Publicações no BrCris
 

CARLOS ROGÉRIO DE MELLO

B.S in Agricultural Engineering from Federal University of Lavras (1997), Master Science in Irrigation and Drainagem (UFLA, 1999) and Ph.D. in Soil Science (UFLA, 2003). Has experience in Soil and Water Engineering, working with natural resources, soil erosion and sedimentation, sediment transport, soil and water conservation, hydrology of catchments, geoestatistics, water budged modeling in forest ecossystems. Professor since 2006 at UFLA, teaching hydrology and hydrology simulation and CNPq's scholarship researcher. Has worked with simulation hydrology in South of Minas Gerais state, developing a new model (LASH model) and analyzing the performance of other models, like SWAT. In addition to, has worked searching to identify soil hydrology indicators to identification areas with greater potential for groundwater recharge. He was the first coordinator of Water Resources in Agricultural Systems Graduate Program (Nov/09 - Ago/10), sub-coordinator of Agricultural Engineering Program and is member of Scientifical Iniciation Program of Federal University of Lavras.
Professor titular de hidrologia da UFLA, docente permanente nos programas de pós-graduação em Recursos Hídricos da UFLA e UFPEL, e professor visitante na Universidade de Illinois, ministrando a disciplina ABE498 - Problems in Critical Zone no escopo do programa Global Classrooms da UI (2021 - presente). Minhas linhas de trabalho são baseadas no ensino e pesquisa em hidrologia, física de solos e hidropedologia, hidrologia de florestas, impactos de mudanças climáticas e do uso do solo sobre a hidrologia e erosão do solo. Atualmente, atuo como líder do grupo de pesquisa Engenharia de Água e Solo (CNPq) da UFLA desde 2014. Fui membro do Grupo Experts Convention on Biology Diversity, co-autor do Report of the work of the expert group on maintaining the ability of biodiversity to continue to support the water cycle, 2012, Hyderabad, India, bem como de comitês científicos de eventos internacionais e tenho colaborado com o INCT Climate Change Fase 2, conduzindo pesquisas na linha de impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos e potencial de geração de energia elétrica (CPTEC/INPE). Parcerias em pesquisa com as Universidades de Illinois, Purdue, Pennsylvania State and Sichuan University, NSERL/USDA-ARS e USDA-ARS Dale Bumpers Small Farmer Station, nas áreas de hidrologia, mudanças climáticas, erosão e hidropedologia. Até o momento, conseguiu aprovar mais de R$2 milhões em projetos de pesquisa junto aos órgãos de fomento CNPq e FAPEMIG e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a CEMIG/ANEEL. Projetos em andamento: i) hidropedologia, monitoramento e modelagem de Zonas Críticas tropicais e em regiões montanhosas, incluindo modelagem da interceptação da precipitação, recarga subterrânea e modelagem espaço-tempo da umidade do solo; ii) desenvolvimento de modelos hidrológicos, com ênfase no modelo Lavras Simulation of Hydrology (LASH); iii) aplicações dos modelos SWAT e DHSVM em estudos prognósticos do comportamento hidrológico de bacias hidrográficas de cabeceira; iv) impactos de mudanças climáticas sobre o potencial de geração de energia hidrelétrica no sudeste do Brasil. No contexto de ensino: i) Disciplinas GNE 113, Hidrologia I para os cursos de engenharia da UFLA; ii) Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos da UFLA (Hidrologia Aplicada, Erosão e Transporte de Sedimentos, Hidrologia Estatística); iii) Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos da UFPEL (Hidrologia I). ABE 498 - Universidade Illinois (Problems in Critical Zone). Consultor da Capes, CNPq e Fapemig, sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFLA (2008/2009); primeiro coordenador do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (2010/2011) e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa (2013). Principais palavras-chave: simulação hidrológica, umidade do solo, mudanças climáticas, balanço hídrico, hidrologia estatística.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Serviço
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •