Marina Vergara Fagundes
Doutora em Ecologia pela UFRN, atualmente post-doc do Laboratório de Ecologia da Restauração - LER, atuando no experimento de longa duração TREEDiv BrazilDry (https://brazildry.wixsite.com/treediv).
Através de experimentos em campo e casa de vegetação, procuro compreender como estratégias funcionais e interações entre plantas podem ser utilizadas para restauração de ambientes semiáridos. No LER integramos trabalhos de inciação científica, mestrados e doutorados para uma ampla aprendizagem e manutenção de uma equipe colaborativa.
Atualmente estamos implementando o laboratório de formação popular que permitirá o treinamento de pessoas em casa de vegetação e produção de mudas para que a comunidade possa fazer parte integrante dos programas de restauração.
Possuo ampla experiência em delineamento experimental, trabalho de campo, estatística e linguagem R.
Considero de suma importância o conhecimento científico se atrelar ao mundo "popular", de modo que possamos cada vez mais ter pessoas "não científicas" integrando a ciência. Acredito na ciência colaborativa, e na disponibilização de informação. Entendo que a universidade possui um papel construtor civil junto dos grupos sociais e que também é seu papel lutar pela melhoria de qualidade de vida das pessoas.
PhD in Ecology at UFRN, currently post-doc in the Laboratory of Restoration Ecology - LER, working in the long-term experiment TREEDiv BrazilDry (https://brazildry.wixsite.com/treediv).
Through experiments in field and greenhouse, I seek to understand how functional strategies and interactions between plants can be used to restore semi-arid environments. Our workgroup integrate scientific initiation, masters and doctoral work for broad learning and maintenance of a collaborative team.
Currently, we are implementing a popular educational laboratory that will allow the training of scientific and non-scientific public at greenhouse and seedling production so that the community can be an integral part of restoration programs.
Since 2014 I work with field and greenhouse experimental designs, data collection and monitoring, laboratory analysis, statistical analysis in R environment and lectures to undergraduate and popular public.
I believe in collaborative science, shared knowledge and that scientific community should be more socially integrated in order to foster critical thinking.
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
