Publicações no BrCris
 

Viviane Pedroso Domingues Cardoso

graduation at História from Universidade de São Paulo (2010), graduation at Licenciatura em História from Universidade de São Paulo (2011) and master's at History from Universidade de São Paulo (2015). Has experience in Education, acting on the following subjects: memorialismo, discurso paulista, análise do discurso, aluísio de almeida and nardy filho.
É bacharel (2010), licenciada (2011) e mestre (2015) em História pela Universidade de São Paulo - USP. Professora efetiva da rede estadual (desde 2012), além da sala de aula atuou na Diretoria de Ensino Centro - Oeste (2015-2016 e 2023) e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2018-2022). Como gestora pública na SEDUC/SP, liderou equipes com mais de 150 pessoas e esteve à frente de políticas públicas de grande impacto. Foi redatora do Currículo Paulista, coordenadora de etapa pelo Pro-BNCC(Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular), coordenou a produção de materiais de apoio didático como os das coleções Currículo em Ação e MAPPA. Em apenas cinco anos esteve em quatro cargos de liderança: Diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos ? CEJA; Diretora do Centro de Apoio Pedagógico ? CAPE (responsável pelas políticas da educação especial); Diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão Pedagógica e, por último, como Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica ? COPED, a mais alta função pedagógica da Secretaria da Educação, responsável pelas avaliações centralizadas, como o SARESP, pelo Programa de Ensino Integral ? PEI, pelo Inova Educação, pela produção dos materiais didáticos e por todas as ações pedagógicas da pasta, como resoluções e demais normativos, impactando as 5300 escolas e 3,5 milhões de estudantes, sem considerar os mais de 300 municípios parceiros e/ou do sistema de ensino. Durante a atuação na SEDUC fez parte do planejamento de cursos para docentes e gestores, inclusive realizando gravações transmitidas pela Rede do Saber e Centro de Mídias de São Paulo. Atualmente continua o trabalho formativo na Diretoria de Ensino, trabalhando no acompanhamento semanal direto de quatro escolas, atuando in loco com estratégias e formação para Coordenadores, com vistas do desenvolvimento das aprendizagens do Currículo Paulista pelos estudantes, do desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais, e do fortalecimento do componente Projeto de Vida na escola. Em Orientações Técnicas, prepara e ministra a formação dos gestores das 74 escolas da regional, abordando a implementação do Programa de Ensino Integral, a utilização das avaliações externas como ferramenta para a aprendizagem, o fortalecimento do Projeto de Vida nas escolas, a Cultura de Paz, entre outros. Para os professores, é responsável pela formação dos componentes de Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida, Eletivas e História. Como pesquisadora, já se debruçou nos temas da historiografia e memorialismo paulista, das obras fronteiriças, da análise do discurso histórico, da teoria e metodologia da História, e da consciência histórica, temas presentes na sua dissertação de mestrado, no artigo publicado na obra ?São Paulo: História, Memória e Construção?, e no texto do componente curricular História do Currículo Paulista. Atuou também na rede particular de educação, produziu originais para as editoras Moderna e Somos e presta consultoria pedagógica.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •