Ana Quênia Gomes da Silva Allahdadi
Bachelor's at Fisioterapia from Universidade de Santo Amaro (2000), master's at Physiology from Universidade Federal de Minas Gerais (2004) and doctorate at Pharmacology from Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Has experience in Physiotherapy and Occupational Therapy, focusing on Physiotherapy and Occupational Therapy, acting on the following subjects: sympathetic nerve activity, chronic intermittent hypoxia, hypothalamic paraventricular nucleus, hypertension and angiotensin-(1-7).
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santo Amaro (2000) com especialização em Fisioterapia respiratória pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Adicionalmente cursou residência/especialização em Fisioterapia cardiovascular e respiratória no Hospital do Coração (2002). Concluiu o os cursos de mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvendo um projeto de pesquisa que visou avaliar a contribuição de Angiotensinas atuando no núcleo paraventricular do hipotálamo para o controle da atividade simpática renal e da pressão arterial. Para tanto abordou principalmente os temas de hipotálamo,atividade simpática, sistema renina angiotensina. Além disso avaliou como esta regulação é alterada em condições fisiológicas alteradas/patofisiológicas como durante a insuficiência cardíaca crônica, sobrecarga de sal/hiperosmolariadade, hipóxia intermitente crônica e modelos de animais transgênicos. Realizou o pós-doutorado no Medical College of Georgia, avaliando a modulação do aumento de tônus simpático e da hipertensão consequente da hipóxia intermitente, simulando a condição de apnéia do sono. Durante o desenvolvimento deste projeto foi transferida para a University of North Texas Health Science Center. Atualmente atua como professor Associado no Departamento de Biorregulação, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Bahia.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
