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Roberto Mauro da Silva Fernandes

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizando doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Faculdade de Filosofia e Letras - FILO, Instituto de Geografia, como parte das atividades do seu doutoramento, sendo financiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), oferecido pela CAPES; Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Tem Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). No mestrado analisou as relações políticas existentes no projeto de implantação da rodovia bioceânica Brasil-Bolívia-Chile e a Zona de Fronteira Brasil/Bolívia (na qual se localizam os municípios de Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suárez; classificadas como cidades-gêmeas). Sua tese de doutorado é sobre o "Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado no ano de 2012 no primeiro governo Dilma. A pesquisa doutoral possibilitou a realização de um doutorado sanduíche na UBA sobre o Plan Federal Estrategico del Transporte de La República Argentina (PFETRA). A pesquisa pós-doutoral foi realizada em duas fases; na primeira etapa, analisou as relações de força oriundas do Bloco no Poder que influenciou e interferiu no "Programa de Investimento em Logística (PIL); na fase segunda, investigou as dissertações produzidas no Mestrado em Estudos Fronteiriços (MEF) e elaborou uma estratégia para criação de uma Secretaria de Relações Internacionais para a Zona de Fronteira Brasil/Bolívia. Ademais, possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduação em Geografia pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Desenvolve pesquisa e possui dezenas de publicações (artigos, livros e capítulos de livros) na área de Geografia Humana com ênfase em Geografia Política e Geopolítica. O foco das suas discussões gira em torno da relação entre Estado, planejamento, democracia e território (espaço de relações de força e dotado de singularidades); tal relação pode ser verificada a partir de publicações de trabalhos sobre a) logística e política estatais para o setor de transporte; b) a tríade cooperação-segurança-democracia representativa e c) integração da América do Sul, em especial refletindo sobre políticas públicas e democracia nas cidades-gêmeas e políticas de integração fronteiriça. Atualmente é Pesquisador Associado do Instituto de Pesquisa GeoLAB/Laboratory of South (instituição vinculada a Universidade Federal do Acre - UFAC); membro: 1) do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais GEPES (vinculado ao curso de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO), 2) do grupo de pesquisa Planejamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional - PPODER (associado ao curso de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD) e 3) do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais GERES, relacionado ao curso de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Foi professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível mestrado, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e professor substituto no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
bachelor's at História from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009).

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