Publicações no BrCris
 

Cecília Bastos da Costa Accioly

Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do grupo de pesquisa NITRE - Núcleo de Inovação Tecnológica em Reabilitação e membro do Laboratório de Biossistemas - UFBA. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança - PRODAN / UFBA. Trabalha diretamente com/e pesquisa os Processos de formação docente em Dança, Dança na Educação Especial, e Dança em seus aspectos neurológicos e biomecânicos. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (2007); especialização em Gestão Acadêmica pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, em Psicopedagogia (2020) pela UNIFACS, e em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (2022) pela Universidade Estácio de Sá; mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2010) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2014), realizando pesquisas nas áreas de educação em Dança e Teatro, Teorias de Currículo, Territorialidades e Saberes Locais, Ensino Superior, Filosofia, Artes da Cena, Neuroestética e Cognição. Foi coordenadora do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural - FAZCULTURA, da Superintendência de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, atuando diretamente na área da gestão do mecanismo de fomento mediando a relação entre poder público e empresas privadas para a realização de projetos culturais. Foi Visiting Researcher Scholar da Faculty of Education da Simon Fraser University em Vancouver, BC, Canadá (2011), realizando pesquisa sobre Place-Based Education and Critical and Post-Critical Pedagogy. Foi Professora Substituta do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, ministrando disciplinas, nas áreas de Educação, Pesquisa, Teatro/Educação, Técnicas de treinamento corporal para o ator, Filosofia, Estágio docente orientado (como orientadora) e Trabalho de Conclusão de Curso (como orientadora), para os cursos de graduação da instituição - Licenciatura em Teatro; Bacharelado em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral; Bacharelado em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral, tendo atuado também como Coordenadora Pedagógica do Módulo III do curso de graduação em Bacharelado em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral, conforme currículo vigente no período. Foi professora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, ministrando disciplinas, nas áreas de História e análise crítica da Dança, elaboração de projetos, Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, para os cursos técnico profissionalizante de nível médio em Dança, e curso preparatório oferecidos pela instituição. Foi professora de dança para Pessoas com Múltiplas Deficiências no projeto Corpo Diferente, associado ao grupo de pesquisa Dança, Ciência e Comunidade da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, orientada pelo Prof. Dr. Norberto Peña, em parceria com o Instituto Baiano de Reabilitação - Fundação José Silveira (IBR) e Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (CEPRED). É Professora, Pesquisadora, Bailarina, Dançarina, Coreógrafa e Instrutora de Pilates.
bachelor's at Dança from Universidade Federal da Bahia (2007), master's at Arts from Universidade Federal da Bahia (2010) and doctorate at Arts from Universidade Federal da Bahia (2014). Has experience in Education, focusing on Philosophy of the Education, acting on the following subjects: ensino superior, dança, territorialidades, artes cênicas and trandisciplinaridade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •