Laercia Abreu Vasconcelos
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1985), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999) e Pós-doutorado Universidade Federal de São Carlos (2017-2018). Professora Associada 3 do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB), Instituto de Psicologia (IP), da Universidade de Brasília (UnB) onde atua nos cursos de graduação, e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento. Na administração universitária atuou como Coordenadora de Graduação (Dez/2008-Ag/2014), coordenando a reforma curricular do curso de graduação em psicologia IP/UnB, e chefe de departamento PPB/IP/UnB (Ag/2018-Out/2020). Foi do Corpo editorial da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (2006-2008); Behavior and Social Issues (2018-Atual); e é parecerista de agências de pesquisa e revistas nacionais e internacionais. Participou da Task Force for Cultural Studies da Association for Behavior Analysis International (Set/2018-2019); foi membro da Comissão de Acreditação de Analistas do Comportamento da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (Set/2017-Set/2019). Membro do GT ANPEPP Investigações Conceituais e aplicadas em Análise do Comportamento (2006-2012); GT da ANPEPP Análise Comportamental de Processos Simbólicos (2019-Atual); Think Tank for Cultural Studies (2015- Atual). No transcorrer de 27 anos na Universidade de Brasília, tem desenvolvido pesquisas básica, aplicada e utilização da tecnologia comportamental na Terapia Analítico-Comportamental Infantil. Coordenou a criação do primeiro Curso de Especialização em Terapia Analítico-Comportamental Infantil, no Brasil, e criou a primeira disciplina de Terapia Analítico-comportamental Infantil em Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Psicologia. Orienta estágios na clínica infantil
e ministra disciplinas de TAC e TACI na graduação de Psicologia. Entre os temas de pesquisa na Análise Experimental do Comportamento estão o comportamento cooperativo em esquemas FR de reforçamento mútuo; custo/benefício de culturantes cooperativos no Jogo do Dilema do Prisioneiro; e o comportamento punidor de crianças no Jogo de punição altruísta. Destaca-se como área de interesse o estudo da evolução de práticas culturais em sistemas complexos, com investigações de macrocontingências e metacontingências. Ministra disciplinas da área no Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento. Na Análise Aplicada do Comportamento, análise de leis; sistema de fichas em redes econômicas; inteligência artificial e comportamentos cooperativos e de contracontrole; comportamento verbal de gestor público na pandemia de Covid-19; e promoção de redes sustentabilidade entre crianças na escola.
Undergraduate Degree in Psychology from the Pontifical Catholic University of Goias (1985), Master?s Degree in Psychology from the University of Brasilia (1988), Doctor?s Degree in Psychology from the University of Brasilia (1999), and Post-Doctoral Degree from the Federal University of Sao Carlos (2017-2018). Associate Professor 3 of the Department of Basic Psychological Processes (BPP), Institute of Psychology (IP) of the University of Brasilia, where she teaches undergraduate courses, and works on the Graduate Program in Behavioral Science. On the University management, she served as Undergraduate Course Coordinator (Dec/2008-Sep/2014) coordinating the IP/UnB Psychology Undergraduate Curriculum Reform, and headed the BPP/IP/UnB department (Aug/2018-Oct/2020). Former member of the editorial staff of the Psicologia: Teoria e Pesquisa journal (2006-2008); Behavior and Social Issues (2018-Currently); and reviewer of research agencies, and national and international journals. She participated in the Task Force for Cultural Studies from the Association of Behavior Analysis International (Sep/2018-2019); former member of the Commission on Accreditation of Behavior Analysts from the Brazilian Association of Behavioral Psychology and Medicine (Sept/2017-Sep/2019). Member of the ANPEPP Conceptual and Applied Investigations in Behavioral Analysis WG (2006-2012); ANPEPP Behavioral Analysis of Symbolic Processes WG (2019-Currently); Think Tank for Cultural Studies (2015-Currently). Throughout the 27 years working for the University of Brasilia, she has developed basic and applied researches, and use the technology of applied behavior analysis in the Child Analytical-Behavioral Therapy (CABT). She coordinated the creation and establishment the first CABT Specialization Course on in Brazil, and created the first CABT course in undergraduate level at University of Brasilia. Guides internships in CABT and teaches CABT and ABT courses in Psychology graduation. Among the research topics in Experimental Behavior Analysis are cooperative behavior in FR schedules of mutual reinforcement; cost/benefit of cooperative culturants in the Prisoner's Dilemma Game; and Altruistic Punishment Game with children. The study of cultural complex systems stands out as an area of interest align with selectionist perspective with macrocontingencies and metacontingencies. In Applied Behavior Analysist the topics approached are analysis of laws; token system in economic networks; artificial intelligence and cooperative and countercontrol behaviors; verbal behavior of a public manager in the Covid-19 pandemic; and promoting sustainability networks among children at school.
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