GRIOT - REVISTA DE FILOSOFIA
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A efemeridade dos entes e a eternidade de Deus na terceira via tomásica.
23:166-174.
2023-01-01
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A jardinagem das memórias e o miosótis de um planeta desconhecido: memória e experiência do tempo na hermenêutica narrativista.
23:1-27.
2023-01-01
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A teoria do destino condicional no Corpus hermeticum 12.5-9.
23:209-228.
2023-01-01
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Análise da interpretação possível do geocentrismo através das tradições de pesquisa.
23:59-69.
2023-01-01
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As noções de conveniência e aparência como novidade ética em Maquiavel.
23:54-66.
2023-01-01
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Contribuições para uma teoria antropológica na leitura de Deleuze sobre Hume.
23:160.
2023-01-01
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Crítica social e política pública: rearticulando a ideia de progresso como mediação à justiça social no programa -Mais IDH-.
23:339-347.
2023-01-01
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Da noção de organismo no emergentismo ontológico de Martin Heidegger.
23:241-255.
2023-01-01
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Das modulações do silêncio em Heidegger: uma leitura a partir de Ser e tempo.
23:67-78.
2023-01-01
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De Heisenberg a Hegel: reflexões metafísicas sobre a física quântica.
23:35-53.
2023-01-01
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Deleuze e seu outro.
23:120-133.
2023-01-01
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Dioniso contra Sócrates: notas sobre metafísica, otimismo e pessimismo em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche.
23:328-338.
2023-01-01
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Do humanismo burguês ao humanismo existencialista: o caminho do intelectual clássico para Sartre.
23:259-277.
2023-01-01
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Freud e o descentramento da subjetividade: o inconsciente como via de recusa consciencialista.
23:79-98.
2023-01-01
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Institucionalização e socionormatividade da esfera pública em Habermas.
23:270-299.
2023-01-01
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Intencionalidade coletiva: a linhagem interacionista.
23:144-165.
2023-01-01
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Kant's dynamic metaphysics: kant's theory of judgment and the nature of the theoretical knowledge of consistency in empirical reasoning.
23:87-100.
2023-01-01
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Ludwig wittgensteins philosophy in the light of the diagnosis of Autism.
23:39-58.
2023-01-01
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O conceito de massas no pensamento de Hannah Arendt.
23:20-34.
2023-01-01
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O drama da existência: a ontologia de Sartre.
23:307-327.
2023-01-01
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O fundamento de deliberação moral e a dimensão da normatividade em Ser e tempo: a posição de Steven Crowell em face da interpretação de E. Tugendhat.
23:191-208.
2023-01-01
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Os usos políticos da dialética hegeliana.
23:148-159.
2023-01-01
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Qual regime socioeconômico é mais adequado à realização da justiça como equidade?.
23:175-190.
2023-01-01
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Raça e a partilha colonial do sensível na obra de Achille Mbembe.
23:195-209.
2023-01-01
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Sartre leitor de Hegel: avaliação da história nos Cadernos para uma moral.
23:101-119.
2023-01-01
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Sobre a clivagem antropocêntrico/ecocêntrico na filosofia ambiental.
23:210-226.
2023-01-01
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Sobre o populismo em Ernesto Laclau e Nadia Urbinati: lógica da política ou desfiguração da democracia?.
23:99-114.
2023-01-01
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São Martinho de Dume: entre conselhos ou preceitos morais como preocupação prática.
23:296-306.
2023-01-01
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Uma investigação acerca da razão nos animais: a naturalização da epistemologia de David Hume.
23:1-19.
2023-01-01
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'É para o seu próprio bem': a dimensão ética das ferramentas de detecção de risco de suicídio e da intervenção paternalista.
22:95-116.
2022-01-01
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A ambiguidade da definição ostensiva e a convergência entre Wittgenstein e Agostinho.
22:156-167.
2022-01-01
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A arqueologia do presente e a questão do sujeito no pensamento de Giorgio Agamben.
22:278-291.
2022-01-01
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A crítica de G. A. Cohen ao pensamento de Rawls: ethos e incentivos.
22:205-219.
2022-01-01
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A filosofia e seus outros: entusiasmo e fanatismo nos séculos 17 e 18.
22:12-21.
2022-01-01
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A meditatio mortis montaigniana: de como filosofar é aprender a viver.
22:18-29.
2022-01-01
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A origem da antropologia kantiana.
22:230-243.
2022-01-01
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A psicologia experimenterende de Kierkegaard como resposta à psychologia empirica e à experimentelle psychologie.
22:144-156.
2022-01-01
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A tendência à destruição do domínio público pela hegemonia da razão neoliberal.
22:45-54.
2022-01-01
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A visão integral da pessoa no pensamento de Emmanuel Mounier e José Saramago.
22:18-241.
2022-01-01
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Algumas contribuições de Merleau-Ponty à pedagogia.
22:1-17.
2022-01-01
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Aproximações entre a estética kantiana e o poema de sete faces de Carlos Drummond de Andrade.
22:266-278.
2022-01-01
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As heterotopias.
22:1-10.
2022-01-01
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As três fases do problema da demarcação.
22:227-250.
2022-01-01
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Ação, espaço público e memória na perspectiva de Hannah Arendt.
22:55-62.
2022-01-01
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Bem egológico e bem comum: entre antigos e helênicos.
22:1-11.
2022-01-01
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Bioética e eugenia: pressupostos biopolÃticos da manipulação genética.
22:298-307.
2022-01-01
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Da Educação enquanto Afirmação da Vida entre a Arte e a Filosofia segundo Nietzsche no Filme ?Sociedade dos Poetas Mortos?.
12:121-138.
2022-01-01
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Da experiência à mediação: uma transição mínima em Theodor Adorno.
22:59-73.
2022-01-01
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Desontologização do sujeito generificado e a metafísica da substância: diálogos de Butler com Nietzsche.
22:130-143.
2022-01-01
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Destino e predeterminação. Considerações nietzschianas em torno à acolhida jubilosa do fato para além de determinismos.
22:220-229.
2022-01-01
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Dilectio, resignação e injustiça: possibilidade de interpretar o amor como resignação e conformação com a injustiça, à luz de Santo Agostinho.
22:251-265.
2022-01-01
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ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER: REFLEXÕES SOBRE A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO A PARTIR DE NIETZSCHE E BERGSON.
22:85-94.
2022-01-01
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Finitude e singularidade: o jogo dos irredutíveis em Sartre.
22:63-79.
2022-01-01
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Hobbes e o problema da personificação na teoria da representação.
22:33-45.
2022-01-01
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Humilhação da presunção e interiorização da lei moral em Immanuel Kant.
22:116-127.
2022-01-01
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Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença.
22:244-254.
2022-01-01
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Incerteza quântica e dilaceramento do espírito: reflexões hegelianas sobre a ciência contemporânea.
22:186-202.
2022-01-01
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Insegurança e medo na vida urbana.
22:280-292.
2022-01-01
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Kojève, Lacan e a Formação do eu.
22:68-84.
2022-01-01
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Ludwig Feuerbach: por quê seu ateísmo é ponderável?.
22:187-205.
2022-01-01
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Mandelbaum: crítica ao antiessencialismo na arte e sua interpretação problemática da noção wittgensteiniana de semelhança de família.
22:74-87.
2022-01-01
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Necessidade, evolução e liberdade na filosofia jônico-epicurista.
22:49-58.
2022-01-01
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Notas sobre o conceito de prazer em Epicuro.
22:98-107.
2022-01-01
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Notas sobre o misticismo racional de Erwin Schrödinger.
22:215-226.
2022-01-01
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O -super-homem- nietzschiano e o -super-humano- transumanista.
22:117-129.
2022-01-01
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O direcionamento humano: uma breve contribuição da filosofia e uma leitura do mundo técnico.
22:139-155.
2022-01-01
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O enunciado como categoria de análise na produção do(s) discurso(s) em Foucault.
22:255-264.
2022-01-01
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O individual e o coletivo em Taylor e Platão.
22:195-204.
2022-01-01
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O papel do filósofo: uma perspectiva africana.
22:93-101.
2022-01-01
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O problema da relação intelecto-cérebro na obra de Schopenhauer com ênfase especial ao -paradoxo de Zeller-.
22:265-277.
2022-01-01
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O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.
22:268-279.
2022-01-01
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Os dois lados do limite da crítica: por que o númeno faz parte da analítica?.
22:34-48.
2022-01-01
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Pressupostos e balanço crítico da análise de Habermas sobre a subjetividade e da tese da individuação pela socialização.
22:44-58.
2022-01-01
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Quando devemos silenciar outras pessoas: a dimensão positiva do silenciamento epistêmico.
22:168-185.
2022-01-01
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Republicanismo e liberalismo: um possível consenso em torno de uma ideia de virtude cívica.
22:203-214.
2022-01-01
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Restaurar a diferença na sensibilidade: Deleuze crítico de Kant.
22:168-186.
2022-01-01
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Rorty: uma utopia de primazia da literatura e da liberdade.
22:206-214.
2022-01-01
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Temporalidade em Husserl.
22:279-289.
2022-01-01
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Um começo para o começo: início absoluto, aufhebung, necessidade e contingência em Hegel.
22:128-148.
2022-01-01
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Um mundo sem mediações: descolonização africana como teoria polÃtica da modernização periférica.
22:149-161.
2022-01-01
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Um ponto de partida sobre as medições: um entendimento esquemático e epistemologicamente útil.
22:108-120.
2022-01-01
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Unterschied: sobre a crítica de Heidegger à concepção indiferenciada de natureza.
22:33-44.
2022-01-01
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Visitando a terra gêmea moral.
22:102-115.
2022-01-01
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-Alguém tem de dizer aos negros a verdade-: Olavo de Carvalho sobre a contribui-ção negro-africana à cultura ocidental.
21:351-374.
2021-01-01
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A biopolítica da pandemia: Agamben e Bolsonaro entram em um bar.
21:319-335.
2021-01-01
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A ciência pode tudo? Considerações éticas sobre tecnobiociência e valores a partir de Hans Jonas.
21:164-173.
2021-01-01
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A concepção política dos direitos humanos: algumas objeções.
21:367-378.
2021-01-01
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A crítica de Heidegger à estética em A origem da obra de arte (Der Ursprung des kunstwerkes, 1936).
21:301-319.
2021-01-01
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A crítica do universalismo hegeliano em três tempos: Fanon, Dussel e Freire.
21:395-404.
2021-01-01
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A educação do ethos na Antígona de Sófocles.
21:433-443.
2021-01-01
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A história e o impossível: Walter Benjamin e Derrida".
21:438-447.
2021-01-01
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A insurgência do transumanismo: velhos e novos dilemas religiosos.
21:154-167.
2021-01-01
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A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.
21:94-113.
2021-01-01
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A lei natural como vontade de potência: considerações nietzschianas acerca da legislação da natureza.
21:375-389.
2021-01-01
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A liberdade da consciência humana: o que Lutero e Kierkegaard tem a nos dizer?.
21:298-318.
2021-01-01
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A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin, como experimento de pensamento: uma investigação do fazer literário como fazer filosófico.
21:99-111.
2021-01-01
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A pandemia e o isolamento social a partir de Rousseau.
21:426-437.
2021-01-01
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A relação entre revolução e estado: crítica de Hannah Arendt ao modelo atual.
21:121-133.
2021-01-01
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A tipificação das regras e seus sentidos de obrigação.
21:134-147.
2021-01-01
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Antropogênese e filosofia indígena: o homem e o animal.
21:405-416.
2021-01-01
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As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento a favor da cultura.
21:320-330.
2021-01-01
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Ausência e Sujeição ao Presente: a propósito da ontologia destes tempos em Michel Foucault.
21:1-20.
2021-01-01
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Causalidade kantiana e leis científicas contingentes.
21:417-432.
2021-01-01
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Condições filosóficas para uma estética husserliana.
21:197-217.
2021-01-01
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Considerações filosóficas sobre as entrevistas de solicitação de refúgio.
21:44-60.
2021-01-01
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Corpo e alma em unidade: a concepção wittgensteiniana de ser humano.
21:174-188.
2021-01-01
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Corpo, cotidiano e reprodução: considerações sobre o neoliberalismo a partir de Silvia Federici.
21:218-235.
2021-01-01
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Da concomitância entre direitos humanos e direito: sobre a base fundacional da democracia como um sistema público de direito com caráter antifascista.
21:379-409.
2021-01-01
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De ninguém a outrem: dialética e mimese, judaísmo e humanismo a partir de Blanchot e Adorno.
21:15-34.
2021-01-01
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Diferença e oposição: uma controvérsia.
21:358-375.
2021-01-01
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Dignidade humana em Adam Smith: a conciliação entre liberalismo e moral.
21:195-205.
2021-01-01
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Discurso e técnica na era da informação.
21:161-176.
2021-01-01
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Dissonâncias e ressonâncias da filosofia kantiana sobre a filosofia de Maine de Biran.
21:408-425.
2021-01-01
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Do singular ao singular: finitude, trans-historicidade e compreensão em Sartre.
21:268-282.
2021-01-01
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Eficiência e dominação da técnica.
21:354-366.
2021-01-01
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Einstein?s Local Realism vs. Bohr?s Instrumental Anti-Realism: The Debate Between Two Titans in the Quantum Theory Arena.
21:332-348.
2021-01-01
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Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.
21:199-220.
2021-01-01
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Finitude e personalização: a escolha original em Sartre.
21:410-432.
2021-01-01
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Gilles Deleuze e Aristóteles: a diferença no feliz momento grego.
21:15-26.
2021-01-01
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Hegel e a certeza sensível.
21:168-179.
2021-01-01
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Historicidades em conflito: uma hipótese para o Século XX.
21:35-49.
2021-01-01
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Imitação na Ars Politica de Maquiavel: ambiguidades e ambivalências na reinserção da Virtù.
21:444-465.
2021-01-01
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La philosophie de la mécanique quantique de Gaston Bachelard.
21:180-194.
2021-01-01
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Life as a (bio)political input: critical genealogies of Michael Foucault and Giorgio Agamben.
21:261-282.
2021-01-01
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Machiavelli and republicanism in Elizabethan England.
21:221-236.
2021-01-01
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Niilismo e Carta ao pai: Apontamentos entre filosofia e literatura.
21:21-43.
2021-01-01
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Notas preliminares sobre o conceito de justiça no Livro I da República de Platão.
21:433-445.
2021-01-01
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O Λόγος [logos] Noético: Análise da Lógica Proposicional e dos Conceitos Lógico-Dialéticos no Corpus Hermeticum 12.12-14a.
21:311/2-331.
2021-01-01
-
O Estado a partir do pensamento de Marx e Engels: das ilusões do reformismo à sua necessária superação.
21:331-340.
2021-01-01
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O conceito de outrem.
21:466-480.
2021-01-01
-
O direito internacional e o futuro da cidadania democrática na filosofia de Juergen Habermas.
21:293-310.
2021-01-01
-
O liberalismo como base para um sistema político, social e econômico na pós-história de Hegel e Fukuyama: um contraponto à luz de Hans Jonas.
21:221-236.
2021-01-01
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O mundo é o grande espelho da consciência: reflexões sobre as implicações quânticas do idealismo absoluto de Hegel.
