Publicações no BrCris
 

Vânia Galindo Massabni

graduatet in Biologia- Licenciatura from Centro Universitário Barão de Mauá (1998), graduated in Ciências Biológicas from UNESP (1994), master's in Educação Para a Ciência (2000) and ph.d. in School Education (2005), both from UNESP and pós-doctoral studies in Curriculo at Universidade do Minho (Portugal). Professor at São Paulo University (ESALQ) where coordinates the GEDePE (Group of Studies Challenges of Educational Practice) that acts in the research and extension. Investigates teacher education in graduate and undergraduate programs (PAE Program) and works is post-graduation programs in Applied Ecology (USP) and ProfCiamb/USP. ISATT member (International Study Association on Teachers and Teaching). Has experience in Education and Biology Teaching, focusing on Education-Learning, acting on the following subjects: teacher education and preservice, problem solving, Biology teaching, environmental in teaching practice, practical activities, educational polices, teaching methods, Science teacher and didatic materials.
possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em Educação Para a Ciência (2000), doutorado em Educação Escolar (2005), pela UNESP e pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal/2017). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o grupo de pesquisa e extensão GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa). Investiga a formação docente na Licenciatura e pós graduação (Programa PAE) e orienta no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA), na linha Educação, e no ProfCiamb/USP. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Editora da Revista de Graduação da USP (Grad+) a partir de 2023. Tem experiência na área de Educação Escolar e Ensino de Ciências, Ciências Agrárias e Biologia, com ênfase na linha Ensino-Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas às contribuições piagetianas para compreensão do trabalho educativo e do pensamento e ação docente, em especial seu desenvolvimento profissional. Aborda principalmente os seguintes temas:prática pedagógica, ensino, aprendizagem e construção do conhecimento em Ciências, contextos e desenvolvimento profissional, formação de professores (Licenciatura/estágios), resolução de problemas, meio ambiente e sustentabilidade na prática docente, ensino de Biologia, atividades práticas e materiais didáticos no ensino de Ciências, trabalho docente, construtivismo, política educacional, metodologia de ensino.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •