Livia Cristina de Souza Viol
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ (2005-2008) e mestrado em Ciências (área de concentração: Química de Materiais) pelo programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais - FQMAT - da mesma instituição (2009-2011). É pós-graduada em Gestão da Produção (área de concentração: Gestão da Inovação) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2012-2014) e doutora em Agroquímica (área de concentração: Química orgânica) pela mesma instituição (2014-2017). Seu doutoramento foi realizado em parceria com a Embrapa, unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia ? Cenargen, com ênfase no preparo de nanoveículos para a formulações de compostos orgânicos de baixa solubilidade.
Trabalhou como professora temporária na UFV (2011-2013) e na Universidade de Brasília - UnB (2018/1º semestre).
Possui experiência nas áreas de química, nanociência, nanotecnologia, agroquímica e inovação principalmente no que tange à síntese e caracterização de semicondutores nanocristalinos coloidais de ZnSe, ZnS, CdTe, CdSe e CdS solúveis em água e preparo de formulações envolvendo nanoveículos tais como emulsões, complexos de inclusão, nanopartículas lipídicas sólidas, nanopartículas lipídicas líquidas e hidrogéis sintéticos e naturais.
Possui experiência prévia na área de gestão da inovação envolvendo interações entre universidade e empresas pela atuação no Projeto Rede de Incentivo à Cultura de Inovação (ReInova) e implementação do Escritório de Ligação da UFV - Innovation link, ambos realizados no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV/UFV).
Realizou seu pós-doutoramento na Embrapa Cenargen sob a coordenação do Dr. Thales Lima Rocha no Laboratório de Prospecção de Compostos Bioativos (LPCB) em que auxiliou no desenvolvimento de produtos e/ou sistemas multifuncionais à base de extratos naturais para a empresa Carbom Brasil Fertilizantes LTDA envolvendo hidrogeis e bioinsumos para o controle de pragas, especialmente, fitonematoides. Durante esse período, coordenou equipes, realizou de ensaios in vitro (fitotoxicidade e citotoxicidade) e in vivo (casa de vegetação).
Trabalhou como coordenadora administrativa e de projetos da Vectora Nanotherapeutics, empresa incubada no Biopark, em Toledo - PR.
Atualmente é pesquisadora na empresa AllesNano e atua no desenvolvimento de adjuvantes e de intermediários agrícolas sustentáveis e/ou nanoestruturados.
graduate at Química from Universidade Federal de São João Del-Rei (2008).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
