CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO)
-
- Visão geral
-
- Metrics
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Qualis
código do país
tipo
publicação venue de
-
A ABORDAGEM DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
44:123-150.
2023-01-01
-
A Invisibilização do Estudantes Negros da EJA no Livro Didático de Inglês.
1:205-239.
2023-01-01
-
A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES.
1:506-541.
2023-01-01
-
ANÁLISE DE RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS ENTRE TEXTO VERBAL E IMAGÉTICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.
1:240-271.
2023-01-01
-
Abordagens de ensino de língua portuguesa no livro didático: o caso das ?classes gramaticais invariáveis?.
44:65-122.
2023-01-01
-
Apesentação - Dossiê temático.
1:01-04.
2023-01-01
-
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis.
1:440-478.
2023-01-01
-
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças.
44:350-399.
2023-01-01
-
ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA.
1:29-64.
2023-01-01
-
Tendências contemporâneas: A prosa de Pedro Pereira Lopes.
43:09.
2023-01-01
-
A LÍNGUA PORTUGUESA NO TERRITÓRIO TIMORENSE: UMA QUESTÃO DE STATUS LINGUÍSTICO.
213-258.
2022-01-01
-
A PERSONAGEM HERÓI INFANTOJUVENIL NA CONTÍSTICA DE MIA COUTO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS NARRATIVOS.
1:143-176.
2022-01-01
-
A história de João Gala-Gala: Quando há o desejo de partir....
43:1-26.
2022-01-01
-
Alteridade e Identidade em Meu pequeno país, de Gaël Faye.
41:370-399.
2022-01-01
-
André Conforte entrevista Carlos Alberto Faraco.
42:447-469.
2022-01-01
-
CELESTE, A BONECA COM OLHOS VERDES DE ESPERANÇA: O IMAGINÁRIO INFANTIL DE SÓNIA SULTUANE.
1:44-68.
2022-01-01
-
ENTRE BRINCADEIRAS, PERFÍDIA E SUFOCAMENTO: INFÂNCIAS NEGRAS NA (PÓS-)COLONIALIDADE EM NARRATIVAS DO CARIBE FRANCÓFONO E DO BRASIL.
1:472-529.
2022-01-01
-
FIGURAÇÃO DA CRIANÇA REFUGIADA NA LITERATURA INFANTIL E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA: DOIS MENINOS DE KAKUMA.
1:592-621.
2022-01-01
-
FIGURAÇÃO DA PERSONAGEM EM -O NÃO DESAPARECIMENTO DE MARIA SOMBRINHA-, DE MIA COUTO.
43:291-317.
2022-01-01
-
HERÓI E ANTI-HERÓI: FIGURAÇÕES DE PERSONAGENS INFANTIS NA FICÇÃO DE ÁFRICA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
43:445-478.
2022-01-01
-
IMAGENS DA INFÂNCIA EM PRECISAMOS DE NOVOS NOMES, DE NOVIOLET BULAWAYO.
41:339-369.
2022-01-01
-
INFÂNCIA, VANGUARDA E LITERATURA AFRO-ANTILHANA EM LUIS PALÉS MATOS.
400-434.
2022-01-01
-
INFÂNCIAS MÚLTIPLAS NA COLEÇÃO VIAGENS COM A CABAÇA MÁGICA DE ANGELINA NEVES.
1:1-30.
2022-01-01
-
Infância, Experiência e Memória na obra 'O dia em que não voltei a casa', de Ngo Nuni.
-:266-309.
2022-01-01
-
Lusofonia: uma questão de pertencimento histórico-cultural-político-social.
42:19-54-54.
2022-01-01
-
Manana Fanisse, de José Craveirinha: onde a escrita carrega dor.
41:177-202.
2022-01-01
-
Marcas da oratura em contos de Moçambique.
41:1-36.
2022-01-01
-
Meninas Guerreiras - narrativas sobre a infância feminina em Kiusam de Oliveira.
1:570-591.
2022-01-01
-
NOMENCLATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS PLANOS DE AÇÃO DA CPLP: PORTUGUÊS LÍNGUA O QUÊ?.
2022:83-107.
2022-01-01
-
O LUGAR DA MEMÓRIA EM TRÊS CONTOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL GUINEENSE CONTEMPORÂNEA: ENTRELAÇAMENTO ENTRE HISTÓRIA, LITERATURA E MEMÓRIA NA OBRA A HISTÓRIA QUE MINHA MÃE NÃO ME CONTOU E OUTRAS HISTÓRIAS DA GUINÉ-BISSAU- (2019), DE ELISEU BANORI.
1:195-247.
2022-01-01
-
O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA E AS ATITUDES LINGUÍSTICAS DE FALANTES EM TIMOR-LESTE.
1:326-359.
2022-01-01
-
PERCEÇÕES DOS TRADUTORES TIMORENSES SOBRE A FORMAÇÃO DE TRADUÇÃO EM TIMOR-LESTE.
1:170-205.
2022-01-01
-
RELAÇÕES COMERCIAIS E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - A ELABORAÇÃO DE GRAMÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX.
1:259-298.
2022-01-01
-
REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NA TRILOGIA ESTÓRIAS SEM LUZ ELÉTRICA, DE ONDJAKI.
3:50-101.
2022-01-01
-
RESENHA DE CÃES À ESTRADA E POETAS AO MORGUE, DE DEUSA D?ÁFRICA.
43:500-513.
2022-01-01
-
RESENHA DE PORTUGUESE AS A HERITAGE LANGUAGE IN EUROPE: A PLURICENTRIC PERSPECTIVE. DE ANA SPUZA; SILVIA MELO-PFEIFER (ORGS.). CAMPINAS, SP: PONTES EDITORES, 2021.
1:394-417.
2022-01-01
-
SOB A PELE DA ALMA: NICOLÁS GUILLÉN E A POESIA PARA CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE UNDER THE SKIN OF THE SOUL: NICOLÁS GUILLÉN AND POETRY FOR CHILDREN OF ANY AGE.
1:435-471.
2022-01-01
-
TAYÓ E AKIN: INFÂNCIAS NO ESPAÇO (NÃO) ESCOLAR NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS.
1:530-569.
2022-01-01
-
ZAIDA SANCHES E O CONTO INFANTIL EM CABO VERDE.
1:167-194.
2022-01-01
-
A ESCRITA DA AUSÊNCIA EM A CHAVE DE CASA: PERFORMATIVIDADE DA VOZ NARRATIVA.
38:611-649.
2021-01-01
-
A EXCLUSÃO DA MULHER DO CÂNONE LITERÁRIO INGLÊS: O CASO DE CHARLOTTE DACRE.
3:11-45.
2021-01-01
-
A MULHER NEGRA NA ENUNCIAÇÃO LITERÁRIA.
38:387-416.
2021-01-01
-
A PRÁTICA TROVADORESCA DE BEATRIZ DE DIA: AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO CONCEITO DE AMOR CORTÊS.
38:93-123.
2021-01-01
-
A TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL, DE DARCILIA SIMÕES, APLICADA À INTERPRETAÇÃO DO SIGNO INSÓLITO.
37:203-238.
2021-01-01
-
A TRAJETÓRIA DE GEORGE SAND E AS MOVIMENTAÇÕES PARA A CONQUISTA DE UMA POSIÇÃO DE LEGITIMIDADE NO CAMPO LITERÁRIO.
1:46-96.
2021-01-01
-
A condição feminina da mulher negra em 'Maria', de Conceição Evaristo, e 'No seu pescoço', de Chimamanda Ngozi Adichie.
38.2:456-506.
2021-01-01
-
A literatura de cordel e os astros.
37:340-379.
2021-01-01
-
A singularidade do cordel de Raimundo Santa Helena.
37:4-34.
2021-01-01
-
ALÉM DAS FRONTEIRAS: ORALIDADE E ESCRITA EM CONTOS DE JOSEFINA PLÁ E ÁNGELES MASTRETTA.
1:629-659.
2021-01-01
-
Antonomásia: definições e crítica.
37:72.
2021-01-01
-
CAMINHOS DE TRANSGRESSÃO: A HEROÍNA QUE OUSA E DESAFIA NA OBRA-PRIMA DE KATE CHOPIN.
3:188-216.
2021-01-01
-
COM QUE PALETAS SE PINTA O AUTOEROTISMO DAS MULHERES? EXPRESSÕES DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM -MESTRE GOSHKA- (1996) DE ADRIANA LUNARDI.
39:333-361.
2021-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA.
37:310-339.
2021-01-01
-
Consciência e perspectiva feminina nos Lais de Maria de França.
38:50-92.
2021-01-01
-
DA PROIBIÇÃO À REVOLUÇÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA ESCRITA POR MULHERES: O CASO DE CLARA E ALBA EM A CASA DOS ESPÍRITOS, DE ISABEL ALLENDE.
40:443-475.
2021-01-01
-
DIÁSPORA, RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM POEMAS SELECIONADOS DE SOFT MAGIC (2015), DE UPILE CHISALA, E QUESTIONS FOR ADA (2015), DE IJEOMA UMEBINYUO.
38:314-347.
2021-01-01
-
ECOS DA BREVIDADE - A FORMA DO CONTO E O QUE MUITO NOS DIZ: SILENCIAMENTO E VIOLÊNCIA NA NARRATIVA ?IRMAN? (2009), DE SAMANTA SCHWEBLIN.
3:01-736.
2021-01-01
-
ENTRE A NOBREZA DO TALENTO E A DOS PERGAMINHOS: A SOCIEDADE PORTUGUESA EM TRANSFORMAÇÃO SOB A ÓTICA DE GUIOMAR TORRESÃO EM UMA ALMA DE MULHER.
2:417-455.
2021-01-01
-
ENTREVISTA COM TATIANA SALEM LEVY.
862-875.
2021-01-01
-
GUARDIÃS DO PASSADO: A POESIA COMO SALVAGUARDA DA MEMÓRIA DO PACÍFICO NA ANTOLOGÍA DE MUJERES POETAS AFROCOLOMBIANAS J.
38:348-380.
2021-01-01
-
HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA.
37:116-145.
2021-01-01
-
INTERDISCURSIVIDADE E TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL NAS FÁBULAS FABULOSAS.
37:239-277.
2021-01-01
-
Jodi Picoult: Novos Caminhos para a Escrita de Autoria Feminina.
01:660-685.
2021-01-01
-
MATERNIDADE EM THE GUARDIANS, DE ANA CASTILLO.
40:540-596.
2021-01-01
-
MULHERES E A APROPRIAÇÃO DO LUGAR DE AUTORIA NO PIAUÍ NO FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX.
38:581-610.
2021-01-01
-
MULHERES E(M) SILENCIAMENTO: DESNATURALIZANDO SUPRESSÕES DA ESCRITA POÉTICA DE LOLA RIDGE.
38.1:381-415.
2021-01-01
-
Modelos identitários em Amanhã numa boa de Faïza Guène.
40:476-502.
2021-01-01
-
NAS PÁGINAS DO MULHERIO (1981-1988): UM PANORAMA CRÍTICA LITERÁRIA FEMINISTA E A QUESTÃO HISTORIOGRÁFICA.
38:10-49.
2021-01-01
-
O CONTO DE FORMAÇÃO COMO SUBGÊNERO AUTOFICCIONAL EM KATHERINE MANSFIELD E CLARICE LISPECTOR.
1:329-382.
2021-01-01
-
O CONTO PÓS-MODERNO DE AUTORIA FEMININA: ANÁLISE DO CONTO ?PENÉLOPE MANDA LEMBRANÇAS?, DE MARINA COLASANTI.
38.2:704-741.
2021-01-01
-
O USO DE FLUXO DE CONSCIÊNCIA, DISCURSO INDIRETO E FLASHBACKS EM MRS. DALLOWAY.
37:17.
2021-01-01
-
O gótico de Mme chrysanthème: crimes e mentes perturbadas em A mulher dos olhos de gelo (1935).
1:10-58.
2021-01-01
-
O papel social feminino no conto 'Praça Mauá', de Clarice Lispector: afinal, o que é ser mulher de verdade?.
39:58-107.
2021-01-01
-
Obediência dissimulada: uma possibilidade de leitura de 'Amelia and the Dwarfs'.
40:147-187.
2021-01-01
-
Para uma ?re-visão? da crítica literária da literatura de autoria feminina: O sublime feminista no conto ?Amor?, de Clarice Lispector.
2:552-580.
2021-01-01
-
QUAL O LUGAR DE CECÍLIA MEIRELES NA POESIA BRASILEIRA?.
124-152.
2021-01-01
-
QUESTÕES DE AUTORIA FEMININA NO CONTO -THE CROP-, DE FLANNERY O?CONNOR.
383-411.
2021-01-01
-
RESENHA DE CONTRA OS FILHOS DE LINA MERUANE. SÃO PAULO: TODAVIA, 2018.
1:688.
2021-01-01
-
RESENHA DE INSÓLITAS: NARRADORAS DE LO FANTÁSTICO EM LATINO-AMÉRICA Y ESPAÑA. DE TERESA LÓPEZ-PELLISA E RICARD LUIS GARZÓN (EDS.). MADRID: PÁGINAS DE ESPUMA, 2019.
1:700-702.
2021-01-01
-
Subalternas nunca mais! O grito decolonial das escritoras indígenas brasileiras.
28:245-291.
2021-01-01
-
TEMPO, MEMÓRIA E VIOLÊNCIA NO CONTO -LA ESCALERA- DE SILVINA OCAMPO.
1':412-442.
2021-01-01
-
TRAJETÓRIA CONTEMPORÂNEA EM TERRITÓRIOS AFRICANOS: AS EXPERIÊNCIAS ROMANESCAS DE PAULINA CHIZIANE EM MOÇAMBIQUE E SEFI ATTA NA NIGÉRIA.
798-836.
2021-01-01
-
The Penelopiad: a voz feminina e o revisionismo crítico da tradição.
40:1-37.
2021-01-01
-
VIRGINIA WOOLF E A MULHER INGLESA DO INÍCIO DO SÉCULO XX: PHYLLIS E ROSAMOND À LUZ DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA.
263-302.
2021-01-01
-
A Leitura Literária na Sala de Aula (ISSN 1806-9142).
35:197-220.
2020-01-01
-
A cultura popular na literatura infantil e juvenil de Monteiro Lobato.
35:310-328.
2020-01-01
-
ALBERT CAMUS NO ENTREMEIO DA AUTORIA MULTILETRADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA.
35:221-251.
2020-01-01
-
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA.
36:182-197.
2020-01-01
-
ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
36:279-296.
2020-01-01
-
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS.
36:224-252.
2020-01-01
-
ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: A LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE ONDJAKI.
34:35-53.
2020-01-01
-
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES.
36:39-65.
2020-01-01
-
Fazendo Ana Paz: a metaficção no fazer literário de Lygia Bojunga.
34:115-137.
2020-01-01
-
Guerra no livro ilustrado infantil: A caminho de casa, de Ana Tortosa e Esperanza León.
35:42-62.
2020-01-01
-
HARRY POTTER: A INTERTEXTUALIDADE ESTRANHAMENTE FAMILIAR.
34:224-241.
2020-01-01
-
LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA E INTERTEXTUALIDADE: O JOVEM E SEUS ENCONTROS COM LEITURAS OUTRAS.
34:138-174.
2020-01-01
-
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR.
35:1-140.
2020-01-01
-
Literatura e música em (con)fluência: o diálogo intermídia na literatura juvenil.
34:200-223.
2020-01-01
-
Língua, variação e literatura: interseções necessárias para o ensino.
36:3.
2020-01-01
-
O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL.
35:179-196.
2020-01-01
-
O UNIVERSO INFANTIL DE CLARICE LISPECTOR: UMA LEITURA DA ORALIDADE E DO FINAL ABERTO EM O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE.
34:54-76.
2020-01-01
-
O título e seu papel de destaque no texto.
36:124-141.
2020-01-01
-
O uso variável da concordância sob a ótica de professores de Língua Portuguesa e Matemática.
36:66-97.
2020-01-01
-
Questões de Variação no Contexto Escolar.
V.36:321-338.
2020-01-01
-
RECURSOS METAFICCIONAIS PARA (RE)LER A HISTÓRIA EM OS ANJOS CONTAM HISTÓRIAS, DE LUIZ ANTONIO AGUIAR.
34:77-114.
2020-01-01
-
Recomendações para quem redige uma prova linguística.
36:297-320.
2020-01-01
-
Regência verbal: normas e usos no ensino da Língua Portuguesa.
36:253-278.
2020-01-01
-
Renovando o texto literário: a adaptação de clássicos para o público infantil..
35:252-286.
2020-01-01
-
Rui de Oliveira em narrativa visual e o ensinar a ler livros de imagem: as aventuras de João Sem Fim na formação do leitor literário.
35:63-101.
2020-01-01
-
Sob os olhos de Kunumim: a literatura indígena brasileira no círculo literário infantojuvenil.
34:11-24.
2020-01-01
-
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS.
36:142-181.
2020-01-01
tem uma área de assunto
publisher
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
is open access
-
True
invalid format
is in DOAJ
-
False
invalid format
Metrics
2 year mean citedness
H index
i10 index
Identidade
ISSN-L
openalex identifier
-
https://openalex.org/S4210205491
International Standard Serial Number (ISSN)