Daniel Spitalnik Nathan
Em 2020, ingressou no Doutorado da Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).
Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) onde apresentou a dissertação Um Canto Para o Infinito, sobre música como elemento de comunicação comunitária, orientado pela Professora Priscila Kuperman e co-orientado pelo Professor Samuel Araújo.
Relativamente a essa pesquisa, participou de alguns eventos acadêmicos, entre os quais, dois congressos internacionais que foram o 16º Congresso Mundial de Estudos Judaicos, em Jerusalém, em 2013, apresentando o trabalho, Sephardic Liturgical Chant - interviewing a cantor in Rio de Janeiro, e o 36th World Conference of the International Council for Traditional Music, no Rio de Janeiro, em julho de 2001, apresentando o trabalho, Jewish Music: narrated experiences in Brazil. Publicou artigos em livros e revistas com essa temática.
Formado em Ciências Econômicas na Faculdade de Economia da UFRJ, foi monitor durante um ano da disciplina, Formação Econômica Brasileira. Obteve uma bolsa de pós-graduação na Faculdade de Economia da UFRJ, na categoria de aperfeiçoamento, realizando a pesquisa: A Integração Econômica entre Brasil/Argentina e Brasil/Uruguai no período 1974-1986, orientado pelos professores Maria Bárbara Levy e Fábio Giambiagi.
Num trabalho paralelo, como músico, já fez algumas apresentações; tem em torno de cinquenta músicas registradas e gravou dois discos autorais, Para Visitantes, Amigos e Seus Afins, e, Lampejo. Já trabalhou como baixista em conjuntos de MPB, jazz e rock, além de já ter acompanhado o artista Sydney Magal.
Trabalha na Assessoria de Relações Internacionais da Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde já organizou diversos seminários internacionais com institutos de geografia e estatística de outros países e com organismos multilaterais. Também já participou da organização de várias missões do IBGE ao exterior e da confecção de documentos, tais como memorandos de entendimento, atas e ofícios. Tem interesse especial no tema da imigração e cooperação internacional. Participa dos eventos do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).
No IBGE também já foi responsável pela orientação de cinco estagiários, das faculdades de Relações Internacionais e Sociologia.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
