REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZACAO (IMPRESSO)
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
?Era uma vez? uma criança na Educação Infantil: ofício de aluno instituído pelo uso do livro didático..
1:1-16.
2023-01-01
-
?PRECISA DA AJUDA DE ALGUÉM QUE JÁ SABE?: SENTIDOS DE CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS SOBRE A MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO.
1:1-14.
2023-01-01
-
A CIRCULAÇÃO DE ABECEDARIOS E ALPHABETOS ILLUSTRADOS NO BRASIL NO SÉCULO XIX.
19:1-17.
2023-01-01
-
A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE LEITURA NO ST. ANTHONYS?S LEARNING CENTER EM ENDICOTT/NY.
.:1-15.
2023-01-01
-
A ESCRITA E SUA BASE FONOLÓGICA EM CONTEXTOS LÚDICOS E LETRADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
01:01-17.
2023-01-01
-
A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REMINISCÊNCIAS DE UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE.
19:1-16.
2023-01-01
-
A compreensão das letras e dos números: aproximações entre Alfabetização e Letramento Matemático.
19:1-12.
2023-01-01
-
A leitura e a escrita do nome próprio: Uma análise de situações vivenciadas na educação infantil.
19:1-21.
2023-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EVIDÊNCIAS DA SALA DE AULA WHATSAPP.
19:1-12.
2023-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS?.
19:1-15.
2023-01-01
-
Alfabetização e letramento em pesquisas com crianças na pré-escola: estado do conhecimento de investigações realizadas no Brasil no período 2012-2022.
19:01-21.
2023-01-01
-
CONCEPÇÃO DE LEITURA DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE E CONTRAPOSIÇÕES EM RELAÇÃO À LEITURA DE IMAGENS COM CRIANÇAS DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
19:1-17.
2023-01-01
-
Entrevista- Leitura e escrita na Educação Infantil: consensos, tensões e disputas e os professores e suas inquietações em meio a tudo isso.
19:1-10.
2023-01-01
-
LEITORES DESLEGITIMADOS, LEITURAS ANÔNIMAS E LIVROS DE LEITURAS DE AUTORES MARANHENSES NA IMPRENSA LOCAL (1822-1889).
18:17-17.
2023-01-01
-
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM TEMA POLÊMICO E NECESSÁRIO.
1:1-18.
2023-01-01
-
Livre Expressão da criança no início da apropriação da linguagem escrita: relações de ensino durante a pandemia da COVID 19.
19:1-16.
2023-01-01
-
O letramento das crianças pela história dos livros de leitura.
19:1-16.
2023-01-01
-
OLHARES SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
19:1-20.
2023-01-01
-
PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO.
1:1-16.
2023-01-01
-
PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
19:1-13.
2023-01-01
-
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES À FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE.
19:1-17.
2023-01-01
-
Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil:contribuições para uma política de formação.
19:1-16.
2023-01-01
-
Práticas de Leitura Compartilhada na Educação Infantil: Entre o Dito e o Efetivado.
19:2023-13.
2023-01-01
-
Vivências-Letramentos: a trajetória de Larissa na Educação Unfantil.
19:01-16.
2023-01-01
-
(DES) CONTINUIDADES NOS DOCUMENTOS FEDERAIS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PARA A ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO.
1:56-70.
2022-01-01
-
A ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSO.
1:221-234.
2022-01-01
-
A AUTONOMIA DOCENTE COMO FOCO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO: AINDA E SEMPRE UMA LUTA (DE CLASSES).
1:44-56.
2022-01-01
-
A LEITURA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE FLORIANÓPOLIS/SC.
73-85.
2022-01-01
-
A Política Nacional de Alfabetização aprovada em 2019 no Brasil: impactos para o sistema educacional.
18:1-17.
2022-01-01
-
ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
1:40-55.
2022-01-01
-
AS CRIANÇAS E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA.
1:15-32.
2022-01-01
-
ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: POR UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
16:86.
2022-01-01
-
Alfabetização e Literatura Infantil nos Programas Pibid e Residência Pedagógica da UFJ.
17:121-133.
2022-01-01
-
Antonio Firmino de Proença, escritor didático, e a Belle Époque educacional paulista.
1:1-19.
2022-01-01
-
Antonio Jacobina e o Syllabario Nacional ou Novo Methodo para Aprender a Ler (1883).
18:1-18.
2022-01-01
-
Apresentação ao dossiê.
1:02-07.
2022-01-01
-
Apresentação do dossiê- Ler e escrever entre os séculos XIX e XX: métodos, livros e concepções.
1:1-2.
2022-01-01
-
Autoria, Autonomia e Resistência à Adoção do Método Fônico e Implantação do Projeto Alfa em Montes Claros (1970 - 1980).
17:253-270.
2022-01-01
-
Benedito Maria Tolosa e a defesa do ensino da leitura pelo método analítico.
18:1-19.
2022-01-01
-
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: : INTERFACE TEÓRICO-PRÁTICA.
17:180-192.
2022-01-01
-
Cartilha Maravilhosa, de Theobaldo Miranda Santos: a alfabetização por meio de contos de fadas.
18:1-13.
2022-01-01
-
DO QUE APRENDEMOS AO QUE COMBATEMOS.
164-171.
2022-01-01
-
ENTRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. O QUE FAZ A PROFESSORA?.
17:157-176.
2022-01-01
-
EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.
1:105-120.
2022-01-01
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA.
17:204-220.
2022-01-01
-
FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR ? UM ESTADO DA ARTE.
1:1-19.
2022-01-01
-
Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro: Educação, Alfabetização, Espaço Público e Democracia.
01:150-163.
2022-01-01
-
LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO.
16:103-116.
2022-01-01
-
LITERATURA INFANTIL COMO OBJETO MEDIADOR DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
1:91-104.
2022-01-01
-
Ler, escrever e assinar nas reformas eleitorais do Brasil no século XIX.
18:1-16.
2022-01-01
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULADO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR . Revista Brasileira De Alfabetização,.
01:01-19.
2022-01-01
-
O ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULADO À ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
18:1.
2022-01-01
-
O ESPAÇO ESCOLAR E AS 'ALFAIAS' PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA PELO MÉTODO PORTUGUÊS DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO.
18:1-17.
2022-01-01
-
O ESPAÇO ESCOLAR E AS ?ALFAIAS? PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA PELO MÉTODO PORTUGUÊS1 DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILH0.
18:1-17.
2022-01-01
-
O Methodo rapido para aprender a ler de João Köpke e as polêmicas em torno da soletração, silabação, e palavração (1874-1879).
1:1-21.
2022-01-01
-
O Método Natural e o Ensino da Leitura: olhares a partir da abordagem freinetiana.
1:193-203.
2022-01-01
-
O PAPEL DA ESCOLA NA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO DAS CRIANÇAS DESDE A ALFABETIZAÇÃO: O EMPREGO DOS PRONOMES CLÍTICOS.
17:235-252.
2022-01-01
-
O espaço escolar e as ?alfaias? para o ensino inicial da leitura pelo Método Português de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira de Alfabetização. ISSN-e: 2446-8584. nº 18, 2022, p.1-17. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf.
18:1-17.
2022-01-01
-
OS AVANÇOS E AS LIMITAÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.
1:1-14.
2022-01-01
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL.
33-43.
2022-01-01
-
PROFESSORAS BEM SUCEDIDAS.
1:27-39.
2022-01-01
-
PROJETANDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR.
17:137-145.
2022-01-01
-
PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS.
1:15-26.
2022-01-01
-
Políticas e Práticas de Alfabetização no Brasil, hoje: precisamos continuar resistindo e aprendendo com Paulo Freire.
16:1-14.
2022-01-01
-
Por uma educação literária antirracista: 'Reinações de Narizinho' em novas edições.
8:1-13.
2022-01-01
-
Projetando o inicio da docência.
17:137.
2022-01-01
-
Práticas de letramento com crinças pequenas: possibilidades na alfabetização.
17:15-26.
2022-01-01
-
REINVENTAR A PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.
16:137-146.
2022-01-01
-
SOFTWARE EDUCATIVO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
18:1-12.
2022-01-01
-
TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES.
1:172-184.
2022-01-01
-
Tempo de Aprender: um desserviço para a alfabetização no Brasil.
16:117-136.
2022-01-01
-
Um olhar sobre processos e desafios históricos e contemporâneos da alfabetização.
16:57.
2022-01-01
-
Uma breve história do livro A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, de Paulo Freire (1982).
18:1.
2022-01-01
-
Uma gramática de italiano impressa no Rio Grande do Sul: aproximações da história do livro escolar produzido para as escolas italianas (1896).
18:1-15.
2022-01-01
-
A AUTORIA NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM MEIO DIGITAL: A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
1:170-187.
2021-01-01
-
A CHEGADA DO HOMEM À LUA E A PRODUÇÃO DO PRÉ-LIVRO CÉU AZUL (RIO GRANDE DO SUL, EDITORA TABAJARA, 1970).
15:25-46.
2021-01-01
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
3-16.
2021-01-01
-
A INSTABILIDADE DA NOÇÃO DE PALAVRA E A SEGMENTAÇÃO NÃO CONVENCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO.
15:77-90.
2021-01-01
-
A LEITURA EM TELAS - UM CONVITE À REFLEXÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS.
115-137.
2021-01-01
-
A apropriação da leitura e o sentido discursivo da linguagem escrita.
14:101-114.
2021-01-01
-
A descoberta da escrita pela criança: um processo de apropriação de um instrumento cultural de trocas verbais.
1:138-147.
2021-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA GAVIÃO IKOLEN.
1:91-107.
2021-01-01
-
APLICATIVOS PARA ALFABETIZAÇÃO.
108-121.
2021-01-01
-
Alfabetização: linguagem e vida - uma perspectiva discursiva.
1:48-61.
2021-01-01
-
BRANCA DE NEVE.
1:200-215.
2021-01-01
-
Branca de Neve: por que (não) conta pra mim?.
1:200-215.
2021-01-01
-
CETICISMO E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA OBRA INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS.
1:216-227.
2021-01-01
-
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E JUSTIÇA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO CEARÁ.
s.n.:258-276.
2021-01-01
-
CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
1:47-62.
2021-01-01
-
Conhecimentos, concepções e práticas de professores acerca do processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual.
15:47-62.
2021-01-01
-
DAS (IM)POSSIBILIDADES DE SE ALFABETIZAR E INVESTIGAR EM CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL.
228-244.
2021-01-01
-
Desafios e pressupostos atuais da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos.
15:1-11.
2021-01-01
-
EFEITOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: CONCEPÇÃO DE LÍNGUA(GEM).
15:150-162.
2021-01-01
-
ESTRATEGIAS DE LECTURA.
89-100.
2021-01-01
-
INTERSECÇÕES ENTRE O ANALFABETISMO E AS INSTITUIÇÕES SACROSSANTAS NO JORNAL O EXEMPLO.
1:188-199.
2021-01-01
-
O QUE ENCONTRAMOS SOBRE A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.
1:63-76.
2021-01-01
-
OS DISCURSOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES.
15:135-149.
2021-01-01
-
OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR.
15:122-134.
2021-01-01
-
Os atos de ler e de escrever: algumas reflexões.
14:77-88.
2021-01-01
-
POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
175-187.
2021-01-01
-
POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: O QUE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TEM A VER COM ISSO?.
15:175-187.
2021-01-01
-
POR UMA ALFABETIZAÇÃO À MARGEM ESQUERDA: PARA ABANDONAR O TRIPALIUM E ABRAÇAR A POIÉSIS.
14:62-76.
2021-01-01
-
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS.
1:12-27.
2021-01-01
-
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LETRAMENTO.
1:245-257.
2021-01-01
-
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LETRAMENTO: O LUGAR DA ESCRITA AUTORAL NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO.
14:245-257.
2021-01-01
-
VOOS DA ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA NAS ASAS DA POESIA COM CRIANÇAS E ADULTOS.
1:33-47.
2021-01-01
-
A Cartilha Maternal, a Cartilha do Povo e a Caminho Suave:três perspectivas sobre a alfabetização.
12:192-211.
2020-01-01
-
A IMPLEMENTAÇÃO DO CONSTRUTIVISMO EM ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE FERREIRO E TEBEROSKY NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO (1983-1988).
1:172-191.
2020-01-01
-
A MULTIMODALIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM GÊNERO CANTIGA: ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL.
13:88-106.
2020-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL ? DISPUTAS DE CONCEPÇÕES NAS DÉCADAS DE 1950 A 1990.
386:79-99.
2020-01-01
-
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F..
00:144-106.
2020-01-01
-
ALFABETIZAÇÕES, LETRAMENTOS E LITERACIAS NA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
1:107-120.
2020-01-01
-
AS CONCEPÇÕES DE LEITURA PROPOSTAS NOS CADERNOS FORMATIVOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
12:122-139.
2020-01-01
-
Alfabetização em Rede. Uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 - relatório técnico (parcial).
1:185-201.
2020-01-01
-
Alfabetização: dilemas da prática.
1:233-255.
2020-01-01
-
Ambiências formativas na cultura digital: multimodalidade e multiletramentos no PIBID.
13:57-70.
2020-01-01
-
Apontamentos sobre o processo de Alfabetização e Letramento na EJA: relatos de alunos e professores.
n.12:140-157.
2020-01-01
-
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL COM GRUPOS MINORITÁRIOS: ENTREVISTA COM CÉLIA RENATA ROSEMBERG.
12:7-13.
2020-01-01
-
DIÁLOGOS COM O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): CONTRAPALAVRAS.
1:32-38.
2020-01-01
-
Duas tecnologias de um livro: alfabetizar em linguagens.
13:47-56.
2020-01-01
-
ESCOLA BILÍNGUE E O PROCESSO DE APAGAMENTO DA LÍNGUA MATERNA.
1:14-30.
2020-01-01
-
ICONICITY AND VISUAL REPRESENTATIONS IN CHILDRENS? NARRATIVE.
12:78-106.
2020-01-01
-
LITERACY IN NETWORK: AN INVESTIGATION ON THE REMOTE TEACHING OF LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC - TECHNICAL REPORT (PARTIAL).
13:185-201.
2020-01-01
-
LIVROS ESCOLARES E MATERIAIS SUPLEMENTARES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ESTADO DO TEXAS (EUA): REFLEXÕES PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL.
13:133-145.
2020-01-01
-
LÍNGUA MATERNA POMERANA: UM DIREITO SILENCIADO QUANDO A CRIANÇA ENTRA NA ESCOLA.
12:49-64.
2020-01-01
-
MULTIMODALIDADE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS, PRODUÇÕES INFANTIS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
13:4-25.
2020-01-01
-
NEM LITERACIA, NEM LETRAMENTO, MAS LEITURESCRITA E LESCREVER.
13:71-87.
2020-01-01
-
POR UMA INFÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA.
1:64-77.
2020-01-01
-
Propostas Didáticas para Aflabetização de Jovens e Adultos no Brasil e na Argentina: os programas 'Brasil Alfabetizado e Encuentro'.
11:141-173.
2020-01-01
-
Refletindo sobre Alfabetização, desigualdade e raça: uma entrevista com Arlette Ingram Willis.
13:175-182.
2020-01-01
-
The Plural Dimension of Classroom Reading Practices: Analysis of A 4th Grade Elementary Classroom.
13:121-132.
2020-01-01
-
UMA ANÁLISE SOBRE HABILIDADES NARRATIVAS NAS PROPOSIÇÕES DE UM CURRÍCULO BILÍNGUE PARA SURDOS.
n12 (2020):31.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
Revista Brasileira de Alfabetizacao
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
True
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210176012
International Standard Serial Number (ISSN)