Ricardo Augusto Tavares Santos
Graduou-se na Academia da Força Aérea em Ciências Aeronáuticas e Piloto Militar em 1993. Em 2001, realizou o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Concluiu o programa de Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (2004) na área de assinatura infravermelha de aeronaves alvos militares e o programa de Doutorado (2009) na área de projeto de fotodetectores infravermelhos a poços quânticos, ambos no ITA. Durante esse período exerceu a chefia do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA, coordenou duas edições do Seminário Internacional de Guerra Eletrônica do ITA (SIGE) e foi sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais do ITA.
No período entre FEV 2010 e FEV 2013, foi designado como gerente técnico e responsável pela transferência de tecnologia do subsistema de guiamento e controle do Projeto A-Darter na empresa Denel Dynamics PTY na África do Sul.
Durante o ano de 2013, realizou o Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Após o curso de Comando, foi um dos Oficiais responsáveis pela implantação do Instituto de Aplicações Operacionais do Comando-Geral de Operações Aéreas. Inicialmente, atuou como Sub-diretor de Avaliação Operacional, quando foi responsável por todas as Avaliações Operacionais de sistemas realizadas pela FAB.
Durante 2016 e 2017, foi o Vice-diretor do IAOP, onde encerrou sua carreira na FAB.
Na iniciativa privada, vem atuando como gerente de projetos, coordenando projetos de P&D e de implantação de sistemas complexos para o setor elétrico nacional.
Na área de P&D, coordenou tecnicamente o Projeto SIAD-AERO que foi realizado pelo Grupo EDP Brasil e pela Energias Eficiência Energética em atendimento ao edital da Agência Nacional de Energia Elétrica. O projeto teve duração de 40 meses e foi completamente entregue em JAN/20. Esse projeto foi selecionado para a fase de inserção no mercado e teve sua execução estendida por mais 12 meses, tendo sido iniciado em JUL/20.
No período de desenvolvimento do Projeto SIAD-AERO, também foi o responsável técnico pela concepção e implantação do Projeto INOVGRID do Grupo EDP Brasil, considerado o primeiro smart grid nacional que utiliza tecnologia LTE 5G para sua rede acesso. Também foi o responsável técnico para a concepção e implantação do Centro de Operações Integradas do Grupo EDP Brasil.
Atualmente, atua como Diretor Executivo da C3M Tecnologias Críticas Ltda, onde coordenou o Projeto Harpia, realizado dentro do Edital Conexões para Inovação 2020 da Petrobras, regulado pela ANP.
Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Engenharia de Sistemas e Produtos Militares, atuando principalmente nos seguintes temas: infravermelho, detectores infravermelhos, sistemas de defesa e militares, engenharia de sistemas, gerenciamento de projetos complexos e transferência de tecnologia.
graduation at Formação de Oficiais Aviadores from ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (1993), master's at Electric Engineering from Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004) and doctorate at Electric Engineering from Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009). Has experience in Aerospace Engineering, focusing on Aerospace Engineering, acting on the following subjects: qwip, infrared, detector, infravermelho and tmm.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
