Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985); mestrado (1993) e doutorado (2003) em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; especialista (1995) em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
De 1989 a 2011, atuou como médico sanitarista da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades de assistência, docência e pesquisa junto ao Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (Butantã). De 2007 a 2015, foi consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, coordenando, de 2008 a 2015, a Rede HumanizaSUS. Desde 2011, atua como Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, trabalhando com os seguintes temas: medicina; saúde pública; tecnologias e práticas de cuidado em saúde; trabalho em saúde; organização dos processos de trabalho em saúde; comunicação e educação em saúde; redes de produção de saúde (como redes de conversação e trabalho cognitivo-afetivo); (redes de produção do comum e) inteligência coletiva; humanização em saúde; saúde, arte e cultura; ciências sociais e humanas em saúde; filosofia prática e análise (bio)política.
Professor at Universidade de São Paulo; graduate at Medicina from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), master's at Collective Health from Universidade de São Paulo (1993) and ph.d. at Collective Health from Universidade de São Paulo (2003). Has experience in Collective Health, focusing on Primary Health Care, acting on the following subjects: health, technology, philosophy, communication, health education, networks, collective intelligence and biopolitics.