membro de Grupo de Estudos do Se-movimentar - GESEM Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física Grupo de Pesquisa
publicações selecionadas A TEORIA DO SE-MOVIMENTAR E O MOVIMENTO HUMANO SIGNIFICATIVO: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Movimento, v. 26, e26096, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.103309ENTRE PERCEPÇÃO, HISTORICIDADE E EXPRESSÃO: A DANÇA COMO LINGUAGEM Pedagogia Crítico-Emancipatória e Paulo Freire DANÇA: CAMINHO DE POSSÍVEIS (RE)ENCONTROS COM O BRINCAR E SE-MOVIMENTAR Das -profundezas do espaço-: considerações sobre o jogo de futebol de um ponto de vista da teoria espacial e corporal ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DE LINGUAGENS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Veränderungsperspektive zum Brasilianischen Schulsport
theses/dissertations advising Superstição no Esporte Reconstruindo Fragmentos na era da produção industiral da cultura: possibilidades na Educação Física Escolar através do conteúdo da dança POR MAIS RESPEITO E REPONSABILIDADE COM CRIANÇAS: POSSIBILIDADES DE SE DESENVOLVER E ?BRINCAR E SE-MOVIMENTAR? PELO TURNEN. Concepção Crítico-Emancipatória: Uma leitura dos pressupostos filosóficos-pedagógicos a partir do processo ensino-aprendizagem Teorias da Aprendizagem e a formação profissional em Educação Física EDUCACAO FISICA E PRATICA DE ENSINO: PENSANDO NOVAS PERSPECTIVAS NAS RELACOES INSTITUCIONAIS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS PUBLICAS O LAZER DO TRABALHADOR DA INDUSTRIA Sentidos e Significados da Dança em Cadeira de Rodas As Relações Afetivas nas Aulas de Educação Física Escolar: espaço de encontros e reencontros Educação Física e Vivências Corporais A PRODUCAO DO CONHECIMENTO NA EDUCACAO FISICA BRASILEIRA E SUAS PRO- POSTAS DE INTERVENCAO NA EDUCACAO FISICA ESCOLAR: ANALISE DAS PESQUI- SAS NOS MESTRADOS EM EDUCACAO. EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADE: O BRINCAR E O “SE MOVIMENTAR” DA CRIANÇA PEQUENA NA ESCOLA O Brincae-e-se-movimentar - A linguagem da criança Discutindo Valores Humanos na Educação Física Escolar, a partir do Movimento Humanista A pre-sença da Capoeira na "vida" de alunos em duas Escolas Municipais de São José, SC Teoria e prática pedagógica da educação física na formação de professores: Compreendendo a relação ser humano e natureza LAZER E SUBJETIVIDADE: POSSIBILIDADES DE RE-CRIACAO O "Brincar e Se-Movimentar" como expressão fundamental para a curiosidade da criança Formação profissional na perspectiva do ensino para as séries iniciais: o caso da Unochapecó Educação (Física) infantil: se-movimentar e significação Desenvolvendo um Cenário Imaginativo Circense pelo Brincar e Se-Movimentar da criança O brincar-e-se-movimentar e a imaginação da criança ENTRELAÇAMENTO DANÇA-LINGUAGEM: entre percepção, historicidade e expressão Dança na Educação: a busca de elementos na arte e na estética Educação Física, Vivência e Experiência Corporal Atividade Física relacionada à Saúde Produção do Conhecimento na Educação Física Brasileira e suas Propostas de Intervenção na Educação Fisica Escolar O ESPORTE NA ESCOLA ?BRINCAR, CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PELO OLHAR DE ALGUNS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA? O SE-MOVIMENTAR COMO FUNDAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA RESPONSÁVEL: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA Sem tempo de Ser Criança: reflexões sobre o tempo no brincar e se-movimentar de crianças SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA O “SE-MOVIMENTAR” NA DANÇA EM CADEIRA DE RODAS CRIANÇAS, o que elas querem e precisam do mundo, do adulto e delas mesmas? Educação (Física) O BRINCAR DANÇANTE: A CRIANÇA E SUA INERENTE NECESSIDADE DE BRINCAR E SE-MOVIMENTAR PELA DANÇA O BRINCAR E A INDÚSTRIA CULTURAL: É POSSÍVEL SALVAR A CRIANÇA? O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCACAO FISICA DA UFSC: UMA ANALISE DAS CONCEPCOES DE ENSINO E DE ESPORTES. EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA Por uma didatica comunicativa para a Educação Física Escolar Indústria Cultural e Dança: superando cisões e reinventando humanidades na Educação Física Gênero e educação física: o que diz a produção teórica brasileira dos anos 80 e 90? / A linguagem nas atividades de educadores no MST O Se-Movimentar como fundamento para uma Educação Física Responsável: uma leitura fenomenológica-hermeneutica Por Mais respeito e responsabilidade com crianças: Possibilidades de se desenvolver e "briancar e se movimentar" pelo Turnen Linguagem, Intersubjetividade e Movimento Humano O futebol na escola: uma proposta co-educativa sob a ótica da pedagogia crítico-emancipatoria Educação física e racionalidade :: contraposições na modernidade / Conhecimento Teórico-Metodológico em esporte escolar:possibilidade superadora no plno da cultura corporal Ginástica : em busca de sua identificação no âmbito escolar / As relações entre cultura e sub-cultura: circunscrevendo a cultura coporal O ?se-movimentar? na dança: uma abertura para novas significações ? diálogos na educação EXPERIÊNCIA E MOVIMENTO: POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA Educação Física na Educação Infantil - O mundo de vida da criança e as Creches A Educação para o Meio Ambiente na formação de professor de Educação Física Teorias da Aprendizagem na Formação do Profssor em Educação Fisica O Brincar e Se-Movimentar - A linguagem da Criança Contribuições da Educação Física como prática pedagógica na formação de sujeitos autônomos Dominação e Autoritarismo na Prática Pedagógica da Educação Física e as Possibilidades de sua Superação. PRESSUPOSTOS TEORICOS COM VISTAS A TEMATIZACAO DO FUTEBOL BRASILEIRO PELA EDUCACAO FISICA ESCOLAR A PARTIR DA TEORIA EDUCACIONAL LIBERTA- DORA. Carne Marcada: Reflexões acerca da corporeidade da pessoa portadora de defiência. BRINCANDO E DANÇANDO E SENTINDO A CANÇÃO: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE DANÇAR, BRINCAR E SE-MOVIMENTAR ontologia do movimento humano. Danças afro e suas sensíveis significações O conceito de natureza na formação de profesosres de Educação Física: entendendo a prática pedagógica Crianças o que elas querem e precisam do mundo, dos adultos e delas mesmas? Análise da constituição e transformação da cultura de movimento :: uma fundamentação possível para a educação física escolar / DESENVOLVENDO UM CENÁRIO IMAGINATIVO CIRCENSE PELO BRINCAR-E-SE-MOVIMENTAR DA CRIANÇA O Brincar e Se - Movimentar como expressão fundamental para a curiosidade da criança Educação Física Escolar: Reflexões sobre teoria e prática pedagógica cotidiana dos professores A transformação do futebol brasileiro: avanços e recuos na sua modernização e repercussões nas categorias de base Por uma didática comunicativa na Educação Física COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA: MOVIMENTO HUMANO, EXPRESSIVIDADE E TÉCNICA, SOB UM OLHAR FENOMENOLÓGICO Pressupostos Teoricos com vistas á tematização do futebol brasileiro pela Educação Física escolar a partir da teoria educacional de Paulo Freire Conhecimento Teórico-metodológico em esporte escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: Um Estudo de Caso de Uma Prática Pedagógica MUNDO ACELERADO, CRIANÇAS ACELERADAS: SEM TEMPO DE BRINCAR E SE-MOVIMENTAR O movimento humano numa visão reichiana: repensando a educação física escolar As relações entre cultura e sub-culturas: circunscrevendo a Cultura Corporal Aproximações teóricas entre a Praxiologia Motriz e a Proposta Transformação Didático-Pedagógica do Esporte: Por um diálogo da possibilidade. Corpos Desenhados: Olhares de Crianças de Brasília Através da Escola e da Mídia