Publicações no BrCris
 

Roberta Stangherlim

Pedagoga. Licenciada em Psicologia e Psicóloga pela UNESP de Bauru, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integra a Comissão Editorial da Revista Olhares (Departamento de Educação da Unifesp-Guarulhos) e o Conselho Editorial da EAD Freiriana (Instituto Paulo Freire -SP). É membro do Grupo de pesquisas e estudos freireanos da Unifesp-Guarulhos. Compôs a Comissão do evento que celebrou o centenário do educador Paulo Freire, intitulado: Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora, realizado durante todo o ano de 2021, pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou Assessoria Pedagógica para a área de Educação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), entre os anos de 2020 e 2021. Atuou como professora substituta do Departamento de Educação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - Guarulhos), no curso de Pedagogia, Departamento de Educação, de outubro de 2017 a outubro de 2019, tendo sido responsável pelas disciplinas no curso de Pedagogia: Planejamento e Avaliação Educacional; Didática e Formação Docente; Paulo Freire e a Educação Cidadã na Escola Pública. Foi professora pesquisadora no Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, no período de junho de 2011 a junho de 2016. Foi editora da Revista Dialogia (PROGEPE), no período de 2012 a 2014. Entre os anos de 2014 e 2016 foi líder do grupo de Pesquisa de Educação Infantil e Formação de Professores (GRUPEIFORP) cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Pesquisadora responsável pela coordenação do projeto "Educação das crianças pequenas: a formação dos professores no curso de Pedagogia", aprovado pelo edital Fapesp - FMCSV (2013-2015). Atuou no período de 2007 a 2011 como gestora de projetos na área de Educação Cidadã do Instituto Paulo Freire. Possui pesquisas com foco nas temáticas: Formação Inicial e Continuada de Educadores e Gestão e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.
bachelor's at Psicologia from Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1994), master's at from Universidade Federal de São Carlos (1999) and doctorate at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação cidadã, aprendizagem e desenvolvimento, formação continuada de professores, psicologia da educação and formação continuada de profissionais da educação.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •