OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE)
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
A música como ocupação no Brasil em 2019: análise da composição do mercado de trabalho.
29:1-24.
2023-01-01
-
Aspectos gerais, prevalência, gatilhos e estratégias de enfrentamento da Ansiedade na Performance Musical.
29:1-28.
2023-01-01
-
Biofeedback from the inside: impressões e percepções sobre os processos de simulação durante o treinamento para controle da ansiedade na performance musical.
29:1-31.
2023-01-01
-
Samba mudo: saberes sensíveis que a música não fala e a pesquisa não vê nem salvaguarda.
29:1-22.
2023-01-01
-
A articulação como elemento expressivo na performance ao violão: um estudo a partir da análise de tratados clássicos e sua aplicação na sonata Eroica de Mauro Giuliani.
28:1-30.
2022-01-01
-
A música brasileira em materiais didáticos para violão: cânones e variações.
28:1-21.
2022-01-01
-
A música de Antonio Carlos Jobim para o filme Porto das Caixas.
28:1-22.
2022-01-01
-
A música nas escolas de Porto Alegre (RS): uma pesquisa nos documentos do Conselho Municipal de Educação.
28:1-27.
2022-01-01
-
A superação da técnica (estendida) e a proposta da sonoridade no estudo, discussão e comunicação da música contemporânea.
28:1-18.
2022-01-01
-
A árvore e a rede: repensando nossa teoria para a área da Música.
28:1-41.
2022-01-01
-
Configurando identidades narrativas no campo da educação musical: um estudo a partir de uma tríade narrativa constituída no diálogo com a literatura.
28:01-16.
2022-01-01
-
Discutindo o relacionamento: bolero e samba-canção nas tramas estéticas, políticas e comunicacionais do pós-guerra.
28:1-23.
2022-01-01
-
Educação musical e sociologia da infância no Brasil: diálogos em construção.
28:1-21.
2022-01-01
-
Elementos recorrentes na performance de sopros no sambajazz - 1963 a 1965.
28:1-25.
2022-01-01
-
Hibridação cultural e uma possível poética baseada no contexto cultural de instrumentos étnica e geograficamente identificados.
28:1-18.
2022-01-01
-
Justiça social em sala de aula? Reflexões a partir de uma proposta de formação musical cooperativa.
28:1-24.
2022-01-01
-
Montagens de funk carioca: processos afrodiaspóricos com o ciclo rítmico do congo, a capoeira e o maculelê.
28:1-40.
2022-01-01
-
Música pampeana na formação de estudantes: uma prática estético-ambiental.
28:1-14.
2022-01-01
-
O Legado Castrati: um breve estudo sobre a castração de garotos na Itália e sua contribuição para a história da música..
28:1-15.
2022-01-01
-
O caminho para a renovação de um discurso: Carlos Gomes e Maria Tudor no cenário da ópera italiana.
28:1-25.
2022-01-01
-
O gondoleiro do amor: a trajetória de uma canção.
28:1-28.
2022-01-01
-
Psycho-sensorial categories: Actions and behaviors of piano practice at different levels of expertise.
28:1-25.
2022-01-01
-
Séries quadráticas e não dodecafônicas como estruturas fundamentais na construção de uma obra para quinteto de metais.
28:1-28.
2022-01-01
-
Transmissão de conhecimento musical e hegemonias culturais: um estudo dos índios Kuikuro.
28:1-20.
2022-01-01
-
'Funk não é música': faces da diferença, diversidade e discriminação.
27:1-13.
2021-01-01
-
-Unsilencing- the Silence: Unacknowledged Silent Pieces.
26:1-26.
2021-01-01
-
A Ginga de Marisa Rezende: processos composicionais em uma de suas obras para grupo de câmara.
27:22-1-23.
2021-01-01
-
A edição de um novo Estudo para violão a partir de três fragmentos de Radamés Gnattali.
27:1-38.
2021-01-01
-
A história muda: Uma contribuição à história dos músicos do cinema silencioso.
27:1-22.
2021-01-01
-
A imitação da Linguagem na música de Khôra.
27:1-28.
2021-01-01
-
A natureza livre de Mario Ficarelli: uma análise da obra Maktub II (1972) para violino e piano. Opus, v. 27, n. 2, 19 p., maio/ago. 2021.
27:1-19.
2021-01-01
-
A prática instrumental diária de graduandos em Música: estratégias de aprendizagem e autorregulação.
27:1-20.
2021-01-01
-
A saúde do regente: uma revisão bibliográfica em fontes das áreas da Música e da Saúde.
26:1.
2021-01-01
-
A transitividade do samba: uma análise interdisciplinar.
27:1-23.
2021-01-01
-
Arte concreta em São Paulo e a música popcreta do Grupo Música Nova.
27:1-19.
2021-01-01
-
As Cadências Cromáticas de Nicola Vicentino.
27:1-26.
2021-01-01
-
As configurações do trabalho musical e a pandemia da Covid-19: precarização, luto, resiliência e redes de cooperação.
27:1-17.
2021-01-01
-
Ave, Libertas!, Op. 18 de Leopoldo Miguéz, considerações sobre a estrutura musical.
27:1-23.
2021-01-01
-
Canções, poesias e modernismo em concerto: A gravadora Festa e a busca pela autonomia.
27:1-28.
2021-01-01
-
Conteúdos de ensino para o coral infantil: a experiência do Laboratório de Regência Coral Infantil (LARCI).
27:1-18.
2021-01-01
-
Contribuições e limites da filosofia clássica grega para a música e a educação musical na atualidade: a música como mimese da realidade objetiva.
27:1-25.
2021-01-01
-
Do Galante ao Clássico: as estratégias e os recursos composicionais e técnicos empregados por Muzio Clementi na construção das áreas temáticas I nas suas primeiras Sonatas para piano (1779-1782).
27:1-28.
2021-01-01
-
Estudo de uma correspondência inédita trocada entre Charles Kiesgen e Nadia Boulanger em torno da Société Musical Indépendante (SMI).
26:1.
2021-01-01
-
Estudos com egressos de Licenciatura em Música: o que revelam as publicações brasileiras.
27:1-23.
2021-01-01
-
Guinga: 70 anos de um violão brasileiro altamente particular.
26:1.
2021-01-01
-
Idiossincrasias na construção da rabeca em Pernambuco: o caso de Airon Galindo, Caruaru-PE.
27:1-24.
2021-01-01
-
Julian Bream em revisão: tradução da entrevista concedida a Jim Ferguson, publicada na revista Guitar Player em junho de 1990.
27:20-40.
2021-01-01
-
Lugares-comuns e decoro interno na invenção melódica segundo Johann Mattheson (1739).
27:01-32.
2021-01-01
-
Música como ciência, ciência como música: provocações epistemológicas.
26:1-22.
2021-01-01
-
Música na formação acadêmico-profissional nos cursos de Pedagogia: 20 anos de pesquisa.
27:21.
2021-01-01
-
O 'COLECIONAMENTO DE CANÇÕES DO POVO' PARA O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA.
27:1-21.
2021-01-01
-
O Satanás em O Paraíso Perdido: do trítono e suas sombras no heavy metal.
27:1-35.
2021-01-01
-
O conceito de escolas de violino e sua atual aplicabilidade no Brasil.
27:1-22.
2021-01-01
-
O egresso de música como fonte de informação: revisitando o passado, refletindo o presente, planejando o futuro.
27:1-15.
2021-01-01
-
O mistério d?O mistério do samba: o paradigma da mediação e a produção racializada de silêncios na memória hegemônica da ?Música Popular Brasileira? (1960-2017).
27:1-40.
2021-01-01
-
Parisina op. 15 de Leopoldo Miguéz: programa, poema sinfônico e drama.
27:1-20.
2021-01-01
-
Perception of a Comprovisation: the ambiguity of listening to a composed piece derived from improvisational material.
27:1-27.
2021-01-01
-
Permanência e transformação no terceiro movimento da Sonata Op. 109 de Beethoven.
27:1-48.
2021-01-01
-
Práticas musicais conectadas: bandas militares no ?longo século XIX? e a banda de música da Força Policial Militar do Ceará.
3:22.
2021-01-01
-
Representação da Música das Minorias: Reflexões sobre a China.
27:10.
2021-01-01
-
Resenha da 2ª edição ampliada e bilíngue de Eunice Katunda: musicista brasileira, de Carlos Kater.
27:1-13.
2021-01-01
-
Resenha de 'A música é um jogo de criança', de François Delalande.
27:1-8.
2021-01-01
-
Teorias e práticas do compor: a pesquisa em processos criativos musicais e(m) abordagens no Brasil.
27:1-24.
2021-01-01
-
The preparation of music teachers in Brazil and England: reflections on teaching practice models.
27:1-24.
2021-01-01
-
A colaboração compositor-intérprete para a composição e a interpretação de O Caldeirão dos esquecidos, de Danilo Guanais.
26:1-10.
2020-01-01
-
A comprovisação Hiatos: perspectivas contemporâneas sobre a interação entre improvisação e composição.
26:1-28.
2020-01-01
-
A dissonância métrica como elemento de análise da música do período da prática comum: resenha de Hearing rhythm and meter.
26:1-7.
2020-01-01
-
A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. Texto publicado em coautoria com Maura Penna, resultante de colaboração técnica da professora Silvia Sobreira na UFPB- Revista Opus. QUALIS A1.
23:1-25.
2020-01-01
-
A invenção do regional e a roda como ritual: uma abordagem crítica da tradição do choro.
26:1-31.
2020-01-01
-
Acalantos do Folclore Brasileiro: terror, escravidão e (des)encontros culturais.
26:1-40.
2020-01-01
-
Analisando música na infância: uma abordagem cognitiva no ensino-aprendizagem do piano.
26:1-14.
2020-01-01
-
As camadas de intertextualidade das XIV Variações sobre o tema de Xangô de Almeida Prado.
26:1-25.
2020-01-01
-
Canticos Christaõs, ou os Hymnos mais Celebres do Officio Ecclesiastico, traduzidos em portuguez: uma chave para a compreensão das continuidades no uso da língua portuguesa na música religiosa católica.
26(3):1-44.
2020-01-01
-
Centenário de Karen Tuttle: a decodificação e o ensino de uma performance natural, unindo os elementos corpóreos, musicais e emocionais.
26:1.
2020-01-01
-
Concepções pedagógicas da educação musical brasileira: relações com os campos da Educação e da arte-educação.
26:1-21.
2020-01-01
-
Dialogismo musical e o Tempo: o enunciado musical à luz das visões bakhtiniana e beriana.
26:1-19.
2020-01-01
-
Espectromorfología (no-electro)acústica: desde Denis Smalley hasta la música vocal-instrumental.
26:1-24.
2020-01-01
-
Eunice Katunda e Pierre Verger: documentações pessoais, processos criativos e diálogos afro-brasileiros nos anos 1950 e 1960.
26:1-29.
2020-01-01
-
Ferramenta para a transcrição descritiva da expressividade na performance ao violão: uma proposta de sistematização aplicada.
26:1-18.
2020-01-01
-
Formação inicial e continuada de professores de Arte/Música na Educação Básica: um estudo na USE 11 de Icoaraci, em Belém (PA).
26:1-21.
2020-01-01
-
Identidade profissional e música erudita: músicos de orquestra, trabalho flexível e os dilemas da profissão.
26:1-23.
2020-01-01
-
Impasses no uso de estruturas microtonais na composição eletroacústica.
26:1-24.
2020-01-01
-
Implementação de um sistema composicional semiaberto a partir da similaridade entre conjuntos de classes de notas.
26:1-40.
2020-01-01
-
Memórias locais na construção de um vídeo-documentário: reflexões sobre um arquivo sonoro colaborativo.
26:1.
2020-01-01
-
Modernizar a escola, modernizar a escuta: novas tecnologias nos debates pedagógicos das décadas de 1920, 1930 e 1940.
26:1-19.
2020-01-01
-
Mundo do trabalho e música no capitalismo tardio: entre o reinventar-se e o sair da caixa.
26:1-25.
2020-01-01
-
Musicoterapia para músicos: um estudo sobre relações entre a autoestima e a improvisação musical.
26:1-24.
2020-01-01
-
Música e nacionalismo: lutas e disputas na fundação dos conservatórios do Rio de Janeiro e de Bruxelas.
26:1-19.
2020-01-01
-
Música vocal contemporânea: a ótica do criador em uma entrevista comentada.
26:1.
2020-01-01
-
Música, emoção e funções executivas: revisão narrativa da literatura.
26:1-30.
2020-01-01
-
O acervo Chiquinha Gonzaga em narrativas autobiográficas.
26:1-32.
2020-01-01
-
O trombone baixo: antecedentes históricos, dimensões estruturais e modelos desenvolvidos em distintos períodos musicais.
26:1-37.
2020-01-01
-
Reconstrução das melodias do candomblé ketu nº 194 e 201 da Coleção Camargo Guarnieri a partir do conceito de linha-guia.
26:1-19.
2020-01-01
-
Samba novo e samba de morro: política e sonoridade em Opinião de Nara.
26:01-26.
2020-01-01
-
Studying the Perception of Sound in Space: Granular Sounds Spatialized in a High-Order Ambisonics System.
26:1-26.
2020-01-01
-
The development of learning strategies in individual instrumental practice: an exploratory study with organ students in higher music education.
25:1-23.
2020-01-01
-
Três obras didáticas de Melchior Cortez (1882-1947): o violão entre os métodos clássicos e a Escola Moderna.
26:1-32.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
True
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210227955
International Standard Serial Number (ISSN)