Fernando Souza de Oliveira
graduation at Administração from Universidade Feevale (2009), master's at Desarrollo Económico e Innovación from Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago (2012) and doctorate at Economía y Empresa from Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago (2019). Has experience in Economics, focusing on Technological Changes, acting on the following subjects: previdência social, auxílio-doença, ong's, renda and difusão.
É doutor em Economia e Empresa e mestre em Desenvolvimento Econômico e Inovação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e bacharel em Administração pela Universidade Feevale (RS). Entre outras experiências profissionais, em 2008 assumiu o cargo de analista de inovação na Universidade Feevale. Nesta posição desempenhou atividades de gestão da pesquisa acadêmica, promoção da cooperação Universidade-Empresa-Governo e foi responsável pela gestão de projetos institucionais financiados por órgãos de fomento.
Também em 2008 fundou a Start-up de tecnologias ambientais Lebentech do Brasil, onde ocupou o cargo de diretor, além de coordenar o projeto contemplado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento e implementação da empresa. Em 2010 recebeu uma bolsa do ?Ministerio de Asuntos Exteriores de España? (MAEC-AECID), vinculado ao programa "Beca para extranjeros para estudios de máster oficial en España" e, dois anos mais tarde, a "Beca para estranjeros para estudios de doctorado en España", concedida por este mesmo ministério. Assim, em 2012 terminou o Mestrado em ?Desarrollo Económico e Innovación? da Universidade de Santiago de Compostela, com área de concentração em ?Gestión de la investigación y de la innovación?. No ano seguinte foi contratado pelo Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Santiago de Compostela no âmbito do ?Programa de Apoio à Etapa Doutoral? da Xunta de Galicia como pesquisador e professor. Nesta fase participou em diversos projetos de pesquisa financiados por órgãos externos, bem como em congressos e publicações técnico-científicas. Especificamente à docência, lecionou as disciplinas de "Estrutura Económica Mundial" e "Estrutura Económica Mundial I" para as graduações de Ciências Administrativas e Ciências Econômicas da Universidade de Santiago de Compostela.
Recentemente defendeu sua tese de doutorado, na qual obteve as menções honoríficas de 'cum laude' e de 'Doutor Internacional', após ter realizado uma estadia de pesquisa na Universidade do Minho (Portugal) com o objetivo de estudar a problemática da inovação nas empresas do norte de Portugal. Na atualidade é membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Mudança Estrutural e Desenvolvimento (ICEDE), considerado um grupo de referência no âmbito científico galego-espanhol. As linhas de pesquisa que enfocam seus interesses estão ligadas à economia da inovação, economia aplicada, teorias da organização, com especial atenção estudo dos obstáculos à inovação em empresas situadas em territórios menos desenvolvidos, tema que vem sendo explorado desde a elaboração da monografia de graduação. Finalmente, no corrente período de 2018-2020, foi contemplado com uma bolsa de pesquisa do Conselho Provincial da Coruña para estudar as barreiras à inovação das empresas estabelecidas na região da Galiza.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
