Vanilson Batista Lemes
Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-2014), cursou mestrado (M.Sc.) e doutorado (Ph.D.) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2015-2020). É especialista em Treinamento Desportivo e Psicologia do Esporte (IERGS-2015 / FABRAS-2022) e possui licenciatura em Pedagogia (FABRAS-2022/2023) e Ciências Biológicas (ETEP-2022/2023). É membro pesquisador voluntário do grupo de pesquisa Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.Possui experiência nas áreas de educação física e educação, com ênfase em bioestatística, didática, atividade física, exercício físico, promoção da saúde, esporte e ginástica geral. Dedica-se ao estudo e à pesquisa em métodos de aulas de educação física, treinamento físico/esportivo, satisfação psicológica nas aulas de educação física, níveis de atividade física, saúde, hábitos e estilo de vida em crianças, jovens e adultos. Em 2023, tem buscado constante atualização sobre estudos científicos relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, e a atividade física. Escreveu o Livro: Transtorno do Espectro Autista, Educação Física e Saúde na vida adulta: relato de experiências de um professor após o seu diagnóstico tardioAlém disso, atua na criação de métodos de ensino e intervenção com esportes e atividade física, utilizando mídias digitais como Google Suite, Instagram, Hotmart e Edduz. Também está pesquisando e desenvolvendo métodos didáticos na área de pesquisa e educação física, vinculados ao uso de Inteligência Artificial e tecnologia, com o objetivo de melhorar práticas acadêmicas e a docência na educação básica e no ensino superior.
Graduated in Physical Education from the Lutheran University of Brazil (ULBRA-2014), pursued a Master's (M.Sc.) and a Doctorate (Ph.D.) in Human Movement Sciences from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS-2015-2020). Specialized in Sports Training and Sports Psychology (IERGS-2015 / FABRAS-2022). Licensed in Pedagogy (FABRAS-2022/2023) and Biological Sciences (ETEP-2022/2023). Volunteering as a research member of the Sports Project Brazil (PROESP-BR) research group at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), in the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance. Currently employed as a permanent teacher at the Education Department of the State of Santa Catarina. Has experience in the field of physical education and education with emphasis on biostatistics, didactics, physical activity, exercise, health promotion, sports, and general gymnastics. Devotes himself to the study and research of physical education class methods, physical/sports training, psychological satisfaction in physical education classes, levels of physical activity, health, habits, and lifestyle in children, youth, and adults. In 2023, has been actively seeking updates on scientific studies related to neurodevelopmental disorders (autism) and physical activity. Additionally, engaged in creating teaching methods, sports intervention, physical activity, using digital media such as Google Suite, Instagram, Hotmart, and Edduz. Also researching and developing didactic methods in research and physical education, linked to the use of Artificial Intelligence and technology to enhance academic practices and teaching in primary, higher education and university.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
