HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA
-
- Visão geral
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
publicação venue de
-
Alguns elementos do saber a e para ensinar matemática nos manuais pedagógicos do INEP, década de 1950.
7:106.
2023-01-01
-
A Dimensão Lúdica na Aprendizagem Criativa: narrativas de professores de matemática em um curso de robótica educativa.
7:35-58.
2022-01-01
-
A Dimensão Lúdica na Aprendizagem Criativa: narrativas de professores de matemática em um curso de robótica educacional.
7:35-58.
2022-01-01
-
A Ludopolítica e o Advento da Gamificação na Escola.
7:1-13.
2022-01-01
-
Alguns elementos do saber ?a?e ?para?ensinar Matemática nos manuais pedagógicos do INEP, década de 1950.
7:106-120.
2022-01-01
-
Conversões entre representações algébricas e gráficas de números complexos a partir da ludicidade como aspecto de formação.
7:153-162.
2022-01-01
-
Jogos e brincadeiras como fonte de exploração da linguagem matemática na Educação Infantil: a produção do GEOOM/UFSCar.
7:59-78.
2022-01-01
-
O brinquedo industrializado visto sob a óptica do fetichismo de mercadoria: possíveis impactos na objetivação da criatividade infantil.
7:79-94.
2022-01-01
-
O lúdico e a Matemática: O que dizem as publicaçõescom resumos em português.
7:95-106.
2022-01-01
-
O lúdico e a matemática: o que dizem as publicações com resumos em português.
7:95-106.
2022-01-01
-
Uma experiência integrando Matemática e Ciências numa perspectiva de resolução de problemas com jogos.
7:144-154.
2022-01-01
-
A Construção Científica dos Programas de Matemática Segundo José Ribeiro Escobar.
6:2021-256.
2021-01-01
-
A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO SOMANDO E MULTIPLICANDO EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
6:144.
2021-01-01
-
A Relação Professor-Aluno: uma análise a partir da psicologia analítica.
5:81-87.
2021-01-01
-
Al-Khwarizmi e Omar Khayyam - similaridades e diferenças entre álgebra e geometria.
6:211-220.
2021-01-01
-
Contribuições das Navegações Portuguesas para a Geometria da Superfície Terrestre.
6:41-51.
2021-01-01
-
Decodificação do texto de descrição do instrumento jacente no plano (1573).
6:294-304.
2021-01-01
-
Entre Tramas, Traços e Travessias: a mobilização da História Oral para compreender um Grupo Escolar.
6:98-110.
2021-01-01
-
Filosofia da Matemática em Teses Brasileiras um levantamento bibliográfico entre 2015 e 2020.
6:64-81.
2021-01-01
-
História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
6:259-271.
2021-01-01
-
História da Matemática nas Coleções do PNLD 2018: Um estudo preliminar.
6:199-214.
2021-01-01
-
História da Matemática no Ensino da Matemática: Uma experiência no contexto do Ensino Remoto.
6:12-26.
2021-01-01
-
História de Mulheres na Matemática: uma proposta para sala de aula.
6:18-39.
2021-01-01
-
Khwarizmi e Omar Khayyam: similaridades e diferenças entre álgebra e geometria.
6:215-225.
2021-01-01
-
Matemática e Práticas Sociais desenvolvimento da matemática a partir dos estudos da curva de rumo náutica.
6:1.
2021-01-01
-
O ENSINO DA ESTATÍSTICA INSPIRADO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UM PROJETO BASEADO EM PROPOSTAS INVESTIGATIVAS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
6:157-169.
2021-01-01
-
O Ensino de Geometria Projetiva a partir da História da Matemática: uma abordagem envolvendo leitura de imagens e interdisciplinaridade.
06:283-293.
2021-01-01
-
O Ensino de Logaritmos: uma proposta que articula História da Matemática e Etnomatemática.
6:181-198.
2021-01-01
-
O ensino na obra Hora alegre na Matemática, 1.º Grau.
6:226-237.
2021-01-01
-
Onde aprendemos a viver o gênero? Nas aulas de matemática!.
6:52-63.
2021-01-01
-
Pesquisa Histórica e Epistemológica sobre Thabit Ibn Qurra (836-901) e uma Generalização do Teorema de Pitágoras:.
6:323-337.
2021-01-01
-
Problemas aritméticos e algébricos em livros didáticos do Ensino Médio.
6:305-322.
2021-01-01
-
Práticas Pedagógicas de Professoras de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a relação entre seus saberes e as orientações curriculares da BNCC.
6:1-17.
2021-01-01
-
Práticas Pedagógicas de Professoras de Matemática dos AnosIniciais do Ensino Fundamentalum estudo sobre a relação entre seus saberes e as orientações curriculares da BNCC.
6:1-17.
2021-01-01
-
Recorrências Lineares e Equações Diferenciais Lineares: Uma Breve Apresentação de suas Similaridades.
6:170-179.
2021-01-01
-
Relações da álgebra, aritmética e geometria: Problema 24 do Papiro de Rhind, proposição 4 do livro II dos Elementos de Euclides, regra de sinais ?menos vezes menos dá mais? e método de Al-Khwarizmi para equações do segundo grau.
6:297-308.
2021-01-01
-
Uma Experiência ?Pibidiana? de Resolução de Problemas do Pisa nas Aulas de Matemática.
6:41-59.
2021-01-01
-
Uma versão da história do Cálculo Infinitesimal.
6:109-123.
2021-01-01
-
Álgebra e geometria na primeira metade do século XIX: Alguns exemplos da matemática britânica.
6:427-439.
2021-01-01
-
ANÁLISE DOS PERIÓDICOS QUALIS/CAPES: TRAÇANDO O PERFIL DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
15:11-24.
2020-01-01
-
APRENDIZAGENS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA LESSON STUDY.
5:72-85.
2020-01-01
-
Atitude fenomenológica na educação matemática em escola localizada no campo.
5:86-93.
2020-01-01
-
Conhecimentos de Análise Matemática Presentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
5:325-347.
2020-01-01
-
Conhecimentos mobilizados por alunos ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática sobre construção de telhados.
5:271-290.
2020-01-01
-
EDUCAÇÃO MATEMÁTICACRÍTICAE ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE FORMAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS EM UM CONTEXTO DE ESCOLA DO CAMPO.
5:106-119.
2020-01-01
-
Ensaios sobre Compreensões em Matemática em perspectivas de Resolução de Problemas: Uma análise percussiva de Atividades ao Zapeamento.
4:230-249.
2020-01-01
-
Estratégias de Ensino e Aprendizagem com Enfoque CTS em Cursos de Engenharia Civil.
5:181-197.
2020-01-01
-
Etonamatemática Indígena uma análise documental dos artigos publicados no periódico Bolema.
5:348-364.
2020-01-01
-
Explorando as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de Petrus Ramus.
5:398-409.
2020-01-01
-
Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos.
5:230-245.
2020-01-01
-
História da Matemática no ensino fundamental: uma pesquisa qualitativa relacionada à operação de multiplicação.
5:36-55.
2020-01-01
-
METODOLOGIAS DE PESQUISA EM INVESTIGAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA.
5:143-154.
2020-01-01
-
Matemática, história e técnica enxaimel: exercícios de pensamento.
5:365-382.
2020-01-01
-
Movimento como possibilidade para a compreensão do objeto geométrico.
5:25-35.
2020-01-01
-
O TEMA 'ÁGUA' NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.
5:1-221-155.
2020-01-01
-
O ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO O OBJETO MATEMÁTICO POLIEDROS DUAIS.
5:308-324.
2020-01-01
-
O trabalho infantil em três vozes na Educação de Jovens e Adultos.
5:198-209.
2020-01-01
-
Os conhecimentos matemáticos envolvidos na fabricação do polvilho na Comunidade Santa Maria, Rio Pardo de Minas/MG.
5:383-397.
2020-01-01
-
Reflexões sobre o ensino de tabelas de dupla entrada a partir do raciocínio inferencial informal.
5:246-270.
2020-01-01
-
Representações socias dos licenciandos em Matemática sobre o ensino de limites por meio da teoria dos registros de representação semiótica.
5:120-131.
2020-01-01
-
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO CONCEITO DE CONTINUIDADE MATEMÁTICA.
5:132-142.
2020-01-01
-
Uma análise das metodologias utilizadas em teses paranaenses que abordaram a Modelagem Matemática como temática no período de 2008 a 2018.
5:93-105.
2020-01-01
-
Uma análise das pesquisas em Educação Matemática que utilizam a Teoria Fundamentada nos Dados.
5:56-71.
2020-01-01
-
Uma reflexão da prática docente a partir da utilização de tarefas exploratórias.
5:291-307.
2020-01-01
Identidade
International Standard Serial Number (ISSN)