Publicações no BrCris
 

Sarah Orthmann Tavernard de Alencar

Doutoranda (2020-) e Mestre (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Licenciada em Ciências da Natureza com habilitação em Física (2017) pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), câmpus Jaraguá do Sul, onde atuou como monitora de Física (2015-2017) e estagiária no Núcleo Pedagógico (2013/1), Laboratório de Física (2013/2) e Coordenação Acadêmica (2014). Durante a graduação, realizou intercâmbio (set/2015 a fev/2016) financiado pelo programa PROPICIE (IFSC) para a Häme University Of Applied Sciences (HAMK), em Valkeakoski, na Finlândia, onde estudou sobre o Sistema Educacional Finlandês. É autora e editora de materiais didáticos de Ciências da Natureza e Física. Em sua dissertação, investigou relações entre a formação e a prática docente relativamente à utilização de elementos de História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) para o ensino de Física na Educação Básica. Atualmente, em sua tese, busca analisar as contribuições conceituais e epistemológicas da trajetória acadêmica de Grete Hermann e seus estudos sobre os fundamentos filosóficos da teoria quântica para a formação de professores e bacharéis em Física. É membra dos grupos "Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências" (PPGECT-UFSC), coordenado pelos professores Dr. Luiz Peduzzi e Dra. Anabel Raicik e "TeHCo - Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos" (IFUSP), coordenado pelo prof. Dr. Ivã Gurgel. No Ensino de Física e de Ciências, tem afinidade com ensino por investigação e interesse por temas de História e Filosofia da Ciência (HFC) e Natureza da Ciência (NdC), em especial o desenvolvimento e interpretações da Teoria Quântica.
graduation at Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física from Instituto Federal de Santa Catarina (2017).
  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •