Ronald Teixeira da Cunha
Ronald Teixeira (Niterói RJ 1962). Diretor de Arte, Cenógrafo e Figurinista de Teatro, Cinema e TV, Mestre em Ciências da Arte na Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Cenografia e Indumentária pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua como Professor de Cenografia para Cinema, TV e Teatro e Indumentária Histórica desde 1990, e na Escola de Comunicação UFRJ, para os curso de Direção Teatral, Jornalismo e TV.
Em 35 anos de carreira trabalhou com renomados diretores tais como Daniel Filho, Walter Avancini, Luiz Fernando Carvalho na Rede Globo, foi indicado e recebeu diversos prêmios na categoria Cenografia e Direção de Arte tais como Troféu Ministério da Cultura, Mambembe, Shell, Triga de Ouro na Quadrienal de Cenografia de Praga. Foi ainda contemplado com o Prêmio de melhor Direção de Arte no Festival de Cinema dos Sertões pelo longa-metragem Infância com Fernanda Montenegro, e com o Prêmio de melhor Diretor de Arte no Festival Internacional de Cinema - FICC com o longa-metragem O Filho do Homem.
Realizou criações em direção de arte, cenografia e figurinos para teatro, ballet, musicais, seriados e novelas para TV, projetos expográficos e filmes longa metragens, construindo longa parceria com o cineasta e dramaturgo Domingos Oliveira.
Projetou e reformou diferentes espaços cênicos, como o Teatro Casa da Gávea e O Tablado. Na Quadrienal de Cenografia de Praga 2007 foi Coordenador da Seção dos Países e Regiões, Curador Adjunto da Seção Nacional em 2011 (quando foi contemplado com a premiação máxima a Triga de Ouro), e Curador Geral do Brasil na edição de 2015.
Entre tantos projetos expográficos, realizou a cenografia de exposições para o Centenário de Nelson Rodrigues/FUNARTE-MINC, e o Patrimônio Imaterial Brasil-Portugal/IPHAN, os quais ambos, itineraram pelo país.
Jurado no Festival Internacional de Cinema da Amazônia 2020 e no RioWeb Fest 2020.
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
