Elisangela Garcia Santos Rodrigues
Mestra em Engenharia Urbana e Ambiental na área de Saneamento Ambiental pela UFPB - 2013. Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2010). Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Graduada em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). Atualmente, graduanda no curso de Pedagogia, UFPB. Possui experiências como gestora escolar, coordenação de área em Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), na área de Ciências Exatas e Natureza, assim como na elaboração de projetos que visem explorar a área do Ensino de Química, a partir de estratégias metodológicas para popularização da ciência. Em Educação Ambiental realizou estudos na linha de aproveitamento de resíduos, cultivo orgânico, gergelim e alimentação alternativa. Na área de Saneamento Ambiental, desenvolveu pesquisas em processos químicos e técnicas para o tratamento de água e efluentes industriais. Atuando também no monitoramento das águas, tratamentos de efluentes industriais, adsorção de fármacos fazendo uso do carvão ativado de osso bovino, com ênfase em aproveitamento de resíduos. Professora do quadro efetivo da disciplina de Química, lotada na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. Membro da Equipe editorial na Comissão Científica, pela Editora RFB e Atena Editora. Parecista de artigos submetidos ao Congresso de Iniciação Científica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tenho interesses em pesquisas na área de Saneamento Ambiental que vise elaborar métodos e técnicas de caráter sustentável. No Ensino de Química, busco explorar estratégias de aprendizagem com temas voltados para o teatro, histórias em quadrinhos, cordel, paródias numa abordagem científica, e o uso das metodologias ativas na educação, na vertente da Aprendizagem Baseada em Problemas. Na área de Educação Especial, fiz parte do projeto de extensão como voluntária fazendo estudos e pesquisas a respeito das habilidades que os professores precisam desenvolver numa perspectiva de uma educação inclusiva, buscando investigar e relacionar casos reais, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiências e na formação dos professores. Integrante de Atividade de Extensão na UFPB, no projeto intitulado - Inclusão de pessoas com deficiência na UFPB: a formação docente para a melhoria da qualidade do ensino.
graduate at QUÍMICA INDUSTRIAL from Universidade Estadual da Paraíba (2000) and graduate at LICENCIATURA EM QUÍMICA from Universidade Federal da Paraíba (2005).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos