Lígia Azevedo Diogo
Ligia Diogo é psicanalista associada ao Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ) e é cineasta, formada em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também cursou parcialmente a graduação em Publicidade e Propaganda (UFF) e a faculdade de História da Arte, na Universität Tübingen, na Alemanha.
Durante o mestrado, que realizou no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (PPGCOM-UFF), desenvolveu uma pesquisa sobre a história das imagens e sons de família, investigando temas como: memória, formas de construção de subjetividade, intimidade e história das mídias. Sua dissertação, intitulada: Vídeos de família: entre os baús do passado e as telas do presente, recebeu a menção honrosa do Prêmio Compós de Teses e Dissertações em Comunicação.
No doutorado, também desenvolvido no PPGCOM-UFF, deu continuidade ao estudo sobre o modo como as tecnologias da comunicação refletem e estimulam transformações nos nossos modos mais cotidianos de viver e de morrer. Sobre isso, escreveu a tese: Morrer conectado: quando a vida virtual se depara com a morte real. Nesses anos de pós-graduação, foi bolsista CAPES e FAPERJ Nota 10 e, em 2014, realizou parte da pesquisa de doutorado na Universidade de Buenos Aires, como bolsista do programa PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) da CAPES.
Desde o início da graduação, participa de seminários, colóquios e congressos, apresentando trabalhos e publicando artigos sobre suas pesquisas, assim como vem exercendo, há cerca de duas décadas, a função de professora, coordenando e ministrando cursos e workshops teóricos e práticos sobre comunicação, cinema, produção audiovisual e novas (e antigas) mídias. Essas experiências se dão tanto na graduação e na pós-graduação (UFF e ESPM), como também em projetos de inclusão social (CRIAA, Vila Olímpica da Maré), escolas (Escola Darcy Ribeiro e Colégio QI) e festivais de cinema (Curta Cinema, Festival de Inverno, FICA).
Em paralelo à trajetória acadêmica, como pesquisadora e docente, Lígia atua no mercado audiovisual como produtora, roteirista e diretora. Em 2007, fundou a empresa Segunda-Feira Filmes com sede no Rio de Janeiro, que administrou até 2019 e onde atuou especialmente como Produtora Executiva e Coordenadora de Criação. Conta em seu portfólio com diversos projetos realizados para cinema, TV e web, entre eles: mostras de cinema, séries para a TV, curtas e longas metragens de ficção, animação e documentários, vídeos para internet e projetos transmídia. Produziu também centenas de filmes publicitários e institucionais para clientes como Facebook, Petrobras, Canal Futura, Visa, The Coca-Cola Company, Firjan, Fetranspor e PUC-Rio, dentre outros.
Mais recentemente, participou do desenvolvimento das séries de TV "Contatos", em coprodução com Wise Entertainment, "Pertences", para o Canal Curta!, e a segunda temporada da série "À Moda da Casa", em coprodução com Anima Lucis, para o CINEBRASiLTV. Foi uma espécie de produtora, roteirista e diretora (Story Producer) da série "Quando Tudo Começa", com The Alchemists, para o Discovery Home & Health, e escreveu e dirigiu episódios das séries "O Poder do Esporte" e "Big Cities", para a TV Escola. Desenvolveu e produziu ainda projetos do diretor Alvaro Furloni: o longa "Homem Livre", com patrocínio da SEC/RJ, o curta "Tem alguém feliz em algum lugar" e a animação "O Homem na Caixa", ambos com patrocínio da RioFilme, além de projetos do diretor Davi Kolb: o filme "32 dentes" patrocinado pela SEC/RJ, no qual contribuiu com o roteiro, e "Matinê", com patrocínio da RioFilme, no qual assina a assistência de direção.
Atualmente, concilia a clínica e o aprofundamento na teoria e nas pesquisas em psicanálise com projetos de investigação e de produção em comunicação e em audiovisual, criando pontes e interações cada vez mais ricas e explícitas entre essas atividades, o que tem feito com que
graduation at Comunicação Social - Cinema from Universidade Federal Fluminense (2006), graduation at História da Arte (Kunstgeschichte) from Universität Tübingen - Alemanha - Eberhard Karls (RFA) (2005), master's at Biblioteconomy from Universidade Federal Fluminense (2010) and doctorate at Comunication from Universidade Federal Fluminense (2015). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: vídeo, cinema, internet, curta-metragem and tecnologia.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
