Karin da Costa Calaza graduated (1994) in Biological Sciences from Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), master's at Byophysics from UFRJ (1997), PhD at Byophysics from UFRJ (2001), with a period Sandwich PhD in Cornell University (2001). Professor Karin da Costa Calaza has experience in Morphology, focusing on Cytology and Celular Biology, acting on the following subjects: retina, gaba, neurogênese, glutamato and pinto. Recently, has been studying retinal patology, especially diabetic retinopathy and glaucoma.
Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof. Robert Duvoisin e realizou o pós-doutorado no Visual Neuroscience Departament do Ophtalmology Institute da University College London com o professor Glen Jeffery.
Atualmente é professora titular do Departamento de Neurobiologia, orientadora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e docente permanente da Pós-graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2/2020-2023) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ/2018-2021; 2021-2024). Membro do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência da UFF (2018-2022), do Fórum dos GT de Gênero e Parentalidade do RJ, vice-presidente da Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF 9(2023-) e do Comitê de Diversidade da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (2020- 2023). Coordenadora dos Projetos de Extensão "UFF nas escolas" e "Viés implícito e Ameaça pelo estereótipo: o que a Neurociência tem a nos dizer?" e vice-coordenadora do projeto de divulgação científica "Pega visão". Colaboradora nos projetos de extensão "Include meninas" e "Mulherio" da UFF e "Descontruindo estereótipos para uma sociedade mais justa" da UFRJ
Coordenadora do laboratório de Neurobiologia da Retina, tem experiência na área de Morfologia e fisiologia da retina, atuando principalmente nos seguintes temas: neuromediadores, desenvolvimento e patologias da retina. Desenvolve estudos que avaliam o papel da cafeína e dos canabinoides no desenvolvimento da retina e mecanismos de morte de celular em disfunções retinianas (isquemia e hiperglicemia), com foco na busca de novos alvos moleculares para prevenção/cura. Mãe de duas filhas nascidas em 2004 e 2007.