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Alexandre Maia Ferreira

Doutorando em Educação Matemática (Doutorado Profissional - EDUCIMAT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Mestre em Matemática (Mestrado Profissional - PROFMAT (2012-2014) - Polo UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)). Especialista em Ensino de Matemática - Pós-graduação lato sensu em Educação Matemática (FIJ - 2007). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2003-2006). Participante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Matemática Pura e Aplicada (GPEMMPA). Desenvolve pesquisas na área de Educação, Educação Matemática, na formação de professores, ensino, aprendizagem e avaliação, música e suas correlações com a matemática, resolução de problemas, matemática em espaços não formais e geometrias. Tem experiência no ensino fundamental, no ensino médio e superior. Atua como professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo/Vitória desde 2014. Habilitado para orientar estudantes nos programas OBMEP NA ESCOLA (ONE) e Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (PIC-OBMEP) desde 2016.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2003-2006). Monitor (oficial e voluntário) das disciplinas de Matemática Básica I, Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral I na UFES. Pós-graduação lato sensu em Educação Matemática - FIJ (2007). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática por meio de aulas diferenciadas. Atuou durante 10 anos no Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo. Desses, 4 anos, com duas cadeiras de professor efetivo da EEEFM Professor João Loyola. Também trabalhou na rede privada (Escola Múltipla, Escola Linus Pauling, Unipró, Darwin (TQE e TQD), Escola Mundo Livre, Centro Educacional Santa Luzia, Preparatório para concursos (LICEU) e em cursos avulsos de preparação para a prova discursiva da UFES). Em 25 de Abril de 2014, defendeu sua dissertação de Mestrado profissional (PROFMAT), sendo aprovado e tornando-se mestre com o trabalho direcionado para o resgate da inserção de noções elementares do Cálculo durante a educação básica via procedimento didático, intuitivo e construtivo. Desde 08/04/2014, é professor efetivo (EBTT) do quadro permanente do Instituto Federal de Espírito Santo (IFES). Até 25/08/2015, ficou lotado no campus Ibatiba. A partir dessa data, foi removido para o Campus Aracruz, local em que ministra atualmente a disciplina de Matemática e Estatística nos cursos técnico-integrados e cursos superiores. Desde 2016 está habilitado orientar alunos nos programas OBMEP NA ESCOLA e PIC-OBMEP.

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