Publicações no BrCris
 

Fernanda Moraes D'Olivo

Has experience in Linguistics, focusing on Theory of Linguistic Analysis, acting on the following subjects: análise de discurso, cordel, mulher, loucura, porta-voz, análise de discurso and estereótipo, cordel, mulher.
Possui graduação em Linguística (2007) e mestrado (2010) e doutorado (2015) também em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É pós-doutora em Ciências da Linguagem pela UFF (2018-2019). Fez estágio doutoral na Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris III), como bolsista CAPES-PDEE (2013). É Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela UNESA (2019). Sua pesquisa se centra nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Português como língua adicional. Atualmente faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: (i) O discurso nas fronteiras do social: diferentes materialidades significantes, coordenado pela Profa. Dra. Suzy Maria Lagazzi (UNICAMP); (ii) Português para Refugiados, coordenador pela Profa. Dra. Poliana Coeli Arantes (UERJ). De 2007a 2012, participou, como pesquisadora voluntária, do Centro de Convivência de Linguagem, com o foco em compreender os processos de aquisição da leitura e da escrita em crianças e adolescentes que apresentavam dificuldade de aprendizado. Em seu mestrado e doutorado, teve como corpus de pesquisa a Literatura de cordel, por meio da qual buscou compreender discurso do/sobre o social materializados na poética do cordel. Em seu pós-doutorado, buscou compreender o discurso das mulheres congolesas em situação de refúgio no processo de aprendizagem do português com língua adicional. Em 2011, atuou como professora de Português como Língua estrangeira para universitários haitianos (Programa financiado pela CAPES) e, em 2012, fez seu estágio de docência no Centro de Estudos de Línguas (CEL-Unicamp) atuando como professora de Português para Estrangeiros. Atuou de 2012 a 2017 como avaliadora do exame oral da prova de proficiência de português para estrangeiros CELPE-Bras (INEP). De 2017 a 2019 atuou como professora voluntária do curso de Português para Refugiados (Cáritas/UERJ). Atuou como professora convidada e tutora do curso de especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (modalidade online) na Universidade Gama Filho (2011-2013) e, atualmente, é professora convidada desse mesmo curso pela Universidade Estácio de Sá. Desde 2008, atua como conteudista e revisora de materiais didáticos nas áreas de Produção Escrita, Análise de Discurso, Língua Portuguesa para Ensino Fundamental II e Ensino Médio e Português para Estrangeiros. Tem vasta experiência em bancas corretoras de redação de exames de vestibular e outros exames, participando como corretora e supervisora. Atualmente também trabalha como Professora Doutora da Univesp (Universidade Virtual de São Paulo), atuando na gestão do curso de Letras. Também é professora Assistente I na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, lecionando disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística na graduação de Letras e, na pós-graduação de Língua Portuguesa da mesma instituição. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras e Representante Docente da Comissão Própria de Avaliação da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •