Possui Pós-doutorado em Educação, Universidade de Salamanca, USAL (2022); Pós-doutorado em Pensamento Ibérico e Latinoamericano, Universidade Pontifícia de Salamanca, UPSA (2018); Doutorado em Teologia Sistemática, UPSA, Espanha (2020); Doutorado em Educação, UFRGS (2006); Mestrado em Teologia Sistemática, PUCRS (2004); Mestrado em Educação, história e política, UFSC (1998). Especialização em Psicopedagogia, FAFImC/RS (1989); Formação de Educadores, FAJE/BH (2007). Graduação em Ciências Religiosas, PUCPR (1995); Teologia, ITESC/FACASC (1993); Estudos Sociais, UNIFEBE/SC (1987). Foi Presidente da Organização de Seminários e Institutos de Filosofia e Teologia, OSIB (1999-2000) no Brasil; Vice-Presidente e Presidente da Organização dos Seminários Latino-americanos, OSLAM (2000-2003). No período de 2011-2015 exerceu a função de Secretário Executivo do Departamento de Cultura e Educação no Conselho Episcopal Latinoamericano, CELAM, em Bogotá/Colombia. Possui uma longa vivencia como docente e investigador atuando em diversas IES no Brasil, América Latina e Europa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação (fontes e tendências do pensamento educacional, educação e racionalidade; modernidade, pós-modernidade, pensamento decolonial); no âmbito da Teologia Sistemática, com ênfase em Teologia Latino-americana (Teologias da Libertação); Teologia, ecologia e desenvolvimento sustentável; evangelização das culturas urbanas; Espiritualidade. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa em educação junto ao G. I. R. Helmantica Paideia, Faculdade de Educação, Universidade de Salamanca, Espanha (2020-2021).
graduation at Estudos Sociais from Fundação Educacional de Brusque (1987), graduation at Teologia from Instituto Teológico de Santa Catarina (1993), graduation at Ciências Religiosas from Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), master's at Theology from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), master's at Education from Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doctorate at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) and doctorate at Teologia Sistemática from Universidad Pontificia de Salamanca (2020). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação, processo formativo, educação superior, formação de professores and pós-metafísico.