língua estrangeira Documento
-
A audiodescrição dos personagens de filmes:um estudo baseado em corpus. Documento
-
A colonialidade do saber e o ensino de Literatura: uma análise crítico-discursiva da coletânea Português Contemporâneo Diálogo, Reflexão e Uso Documento
-
A comunicação escrita em inglês como língua estrangeira: Uma experiência de pen-pal eletrônico entre alunos brasileiros e estrangeiros. Documento
-
A construção discursiva da África e de seus atores sociais na imprensa cearense Documento
-
A construção do feminino no discurso de Dilma Rousseff: Identidade, performatividade e ethos Documento
-
A cosmovisão carnavalesca em Hamilton, An American Musical: ?O mundo de cabeça pra baixo? Documento
-
A emergência da (inter)subjetividade em interação virtual: um estudo sobre negociação de sentidos e construção de referentes no fórum da Comunidade "PROFESSORES DO CEARÁ" Documento
-
A escrita colaborativa no ambiente wiki: uma experiência de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Documento
-
A formação de leitores iniciais e o letramento literário em uma turma do 2° ano do ensino fundamental I atendida pelo Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC) Documento
-
A gesticulação semiótica de e.e.cummings na tradução de Augusto de Campos. Documento
-
A inserção do texto literário como ferramenta para a produção oral de alunos de nível intermediário de inglês como língua estrangeira. Documento
-
A inserção do texto literário nas aulas de E/LE: diretrizes para o Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE Documento
-
A interação professor-aluno no ensino de francês língua estrangeira (FLE) Documento
-
A leitura como atividade interativa em propostas de exploração de textos: uma análise em livros didáticos de língua inglesa. Documento
-
A leitura de hipertexto: uma análise da prática pedagógica de um docente de Língua Inglesa em laboratório de multimídia em uma escola da cidade de Fortaleza-CE. Documento
-
A leitura de obras literárias nos cursos de língua estrangeira: real instrumento para o ensino da leitura ou mero instrumento de avaliação? Documento
-
A monotongação de [ej] no falar popular de Fortaleza: uma fotografia sociolinguística. Documento
-
A organização das Informações em Portais Educacionais a partir de seus links: uma descrição comparativa dos protais Centro Virtual Cervantes e do Portal EducaRede Documento
-
A organização das Informações em portais educacionais a partir de seus links: uma descrição comparativa dos portais Centro Virtual Cervantes e EducaRede.. Documento
-
A percepção da presença do 'outro' em notícia jornalística, por alunos de francês como segunda língua Documento
-
A perspectiva sociocognitivista da referência em questões de atividade didáticas de língua materna: implicações na percepção do leitor-aprendiz Documento
-
A priorização de informação em roteiros de audiodescrição: O que o rastreamento ocular Nos tem a dizer? Documento
-
A produção do l na interlíngua de alunos da UECE Documento
-
A prática do feedback no ensino da escrita em inglês como LE Documento
-
A prática intersemiótica como problematização das identidades dos jovens do bairro Conjunto Palmeira: a realização do curta-metragem vida de pedro a partir da adaptação da canção Dirty Boulevard Documento
-
A prática intersemiótioca como problematização das identidades nos jovens do bairro Conjunto Palmeira: a realização do curta-metragem de "A vida de Pedro" a partir da adaptação de Dirty Boulevard Documento
-
A redação do gênero notícia: uma experiência compartilhada de um jornal escolar na tela Documento
-
A reexistencia da periferia em letramentos de jovens MCs: Uma análise de signos ideológicos nos jogos de linguagem do Rap Documento
-
A relação cinema-literatura na construção da simbologia do Anel na obra Documento
-
A relação cinema-literatura na construção da simbologia do Anel na obra O Senhor dos anéis: uma análise intersemiótica. Documento
-
A simplificação enquanto processo: uma análise da fala do professor brasileiro de inglês. Documento
-
A simplificação enquanto processo: uma análise da fala do professor não-nativo de inglês. Documento
-
A tradução da iconicidade em The Waves, de Virginia Woolf, por Lya Luft. Documento
-
A tradução para o português da iconicidade em The Waves, de Virginia Woolf, por Lya Luft Documento
-
A variação pronominal Nós/A gente no falar popular de Fortaleza Documento
-
A violência linguística virtual contra a mulher: ideologia e estratégias de (Im) polidez em blogs. Documento
-
A voz das ruas na mídia: uma análise bakhtiniana da ideologia sobre as Manifestações de Junho de 2013 em reportagens da revista ISTOÉ. Documento
-
ABORDAGEM TERMINOLÓGICA NAS VEREDAS TEÓRICAS DA ARGUMENTAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA VARIAÇÃO DENOMINATIVA Documento
-
ANÁLISE ACÚSTICO-ARTICULATÓRIA DE SONS VOCÁLICOS DE PALAVRAS FUNCIONAIS DO INGLÊS Documento
-
ANÁLISE DA ATIVIDADE DE PROFESSORES DE FRANCÊS (FLE) E GESTOS DIDÁTICOS: IMPLICAÇÕES NA APROPRIAÇÃO DO MÉTIER DOCENTE Documento
-
ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE PELO MÉTODO DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA: TRABALHANDO A COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO. Documento
-
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS FEMININOS NA TRANSMUTAÇÃO DO ROMANCE LA CASA DE LOS ESPÍRITUS PARA O CINEMA Documento
-
ANÁLISE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: a perspectiva de língua(gem) e de ensino em vídeos educacionais de Língua Portuguesa Documento
-
ANÁLISE DIALÓGICA DA ATIVIDADE LINGUAGEIRA DE PROFESSORES FORMADORES DE LÍNGUAS INGLESA E ESPANHOLA: IMPLICAÇÕES DAS ABORDAGENS CLÍNICA E ERGONÔMICA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL Documento
-
ANÁLISE DO DISCURSO DE HUGO CHÁVEZ COMO INSTRUMENTO ARTICULADOR DE UMA UNIDADE LATINO-AMERICANA Documento
-
APRENDIZADO DE INGLÊS MEDIADO POR UM PORTAL NA INTERNET Documento
-
AQUISIÇÃO DA ESCRITA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: UMA ANÁLISE BASEADA EM PROCESSOS FONOLÓGICOS Documento
-
AS AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DA METALINGUÍSTICA: ANÁLISE ESTILÍSTICA DIALÓGICA DA PROPAGANDA SOCIAL DE ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL DE UMA CAMPANHA DO INSTITUTO LIBERTA Documento
-
AS CONCEPÇÕES DE LEITURA SUBJACENTES À DISCIPLINA LÍNGUA ESPANHOLA - TEXTO E DISCURSO NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL DA UAB/UFC. Documento
-
AS HABILIDADES LINGUISTICAS E A CAPACIDADE COMUNICATIVA NO ENSINO DE ESPANHOL: ESTUDO DAS OCEM Documento
-
AS INTERAÇÕES IMAGEM-TEXTO EM MATERIAL DIDÁTICO ONLINE PARA A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS Documento
-
AUDIODESCRIÇÃO EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PLATAFORMA EAD DELL ACCESSIBLE LEARNING Documento
-
AUTO-OBSERVAÇAO EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR Documento
-
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE TRADUTORES AUTOMÁTICOS ONLINE A EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E SUAS METÁFORAS CONCEITUAIS SUBJACENTES Documento
-
AVALIAÇÃO EM ROTEIROS DE AUDIODESCRIÇÃO DE ESCULTURAS: UMA DESCRIÇÃO BASEADA NO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE Documento
-
AVALIAÇÃO EM ROTEIROS DE AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS: QUAL A PREFERÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL? Documento
-
Abril Despedaçado transmutado para o cinema: da Albânia ao Brasil a tragédia em cena. Documento
-
Abril despedaço transmutado para o cinema: da Albânia ao Brasil a tragédia em cena. Documento
-
Adaptação Fílmica E Audiodescrição: Uma Proposta De Produção Cinemátografica Acessível Para Pessoas Com Deficiência Visual Documento
-
Agências nas multiplicidades de gênero: LGBT's nas festas de forró em Fortaleza-CE Documento
-
Análise acústico-articulatória de sons vocálicos de palavras funcionais do ingglês. Documento
-
Análise crítica do discurso filológico sobre as línguas Documento
-
Análise da Construção de Personagens Femininos na Transmutação do Romance La Casa de Los Espíritos para o Cinema Documento
-
Análise da atividade de professores de literatura do Ensino Médio no uso do texto literário associado às mídias digitais: um estudo por meio da Autoconfrontação Documento
-
Análise de discurso crítica textualmente orientada do escândalo político midiático Documento
-
Análise de diálogos de autoconfrontação: relações dialógicas e transformação na atividade linguageira de estagiários de francês sobre a atividade docente Documento
-
Análise dialógica da carnavalização e da (im)polidez na construção de sentidos no filme Alexandre e outros heróis Documento
-
Análise dialógica dos signos ideológicos verbo-visuais em poesias da obra "N. D. A.", de Arnaldo Antunes Documento
-
Análise dialógica sobre a (re)construção de sentidos do signo ideológico mulher no discurso publicitário da cerveja Devassa. Documento
-
Análise do dicionário online "Leo": uma abordagem hipermodal Documento
-
Análise do discurso carnavalizado na narrativa fílmica de animação Valente: 'Eu decidi fazer o que é certo e... quebrar a tradição'. Documento
-
Análise dos padrões léxico-gramaticais em resumos e abstracts de artigos de pesquisa na área de lingüística. Documento
-
Análise multimodal das definições imagéticas e de sua relação com o texto verbal na microestrutura do dicionário visual Merriam-Webster Documento
-
Ao rufar das caixas, leia-se o bando: estudo diacrônico da tradição discursiva bando no Ceará (1670-1832) Documento
-
Aprendizagem em Ambiente Virtual: Uma Analise de E-Workbooks Documento
-
As funções das imagens em atividades de compreensão oral, análise do livro didático e construção de sentidos intermodais de alunos iniciantes em língua francesa. Documento
-
As realizações das vogais /E/ e /O/ pretônicas no falar culto de Fortaleza-CE sob a perspectiva variacionista Documento
-
As relações entre os modos visual e verbal em atividades de compreensão leitora: um estudo da multimodalidade em coleções didáticas de espanhol/língua estrangeira Documento
-
As vozes do morro: Heteroglossia e Carnavalização na construção da identidade negra nos sambas-enredo do carnaval carioca Documento
-
Aspectos epistemológicos da sociocognição no discurso reflexivo de Clarice Lispector sobre o dizer: o malogro da voz e o esplendor de ter uma linguagem Documento
-
Aspectos fundamentais para o estudo do crioulo: o crioulo francês do Haiti Documento
-
Aspectos que envolvem a compreensão leitora: tecendo uma relação dialógica para a construção do sentido Documento
-
Atividade docente de estagiários de francês: prescrições, gênero e estilo. Documento
-
Atividades de leitura com foco no léxico: estratégias de construção de sentido a partir das relações (con)textuais. Documento
-
Atividades interativas em sala de aula: uma proposta para o ensino de redação em língua inglesa. Documento
-
Atlas Lingüístico Léxico-Semântico de Capistrano Documento
-
Atos de Fala e Ideologia - a Violencia Linguistica no Discurso da Revista Veja sobre as Favelas Documento
-
Auto-observação em sala de aula: uma abordagem para o desenvolvimento do professor de LE. Documento
-
Autoconfrontação Simples (ACS): um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE) Documento
-
CARACTERIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NA AUDIODESCRIÇÃO DE EPISÓDIOS DO SERIADO DE COMÉDIA SAMANTHA! Documento
-
CARNAVAL E A VIDA POR CONTRABANDO SELVAGEM: A PRÁTICA DISCURSIVA ACADÊMICA DE DELEUZE E GUATARI Documento
-
CATEGORIZAÇÃO E CORPORIFICAÇÃO EM DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DO PARADIGMA DEFINICIONAL Documento
-
COMPARAÇÃO ENTRE DOIS TIPOS DE ROTEIRO DE AUDIODESCRIÇÃO: um estudo descritivo - exploratório Documento
-
CONCEPÇÕES DE LEITURA, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM LEITURA EM ESPANHOL: UMA ANÁLISE DAS OCEM E DO ENEM Documento
-
CONSTRUÇÃO DISCURSIVO-MIDIÁTICA DO PROCESSO DE “IMPEACHMENT” DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA NOS JORNAIS FOLHA DE S. PAULO E THE GUARDIAN Documento
-
CONSULTA A VERBETES ILUSTRADOS DE UM DICIONÁRIO BILÍNGUE PARA APRENDIZES INICIANTES DE INGLÊS: UM ESTUDO EM LEXICOGRAFIA MULTIMODAL COM RASTREAMENTO OCULAR Documento
-
CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE MENSAGENS DE CELULAR E O FAVORECIMENTO DE TRAÇOS DE TEXTSPEAK NOS SMS. Documento
-
CORPO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER COM SÍNDROME DE DOWN:ANÁLISE DIALÓGICO-METAFUNCIONAL DO GÊNERO FOTOGRAFIA NA EXPOSIÇÃO INSIDE OUT Documento
-
CORPO POLÍTICO E JOGO DE LINGUAGEM DE MULHERES CICLISTAS Documento
-
CRENÇAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LE EM CONTEXTO DE FRANQUIAS DE IDIOMAS. Documento
-
Caracterização de aspectos linguísticos e extralinguísticos em crianças com e sem queixa de transtornos da linguagem falada (TLF) Documento
-
Cartas administrativas do século XVIII da Capitania do Ceará: um estudo filológico e sociorretórico. Documento
-
Cartografia de letramentos de insurgência dos movimentos sociais da periferia: ?atravessando a rua? com o Programa de Extensão Viva a Palavra Documento
-
Chats: pontes babilônicas - miríades de possibilidades interativas existentes nas salas de bate-po Documento
-
Chats: pontes babilônicas - uma descrição das miríades de possibilidades interativas existentes na sala de bate-papo. Documento
-
Cinema Acessível para Pessoas com Deficiência Visual: A Audiodescrição de O Grão de Petrus Cariry Documento
-
Cinema e misticismo oriental: a representação do Zen Budismo na obra de Akira Kuroasawa Documento
-
Cinema e misticismo oriental: a representação do Zen Budismo na obra de Akira Kurosawa Documento
-
Com a palavra o consulente: modalidade e coerência intersemiótica em dicionários infantis Documento
-
Composição multimodal de narrativas digitais: um estudo sobre processos e estratégias de produção. Documento
-
Compreensão Leitora em Francês Língua Estrangeira - Um Estudo Exploratório Aplicado ao Ensino do Francês Instrumental Documento
-
Conceitualização de Moralidade Religiosa em Futurama na perspectiva da Semântica Cognitiva Documento
-
Concepção sociocognitiva de língua como elemento potencializador no processo de ensino-aprendizagem Documento
-
Conhecimento prévio e mediação docente na construção do sentido de charges: uma proposta didática para o ensino fundamental Documento
-
Construindo um novo olhar sobre o texto, o ensino e a aprendizagem sob a ótica sociocognitiva: uma abordagem didática de língua materna por alunos de letras. Documento
-
Construção e exploração de um corpus eletrônico de linguagem bilíngüe infantil Documento
-
Crenças de professores de inglês do ensino fundamental e médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: uma relação conflitante Documento
-
Crenças sobre o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira no discurso de professores e alunos de escolas públicas Documento
-
Crenças sobre o tratamento didático do texto literário através das TDIC no processo de formação de professores da UECE: um olhar etnográfico sobre disciplinas de estágio supervisionado em língua espanhola Documento
-
Cultura e Tradução: Aportes culturais magrebinos, para alunos do nível médio da escola pública Documento
-
Cultura e Tradução:aportes culturais magrebinos para alunos do nível médio da escola pública Documento
-
Culturas disciplinares e artigos acadêmicos experimentais: um estudo comparativo da descrição sociorretórica Documento
-
Curadoria de Recursos Educacionais Digitais para o ensino de Língua Portuguesa: uma análise descritiva do processo curatorial dos repositórios Ambiente Athena, Currículo+ e MEC-RED à luz da Linguística Aplicada Documento
-
DESMISTIFICANDO A NEUTRALIDADE EM AD VIA SISTEMA DE AVALIATIVIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - DESCRITIVO SOBRE A ASSINATURA AVALIATIVA DO AUDIODESCRI TOR DE CURTAS DE TEMÁTICA LGBT Documento
-
Da construção à co-construção de referentes: um olhar sobre os mecanismos cognitivo-discursivos subjacentes à produção e à compreensão de peças de divulgação elaboradas por designers. Documento
-
De dentro para fora : um olhar bakhtiniano sobre a representação da face discursiva da pessoa com Síndrome de Down na exposição Inside Out Documento
-
Descrição Acústica dos Sons Vocálicos Anteriores do Inglês e do Português Realizados por Profesores de Inglês Língua Estrangeira no Oeste Potiguar Documento
-
Descrição acústica dos sons vocálicos anteriores do inglês e do português realizados por professores de inglês língua estrangeira no oeste potiguar Documento
-
Descrição via Sistema de Avaliatividade da audiodescrição de uma peça de teatro infantil e sua contribuição para o estudo da locução da audiodescrição. Documento
-
Desmistificando a tradução automática: um estudo sobre seu uso e sua recepção Documento
-
Discurso da Reparação: Análise da intertextualidade em Fagin, o judeu de Will Eisner como desconstrução do estereótipo do judeu em Oliver Twist de Charles Dickens . Documento
-
Dissertação de mestrado. Título: Ensino/aprendizagem do vocabulário em língua estrangeira: estabelecendo uma relação entre as teorias e a prática Documento
-
Do livro à tela: Identidade e representação em A hora da estrela de Clarice Lispector. Documento
-
ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO CEARÁ Documento
-
EM TUDO ACHAI GRAÇA? UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO DISCURSO CARNAVALIZADO NA RECEPÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A VIDA DE JESUS NO CANAL PORTA DOS FUNDOS Documento
-
ENSINANDO A ETAPA DO PLANEJAMENTO DE TEXTOS ATRAVÉS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM VÍDEO INTERATIVO Documento
-
EQUUS E AMADEUS: A TRADUÇÃO DOS PERSONAGENS APOLÍNEOS E DIONISÍACOS DE PETER SHAFFER PARA O CINEMA. Documento
-
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE INFOGRÁFICOS EM UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL Documento
-
ESTUDO DA INTERLÍNGUA DE BRASILEIROS ESTUDANTES DE ESPANHOL APOIADO NA ANÁLISE DE ERROS. Documento
-
ESTUDO DAS UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM ESCRITURAS PÚBLICAS DE COMPRA E VENDA DE ESCRAVOS DO SÉCULO XIX NO CEARÁ Documento
-
ESTUDO DOS ASPECTOS FORMAIS E LINGUÍSTICOS EM EDITAIS DO SÉCULO XVIII Documento
-
ESTUDO SOBRE A SUBCOMPETÊNCIA BILÍNGUE E A METARREFLEXÃO DE TRADUTORES EM FORMAÇÃO SOBRE QUESTÕES DE TESSITURA TEXTUAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA BASEADA NA LSF Documento
-
Edição e estudo do gênero alvará do século XVIII ao XXI no Ceará Documento
-
Edição filológica e estudo fraseológico dos autos de arrematação da vila de Sobral (1817-1823) Documento
-
Elementos microestruturais para um vocabulário didático dos termos das ciências biológicas para alunos surdos do ensino fundamental Documento
-
Elementos para a microestrutura de um glossário semitrilíngue dos termos da audiodescrição Documento
-
Elementos para um glossário bilingüe (português e inglês) de termos-chave da teoria da metáfora conceitual Documento
-
Elementos para um glossário dos termos da cultura, industrialização e comercialização da cana-de-açúcar. Documento
-
Ensinar Língua Estrangeira na Era da Informação: Um estudo de caso sobre apropriação do ambiente multimídia pelo professor. Documento
-
Ensino de Pronúncia no Curso de Espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE: Diagnóstico e Proposta Didática Documento
-
Ensino de inglês mediado por um portal na Internet. Documento
-
Ensino de leitura do hipertexto:: um estudo sobre a preparação de atividades instrucionais em inglês e português em escola de Fortaleza Documento
-
Ensino de língua japonesa no Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE: análise da produção oral dos professores e proposta de atividade didática Documento
-
Ensino de pronúncia no curso de espanhol do Núcleo de Línguas da UECE: diagnóstico e proposta didática. Documento
-
Ensino-aprendizagem da língua inglesa através do Telensino: um estudo de caso em uma escola estadual de Fortaleza Documento
-
Ensino/aprendizagem do vocabulário em língua estrangeira: estabelecendo uma relação entre as teorias e a prática. Documento
-
Escrita acadêmica e revisão textual: uma proposta teórico-metodológica para o ensino com base na escrita em pares e na revisão orientada à luz da Teoria Dialógica do Discurso Documento
-
Escrita e revisão: o processo de produção de aulas no contexto de EaD Documento
-
Estilos de aprendizagem e estratégias cognitivas: em busca de maior autonomia na aprendizagem de língua estrangeira. Documento
-
Estilos de aprendizagem e estratégias cognitivas: em busca de mais autonomia na aprendizagem de língua estrangeira Documento
-
Estratégias Metacognitivas de Leitura do Hipertexto em Língua Inglesa Documento
-
Estratégias de aprendizes em um ambiente de aprendizagem de inglês mediada pelo computador Documento
-
Estratégias de escrita de crianças em alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Documento
-
Estratégias de formulação da textualidade para a construção do sentido na leitura de resumos de artigos científicos (abstracts) em língua inglesa Documento
-
Estratégias de formulação da textualidade para a construção do sentindo na leitura de resumos (abstracts) de artigos científicos em língua inglesa Documento
-
Estudo da tradução para o francês de termos e expressões populares do romance "Essa Terra" Documento
-
Estudo filológico e linguístico de documentos do Ceará de 1763 a 1802: edições de textos e análise das colocações de base verbal Documento
-
Estudo lexical do ritual da morte em certidão de óbito da diocese de Itapipoca-Ce Documento
-
Eu não sei ler: um estudo sobre mudanças no desempenho leitor e em crenças autoexcludentes de alunos do sexto ano de uma escola pública a partir de práticas de leitura literária Documento
-
Expressões linguísticas licenciadas pela metáfora primária DESEJAR É TER FOME em lingua francesa Documento
-
FERRAMENTAS DIGITAIS E LIVRO DIDÁTICO: análise de uma proposta de ensino de oralidade. Documento
-
FILOLOGIA E LINGUÍSTICA TEXTUAL EM DIÁLOGO: REVISITANDO UM CONFLITO ADMINISTRATIVO DO CEARÁ COLONIAL A PARTIR DA RECATEGORIZAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PARTICIPANTES DO EVENTO Documento
-
FILOLOGIA TEXTUAL E LINGUÍSTICA TEXTUAL: ESTUDO DE TEXTOS SETECENTISTAS À LUZ DA TEORIA DA ACESSIBILIDADE. Documento
-
FOCUS ON FORM: INTEGRANDO FORMA E SIGNIFICADO NO ENSINO DA HABILIDADE GRAMATICAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA Documento
-
Ferramentas para uma avaliação eficaz da habilidade oral de aprendizes de inglês como língua estrangeira. Documento
-
Ferramentas para uma avaliação eficaz da habilidade oral de estudantes de inglês como língua estrangeira Documento
-
Formação docente e multimodalidade: (re)construindo saberes e práticas na escola pública. Documento
-
Formação inicial de professores de inglês para a leitura crítica em LE na perspectiva sociocultural no curso de Letras: Português/ Inglês da UFC. Documento
-
GLOSSÁRIO DE TERMOS DO CAMPO LEXICAL VIOLÊNCIA NOS AUTOS DE QUERELA DO SÉCULO XIX Documento
-
Grito Silenciado: Conceitualizações de Violência na Comunidade Surda de Fortaleza Documento
-
Grito Silenciado: Conceitualizações de Violência na Comunidade Surda de Fortaleza. Documento
-
Gênero meme e ensino de leitura: investigando o letramento multimodal crítico de alunos de língua inglesa Documento
-
Gêneros Digitais: Uma Análise de Propostas de Atividades em Livros Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira Documento
-
Gêneros digitais:uma análise de propostas de atividades em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira Documento
-
Gêneros textuais e ensino-aprendizagem de línguas: um estudo sobre as crenças de alunos-professores de Letras/Língua Inglesa Documento
-
HAIHAIS DE BASHÔ: O ORIENTE TRADUZIDO NO OCIDENTE. Documento
-
HANDOUT: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E USO DO GÊNERO EM CONTEXTO ACADÊMICO. Documento
-
Haikais de Bashô: o oriente traduzido no ocidente. Documento
-
Hiperleitura: Estratégias de Leitura de Hipertexto em Língua Inglesa Documento
-
I AM NOT NO QUEER: A REPRESENTAÇÃO DA HOMOAFETIVIDADE NO CONTO BROKEBACK MOUNTAIN, DE ANNIE PROULX Documento
-
IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL PARA O INGLÊS (L2) POR MEIO DE REDE NEURAL ARTIFICIAL MLP. Documento
-
IM NOT NO QUEER: A REPRESENTAÇÃO DA HOMOAFETIVIDADE NO CONTO BROKEBACK MOUNTAIN, DE ANNIE PROULX Documento
-
INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEITUALIZAÇÃO DE TRANSGÊNICOS: UM ESTUDO COM AMERICANOS E BRASILEIROS VIA MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS Documento
-
Identidade feminina: uma análise crítica do discurso da ministra Damares Alves, Documento
-
Identidades culturais e o sentimento de pertença em Imaginary Homelands de Salman Rushdie ? uma análise crítica do discurso literário pós-colonial. Documento
-
Identidades culturais e o sentimento de pertença na literatura de Salman Rushdie ? uma análise crítica do discurso literário pós-colonial Documento
-
Imagens que falam: análise dos recursos semióticos presentes em dois dicionários infantis Documento
-
Interação no ensino-aprendizagem de liínguas estrangeiras em Letras: a (in)definição revelada Documento
-
Investigando o letramento multimodal-crítico de alunos de Espanhol do Ensino Médio de uma escola pública Documento
-
JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E ERGONÔMICA Documento
-
LE SILENCE DE LA MER TRADUZIDO DO TEXTO PARA AS TELAS: A REPRESENTAÇÃO DA OCUPAÇÃO E DA RESISTÊNCIA Documento
-
LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) ? UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO DA LEGENDAGEM DA CAMPANHA POLÍTICA Documento
-
LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE): ANÁLISE BASEADA EM CORPUS DA SEGMENTAÇÃO LINGUÍSTICA EM AMOR ETERNO AMOR. Documento
-
LEITURA E COESÃO TEXTUAL EM LÍNGUA INGLESA Documento
-
LETRAMENTO ACADÊMICO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ESCRITA ACADÊMICA NA COMUNIDADE DISCURSIVA DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Documento
-
LINGUAGEM E IDEOLOGIA: ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA O TEXTO NA AULA DE LEITURA EM INGLÊS NO ENSINO MÉDIO. Documento
-
LINGUAGEM FORMAL DE MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS: UM ESTUDO SÓCIO-COGNITIVO NA TRADUÇÃO PARA LEGENDAS. Documento
-
Le Robert Micro: Desvelando Ideologia(S) em Torno do Genero Verbete Documento
-
Legendagem de filmes em língua inglesa e portuguesa: análise dos parâmetros de segmentação e velocidade de legendas para ouvintes. Documento
-
Legendagem para surdos e ensurdecidos: um estudo baseado em corpus da segmentação nas legendas de filmes brasileiros em DVD Documento
-
Leitura de fake news em sala de aula: tecendo inferências a partir das pistas (con)textuais, discutindo os efeitos de sentido e assumindo posicionamentos Documento
-
Leitura e Aprendizagem de Vocabulário em Língua Inglesa: Um Estudo de Caso Documento
-
Leitura e Aprendizagem de Vocabulário em Língua Inglesa: um estudo de caso. Documento
-
Leitura e autismo: uma intervenção como foco na compreensão leitora Documento
-
Leitura em Inglês na Escola Pública: um estudo dos interesses e práticas de alunos do Curso Noturno. Documento
-
Letramento em Saúde e reescrita de materiais educativos da área da saúde à luz da Linguística Aplicada Documento
-
Letramento em inglês mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Documento
-
Lexicografia e semiótica social: uma análise da representação, da composição visual e das relações texto-imagem nos dicionários escolares tipo 2 Documento
-
Linguagem Instrucional no Ensino à Distância: uma análise da usabilidade de instruções em cursos online de leitura em inglês. Documento
-
Linguagem e Ideologia: aspectos da construção de sentidos para o texto na aula de leitura no Ensino Médio Documento
-
Linguagem, complexidade e formação de professores de língua materna: a constituição de comunidades de aprendizagem nas vivências de metatextos situados a partir de metodologias focadas na pesquisa Documento
-
Linguagem, corpo e subjetivação em Desperdiçando Rima, de Karina Buhr: uma pragmática do desperdício Documento
-
Linguística da corpus e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus da tradução de efeitos sonoros na legendagem de filmes brasileiros em DVD Documento
-
LÍNGUA(GEM) E CULTURA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DOS CAMPOS LEXICAIS DE VAQUEIROS DO CEARÁ Documento
-
MARCHA DAS VADIAS COMO RESPOSTA CARNAVALIZADA DO FEMINISMO: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DE UMA CAMPANHA FOTOGRÁFICA. Documento
-
MSN Messenger - O uso da ferramenta na aprendizagem colaborativa de línguas mediada pelo computador Documento
-
MSN Messenger - Uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas mediada pelo computador. Documento
-
MUDANÇA DÊITICA E PERSUASÃO: A ORGANIZAÇÃO DÊITICA DO TEXTO POR ALUNOS DO 6ºANO NA TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO INFORMATIVO EM PERSUASIVO Documento
-
MULHERES NO FORRÓ: ESTILIZAÇÕES DE GÊNERO, DISCURSO E IDEOLOGIA. Documento
-
MULTIMODALIDADE E ORALIDADE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM EM TAREFAS DE PRODUÇÃO ORAL DO LIVRO GOLD CAE Documento
-
MULTIMODALIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MULHER EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO MÉDIO Documento
-
Masculinidades hegemônicas iteráveis na forma de vida cultural forró eletrônico Documento
-
Metáfora Primária: Corpóreo é Também Cultural? Documento
-
Metáforas em Áreas Vulnerabilizadas: mapeando evidências necropolíticas em representações cognitivo-discursivas no contexto de pandemia Documento
-
Microestrutura para um glossário bilíngue de termos jurídico-comerciais dos contratos Internacionais Documento
-
Microestruturas para um glossário bilingue de termos jurídico-comerciais dos contratos internacionais Documento
-
Modelos cognitivos idealizados de transgênicos em revistas de informação geral brasileiras Documento
-
Mudança Dêitica e Persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo Documento
-
Multimodalidade e redes sociais: Uma análise de fanpages do Facebook destinadas ao ensino de língua inglesa Documento
-
Multimodalidade na Sala de Ingles/Le: Praticas Pedagogicas do Professor Documento
-
NÃO QUERO NÃO! AS NEGATIVAS SENTENCIAIS NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA/CE NA PERSPECTIVA VARIACIONISTA. Documento
-
O 'Auto da Compadecida' em Transmutação: a relação entre os gêneros circo e auto traduzida para o sistema audiovisual Documento
-
O ARTIGO ACADÊMICO NA CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DE NUTRIÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOCIORRETÓRICA Documento
-
O ARTIGO ACADÊMICO NA CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DE PSICOLOGIA: UM ESTUDO SOCIORRETÓRICO. Documento
-
O DISCURSO CITADO EM REPORTAGENS SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS NO CEARÁ EM 2011: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA Documento
-
O Dicionário em Sala de Aula: uma ferramenta de ensino aprendizagem Documento
-
O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO. Documento
-
O ESCÂNDALO POLÍTICO COMO LUTA SOCIAL: uma análise de discurso crítica do evento midiático Novos aloprados Documento
-
O ESTILO SUBJETIVO MATERIALIZADO PELO METADISCURSO NO GÊNERO DISCURSIVO RESUMO DE TESE Documento
-
O ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS: UMA ANÁLISE DA IMAGEM DOCENTE PRESENTE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO. Documento
-
O Erro Como Indicio do Comportamento Estrategico do Aprendiz de Le Documento
-
O Estado de Direito na Ordem Juridico - Normativa Constitucional: Uma Analise de Discurso Critica Documento
-
O FANTASMA DA ÓPERA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA DE AUDIODESCRIÇÃO DE MUSICAIS Documento
-
O LÉXICO DE CAUSA MORTIS EM CERTIDÕES DE ÓBITO DO VALE DO JAGUARIBE NO SÉCULO XIX. Documento
-
O METADISCURSO VISUAL E A MULTIMODALIDADE EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 2: UMA PESQUISA NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
O PERCURSO FONOLÓGICO INFANTIL NA AQUISIÇÃO DE ONSETS COMPLEXOS Documento
-
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA IDEOGRAMATICA JAPONESA - O CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE JAPONES DA UECE - NUCLEO DE LINGUAS Documento
-
O PROCESSO DE COCONSTRUÇÃO DA CADEIA REFERENCIAL EM QUESTÕES DO ENEM POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Documento
-
O PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DISCURSIVA DO GOLPE DE 2016 PELA GRANDE MÍDIA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA NAS REVISTAS VEJA E ÉPOCA Documento
-
O Problema da Leitura e a Leitura dos Problemas: o processo de construção da leitura de enunciados de questões matemáticas Documento
-
O RISO PROFANO: CARNAVALIZAÇÃO NO AUDIOLIVRO ÊXODO, NOS BASTIDORES DA BÍBLIA, DE CARLOS RUAS Documento
-
O ROTEIRO DE AD EM PORTUGUÊS DO FILME 'ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA': UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O ESTILO AVALIATIVO DO TEXTO Documento
-
O SIGNO IDEOLÓGICO ?FÉ? NO DISCURSO NEOPENTECOSTAL DE EDIR MACEDO: O BLOG OFICIAL DO BISPO SOB AUSCULTAÇÃO BAKHTINIANA Documento
-
O SUSPENSE NO AR: A INTEGRAÇÃO DA LOCUÇÃO AUDIODESCRITIVA E NARRAÇÃO VOICE-OVER DO FILME AMOR NO AR, CONSIDERANDO O GÊNERO FÍLMICO, O PAPEL DA VOZ E DA EXPRESSIVIDADE DA FALA Documento
-
O Testemunho da Violência: A Tradução do Livro Cidade de Deus para o Cinema. Documento
-
O USO DE FILMES COM LEGENDAS INTER E INTRALINGUAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM EM NÍVEL BÁSICO DE LE. Documento
-
O USO DIDÁTICO DO GÊNERO FILME LEGENDADO NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO JORNALÍSTICO-NOTICIOSOS EM INGLÊS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA Documento
-
O USO DIDÁTICO DO GÊNERO FILME LEGENDADO NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO JORNALÍSTICO/NOTICIOSO EM INGLÊS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. Documento
-
O USO DO DICIONÁRIO MONOLÍNGÜE NA SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA ESPANHOLA POR ALUNOS AVANÇADOS DE ESPANHOL/LE Documento
-
O USO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE PORTO VELHO: A RELAÇÃO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E AS CRENÇAS DA COMUNIDADE ESCOLAR. Documento
-
O USO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA: RELAÇÃO ENTRE AS CRENÇAS E A PRÁTICA DOCENTE DE EGRESSOS DA UECE Documento
-
O USO DOS PRETÉRITOS PERFEITO (SIMPLES E COMPOSTO) E IMPERFEITO DO INDICATIVO EM NARRATIVAS ESCRITAS EM ESPANHOL POR APRENDIZES BRASILEIROS EM FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA. Documento
-
O Uso de Filmes Legendados como Ferramenta no desenvolvimento da Proficiência Oral de Aprendizes de LI Documento
-
O Uso de Filmes Legendados como Ferramenta para o Desenvolvimento da Proficiência Oral de Aprendizes de Língua Inglesa. Documento
-
O Uso de Filmes Legendados e do Ensino Comunicativo de Línguas na Aprendizagem de Nível Básico de LE. Documento
-
O Uso do Dicionário Escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública de Palhano-CE Documento
-
O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Educação: uma investigação sociorretórica Documento
-
O desenvolvimento da competência tradutória de aprendizes de língua japonesa através da tradução de Mangá. Documento
-
O desenvolvimento da compreensão oral através do ensino da fonologia em estágios iniciais da aprendizagem do ingêls como língua estrangeira Documento
-
O desenvolvimento da compreensão oral por meio de instrução explícita sobre a fonologia do inglês em estágios iniciais da aprendizagem. Documento
-
O desenvolvimento da fonologia infantil: a aquisição de onsets complexos Documento
-
O desenvolvimento da metarreflexão de tradutores em formação sobre aspectos da tessitura textual: um estudo de intervenção pedagógica com subsídios da LSF e dos Estudos da Tradução Documento
-
O dicionário para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Documento
-
O discurso de Hugo Chávez como instrumento articulador de uma unidade latino-americana. Documento
-
O e-mail no espaço cibernético e suas peculiaridades discusivas: um confronto com a escrita convencional. Documento
-
O ensino da tradução do humor: um estudo com as tiras da Mafalda Documento
-
O ensino de inglês em Fortaleza: um quadro ilustrativo Documento
-
O ensino de leitura de textos literários em inglês em escolas de primeiro grau: uma abordagem instrumental Documento
-
O ensino/aprendizagem do get na perspectiva da teoria da metáfora conceitual. Documento
-
O erro na aprendizagem de inglês-LE: uma análise da interlíngua de alunos do Núcleo de Línguas da UECE. Documento
-
O erro na aprendizagem de inglês-LE: uma análise da interlíngua de aprendizes brasileiros. Documento
-
O feedback do professor de língua inglesa no ensino da escrita:forma versus conteúdo Documento
-
O gênero digital e-mail no desenvolvimento da escrita e da interação professor-aluno: uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira Documento
-
O intérprete de tribunal, um mero intérprete?: Um estudo descitivo sobre o papel do intérprete nos Fóruns de Boa Vista, RR e Fortaleza, CE. Documento
-
O jogo enunciativo da dêixis de memória em contos, crônicas e parábolas Documento
-
O local e o global na pós-modernidade: o estudo do ethos, da cenografia e do código lingüístico em anúncios publicitários em espanhol Documento
-
O local e o global na pós-modernidade: um estudo da cenografia, do ethos e do código lingüístico em anúncios publicitários em espanhol. Documento
-
O metadiscurso visual e a multimodalidade em dicionários do tipo 2: uma pesquisa no contexto escolar Documento
-
O papel do léxico e das pistas auditivas, visuais e audiovisuais na percepção das oclusivas labiais e velares do português brasileiro Documento
-
O parâmetro do sujeito nulo na aquisição do alemão como terceira língua: re-fixação ou aprendizagem? Documento
-
O professor de inglês enquanto leitor: um estudo sobre motivação, realização profissional e implicações para o ensino. Documento
-
O uso da tradução audiovisual para o desenvolvimento da compreensão oral em alunos de língua espanhola Documento
-
O uso da tradução audiovisual para o desenvolvimento da compreensão oral em língua espanhola. Documento
-
O uso de ?The Glass Menagerie? no ensino do reconhecimento de metáforas gramaticais interpessoais: uma intervenção pedagógica de base sistêmico-funcionalista com aprendizes de inglês-LE Documento
-
O uso de textos literários no ensino de língua inglesa. Documento
-
O uso do dicionário de aprendizagem monolíngüe na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora por alunos avançados de espanhol/LE Documento
-
O uso do gênero multimodal (anúncio publicitário) no ensino-aprendizagem de L2 para surdos: por uma proposta bilíngue Documento
-
O uso do gênero multimodal (anúncio publicitário) no ensino-aprendizagem de leitura em L2 para surdos: por uma proposta bilíngue Documento
-
O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos. Documento
-
O uso dos pretéritos perfeito (simples e composto) e imperfeito em narrativas escritas em espanhol por aprendizes brasileiros em formação docente: uma análise funcionalista Documento
-
OS (DES)MASCARADOS: REFERENCIAÇÃO, IDEOLOGIA E CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVO-IDENTITÁRIA DO BLACK BLOC NA MÍDIA BRASILEIRA. Documento
-
OS EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA EM FONOLOGIA NA PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DE CONSOANTES DA LÍNGUA INGLESA Documento
-
OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DO LÚDICO EM DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO SOB UMA PERSPECTIVA DAS IDÉIAS BAKHTINIANAS Documento
-
OS PROCESSOS REFERENCIAIS ANAFÓRICOS E A CONFIGURAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO RESENHA ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS PRODUZIDOS COLABORATIVAMENTE POR ALUNOS DA EAD Documento
-
OS PROCESSOS REFERENCIAIS AOS PERSONAGENS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS Documento
-
OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO NAS CRÔNICAS DE CECÍLIA MEIRELES A PARTIR DOS CONCEITOS DE TEMA E SIGNIFICAÇÃO Documento
-
Obras de Arte em Sala de Aula: por Uma Pedagogia de Escrita em Lingua Estrangeira Documento
-
Obras de arte em sala de aula: por uma pedagogia da escrita em LE Documento
-
Os Perfis do Instagram do Diário do Nordeste e O Povo nas Eleições Presidenciais de 2018: Uma Análise Multimodal. Documento
-
Os erros como indício do comportamento estratégico do aprendiz de língua inglesa como LE Documento
-
Os gêneros textuais e o ensino da produção de texto: análise de propostas em livros didáticos de língua inglesa. Documento
-
Os marcadores metadiscursivos em textos didáticos especializados: um estudo em corpora em língua alemã Documento
-
Ouvindo Imagens: a Audiodescricao de Obras de Aldemir Martins Documento
-
PERFORMATIVIDADE, GÊNERO E REPRESENTAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NO FUNK MIDIÁTICO Documento
-
PLANEJAMENTO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA EXOTOPIA. Documento
-
POPULAR E TRADIÇÃO NA ESFERA ARTÍSTICO-MUSICAL: UMA ANÁLISE DIALÓGICA SOBRE HETERODISCURSO E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA OBRA DE JOÃO DO VALE Documento
-
PROBLEMAS DO CONSÓRCIO ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA/REALISMO CRÍTICO: DESCREVENDO OS CIRCUITOS E OS CURSOS DE AÇÃO PARA UMA ANÁLISE SÓCIO-CRÍTICA DO DISCURSO. Documento
-
PROCESSOS DE SUMARIZAÇÃO E REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS EM UMA PROPOSTA DE ENSINO UNIVERSITÁRIO POR MEIO DA PESQUISA. Documento
-
PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE GEEK: UMA CARTOGRAFIA DOS JOGOS DE LINGUAGEM NA REDE GEEK Documento
-
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DA LOCUÇÃO NA AUDIODESCRIÇÃO DE FILMES: UMA CONTRIBUIÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE AUDIODESCRITORES Documento
-
PROPOSTA DE CARTILHA DE AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
PROPOSTA DE JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA Documento
-
PRÁTICA DISCURSIVA DE PROFESSORES E DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO HUMANA, SOCIEDADE E MAL-ESTAR NA ESCOLA Documento
-
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA A MELHORA DA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUIXADÁ Documento
-
PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURAS NA PERIFERIA DE FORTALEZA: CARTOGRAFIAS DO PROGRAMA VIVA A PALAVRA E DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DE INICIATIVA POPULAR Documento
-
PRÁTICAS DE NARRATIVAS EM FORMA DE LIVRO-TRAILER A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES Documento
-
PRÁTICAS DE ORALIDADE A PARTIR DO TEXTO TEATRAL EM AULAS DE E/LE: REVENDO CRENÇAS DE PROFESSORAS DE ESPANHOL DO NÚCLEO DE LÍNGUAS – CAMPUS FÁTIMA DA UECE. Documento
-
PRÁTICAS DISCURSIVAS EM COMUNIDADES DISCIPLINARES ACADÊMICAS: A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO EM ARTIGOS EXPERIMENTAIS DAS ÁREAS DE MEDICINA E LINGUÍSTICA Documento
-
Polidez na conversas de Autistas: POLIDEZ NA CONVERSA DE AUTISTAS: UMA ABORDAGEM DAS ESTRATÉGIAS E DO TRABALHO COM AS FACES Documento
-
Polêmicas discursivas em entrevistas do Jornal Nacional com a candidata à presidência do Brasil no ano de 2014, Dilma Rousseff. Documento
-
Por que eles não concordaØ? Mecanismos de variação na concordância verbal no português oral popular de Fortaleza-CE Documento
-
Por um glossário didático de fraseologismos do espanhol, baseado na Teoria da Metáfora Conceitual Documento
-
Pragmática dos corpos militantes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Ceará Documento
-
Pragmática e Complexidade: análise de tensões corpóreo-discursivas no discurso de senadores (as) brasileiros (as) em homenagem ao dia internacional da mulher no contexto pós-impeachment Documento
-
Prescrições e instrumentos na aula de civilização: análise da atividade docente de estagiários de FLE. Documento
-
Problemas de segmentação linguística na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) de “Cheias de Charme”: Uma análise baseada em corpus. Documento
-
Processo de aquisição da escrita ideogramática japonesa O caso dos alunos da UECE/Núcleo de Línguas. Documento
-
Processo e produto: uma avaliação do ensino da escrita em um curso básico de língua inglesa Documento
-
Prática social e cultura do consumo: discurso cinematográfico em Clube da Luta Documento
-
Práticas de Leitura Literária em Aulas de FLE: Desmistificando Crenças sobre o Texto Literário em Contexto de Formação de Professores de Francês na UECE. Documento
-
Práticas de leitura literária para a inserção da literatura cearense no ensino médio: ressignificação de crenças de alunos de uma escola pública de Fortaleza. Documento
-
Quem casa quer casa- A conceitualização e categorização de violência por mulheres vítimas de violência conjugal Documento
-
Quem vê capa não vê coração: um olhar bakhtiniano sobre a construção de sentidos da imagem dos evangélicos em capas da revista Veja. Documento
-
Queres saber como fazer identidades com palavras? Uma análise em Pragmática Cultural da construção performativa do Sem Terra assentado no MST-CE Documento
-
RECATEGORIZAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS: A PRODUÇÃO (INTER)SUBJETIVA DE OBJETOS DE DISCURSO NO UNIVERSO DOS GRAFFITIS E A RECRIAÇÃO DA REALIDADE. Documento
-
REFERENCIAÇÃO E ENSINO: UMA ANÁLISE SOCIOCOGNITIVISTA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO PONTO DE VISTA Documento
-
REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DE MULHERES TRANS SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO VOLEIBOL EM FORTALEZA ? CEARÁ Documento
-
REVISÃO TEXTUAL E ENSINO DE ESCRITA: A EXOTOPIA E A RESPONSIVIDADE NA REFACÇÃO DE REDAÇÕES ESCOLARES. Documento
-
Ramo rê se rai dá certo: o enfraquecimento da fricativa /v/ no falar de Fortaleza Documento
-
Reescrevendo Shakespeare no cinema: de A megera domada a 10 coisas que eu odeio em você. Documento
-
Reescrevendo Shakspeare no cinema: de "A megera domada" a "10 coisas que eu odeio em você" Documento
-
Referenciação e polidez em cartas de amor: o resgate da história de Jayme e Maria por meio da (re)construção do self e do outro. Documento
-
Retextualização de textos acadêmicos no meio digital Documento
-
Retrospectiva dos Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras Enfatizando a Abordagem Comunicativa para Inserir o Poema no Ensino de Língua Inglesa Documento
-
SOB O SIGNO DA CEARENSIDADE: UMA ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO DO HOMEM DO SERTÃO DO CEARÁ NAS LITERATURAS ERUDITAS E POPULAR Documento
-
SOROPOSITIVIDADES: (CARTOGRAFANDO) PERFORMATIVIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE HIV-POSITIVA NA REDE. Documento
-
SUBREPRESENTAÇÃO FEMININA EM CARGO POLÍTICO: DISCURSO DE CAPA DE REVISTA Documento
-
Seduzindo o Consumidor Brasileiro: um estudo descritivo entre propagandas publicadas em revistas de língua inglesa e suas traduções em revistas brasileiras Documento
-
Significação e Tema do signo ideológico ?cura? em narrativas autobiográficas: entre a performance de cuidado em saúde de educadores populares e as práticas integrativas e complementares Documento
-
Sinestesia e Indeterminação na Poesia Rimbaudiana Traduzida para o Português. Documento
-
Sob o signo da cearensidade: uma análise da construção discursiva do ethos do homem do sertão cearense na literatura erudita e na literatura popular Documento
-
Socialização do texto literário na Internet: o caso do conto Narniano "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" de C.S.Lewis em uma comunidade do Orkut Documento
-
Surdos Brasileiros Escrevendo em Ingles: Uma Experiencia com o Ensino Comunicativo de Linguas Documento
-
Sustentabilidade: Análise de Discurso Crítica de relatórios socioambientais Documento
-
TECNOLOGIA E ENSINO DE REDAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DO GOOGLE DOCS COM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IBIAPINA-CE Documento
-
TECNOLOGIA E ENSINO DE REDAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DO GOOGLE DOCS COM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IBIAPINA-CEARÁ Documento
-
TEORIA DA ACESSIBILIDADE E PROCESSOS REFERENCIAIS: A CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE OBJETOS DE DISCURSOS POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA O JORNAL ESCOLAR Documento
-
TU E VOCÊ NO FALAR DE FORTALEZA-CE: variação e avaliação linguística Documento
-
Teatro Acessível para Crianças com Deficiência Visual: A Audiodescrição de A Vaca Lelé Documento
-
Tem chance de haver ainda existir no falar popular?: a variação dos verbos existenciais em amostra do NORPOFOR Documento
-
Testamentos do século XVIII na capitania do Ceará: um estudo histórico e linguístico Documento
-
Textos Literários e práticas de leitura crítica nas aulas de Língua Espanhola: análise do desempenho da compreensão leitora de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza. Documento
-
Tradução e ideologia: uma análise da adaptação de Le silence de la mer e Ce jour-là para a televisão. Documento
-
Tradução e ironia: o cientificismo iluminista em " Gulliver's travels" vs. (As) "Viagens de Gulliver" Documento
-
Tradução e ironia: o cientificismo iluminista em Gulliver?s Travels vs. (As) Viagens de Gulliver Documento
-
Transgênero: Identidade e Performatividade de Linn da Quebrada Documento
-
Transmutando Virginia Woolf: uma análise da tradução cinematográfica de Mrs. Dalloway Documento
-
Tratamento didático da Literatura Centro-Americana na formação de professores: Um estudo sobre crenças de futuros professores de espanhol da UECE Documento
-
Tu é doido, macho! As formas de tratamento no falar de Fortaleza Documento
-
UMA ABORDAGEM BAKHTINIANA DA (RE)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO SER FEMININO NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS #LIKEAGIRL E #SHINESTRONG. Documento
-
UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE A RESPONSIVIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS BOM JESUS SUL, DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ. Documento
-
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CULTURAS DISCIPLINARES DA GRANDE ÁREA DA SAÚDE: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS SOCIORRETÓRICAS EM ARTIGOS ACADÊMICOS ORIGINAIS Documento
-
UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DAS METÁFORAS GRAMATICAIS IDEACIONAIS NO GÊNERO REDAÇÃO DE VESTIBULAR (TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO): INDÍCIOS DE COMPLEXIFICAÇÃO LEXICOGRAMATICAL NA INTERLÍNGUA PORTUGUÊS NÃO PADRÃO–PORTUGUÊS PADRÃO Documento
-
UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO EMPÍRICO NA CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DE JORNALISMO Documento
-
UMA GRAMÁTICA SOCIOCULTURAL DA PUBLICIDADE BRASILEIRA: JOGOS DE LINGUAGEM NO CONTINUUM DOS ATOS DE FALA CORTESES E DESCORTESES Documento
-
UMA PROPOSTA DE AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS DE BRUEGEL SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E DA SEMIÓTICA SOCIAL MULTIMODAL. Documento
-
UMA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS D?ALÉM MAR: produção, percepção e atitudes sobre os verbos existenciais no falar culto de Funchal e Fortaleza Documento
-
Um Estudo sobre a Recepcao do Humor Traduzido Documento
-
Um estudo do documento histórico Relação do Maranhão à luz da lexicologia: tomando lingoa do estado das cousas Documento
-
Um estudo sobre as traduções de propagandas turísticas realizadas no Estado do Ceará Documento
-
Uma Análise Círculobakhtiniana do Estilo e da Responsividade em Propaganda Antiviolência Sexual Infanto-Juvenil: O Caso da Campanha Publicitária da Childhood Brasil Documento
-
Uma análise crítica do discurso liberal sobre o Estado brasileiro Documento
-
Uma análise de erros na interlíngua escrita português-brasileiro/japonês-padrão no Curso de Japonês do NLE da UECE do ponto de vista das partículas gramaticais. Documento
-
Uma fotografia sociolinguística da variação dos verbos botar e colocar no falar de Fortaleza - CE Documento
-
Uma fotografia variacionista dos verbos existenciais - haver/existir/ter - no português oral culto de Fortaleza ? CE Documento
-
Uma proposta sistêmico-funcional de análise da organização temática de audiodescrições de filmes: um estudo baseado em corpus Documento
-
Uso de textos literários autênticos e de adaptações de textos literários no ensino de E/LE: análise do desempenho em compreensão leitora de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. Documento
-
Utilizacao da Legendagem Intralinguistica no Desenvolvimento da Proficiencia Oral em Lingua Francesa Documento
-
Utilização da legendagem intralingüística no ensino da proficiência oral em língua francesa Documento
-
VERBETES LEXICOGRÁFICOS E PROCESSOS: UMA ABORDAGEM METALEXICOGRÁFICA E SISTÊMICO-FUNCIONAL DE DICIONÁRIOS ESCOLARES. Documento
-
VOZES SILENCIADAS: O FENÔMENO DA POLIDEZ EM UMA ETNOGRAFIA DO COTIDIANO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA. Documento
-
Validação de um protocolo de estimulação (meta)fonológica e fonografêmica para o desenvolvimento da escrita em crianças alfabetizandas Documento
-
Validação do Protocolo de Avaliação de Softwares Pedagógicos para Ensino de Língua Portuguesa: O Instrumento Sob o Olhar do Professor Documento
-
Variação e atitudes linguísticas na realização de fricativas no falar de Fortaleza-CE Documento
-
Variação lingüística em livros didáticos de língua inglesa Documento
-
Variação na concordância verbal de 3ª pessoa do plural nos falares culto e popular de Fortaleza: um estudo variacionista Documento
-
Vozes sociais e produção de sentidos: a representação do beato José Lourenço e do movimento Caldeirão n cobertura do jornal O Povo (1934-1938) Documento
-
VÍDEOS TUTORIAIS DA INTERNET: ANÁLISE DA PRODUÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA Documento
-
What's up? Metáforas conceituais de verbos com up" Documento
-
a leitura de charges de futebol: Um estudo semiótico à luz da gramática do design visual Documento
-
À esquerda do pai: família, representação e sexualidade no filme LavourArcaica Documento
-
“Patenteando” metáforas: uma descrição do uso de metáforas em documentos de patentes de invenção Documento
... mais
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade