Simone Conceição Vecchio de Castro Maciel
Sou mestre em Desenvolvimento Humano, Políticas e Práticas Sociais pela UNITAU, minha dissertação focou em unir os Surdos à Libras e à Tecnologia, em busca da democratização do ensino superior a distância. Sou Pedagoga e Pós-graduada em Libras e em Educação a Distância.
Considero como meus trabalhos mais importantes, a reescrita do segundo livro de Libras do Brasil, o antigo Linguagem das Mãos de Oates, que data da década de 50/60, que em 2017 com minha reescrita atualizada em parceria com o Surdo Rauf Di Carli e a Coda Flavia Lotufo, passou a se chamar Língua das Mãos. E as legendas (janelas) de Libras em debates televisivos de candidatos a prefeitos e em debates de candidatos à presidência.
A Libras surgiu em minha vida, para atender a uma necessidade familiar, com o tempo passei a fazer parte da Comunidade Surda local, o que motivou-me a estudar cada vez mais em busca de profissionalização.
Vejo a comunicação em Libras com singeleza, pois falar é algo natural, portanto o trabalho que faço é algo que amo, que faço com segurança e que me realiza.
Hoje ganho a vida como TILS (tradutora intérprete de língua de sinais), com o ensino de Libras, onde tenho uma equipe composta por profissionais Surdos, Codas e Tils. Além de lecionar no Ensino Superior na modalidade do Ensino a Distância desde 2006, em cursos de licenciatura.
graduation at Pedagogia from Faculdade de Educação de Guaratinguetá - Nogueira da Gama (2000) and master's at Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Socia from Universidade de Taubaté (2019). , acting on the following subjects: libras, inclusâo, surdo, escola and cultura surda.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
