Paulo André Hübner
Graduation at Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2010) and Master's at Universidade Federal do Paraná (2014). Experience in Arts, focusing on Music (violin performance) and research on instrumental pedagogics and Alexander Technique.
Paulo Hübner iniciou os estudos musicais com os pais e, paralelamente, com Helena A. Damm. Aos sete anos, ingressou na Escola de Música do Estado do Paraná (atualmente UNESPAR), onde completou os cursos de Formação Musical, Avançado em Música e Superior em Instrumento (Violino), sob orientação do violinista Marco Damm. Desde 2002, aperfeiçoa seus estudos com Paulo Bosísio, membro da Academia Brasileira de Música. Com esse professor, realizou diversos festivais de música em Curitiba (PR), Cascavel (PR), e Juiz de Fora (MG), além dos cursos de ?Alta Interpretação e Cultura Violinística? realizados na UFPR em Curitiba (PR).
Seus prêmios como incluem o 1º Lugar no 12° Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (Juiz de Fora ? MG), o 2º Lugar na 13ª edição do mesmo concurso, e o 3º Lugar no XVI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba ? SP). Ainda criança, foi dedicada a ele a obra ?Triozinho em Sol?, de Paulo Braga Diniz.
Foi spalla da Orquestra de Cordas da EMBAP e da Orquestra de Câmara da EMBAP. Em 2007 e 2008, integrou a Orquestra de Câmara da PUC-PR, realizando diversas gravações para o canal de televisão ?Rede Vida?. De 2007 a 2010, participou de diversos concertos da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba como instrumentista convidado, incluindo um programa como solista em 2008. Passou a integrar oficialmente os dois grupos como segundo violino solista em 2010, e como primeiro violino, a partir de 2012. Em 2010, fez parte do Quarteto Iguaçu. Em 2016, foi professor convidado na 34ª Oficina de Música de Curitiba para o circuito das Ruas da Cidadania. Além dos concertos junto à Camerata Antiqua, realiza intensa atividade como camerista, dirigindo ensembles de cordas nas séries de música de câmara da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, em recitais com a pianista Carmen Fregoneze, e com o Grupo Serenade, dedicado à performance historicamente informada em instrumentos originais, havendo somado mais de 400 concertos realizados. Teve oportunidade de trabalhar com artistas de renome nacional e internacional, como Antonio Meneses, Claudio Cruz, Jose Carreras, Luís Otavio Santos, Emmanuele Baldini, Ricardo Amado, Hugo Pilger, Rodolfo Richter, Priscila Rato, Norton Morozowicz, Ernani Aguiar, Stefan Geiger, João Carlos Martins, Juan Manuel Quintana, Cristian Budu, Olga Kiun, Cristina Ortiz, Fábio Martino, Grupo UAKTI, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Alejandro Aldana, Olivia Centurioni, Fábio Martino, Marlui Miranda, Maurício Vogue, Orquestra a Base de Corda, Fernando Cordella, Martin Gester, José Maurício Aguiar, Luís Gustavo Surgik, Vocal Brasileirão, entre outros.
Em 2021, gravou, em conjunto com Matheus Prust o vídeo ?O Espelho ? Música de Mesa de W. A. Mozart?, com instrumentos originais, sendo aprovado no Edital no. 063/2021, Lei Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Curitiba.
Interessado na otimização do estudo instrumental associada à saúde do músico, pesquisou, durante o mestrado em música realizado na UFPR, contribuições da Técnica Alexander para o estudo do violino e da viola. Sobre esse tema, foi convidado para dar palestras para alunos e professores nas instituições de ensino UEM/PR, UNESPAR/PR, e UNIRIO ? RJ; esta última gravada ao vivo em duas partes, disponibilizadas gratuitamente no canal do Youtube do Instituto Villa-Lobos.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