21:256-270.
2021-01-01
-
O problema do desacordo na epistemologia contemporânea.
21:206-220.
2021-01-01
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O que é `Metametafisica?? Uma Análise das Metodologias de Meinong, Carnap e Quine.
21:237-255.
2021-01-01
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O thatsache na filosofia elementar de K. L. Reinhold.
21:77-87.
2021-01-01
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Observações introdutórias sobre a natureza da beleza na filosofia de George Santayana.
21:237-249.
2021-01-01
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Os caminhos da tolerância.
21:390-407.
2021-01-01
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Os limites da democracia representativa: atomização, passividade e afastamento da política.
21:236-247.
2021-01-01
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Os precursores esquecidos de Ludwig Wittgenstein.
21:89-114.
2021-01-01
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Pensar em modelos: Adorno e a filosofia como exercício.
21:250-260.
2021-01-01
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Prolegômenos da teologia natural em Tomás de Aquino: a possibilidade de um conhecimento racional de Deus.
21:46-59.
2021-01-01
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Reflexões sobre o conceito kantiano de esclarecimento a partir da teoria marxiana.
21:50-60.
2021-01-01
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Religião e política na obra de Giorgio Agamben.
21:446-453.
2021-01-01
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Resenha de: Religião e política em Giorgio Agamben.
21:446-453.
2021-01-01
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Simone de Beauvoir: considerações sobre o envelhecimento e a finitude na obra Mal-entendido em Moscou.
21:1-14.
2021-01-01
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Sobre a atualidade e pertinência das críticas de Nietzsche à educação de seu tempo.
21:88-98.
2021-01-01
-
Sobre as paixões humanas em Thomas Hobbes.
21:1-14.
2021-01-01
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Subjetividade e desamparo: um olhar winnicottiano sobre a racionalidade neoliberal.
21:115-131.
2021-01-01
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Um suplemento inofensivo: a botânica de Rousseau.
21:61-74.
2021-01-01
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Uma exposição cronológica das ideias acerca da constituição da Crítica da razão pura retratada nas Correspondências de Kant.
21:114-153.
2021-01-01
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É possível filosofar em português: entre Patativa do Assaré e Manfredo Araújo de Oliveira.
21:349-357.
2021-01-01
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Éthique de la communication et de linformation. Une initiation philosophique en contexte technologique avance.
21:448-453.
2021-01-01
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Ética e solidariedade: uma lição da pandemia.
21:283-297.
2021-01-01
-
A arte como expressão da vida como vontade de poder em Friedrich Nietzsche.
20:190-201.
2020-01-01
-
A constituição de sentido como acontecimento: Heidegger e a transformação da fenomenologia.
20:17-38.
2020-01-01
-
A crítica à democracia liberal em Carl Schmitt e Robert Kurz: um estudo comparativo.
20:194-210.
2020-01-01
-
A dialética das tradições de pesquisa de Alasdair Macintyre.
20:314-338.
2020-01-01
-
A dimensão afetiva da existência humana à luz da fenomenologia hermenêutica: o caráter revelador das emoções em Ser e Tempo.
20:51-60.
2020-01-01
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A díade virtù-fortuna na fundação e manutenção da ordem em Niccolò Machiavelli.
20:309-331.
2020-01-01
-
A estrutura das revoluções científicas de Kuhn: uma breve exposição.
20:173-192.
2020-01-01
-
A filosofia da mecânica quântica de Gaston Bachelard.
20:229-242.
2020-01-01
-
A filosofia na perspectiva anti-representacionista de Rorty: da imagem mental especular à ênfase na linguagem como prática social.
20:392-403.
2020-01-01
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A formulação do problema da dedução transcendental em Opus Postumum: é possível identificar, neste, elementos de uma dedução próxima àquela de 1781?.
20:50-60.
2020-01-01
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A liberdade como causalidade da razão pura: entre o formalismo da lei e a sua aplicação à natureza.
20:118-130.
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A noção de -minha natureza- nas -Meditações Metafísicas- de Descartes: sobre um eu-prático no cartesianismo.
20:106-117.
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A primazia da música em Schopenhauer.
20:243-251.
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A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis.
20:274-283.
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A questão da convivência sob a ótica das tonalidades afetivas.
20:377-391.
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A reversibilidade ontológica no conceito de imanência.
20:61.
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A superação da concepção liberal de liberdade em Hannah Arendt.
20:202-214.
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A tese da transparência do sentido segundo Frege e Dummett.
20:154-164.
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A via negativa de Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino.
20:39-49.
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A virtude não se ensina, se evoca: uma reflexão sobre arete e paideia em Martin Heidegger.
20:252-263.
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Acontecimento e resistência em a Peste de Albert Camus.
20:39-52.
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Animalidade, loucura e biopolítica em Foucault.
20:154-163.
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As reviravoltas de um conceito: a crítica do -poder- em Michel Foucault.
20:83-97.
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As vozes de Wittgenstein: hegemonia, assombração e conflito.
20:291-308.
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Aspectos filosóficos da narrativa do Ecce Homo de Nietzsche: uma perspectiva em autoencenação.
20:125-144.
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Biopolítica no Brasil: o racismo de Estado do Colônia.
20:308-321.
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Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura.
20:1-16.
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Butler leitora de Beauvoir: o gênero como ato performativo.
20:16-38.
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Causalidade Natural e Espontânea em Aristóteles.
20:204-2016.
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Considerações sobre o método por exemplos de Ludwig Wittgenstein.
20:140-153.
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Cálculo e medida na transição de o nascimento da tragédia para Humano, demasiado humano: as paixões como questão.
20:174-189.
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Da disciplina à necropolítica, o papel do trabalho e da seguridade em Foucault e na atualidade.
20:131-143.
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De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?.
20:333-341.
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Dos milagres ou das crenças causais ilegítimas, em David Hume.
20:99-108.
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Duas concepções de estado de natureza: Rousseau e Buffon.
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Educação à distância: ampliando o alcance da crítica social.
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Educação, resistência e politização: sobre o sentido da educação na literatura indígena brasileira contemporâ-nea.
20:211-228.
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Estado pastoral e governo político dos homens.
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Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.
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Heidegger e a noção de jogo como disposição.
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Humanismo tecnocientífico e metafísica realizada.
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Metáfora, metonímia e método na transição analógica da representação à vontade: o conhecimento da coisa em si na metafísica de Schopenhauer.
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O campo como nómos biopolítico da modernidade e a figura do muçulmano.
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O equívoco de Robert Nozick ao interpretar a questão da propriedade em Locke.
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O leitor como sujeito meditante: a maneira de demonstrar e o estilo de escrita das meditações metafísicas de René Descartes.
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O lugar da obra de arte na filosofia do sublime do século XVIII.
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O passado como rememoração e redenção em Walter Benjamin.
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O que é hermenêutica para Paul Ricoeur?.
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O retorno ao pensamento do ser na filosofia de Heidegger.
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Para além do legalismo: Hannah Arendt e a desobediência civil.
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Pensar a melancolia: dos humores de Hipócrates ao pessimismo revolucionário de Walter Benjamin.
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Political action in machiavellian republicanism.
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Political praxis, social analysis and western modernization: a theoretical-political route for critical social theory.
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Quem tem medo de ontologia? Graham Harman e o realismo ontológico na teoria social.
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Ressentimento e vingança: conservação e desagregação do espaço político em Arendt.
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Sentido e sofrimento no último Nietzsche.
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Sobre animais, humanos e máquinas: para onde vai a consciência?.
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Subjetividade transcendental e Deus: fundamentos da fenomenologia de Husserl.
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Wittgenstein sobre método teológico e predestinação.
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