Graduação em Pedagogia(Universidade Católica de Goiás,1967), especialização em Psicologia da Educação (Univesidade Federal de Goiás, 1973),mestrado em Psicologia da Educação( Fundação Getúlio Vargas - RJ, 1982) e doutorado em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995). Professora na Universidade Veiga de Almeida/Rio de Janeiro nos Cursos de Graduação em Psicologia, pós-graduação em "Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional" e no mestrado profissional e doutorado em "Psicanálise, Saúde e Sociedade". É psicanalista, membro do Colegiado da "Escola de Psicanálise dos Foruns do Campo Lacaniano", onde coordena seminários. Como pesquisadora desenvolveu projetos com recursos do INEP de 1982 a 1986 na área da educação/aquisição da escrita e foi bolsista do CNPq de 1986 a 2001, com projetos cujo tema foi a linguagem escrita abordada na interface psicanálise/ lingüística. No momento, atua na área da teoria e clínica psicanalíticas, em diálogo multidisciplinar com os campos da filosofia, da estética e da educação. Temas abordados: aquisição da escrita, psicanálise e funções da escrita; oficina terapêutica de escrita e arte; psicose; psicanálise, ética e estética; sublimação e criação. A homologia entre o processo de destituição subjetiva quando referido à formalização do objeto estético e a destituição subjetiva própria ao final da análise; a questão da interpretação no campo da psicanálise e da arte contemporânea.Pesquisa atual: o corpo na arte e na psicanálise. Livros publicados: "Gramsci: teoria e vida" (Editora Universidade federal de Goiás); "A alfabetização depois de Lacan" ( Editoras Associadas das Universidades católicas); "Psicanálise, linguística, linguisteria" ( Editora Escuta); "O amor e suas letras" (Org.: Editora 7Letras), "Psicanálise e alfabetização", "Psicanálisentreartes" ( Editora Azougue".
graduate at Pedagogia from Universidade Católica de Goiás (1967), master's at Education from Fundação Getúlio Vargas - RJ (1982) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: psicanálise, educação, escrita, lingüística and linguística.