Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Lisboa (1986), Mestrado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (1993) e doutorado em educação matemática pela Universidade de Lisboa (2004). É pesquisadora na Unidade de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade e professora auxiliar da Universidade de Évora, onde é diretora do Mestrado em Ensino da Matemática para o 3º ciclo e secundário e responsável pelas disciplinas de Didática da Matemática na formação inicial de educadores e professores de 1º ciclo. É também responsável por disciplinas de Investigação em Educação, nomeadamente no Programa de Doutoramento em Ciências da Educação.É Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) e foi diretora da revista Educação e Matemática (2004-2010).Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, professor de matemática, avaliação, formação inicial e ensino da matemática. Práticas curriculares de professores de MatemáticaEnsino exploratório da MatemáticaDesenvolvimento curricular em MatemáticaNovas tecnologias e o ensino e a aprendizagem da Matemática, em especial, da GeometriaDesenvolvimento da literacia estatística de alunos e professoresEnsino da matemática nos primeiros anosUso de representações múltiplas e de conexões matemáticasConhecimento profissional do professor e seu desenvolvimentoUso de casos multimédia na formação e desenvolvimento profissional de professoresoprofessor de Matemática, entendido como um profissional dotado de conhecimento específico que éprotagonista curricular, sempre em contexto situado e multidimensional;aspráticas curriculares do professor, em particular de ensino da estatística e da geometria, em todos os níveis,e do desenvolvimento de capacidades matemáticas transversais;osprocessos de formação e desenvolvimento profissional do professor com vista a regulação das práticas, emespecial com uso de vídeos;autilização das TIC como recurso para o ensino e aprendizagem da Matemática.
graduation at Licenciatura em Matemática from Universidade de Lisboa (1986), master's at Mestrado em Didática da Matemática from Universidade de Lisboa (1993) and doctorate at doutorado em educação matemática from Universidade de Lisboa (2004). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: ensino de matemática, professor de matemática, avaliação, formação inicial and ensino da matemática.